• Nenhum resultado encontrado

Para complementar o trabalho realizado neste estudo bibliométrico, são sugeridas novas pesquisas que complementem os artigos realizados até o momento pelos autores da amostra. Portanto, a agenda de pesquisa que se segue traz elencadas as possibilidades de trabalhos futuros sobre o tema do design thinking, com base nos resultados encontrados, como mostra a figura 4, a seguir.

Figura 4 - Síntese da agenda de pesquisa.

Fonte: Elaborado pela autora (2017).

Sugere-se que, a partir deste trabalho, pesquisas futuras sejam desenvolvidas com análise mais aprofundada das aplicações do design thinking em outras empresas e regiões brasileiras e, de forma mais abrangente, de outros países, com exemplificação e exploração da capacidade de solução de problemas do objeto.

A partir da análise dos artigos da amostra, pode-se constatar que as pesquisas se restringem às áreas de tecnologia, marketing, empreendedorismo e educação. A agenda de pesquisa sugere a ampliação dos estudos, com cruzamento de temas e uso do DT em outras áreas, como saúde, engenharia, administração pública e privada e comunicação, sem prejuízo das demais áreas que por ventura surja interesse de pesquisa.

Utilizando como inspiração a análise das conclusões dos artigos da amostra e a constatação dos estudos sobre DT no âmbito da graduação, sugere-se o aumento da qualidade e da utilidade das pesquisas, utilizando o espaço de

desenvolvimento em nível de pós-graduação, com estudos mais abrangentes e analíticos sobre design thinking.

Por fim, o presente estudo sugere a aproximação das aplicações do DT com temas da sociedade, por meio de sua aplicação na administração pública e em áreas referentes ao cotidiano da população, com mensuração de seu potencial de solução de problemas.

A pesquisa bibliométrica mostrou-se satisfatória como método, pois a partir dela pode-se organizar os estudos atuais sobre o tema, suas áreas mais estudadas e autores mais citados, entre outros aspectos. Sugere-se que, após um certo período, ela seja realizada novamente, nos termos desta agenda de pesquisa, para avaliar a evolução científica do design thinking, contribuindo, assim, para a ampliação da aplicabilidade e a difusão do DT como método em todo o seu potencial.

5 CONCLUSÃO

Embora o design thinking seja um tema relativamente novo e com pouca penetração nas empresas brasileiras, os artigos da amostra deste estudo bibliométrico apontam para uma boa aplicabilidade do modelo, representando resultados satisfatórios em seu uso nas rotinas das organizações.

De certo que há uma tendência ao modismo quanto às ferramentas de gestão que surgem frequentemente. Porém, o design thinking não surge apenas como ferramenta de inovação ou metodologia. O método é, segundo visto em Brown (2008), uma nova forma de pensar, reunindo as tendências de gestão focadas no cliente e a capacidade de solucionar problemas de forma inovadora, respeitando os limites de viabilidade da empresa, utilizando também expertise de equipes multidisciplinares para geração de novas ideias.

Este estudo bibliométrico teve por objetivo geral verificar o estado da arte do objeto do design thinking em publicações nacionais, com foco nos dois grandes eventos da área de administração do Brasil – ENANPAD e SEMEAD. A pesquisa bibliométrica foi satisfatória. A partir dela, pode-se organizar os estudos atuais sobre o design thinking, com as suas áreas mais estudadas e autores mais citados.

Como objetivos específicos, a pesquisa buscou mapear as produções científicas sobre design thinking disponíveis em bases de dados de eventos científicos nacionais, e encontrou dez artigos que versam sobre o tema a partir do uso do design thinking como método para solução de problemas.

Para fins de análise, as produções trazem o termo da pesquisa no título, com exceção de um artigo que utiliza o DT como uma ferramenta dentre outras, para aplicação prática. Verificou-se que as categorias as quais pertencem os artigos estão nas áreas de Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ensino e Pesquisa,

Marketing, Gestão da Inovação, Empreendedorismo, Tecnologia e Gestão de

Serviços.

Outro objetivo específico foi identificar o perfil dos autores, abordagens temáticas, principais obras citadas e aspectos metodológicos das produções científicas nacionais sobre design thinking. A pesquisa concluiu que a maioria dos autores da amostra são homens (57%), com nível de graduação (50%) e situam-se nas regiões Sul e Sudeste.

Das principais obras citadas, destacam-se Vianna (2012), Brown (2008), Brown (2009), Brown e Wyatt (2010) Bonini e Sbragia (2011). A razão para a quantidade de citações desses autores acredita-se ser pela facilidade em encontrar as obras na rede mundial de computadores e a grande contribuição deles para o tema.

