• Nenhum resultado encontrado

Concurseiros Unidos Maior RATEIO da Internet

Língua Portuguesa para a PC-PA (Teoria e Exercícos)

Aula 1 – Verbos e Pronomes Prof. Albert Iglésia

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Albert Iglésia 51 Lista das Questões Comentadas

1. (FGV/SEFAZ-MS/FISCAL DE RENDAS/2006) Mas ainda não há um programa alternativo maduro que se contraponha à euforia do programa conservador, aplicado por gente que foi de esquerda e aplaudido pela direita.

Quantos verbos há no trecho acima? (A) seis

(B) cinco (C) quatro (D) três (E) dois

2. (Funcab/2014/Prodam-AM)As formas verbais abaixo foram retiradas do texto e apenas uma apresenta-se no pretérito imperfeito do subjuntivo. Assinale-a. a) vinha b) trouxe c) tivesse d) desceu e) havia

3. (FGV/SSP-RJ/PERITO DA POLÍCIA CIVIL-BIOLOGIA/2009) “O público brasileiro tem ouvido, com alguma frequência, notícias a respeito de possível rebelião de países vizinhos contra aquilo que seus governantes chamam de dívidas ilegítimas.”

No trecho acima, as formas verbais estão, respectivamente, no: (A) presente do indicativo e presente do indicativo.

(B) presente do indicativo e presente do subjuntivo.

Lista das Questões Comentadas

Concurseiros Unidos Maior RATEIO da Internet

Língua Portuguesa para a PC-PA (Teoria e Exercícos)

Aula 1 – Verbos e Pronomes Prof. Albert Iglésia

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Albert Iglésia 52 (C) presente do subjuntivo e presente do indicativo.

(D) pretérito perfeito do indicativo e presente do subjuntivo. (E) pretérito perfeito do indicativo e presente do indicativo.

4. (FGV/SEFAZ-RJ/FISCAL DE RENDAS/2010) Na frase a seguir “A liberdade supõe a operação sobre alternativas;”, o verbo irregular foi flexionado corretamente.

Assinale a alternativa em que se apresenta flexão incorreta da forma verbal.

(A) Eles impunham condições para que o acordo fosse assinado. (B) O julgador interveio na polêmica sobre os critérios de seleção.

(C) Não foi confirmado se a banca quereria dar à redação caráter eliminatório. (D) Se os autores se disporem a ratear o valor, a publicação da revista será

certa.

(E) É necessário que atentemos para a questão da mudança de paradigma científico.

5. (Esaf/DNIT/Analista Administrativo/2013) Analise as opções a respeito do período “Tem um personagem de Voltaire que um dia descobre, encantado, que falou em prosa toda a sua vida, sem saber.”

a) O sentido com que foi empregada a forma verbal “Tem” possibilitaria, sem que houvesse alteração do sentido do período, a seguinte organização dos termos da primeira oração: Voltaire tem um personagem.

b) A organização dos tempos verbais no período possibilitaria a substituição da forma verbal “descobre” por “descobrira”.

6. (FGV/CODESP/AUXILIAR PORTUÁRIO/2010) “Nos Estados Unidos e na Europa existem legislações em trâmite nos parlamentos...”

Concurseiros Unidos Maior RATEIO da Internet

Língua Portuguesa para a PC-PA (Teoria e Exercícos)

Aula 1 – Verbos e Pronomes Prof. Albert Iglésia

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Albert Iglésia 53 No trecho acima, o verbo destacado pode ser substituído, sem prejuízo de ordem gramatical, por

(A) devem haver (B) deve existir (C) houveram (D) deverão haver (E) poderão existir

7. (FGV/SEFAZ-MS/FISCAL DE RENDAS/2006) Passando a fala "Adivinhe" para a forma de tratamento vós, obtém-se:

(A) Adivinhais. (B) Adivinhai. (C) Adivinheis. (D) Adivinhei. (E) Adivinde.

8. (FGV/SEFAZ-RJ/FISCAL DE RENDAS/2009) O que está fora da sociedade seria desumano.

O tempo verbal destacado constitui recurso expressivo adequado para indicar:

(A) mudança ocorrida no momento em que se fala. (B) ação conduzida no passado não concluído. (C) situação tomada como hipotética.

