• Nenhum resultado encontrado

5.1 Prioridade de Alarme

Prioridade Baixa:

NIBP acima da faixa Temp acima da faixa

Derivação de ECG desligada de SpO2 Sonda desligada

Sonda de temperatura desligada Mensagem de erro NIBP Mensagem de erro de SpO2

Prioridade Média:

HR / PR acima da faixa

Prioridade Alta:

%DWHULD)UDFD 6S2DFLPDGROLPLWH SYS acima do limite DIA acima do limite MAP acima do limite Temperatura acima do limite PR acima do limite

HR acima do limite RR acima do limite

Não é possível detetar SpO2 Não é possível detetar HR  7LPLQJ

5.2 Geração de Sinal de Alarme

Quando há situação de alarme, o monitor gera sinal de alarme com indicações visuais (que são mostradas de duas maneiras: Indicador LED com exibição de mensagem de texto e de cor diferente) e indicação sonora.

Indicação de Alarme Visual

As taxas de intermitência para as três categorias de alarmes são mostradas na tabela abaixo.

Cor do indicador LED Categoria de Alarme Taxa de intermitência

Vermelho a piscar Alarme de alta prioridade 2 Hz

Amarelo a piscar Alarme de média prioridade 0,5 Hz

Luz amarela Alarme de baixa prioridade Constante (ligado) (sem piscar)

Tabela 5.1

Manual de Utilização para Monitor de Sinais Vitais

Indicação de Alarme Audível

O alarme sonoro tem diferentes níveis de tom e padrões de bipe liga-desliga para cada categoria de prioridade. Estes estão resumidos na tabela abaixo.

Categoria de Alarme Nível de tom Cadeia de bipe

Alarme de alta prioridade ~400 Hz 10 bipes pausa 3 s Alarme de média prioridade ~500 Hz 3 bipes pausa 5 s Alarme de baixa prioridade ~500 Hz Bip único

Tabela 5.2

5.3 Reinicialização do Alarme e Silêncio

Pressione a tecla (Silêncio do Alarme) para pausar o alarme sonoro temporariamente ou redefinir a condição de alarme atual. Durante o processo de monitorização, pressione a tecla “Silêncio do Alarme” brevemente para iniciar o silêncio do alarme durante 2 minutos. O tempo de contagem regressiva aparece no canto superior esquerdo do ecrã assim que o silêncio do alarme é ativado. Pressionar longamente a tecla “Silêncio do Alarme” redefinirá a condição de alarme atual, o que significa que o som mudo para este alarme não será reiniciado a menos que outra situação de alarme ocorra. Durante o período de silêncio do alarme, se houver uma nova situação de alarme diferente da atual, o dispositivo irá gerar a indicação de alarme sonoro de novo automaticamente. Após o fim do período de silêncio do alarme, se a situação de alarme atual ainda existir, a indicação de alarme sonoro também será retomada.

Quando o monitor gera alarmes, o utilizador pode pressionar a tecla para redefinir ou pausar a indicação de alarme sonoro por um determinado período de silêncio, quando necessário.

M NÃO silencie o alarme sonoro ou diminua o seu volume se a segurança do paciente puder ficar

comprometida.

M Para as condições de alarme de "Não é possível detetar SpO2" e "Não é possível detetar HR / PR", a indicação de alarme sonoro durará apenas cerca de 7 segundos.

M O sinal de alarme pode ser redefinido, mas NÃO pode ser desativado o tempo inteiro.

5.4 Configurações de Alarme

1 、Exceto o volume do alarme sonoro que pode ser ajustável, as outras propriedades do sinal de alarme não podem ser ajustadas pelo utilizador, como a configuração de prioridade de alarme, luz de alarme intermitente e assim por diante. Além disso, todos os alarmes neste monitor de paciente são do tipo “não trancado”, ou seja, quando a condição de alarme não existe, o sinal de alarme correspondente interrompe-se automaticamente.

A faixa de volume do alarme é mostrada abaixo:

² Alto: 45 dB~80 dB (A distância da frente do dispositivo ao instrumento de teste é de 1 m) ² Médio: 45 dB~75 dB (A distância da frente do dispositivo ao instrumento de teste é de 1 m) ² Baixo: 45 dB~70 dB (A distância da frente do dispositivo ao instrumento de teste é de 1 m)

2 、Quando o ícone aparece no ecrã e a sua cor está vermelha, isso significa que o volume do alarme é 0 (o alarme está mudo), neste momento o utilizador deve prestar mais atenção ao paciente.

% Sugere-se que os utilizadores não alterem o volume do alarme para um valor inferior ao padrão de fábrica se não for possível prestar atenção próxima e constante ao paciente, caso contrário, a indiferença ao evento de alarme pode causar danos irreversíveis ao paciente.

Nota: A indicação visual de alarme não pode ser suspensa ou removida. Os alarmes sonoros podem ser reduzidos em

3 、As configurações de alarme não são voláteis, o que significa que as configurações anteriores ainda serão mantidas se o monitor do paciente for desligado (por interrupção acidental da energia ou por desligamento normal) e reiniciado.

4、Ao pressionar a tecla Silêncio do Alarme, o sistema permanecerá no estado "Alarm Silence" e este estado irá durar 2 minutos.

5、O cancelamento do silêncio do alarme leva apenas 1 segundo para retomar o som do alarme.

Pressione longamente a tecla Exibir Vista " " para entrar no ecrã do Menu de Configuração e mover o cursor para cada parâmetro (como SpO2, NIBP...) para fazer a configuração de limite alto / baixo.

Configuração de limites: Vá para os limites Alto ou Baixo das configurações de alarme e pressione a tecla de silêncio “Alarm” para pôr o alarme em ON ou OFF para a configuração. O indicador de silêncio do alarme refletirá isto com uma luz amarela mostrando que os alarmes estão silenciados.

Consulte o Capítulo 11.2 para obter os valores de alarme padrão detalhados de todos os parâmetros e faixa de configuração. M Sempre que o monitor for utilizado, verifique os limites de alarme para garantir que são

apropriados para o paciente que está a ser monitorizado.

M Quando a alimentação da rede elétrica é perdida por não mais de 30 s, as configurações de alarme

antes da interrupção da energia serão mantidas ou restauradas automaticamente.

5.5 Verificando a Função de Alarme

Para verificar a eficácia da função de alarme, configure o monitor para funcionar no modo “Demo” no menu de configurações de parâmetros do sistema. Ajuste os limites do alarme ou altere a configuração do alarme e, em seguida, preste muita atenção ao sinal de alarme. Se as indicações visuais e sonoras de alarme aparecerem de acordo com a sua configuração, isso significa que a função de alarme está ativa. NÃO defina o volume do alarme mais baixo do que o ruído de fundo.

% Durante o período de silêncio do alarme, qualquer novo evento de alarme pode ativar o alarme sonoro novamente e a função de alarme sonoro retoma o estado normal.

% Após a contagem regressiva do tempo de silêncio do alarme até 0 ou o operador pressionar a Tecla de Silêncio do Alarme novamente, o sistema retomará o sinal de alarme audível se esta condição de alarme ainda existir.

% O valor limite do alarme NÃO deve ser definido para exceder a medição declarada ou faixa de exibição, ou o sinal de alarme do sistema não será gerado.

Manual de Utilização para Monitor de Sinais Vitais

Documentos relacionados