Sobre os aspectos metodológicos, as pesquisas da amostra foram em sua totalidade de natureza qualitativa. Quanto aos meios, todas as pesquisas revelaram-se bibliográficas, associadas a outro critério, como pesquisa de campo e experimental. Quanto aos fins, todas as pesquisas foram de caráter descritivo, associado a outros, como explicativo, exploratório e intervencionista. Outra análise realizada foi sobre as estratégias utilizada pelos autores. Foram utilizadas a pesquisa-ação, o relato técnico, o estudo de caso, a observação participante, a revisão sistemática de literatura, o ensaio e o customer journey map,

Percebeu-se que os artigos fazem as seguintes aplicações das pesquisas: indicação do DT como modelo de inovação, relato sobre desenvolvimento de produtos utilizando o método, uso de DT no marketing, uso de DT em processos educacionais, aplicação prática e apresentação de uma revisão de literatura sobre o tema. Portanto, dentre os dez artigos coletados como amostra para esta pesquisa, oito deles preocuparam-se em estudar as aplicações práticas do modelo em organizações e na criação de produtos inovadores, sendo três deles relatando a experiência do fazer do design thinking, a fim de intervir na realidade apresentada.

A análise das conclusões dos artigos revelou que, em todas as pesquisas, o DT mostrou-se satisfatório como método para a solução de problemas de forma inovadora. A partir da análise, a pesquisa objetivou construir uma agenda de pesquisa futura para o design thinking no Brasil.

Na prática, as análises do modelo resultaram em uma facilidade de aplicação, com geração de resultados significativos para os casos estudados e com potencial para oferecer oportunidades para condução de projetos de forma inovadora. As amostras apontam para um uso crescente do DT como ferramenta para o desenvolvimento de produtos e também de serviços.

A pesquisa ainda sugeriu uma agenda de pesquisa sobre o DT para nortear, baseando-se nos principais achados deste estudo, as produções científicas futuras sobre o tema, como inclusão de outras regiões brasileiras e abrangência de

outras áreas nos estudos, além de desenvolvimento na pós-graduação e aproximação do DT nas rotinas da sociedade, por meio da administração pública.

Por limitação para esta pesquisa pode ser apontada a amostra restrita dos artigos coletados, em função das bases de dados utilizadas – anais dos encontros SEMEAD e ENANPAD. Dez artigos foram analisados e a quantidade não comporta todas as possibilidades de pesquisa do país.

Outra constatação que veio à tona durante o estudo é de que as pesquisas sobre design thinking no Brasil ainda seguem no âmbito da graduação, com a minoria dos trabalhos realizados por mestres ou doutores, o que pode levar a uma redução da qualidade dos artigos em razão das limitações de pesquisa no nível.

Ademais, as pesquisas nessas bases de dados, embora abranjam metodologias diversas, possibilitando uma observação abrangente do tema, têm localização restrita, com sua maioria das regiões Sul e Sudeste, não contemplando aplicações do método em outras organizações espalhadas pelas outras regiões brasileiras não observadas na amostra.

Portanto, sugere-se que as limitações desta pesquisa sejam uma provocação para que, a partir dela, sejam desenvolvidas pesquisas futuras analisando como são aplicadas as ferramentas do design thinking em outras empresas brasileiras, em todas as regiões e, mais abrangente, em outros países, com exemplificação e exploração da capacidade de solução de problemas do objeto.

Sugere-se, ainda, novas pesquisas com cruzamento de temas, uso do DT em outras áreas de estudo e o aumento da qualidade e da utilidade das pesquisas, desenvolvendo-as no âmbito da pós-graduação, com estudos mais abrangentes e analítico, e ainda aproximando o design thinking da sociedade. Assim, avaliar novamente, após alguns anos, a evolução científica na área do design thinking.

REFERÊNCIAS

ANPAD (Rio de Janeiro). Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em

Administração. Apresentação. 2017. Disponível em:

<http://www.anpad.org.br/~anpad/sobre.php>. Acesso em: 19 maio 2017.

ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução história e questões atuais. Revista em

Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, 2006.

AZEVEDO, P. K. U.; SANTOS, L. G.; BARBALHO, G. F. Design thinking: uma nova forma de pensar. Quipus: Revista científica das escolas de comunicação e artes e educação. Universidade Potiguar, Natal, v. 2, n. 2, p.31-40, jun. 2013. Semestral. Disponível em:

<http://portal.unp.br/arquivos/pdf/institucional/edunp/quipus_a2n2.pdf>. Acesso em: 05 maio 2017.

