• Nenhum resultado encontrado

5 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS ​

5.1 Observação das ​affordances​ presentes nos ambientes

5.1.1 Affordances ​ no ambiente informacional analógico da BCZM

A partir da técnica de observação diária em turno vespertino, no ambiente analógico, foi realizado um mapeamento das ​affordances ​pertencentes aos ambientes analógicos e digitais da BCZM/UFRN, como ilustram as figuras que seguem:

Figura 4 - Mapa de entrada da biblioteca

Fonte: Elaboração do autor, 2019.

Assim que se entra no ambiente analógico da BCZM, nos deparamos com este mapa. Como já foi citado na seção 3 deste trabalho, este mapa é um tipo de affordance e, além de ​affordance​, este também é definido como ​wayfinding,​sendo este outro dos treze atributos da encontrabilidade da informação propostos por Vechiato, Oliveira e Vidotti (2016) ​. Partindo desta análise, percebe-se que as informações contidas no mapa são ilegíveis e confusas.

Esta se encaixa, portanto entre os três tipos de ​affordances​, no caso, na affordance não percebida. Ou seja, a pista está lá, mas não são todos os usuários que a percebem. Esta ​affordance não atinge todos os usuários no que se refere a percepção da informação, inviabilizando, assim, a encontrabilidade da informação. Portanto, se esta é uma ​affordance não percebida, logo é um ​wayfinding que não está cooperando para a orientação espacial do usuário.

Figura 5 - Quadro com informações e serviços

Fonte: Elaboração do autor, 2019.

O quadro com informações e serviços fica localizado à direita da entrada da Biblioteca, e a partir das observações diárias, em horário vespertino, é uma affordance não percebida e ​wayfinding​. O quadro não chama muita a atenção dos usuários, porém não pela sua posição geográfica e sim a forma como as informações estão disponibilizadas. Seguindo o fluxo da percepção de ​affordance apresentado por Trindade e Vechiato (2016), quando não percebida, a informação contida no quadro não é consumida. A sugestão para esta situação é deixar o quadro menos sobrecarga de informações e aumentar a fonte para que as informações sejam lidas à distância.

Figura 6 - ​Banner​ com orientações de uso da biblioteca

Fonte: Elaboração do autor, 2019.

O banner com orientações é um mecanismo informacional que está localizado logo após a entrada. Ele descreve um passo a passo de como fazer um empréstimo na biblioteca, bem como aborda brevemente regras da instituição, como restrições de bolsas e alimento. Apesar de visível, é uma ​affordance não percebida pois, tendo como base a técnica observacional, o fluxo de percepção proposto por Trindade e Vechiato (2016) e os tipos de ​affordances proposto por Gaver (2002), não há um efeito por parte dos usuários, quando se passa por perto. Percebe-se, portanto, que a leitura minuciosa não é a melhor alternativa, visto que o usuário procura sempre poupar seu tempo e espera rapidez, objetividade e eficácia.

Figura 7 - Computadores de acesso ao catálogo

Fonte: Elaboração do autor, 2019.

Os computadores de acesso ao catálogo possuem os mesmos objetivos do Totem, auxiliar na busca e recuperação da informação a partir do catálogo. É uma affordance​, entre os três tipos existentes, percebida. Sua forma é visível e dificilmente seu uso é ignorado. Porém, sem o conhecimento prévio de que o objeto possa lhe trazer a recuperação do material desejado, a ​affordance torna-se não percebida, pois como defendido na Seção 3 do presente trabalho, a classificação dos tipos de ​affordance é subjetiva e muda de usuário para usuário, além de não possuir uma sinalização que mencione o que computador pode fazer para auxiliar e isso pode dificultar a sua percepção. Os computadores também podem gerar uma certa confusão, pois, no mesmo prédio, no andar inferior, os computadores são de livre acesso à internet e redes sociais, enquanto os do andar superior, apenas acessam o catálogo. A sugestão, neste caso, é a padronização das ações possíveis com os computadores da BCZM.Se a biblioteca deve dar apoio ao ensino, pesquisa e extensão, como defende Rebelo (2011), a melhor sugestão a ser acatada seria permitir o acesso a internet advindo de todos os computadores exceto dos totens, que serão apresentados a seguir.

Figura 8 - Totem de consulta do acervo da BCZM

Fonte: Elaboração do autor, 2019.

O totem de consultas ao acervo da BCZM é uma forma de o usuário encontrar a informação através da consulta direta ao catálogo a partir da navegação. A affordance contida neste objeto se dá por sua aparência em si, que caracteriza um computador, como por sua sinalização na parte superior do objeto. Há um certo ruído na questão do mouse do totem e como utilizá-lo. O mouse do totem consiste em uma esfera que poderia lembrar um pouco a parte debaixo de um mouse antigo, a esfera é percebida como um mouse, no momento da busca, o ruído vem na ação “clicar”. A esfera não possui esse mecanismo, que está no teclado, tornando, assim uma barreira para quem está utilizando o equipamento pela primeira vez. Dentre os três tipos de Gaver (2002), este se encaixa na affordance ​percebida, entre os tipos de affordances​, apesar de haver barreiras com relação ao cursor do objeto. Esta escolha se justifica pois, por sua aparência comum de computador e a própria sinalização acima, induz o usuário a utilizá-lo, mesmo sem ter tido contato com este objeto antes.