(D) advertência sobre um fato futuro. (E) fato passado de curso prolongado.

9. (Funcab/2015/PC-AC/Perito Criminal) “Celebrava-a, ufanático, tendo-a por justa e averiguada, com convicção manifesta. Haja o absoluto amar – e

Concurseiros Unidos Maior RATEIO da Internet

Língua Portuguesa para a PC-PA (Teoria e Exercícos)

Aula 1 – Verbos e Pronomes Prof. Albert Iglésia

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Albert Iglésia 54 qualquer causa se irrefuta.” Sobre as formas verbais desse segmento do texto, assinale a afirmativa correta.

a) A frase “Celebrava-a, ufanático” está na voz passiva e sua forma ativa correspondente é “Era celebrada”.

b) A forma verbal HAJA não tem sujeito expresso e equivale a “Existiam”. c) A flexão da forma destacada em “com convicção MANIFESTA.” corresponde

à manifestada.

d) A forma verbal TENDO está no particípio passado.

e) A forma verbal SE IRREFUTA exemplifica o que se denomina sujeito inexistente.

10. (FGV/SSP-RJ/PERITO DA POLÍCIA CIVIL-BIOLOGIA/2009) “Atinge toda a região e a si mesmo, pois o Equador é credor no âmbito do CCR, e a efetiva realização da ameaça de não honrar compromisso assumido o impedirá de receber aquilo que lhe é devido.”

No trecho acima há: (A) oito pronomes. (B) sete pronomes. (C) seis pronomes. (D) cinco pronomes. (E) quatro pronomes.

10 (...) Não é de hoje que nossa relação com os textos escritos é assim: eles têm formato próprio, suporte específico, possíveis propósitos de leitura - em outras palavras, 13 têm o que os especialistas chamam de "características sociocomunicativas", definidas pelo conteúdo, a função, o estilo e a composição do material a ser lido. (...)

Concurseiros Unidos Maior RATEIO da Internet

Língua Portuguesa para a PC-PA (Teoria e Exercícos)

Aula 1 – Verbos e Pronomes Prof. Albert Iglésia

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Albert Iglésia 55 11. (IADES/SEAP-DF/PROFESSOR/2011 – adaptada) Nas linhas 12 a 14, o

pronome relativo retoma o elemento expresso pelo pronome demonstrativo que o antecede.

12. (FGV/TRE-PA/ANALISTA JUDICIÁRIO – adaptada) Voto consciente é aquele em que o cidadão pesquisa o passado dos candidatos, avalia suas histórias de vida e analisa se as promessas e os programas eleitorais são coerentes com as práticas dos candidatos e de seus partidos. (L.76-81)

A respeito do período acima, analise a afirmativa a seguir: Há dois pronomes substantivos e dois pronomes adjetivos.

13. (Funcab/2014/Prodam-AM) Assinale a opção em que o pronome LHE foi corretamente empregado.

a) O dono da oficina recebeu-lhe com educação. b) A atividade ilegal levara-lhe à prisão.

c) O cheiro de tinta contaminou-lhe. d) Saiu do carro e abandonou-lhe na rua. e) O passageiro pagou-lhe a corrida.

14. (Iades/2014/SEAP-DF/Analista) Em “deu-lhe uma bronca” (linha 6), no lugar do pronome destacado, poderia ser empregado o pronome o.

15. (FGV/BADESC/ANALISTA ADMINISTRATIVO/2010) Analise o fragmento a seguir.

Explica que a atitude formalista, respeitadora e zelosa dos norte-americanos causa admiração e espanto aos brasileiros, acostumados a violar e a ver violadas as próprias instituições.

Concurseiros Unidos Maior RATEIO da Internet

Língua Portuguesa para a PC-PA (Teoria e Exercícos)

Aula 1 – Verbos e Pronomes Prof. Albert Iglésia

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Albert Iglésia 56 Assinale a alternativa que apresente as propostas de substituição dos trechos sublinhados nas quais se preserva a correção estabelecida pela norma gramatical.

(A) Causa-lhe admiração e espanto / a vê-la violadas. (B) Causa-os admiração e espanto / a ver-lhes violadas. (C) Causa-los admiração e espanto / a ver-lhe violadas. (D) Causa-os admiração e espanto / a vê-as violadas. (E) Causa-lhes admiração e espanto / a vê-las violadas.

