• Nenhum resultado encontrado

Ajuste dos Garfos

No documento Manual do Operador Hyster.pdf (páginas 135-143)

IMPORTANTE: Durante o ajuste dos garfos seus calcanha-

res não podem estar tocando o solo.

Os garfos são montados no carro-suporte por ganchos e pinos de trava. Veja Figura 25 e Figura 26. Os pinos são montados na parte superior dos garfos, encaixando-se nos entalhes de posicionamento pelos ganchos superiores na barra superior do carro-suporte. Caso os pinos não se mantenham conectados, substitua-os. Monte os garfos o mais distante possível um do outro para poderem suportar maior carga. Os encaixes deslizarão pelo carro suporte possibilitando um ajuste de acordo com a carga a ser elevada. Destravando o pino-trava de fixação de cada garfo, será possível deslizá-lo pelo carro suporte. Certifique-se 1. Garfo 2. Pino-Trava 3. Mola 4. Arruela 5. Cunha 6. Manopla 7. Conjunto Pino-Trava Figura 26. Pino-Trava

1. Alinhamento das Pontas - Dentro de um Desvio Máximo de 3% do Comprimento dos Garfos 2. Trincas

3. Danos na Trava

4. Calcanhar do Garfo - Deve ter 90% da Dimensão “X” 5. Carro-Suporte

Figura 27. Verificação dos Garfos Alinhamento das Pontas dos Garfos

915 mm (36 in) 1.067 mm (42 in) 1.220 mm (48 in) 1.372 mm (54 in) 1.524 mm (60 in) 1.830 mm (72 in) 27 mm (1,10 in) 32 mm (1,26 in) 37 mm (1,46 in) 41 mm (1,61 in) 46 mm (1,81 in) 55 mm (2,17 in)

Não opere uma empilhadeira que necessite reparos. Reporte a ocorrência imediatamente. Caso o reparo seja necessário coloque um aviso “FORA DE USO” no compartimento do operador. Caso a empilhadeira seja equipada com chave, retire-a da mesma.

USE O CINTO DE SEGURANÇA! O cinto de segurança é item que garante ao operador manter-se protegido no caso de tombamento da empilhadeira. O CINTO DE SEGURANÇA DEVE SER SEMPRE USADO.

Certifique-se que a área ao redor da empilhadeira esteja livre antes de ligar o motor ou efetuar verificações. Cuidado ao efetuar verificações. Caso a verificação seja efetuada com a empilhadeira parada, acione o freio de estacionamento, e coloque a transmissão na posição

NEUTRO. Efetue verificações com cuidado.

ON” (LIGA). Caso seja equipada

com um botão de partida ON/OFF” (LIGA/DESLIGA),

acione-o para ligar o sistema da empilhadeira. Verifique todas as luzes indicadoras, conforme descrito na Tabela 4. Dê partida no motor pela chave de partida, na posição

“START” (PARTIDA), no caso de empilhadeiras equipadas

com a chave de partida, ou acione o botão de partida, conforme descrito acima. Caso algum dos indicadores não funcione, verifique os fusíveis nos Módulo de Distribuição de Potência, sob o capô à direita, próximo à bateria. Veja Figura 28.

ALERTA

visualização. 1. Bateria

2. O Módulo de Distribuição de Potência - PDM 3. Resistor de 68 OHM

4. Relê de Partida 5. Fusível de 30 AMP 6. Relê da Ignição 3 7. Relê de Apoio

8. Fusível de apoio de 20 AMP

9. Fusível de ignição (partida) de 30 AMP 10. Fusível de 20 AMP da Bomba Sobressalente

de Combustível

11. Relê Sobressalente da Bomba de Combustível 12. Fusível de 25 AMP da Bateria

13. Fusível de 20 AMP do Farol Dianteiro 14. Relês das Luzes Dianteiras e Traseiras 15. Fusível de 25 AMP da Bateria

16. Fusível de 20 AMP do Farol Traseiro 17. Fusível de 20 AMP da Ignição 1

Figura 28. Fusíveis e Relês - Módulo de Distribuição de Potência (PDM)

Quando o freio for do tipo assistido, a frenagem será dificultada com o motor desligado.

A perda de fluído de freio do reservatório significa a existência de vazamento. Neste caso proceda com a manutenção do freio antes de operar a empilhadeira. Reponha fluído de freio caso haja sujeira, água ou óleo no sistema.

Existe uma luz indicadora do nível do fluído de freio no Painel de Instrumentos. Esta luz vermelha estará ligada quando a chave de partida estiver na posição de partida, ou quando o botão de partida estiver pressionado. Mas deverá desligar-se quando o motor estiver em funcionamento. Caso a luz permaneça ligada “ON” com o

motor em funcionamento, significa que o nível de fluído de freio no reservatório é baixo.

acionado antes que o pedal atinja o assoalho. O pedal deve parar firmemente, e não mover-se devagar após os freios terem sido acionados. Os freios devem agir igualmente en- tre as duas rodas de tração. Os freios devem manter o movimento da empilhadeira em linha reta durante a frenagem sem puxá-la para qualquer um dos lados. Há um ajuste automático do nível freio de serviço quando este for aplicado com a empilhadeira em movimento e quando em marcha ré. Quando o pedal do Inching/Freio for aplicado firmemente, a empilhadeira terá o seu sistema de frenagem totalmente acionado e a transmissão se neutraliza.