Figura 9 - ​Banner​ contendo taxonomia da classificação

Fonte: Elaboração do autor, 2019.

As sinalizações das estantes de forma geral tem o objetivo de auxiliar na orientação espacial do sujeito, para que ele possa, de forma autônoma, encontrar o que deseja. É ​wayfinding pois, de forma geral, orienta espacialmente o usuário naquele setor e é ​affordance pois é perceptível. Pode ser classificado como affordance percebida e atinge bem seu objetivo em situar o usuário. Textos curtos e objetivos. Porém, poderia haver setas indicando para que lado ficam as áreas destacadas no mapa.

Vale aqui destacar que a equipe de marketing da BCZM está trabalhando em um novo padrão para mapas e sinalização, o que encaixa perfeitamente a consideração das sugestões aqui apresentadas.

Figura 10 - Sinalizações nas estantes

Fonte: Elaboração do autor, 2019.

As sinalizações contendo a Classificação Decimal Universal (CDU) e os assuntos nas estantes é uma representação do ​Wayfinding​, pois tem a finalidade de orientar, espacialmente, o usuário na sua busca pela informação. E também é uma affordance​, a partir da percepção de que há uma pista para a recuperação da informação. Dentre os tipos de ​affordances​, as sinalizações se encaixam nas affordances percebidas, pois facilmente um usuário as percebe por suas cores e sua colocação nas estantes. A partir do conhecimento prévio, de como decifrar a informação contida na ​affordance​, o usuário vai se utilizar disso para encontrar a informação desejada.

Figura 11 - Tarjas coloridas para sinalização

Fonte: Elaboração do autor, 2019.

As tarjas coloridas para sinalização são uma forma de se identificar visualmente o material que se encontra com status especial ou pertencente ao acervo de desbaste.

A BCZM utiliza deste método para identificar o desbaste (tarja vermelha), que consiste em materiais de nenhuma ou pouca circulação nos últimos dez anos, e os materiais especiais (tarja amarela), que saem para empréstimo apenas nos fins de semana, ou por apenas três horas. As tarjas em si são ​affordances e pode ser encaixada dentre os tipos na ​affordance não percebida, pois nem todo usuário vai perceber, apenas se tiver um conhecimento prévio de que aquilo representa algo e uma percepção já conhecida do ambiente. Também, a tarja, em si, não é intuitiva, o que passa, então, despercebida por muitos usuários da BCZM.

Figura 12 - Estante de novas aquisições

Fonte: Elaboração do autor, 2019.

A estante de novas aquisições da BCZM está localizada próxima ao guichê de empréstimos. A sinalização está nos novos padrões que futuramente serão aplicados pela equipe de ​marketing​, porém é pequena e pouco visível. Um usuário que não possui um conhecimento prévio sobre a biblioteca, não irá perceber a menos que chegue muito perto do móvel. A classificação desta ​affordance está na não percebida. Está lá, mas poucos a percebem. A sugestão aqui deixada é que a sinalização de que é uma estante de novas aquisições seja maior, de forma que quem estiver na fila de empréstimo possa perceber, tornando-se uma ​affordance percebida após esta mudança.

Figura 13 - Sinalização do guichê de empréstimos e devoluções

Fonte: Elaboração do autor, 2019.

O guichê de empréstimos e devoluções fica no subsolo da BCZM, o que pode dificultar e frustrar quem está com pressa para utilizar os serviços, visto que há todo um procedimento para a entrada do usuário e para a busca da informação dentro da biblioteca. As ​affordances percebidas são as marcas no chão, caracterizadas como wayfinding e ​affordances​, pois são perceptíveis. Os bastões com fita também auxiliam na intuição do usuário e na organização do ambiente e também são consideradas ​affordances​ percebidas.

Em suma, observa-se que ainda faltam padronizações que ajudem o usuário na percepção das ​affordances e ​wayfinding presentes no ambiente analógico da BCZM, para melhor seguir o fluxo de percepção destes objetos apresentados por Trindade e Vechiato (2016). Também faltam sinalizações claras e objetivas para que a encontrabilidade ocorra, sem contar que o padrão que aqui se sugere fica mais agradável a vista de quem utiliza desses ambientes. Apesar de já haver um projeto para alteração e padronização de mapas e sinalizações na BCZM, sugere-se que se faça um estudo de usuários para auxílio de tomada de decisão quanto às informações disponíveis para eles.

Documentos relacionados