• Nenhum resultado encontrado

As conclusões dos artigos foram positivas quanto ao uso do design

thinking como metodologia. Todos os dez artigos da amostra sugerem o uso do

conclusões de cada artigo da amostra, com sua contribuição principal e as sugestões que cada autor considerou como relevante a se fazer sobre a continuidade da pesquisa sobre o tema.

Quadro 7 - Análise das conclusões dos artigos.

TÍTULO DO ARTIGO CONCLUSÃO

Análise da aplicação de design thinking no desenvolvimento de um projeto de orientação profissional para jovens

Conclui-se que o DT foi eficaz no desenvolvimento do projeto realizado. Ele também indica que o modelo tem potencial para oferecer boas oportunidades para condução de outros projetos sociais inovadores.

Aplicação do Modelo Design Thinking para Inserção de Universidade Corporativa no Formato EAD como fator de geração de Capacidades Dinâmicas: Vantagem Competitiva em uma Empresa de Engenharia

Conclui-se que foi atingido o objetivo principal do trabalho, da criação da UniLogix - uma Universidade Corporativa de qualidade no formato EAD. O projeto obteve sucesso com o uso do DT e o autor sugere o uso deste como forma inovadora de solução de problemas.

Designers em ação: Um estudo introdutório sobre a prática do Design Thinking por empresas de consultoria

A revisão da bibliografia sobre DT concluiu que um dos aspectos fundamentais da abordagem é a apropriação do modelo mental do designer e sua aplicação é satisfatória no ambiente de negócios com objetivo de solucionar problemas complexos e delimitados. O estudo sugere ainda que a combinação entre a criatividade e a lógica, pela aprendizagem contínua e mediante testes empíricos das ideias, proporcionada pelo DT é, efetivamente, uma maneira de inovar no atendimento das necessidades dos clientes, considerando a viabilidade tecnológica e financeira.

Design Thinking como Método de Inovação em uma empresa de Serviços: Um estudo sobre Geração e Gestão de Ideias

A pesquisa concluiu que o design thinking tem como diferencial as características de apresentar integração de diversos setores e de não-linearidade, que torna o processo dinâmico e flexível.

Design thinking em serviço: Uma revisão sistemática da literatura

A revisão de literatura conclui que hoje o design tornou- se essencial para estratégia, inovação e cultura organizacional. Os resultados apontaram para um crescente uso do DT como ferramenta para o desenvolvimento de serviços, em razão da sua aplicabilidade no contexto gerencial. A pesquisa constatou também grande uso do DT nas áreas médica e educacional.

Inovação em desenvolvimento de produtos - Relato técnico sobre aplicação das abordagens de Design Thinking e Pesquisa de Marketing em uma empresa de eletrônicos na América Latina

O estudo conclui que a abordagem de design thinking foi elemento-chave para o desenvolvimento de conceitos e produtos inovadores para a empresa em estudo. O recente Grupo de Inovação de Produto da organização utiliza o DT em sua metodologia e, segundo o estudo, evita a má alocação de recursos e ineficácia inerente à duplicação de atividades por diferentes áreas de uma mesma empresa, com uma maior experiência adquirida pelos profissionais em projetos de design thinking. Lab*EE, uma proposta de um modelo de

pré-incubação na Habits Incubadora- Escola

O trabalho criou um modelo de pré-incubação a ser aplicado em uma incubadora-escola de ensino de empreendedorismo. O DT foi utilizado como técnica para desenvolvimento do modelo. O trabalho sugeriu que a pré-incubadora seja um ambiente de aprendizado e desenvolvimento pessoal, que sirva de base para a criação de outras incubadoras pelo Brasil.

TÍTULO DO ARTIGO

(Cont.) CONCLUSÃO

Teoria da Aprendizagem Experiencial e Design Thinking para Criação de uma Feira da Sustentabilidade

A pesquisa conclui que a técnica do DT, juntamente com outras metodologias, gerou subsídios interessantes para o ensino de Administração, sobretudo em atividades práticas de simulação. O estudo sugere que pesquisas futuras podem colaborar para ampliar a compreensão de alguns elementos destacados no trabalho, como colaboração para a área de Educação.

Using Design Thinking to map the customer journey in a South Brazilian steakhouse

O estudo foi além do customer journey map, visualizando três tipos de personas usuárias do estabelecimento objeto do estudo. O sucesso do estudo foi possível por meio do uso de design thinking.

Um ensaio sobre o uso de design thinking em pesquisa em marketing.

O ensaio concluiu que os estudos em design thinking podem aumentar o conhecimento acadêmico tanto em profundidade quanto em abrangência, favorecendo a construção de conhecimento do tema. O trabalho sugere o aumento da produção de artigos transversais, redução da quantidade de artigos, mas com sensível aumento da qualidade das pesquisas e um aumento da utilidade das pesquisas, aproximando-as de diferentes áreas de estudo e da sociedade.

Fonte: Elaborado pela autora (2017).

Como modelo de inovação, o uso do DT oferece oportunidades para a condução de projetos; como método de solução de problemas, o modelo inovador obteve sucesso em sua aplicação; como ferramenta para o desenvolvimento de serviços, o modelo foi bem aceito em razão da sua aplicabilidade no contexto gerencial.

Dentre os artigos que aplicaram o modelo como metodologia de criação de soluções, todos concluíram que o DT foi determinante para o sucesso do projeto. Os artigos que realizaram estudos sobre o DT afirmam que o modelo tem potencial para realizar efetivamente soluções inovadoras no atendimento das necessidades dos clientes, ainda considerando as variáveis de viabilidade sensíveis às empresas. Conclui-se, ainda, que o DT tem por diferencial a integração de diversos setores e da não-linearidade, tornando os processos dinâmicos e flexíveis. A figura

Figura 3 - Síntese das conclusões dos artigos.

Fonte: Elaborado pela autora (2017).

Documentos relacionados