BEUREN, I. M.; LONGARAY, A. A.; RAUPP, F. M.; SOUSA, M. A. B.; COLAUTO, R. D.; PORTON, R. A. B. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

BLAIR, T. Foreword. Competing in the global economy: the innovation challenge. Dti Innovation Report, United Kingdom, v. 1, n. 1, p.3, dez. 2003. Disponível em: <http://webarchive.nationalarchives.gov.uk/+/http:/www.dti.gov.uk/files/file12093.pdf> . Acesso em: 02 abr. 2017.

BONINI, L. A.; SBRAGIA, R. O Modelo de Design Thinking como Indutor da Inovação nas Empresas: Um Estudo Empírico. Revista de Gestão e Projetos - GeP, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 03-25, out. 2011. ISSN 2236-0972. Disponível em:

<http://www.revistagep.org/ojs/index.php/gep/article/view/36>. Acesso em: 02 abr. 2017.

BROWN, T. Design Thinking. HBR – Harvard Business Review, Jun: 84-92, 2008.

______. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Tradução Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

BUKOWITZ, W. R. Fidelity Investments: adopting new models of innovation. Strategy & Leadership, 41(2), 58-63.

CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Blucher, 2008.

COZBY, P. C. Métodos de Pesquisa em Ciências do Comportamento. 1 ed. 2003 – 3. reimpr. São Paulo: Atlas, 2006.

FONSECA, E. N. (Org). Bibliometria: teoria e prática. São Paulo: Cultrix, Ed. da USP, 1986.

GUEDES, V. F. S.; BORSCHIVER, S. Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação cientifica e tecnológica. In: ENCONTRO NACIONAL

DE CIENCIAS DA INFORMAÇÃO (CINFORM), 6, 2005, Salvador, Anais... .

Salvador, UFBA, 2005.

KOLKO, J. Exposing the Magic of Design: A Practitioner‟s Guide to the Methods and Theory of Synthesis. Oxford University Press, 2011.

LIEDTKA, J. Learning to use design thinking tools for successful innovation. Strategy & Leadership, v. 39, n. 5, p. 13-19. 2011.

MACEDO, M. A.; MIGUEL, P. A. C.; CASAROTTO FILHO, N. A caracterização do

design thinking como um modelo de inovação. Rai - Revista de Administração e

Inovação, São Paulo, v. 12, n. 3, p.157-182, set. 2015. Bimestral. Disponível em:

<http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/101357>. Acesso em: 10 abr. 2017.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do Trabalho Científico: Procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório e publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MURRIE, Z. F. Universos da palavra: da alfabetização à literatura. São Paulo, Iglu, 1995, p. 13-24.

PINHEIRO, T.; ALT, L. Design Thinking Brasil: Empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócios e sociedade. São Paulo: Elsevier, 2011. 224 p.

PRICE, D. S. O desenvolvimento da ciência: análise histórica, filosófica, sociológica e econômica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1976.

PRITCHARD, A. Statistical bibliography or bibliometrics? Journal of

Documentation, London [s. l.], v. 25, n.4, p. 348-349, Dec. 1969.

SANTOS, G. C. Análise Bibliométrica dos Artigos Publicados como Estudos Bibliométricos na História do Congresso Brasileiro de Custos. Revista Pensar

Contábil, Rio de Janeiro, v. XVII, n. 62, p. 4 - 13, jan./abr. 2015

SEMEAD (São Paulo). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Seminários em Administração. 2017. Disponível em: < http://semead.com.br/20/>. Acesso em: 19 maio 2017.

SILVA, A. P. F.; NASCIMENTO, A. N.; FALK, J. A. Estudo bibliométrico sobre custo em organizações da construção civil: contribuições do congresso brasileiro de custo de 1996 a 2010. In: Congresso Brasileiro de Custos, 19., 2012, Gramado. Anais.... São Leopoldo: Associação Brasileira de Custos, 2012.

SLOMSKI, V. G.; PINHEIRO, I. C. B.; MEGLIORINI, E.; FERREIRA, T. A. R. C. A importância da formulação da questão de pesquisa na produção científica em contabilidade: uma discussão a partir de trabalhos publicados no Congresso

Brasileiro de Custos no ano de 2009. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 20., 2013, Uberlândia. Anais. São Leopoldo: Associação Brasileira de Custos, 2013. SPINAK, E. Indicadores cienciométricos. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 141-148, maio/agosto, 1998.

TEIXEIRA, M. B. S. O que é design. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2009.

THANUSKODI, S. Bibliometric Analysis of the Indian Journal of Chemistry. Library

Philosophy and Practice, julho, 2011.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2007.

VANTI, N. A. P. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 369-379, maio/ago. 2002.

VIANNA, M.; VIANNA, Y.; ADLER, I. K.; LUCENA, B.; RUSSO, B. Design Thinking: Inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012. E-book.

Documentos relacionados