• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 5 FRAMEWORK PARA COLETA E ANÁLISES DE DADOS E

5.3 Aplicações Desenvolvidas a partir do Framework proposto

5.3.1 ViTrackeR: Visualização de Dados e Recomendações

5.3.1.3 Agente de Recomendações

ViTrackeR implementa um agende que provê recomendações personalizadas e dinâmicas, baseadas no progresso acadêmico individual. Essas recomendações são relacionadas, por exemplo, aos materiais que já foram lidos/assistidos ou àqueles que o aluno ainda não estudou; às atividades nas quais o estudante mostrou baixo aproveitamento acadêmico e às ações que podem ser feitas para obter um desempenho melhor (análise prescritiva). O agente de recomendações também apresenta lembretes dos próximos eventos agendados e próximos prazos. Alguns exemplos de recomendações feitas pelo agente desenvolvido como parte do ViTreckeR são apresentados a seguir:

• Eu recomendo que você faça o teste “Estrutura de dados: análise da complexidade” antes das 23h55 desta data.

• Eu recomendo que você assista ao vídeo “Inferência Lógica” do tópico “5 – Inferência Lógica e Sistemas de Derivação” antes de fazer este exercício.

• Eu recomendo que você revise cuidadosamente as mensagens antes de submetê-las na wiki “Inclusão de elementos em árvore B”.

• Eu recomendo que você reserve alguns minutos para ler as mensagens postadas no fórum “Métodos de ordenação”.

Um exemplo de recomendação feita pelo agente de recomendações, é apresentado na Figura 5.12. Neste exemplo, um estudante iniciou a resolução de um questionário de correção automática disponível no tópico 2 da disciplina de pré- cálculo. ViTrackeR detecta que o estudante está errando as respostas do questionário e também que o aluno ainda não leu os materiais teóricos da disciplina. Neste caso, o agente de recomendações recomenda a leitura dos materiais antes do aluno continuar a responder o questionário (Figura 5.12).

Figura 5.12 – Exemplo de recomendação feita pelo ViTrackeR: leitura de materiais teóricos antes de realizar um exercício. Fonte: elaborado pela autora.

Outro exemplo de recomendação feita pelo ViTrackeR é apresentado na Figura 5.13. Neste exemplo, um estudante que apresenta progresso acadêmico abaixo do esperado no tópico 3 de uma determinada disciplina está lendo os materiais teóricos disponibilizados no ambiente. Esses materiais consistem de textos e de um objeto interativo com o qual o usuário pode manipular, online, pontos de um sistema de coordenadas Cartesiano. ViTreackeR detecta que este estudante já acessou todos os materiais teóricos e que alguns materiais foram acessados por duas vezes, mas o aluno não interagiu com o recurso disponível. Neste caso, o agente de recomendações sugere ao aluno que manipule o objeto.

Figura 5.13 – Exemplo de recomendação no ViTrackeR: manipular o objeto “equação de uma parábola”. Fonte: elaborado pela autora.

A possibilidade de desativar o recebimento de informações – progresso acadêmico e recomendações, permite aos estudantes que são mais autorregulados em sua aprendizagem, e portanto com maior autonomia, a autoavaliação em relação aos demais alunos da turma; reflexões sobre seu desempenho acadêmico e aplicação de suas próprias estratégias de aprendizagem.

5.3.2 ViMonitor: Visualização e Monitoramento da Aprendizagem

ViMonitor é uma ferramenta destinada aos professores e tutores para o monitoramento contínuo da aprendizagem e visualização dos resultados de análises a partir de dados obtidos pela rede de sensores. Esta ferramenta usa OWL para descrever o contexto dos usuários e gerar informação útil e contextualizada a partir da observação de seus comportamentos. Esta ferramenta gera um conjunto de relatórios e visualizações gráficas para suporte a tomada de decisões de tutores e professores durante todo o desenvolvimento da disciplina. Professores podem usar informações providas pelo sistema para avaliar seu trabalho docente e adaptar suas práticas de ensino conforme a necessidade dos alunos.

A equipe de ensino pode, via interface gráfica do usuário, selecionar requisitos a partir de uma lista disponibilizada pelo sistema para obter informação sobre as atividades dos estudantes e dos tutores via representação gráfica em várias formas e escalas.

Requisitos (variáveis) podem ser restritos a um recurso simples do SGA, tal como uma atividade em chat, ou estendido a múltiplos recursos ou usuários. Por

exemplo, é possível visualizar cinco variáveis diferentes - quantidade de participantes; número total de postagens; mensagens de respostas ao tópico; mensagens do tipo réplica e do tipo tréplica; e acessos, agregadas para três fóruns, conforme ilustra a Figura 5.14. Neste gráfico, o professor pode analisar e comparar o nível de participação dos estudantes em três atividades distintas e pode ter um

insight sobre o nível de interação social do grupo, por exemplo, a quantidade de

mensagens respondidas, a quantidade de réplicas e de tréplicas podem refletir o interesse do grupo em dar continuidade às discussões de um fórum específico em vez de iniciar novos tópicos com discussões isoladas.

Figura 5.14 – Cinco variáveis observadas sobre três fóruns. Fonte: elaborado pela autora. O exemplo apresentado na Figura 5.15 classifica o tempo de resposta em questionários em três categorias: abaixo do esperado, dentro do esperado e acima do esperado. Neste exemplo, o professor está interessado no tempo despendido pelo aluno lendo e refletindo sobre as questões do questionário antes de submeter a resposta. Esta informação possibilita, por exemplo, que o professor analise se há questionários nos quais os estudantes submetem suas respostas sem nem mesmo ler as questões, o que pode sugerir que as respostas foram “chutadas”. O gráfico apresentado neste exemplo mostra que no questionário “Diagrama de Classes” o

tempo despendido na leitura e reflexão das questões foi classificado como abaixo do esperado para 28% dos estudantes, dentro do esperado para 67% e acima do esperado para 5% dos alunos. Por configuração padrão, a métrica utilizada para este cálculo considera apenas o tempo de leitura às questões e não o tempo necessário para reflexões. Neste caso, o sistema considera que o usuário deverá levar, pelo menos, 10 segundos para a leitura de um conjunto de 200 caracteres. Desta forma, a cada 200 caracteres em que o aluno levar 10 segundos, o sistema classificará o tempo de leitura como dentro do esperado. Valores superiores a esse tempo, classificam o tempo de leitura como acima do esperado e valores inferiores classificam o tempo de leitura como abaixo do esperado. O professor pode alterar os indicadores e aumentar ou reduzir o tempo (em segundos) necessário para leitura e reflexão das questões, conforme a proposta e complexidade da atividade.

Figura 5.15 – Cinco variáveis observadas sobre três fóruns. Fonte: elaborado pela autora. Para o ensino online, informações sobre as atividades dos estudantes em tempo real podem ser importantes, uma vez que o atraso na tomada de decisões podem levar ao rompimento no processo de aprendizagem, insucesso do estudante e até mesmo ao risco de abandono.