Empilhadeiras com o pedal MONOTROL®

Quando o pedal Inching/Freio for totalmente acionado, o motor poderá ser ligado.

Verifique o funcionamento do freio de estacionamento. Veja Figura 29. O operador deve ajustá-lo de modo que a empilhadeira não se movimente quando estacionada em uma rampa. Quando o freio de estacionamento está em pleno funcionamento, e corretamente ajustado, tem capacidade de manter uma empilhadeira freiada, com sua capacidade nominal, numa inclinação de até 15% (ou seja, em uma rampa que se eleva em 1,5 m a cada distância de 10 m).

IMPORTANTE: Certifique-se de liberar o sistema de freio

de estacionamento antes de proceder com a sua verificação. A fim de regular o freio de estacionamento, gire o botão de ajuste conforme Figura 29. Não gire em excesso evitando que o freio seja aplicado quando a alavanca for liberada. O freio de estacionamento tem uma trava, use seu polegar para destravar a alavanca e soltar o freio de estacionamento.

Empilhadeiras com pedal MONOTROL®:

Quando o freio de estacionamento for acionado um interruptor no circuito de arranque da empilhadeira é

1. Botão de Destravamento 2. Posição “OFF” (LIBERADO)

3. Posição “ON” (TRAVADO)

(5psi) um alarme sonoro irá tocar por 30 segundos antes do sistema desligar o motor. Nas empilhadeiras com motor a diesel Yanmar, e com proteção powertrain, o mesmo ocorrerá nas condições de pressão do óleo do motor abaixo de 49kPa (7 psi). Veja Desligamento do Motor nos

Procedimentos de Operação neste Manual.

Existe uma luz indicadora de pressão do óleo no Painel de Instrumentos. Esta luz vermelha estará ligada quando a chave de partida estiver na posição “START” (LIGADA), ou

quando o botão de partida estiver pressionado. Mas deverá desligar-se quando o motor estiver em funcionamento e o mínimo de pressão do óleo for obtido. Caso a luz permença ligada “ON” com o motor em funcionamento, significa que a

pressão do óleo é baixa. Desligue o motor e verifique o nível do óleo. Veja Figura 22, Figura 23 ou Figura 24. Não ligue novamente o motor até que os procedimentos para a normalização do nível da pressão do óleo tenham sido efetuados.

Não retire a tampa do radiador quando o motor estiver quente evitando que vapor, bem como o líquido de arrefecimento, saiam do motor a alta pressão provocando queimaduras. NÃO retire a tampa do radiador com o motor em funcionamento.

IMPORTANTE: O motor da empilhadeira entrará em modo

de desligamento automático após o alarme sonoro de 30 segundos iniciar-se. Isto, quando a temperatura do líquido de arrefecimento atingir o mínimo de 121ºC (250o F) nas

empilhadeira com proteção powertrain. Nas empilhadeiras com motor diesel Yanmar, o mesmo procedimento ocorrerá quando a temperatura do líquido de arrefecimento atingir 110ºC (230o F). Veja Procedimentos de Desligamento do Motor neste Manual.

Existe uma luz indicadora para a temperatura do líquido de arrefecimento no Painel de Instrumentos. Esta luz vermelha estará ligada quando a chave de partida estiver na posição “START” (LIGADA), ou quando o botão de partida estiver

pressionado. Mas deverá desligar-se quando o motor estiver em funcionamento e a temperatura do motor estiver dentro dos padrões. Caso a luz permaneça ligada “ON” com o

entre as marcas “ADD” (COMPLETAR) e “FULL” (CHEIO)

no Tanque de Expansão (Veja Figura 30). O líquido de arrefecimento irá se expandir com o aquecimento, elevando o nível apresentado no reservatório.

Aditivos podem danificar o sistema de refrigeração do motor. Antes de utilizá-los contate o seu Distribuidor Hyster.

Caso seja adicionado líquido de arrefecimento, fique atento à mistura correta com água e Etileno Glicol conforme descrito no Cronograma de Manutenção.

Ar comprimido pode soltar partículas e causar ferimentos. Certifique-se que o caminho do ar comprimido não atinja pessoas, e use óculos protetores ou máscaras para evitar ferimentos nos olhos.

comprimido ou água conforme necessário. Retire partículas e sujeiras do radiador. Caso a luz indicadora se acenda novamente após estes procedimentos, desligue a empilhadeira e não opere-a até este problema ter sido solucionado.

PERIGO

1. Tampa

2.Tanque de Expansão 3. Marca “FULL” (Cheio) 4. Marca “ADD” (Completar)

A empilhadeira tem sistema de direção hidráulico e a sua operação será dificultada caso o motor não esteja em funcionamento.

Certifique-se que o sistema de direção esteja funcionando suavemente e que ofereça controle preciso da direção. Certifique-se da possibilidade de ajuste da coluna de direção e do correto funcionamento do cilindro de gás.

No documento Manual do Operador Hyster.pdf (páginas 135-143)

Documentos relacionados