(...)

13 têm o que os especialistas chamam de "características sociocomunicativas", definidas pelo conteúdo, a função, o estilo e a composição do material a ser lido. E é essa soma de 16 características que define os diferentes gêneros. Ou seja, se é um texto com função comunicativa, tem um gênero. Na última década, a grande mudança nas aulas de 19 Língua Portuguesa foi a "chegada" dos gêneros à escola. Essa mudança é uma novidade a ser comemorada. Porém muitos (...)

25 aprenda a, efetivamente, escrever uma carta. Falta discutir por que e para quem escrever a mensagem, certo? Afinal, quem vai se dar ao trabalho de escrever para guardá-la? Essa é a 28 diferença entre tratar os gêneros como conteúdos em si e

ensiná-los no interior das práticas de leitura e escrita. (...)

16. (IADES/SEAP-DF/PROFESSOR/2011 – adaptada) O vocábulo “essa”, empregado nas linhas 15, 19 e 27, retoma um elemento textual mencionado anteriormente, tendo sido empregado incorretamente, conforme a posição da informação a que se refere no texto.

[...]

Concurseiros Unidos Maior RATEIO da Internet

Língua Portuguesa para a PC-PA (Teoria e Exercícos)

Aula 1 – Verbos e Pronomes Prof. Albert Iglésia

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Albert Iglésia 57 16 ponto de vista. A argumentação contribui na criação de um

jogo entre quem escreve o texto e um possível leitor, já que aquele discute com este, procurando mostrar-lhe que tipo de 19 ideias levaram-no a determinado posicionamento. Dito de

[...]

DURIGAN, Regina H. de Almeida et al. A dissertação no vestibular. In: A magia da mudança. Unicamp: Campinas, 1987, com adaptações. 17. (Iades/2013/Cetesb/Técnico em Enfermagem) Na oração “aquele discute com este” (linha 19), o pronome “aquele” remete a quem escreve, enquanto “este” se refere ao leitor.

18. (FGV/TJ-MS/JUIZ SUBSTITUTO/2008) “Mas a co-relação de forças não lhes permite ir mais longe, e essa paralisia favorece o retorno dos acordos bilaterais ou regionais. Com isso, falta um projeto mundial coerente em que o desenvolvimento do comércio seja articulado ao equilíbrio social e ambiental.”

Os pronomes grifados no trecho acima têm, respectivamente, valor: (A) catafórico e catafórico.

(B) anafórico e anafórico. (C) dêitico e dêitico.

(D) anafórico e catafórico. (E) catafórico e anafórico.

19. (FGV/SEFAZ-RJ/FISCAL DE RENDAS/2010) A energia nuclear pode ser empregada para o bem ou para o mal. Na verdade, ela é investigada, apurada e criada para algum resultado, que lhe confere validade. Não vale por si mesma, do ponto de vista ético. Pode valer pela sua eventual utilidade, como meio; mas o uso de energia nuclear, para ser considerado bom ou mau, deve referir-se aos fins humanos a que se destina.

Concurseiros Unidos Maior RATEIO da Internet

Língua Portuguesa para a PC-PA (Teoria e Exercícos)

Aula 1 – Verbos e Pronomes Prof. Albert Iglésia

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Albert Iglésia 58 Considerando as estratégias de referenciação no trecho acima, assinale a alternativa cujo pronome não se refere à expressão “energia nuclear”: (A) ela.

(B) lhe. (C) si. (D) sua. (E) que.

20. (FGV/TRE-PA/ANALISTA JUDICIÁRIO/2011 – adaptada) Essa é uma forma de contribuir para aumentar a consciência política e a qualidade do voto dentro de toda a cadeia produtiva, entre os parceiros e colaboradores.

(L.54-57)

A respeito do período acima e sua relação com o texto, analise a afirmativa a seguir:

O pronome Essa tem valor anafórico.

21. (FGV/TRE-PA/TÉCNICO JUDICIÁRIO/2011 – adaptada) O Fundo Partidário será, em 2011, de R$ 301 milhões. Isso porque foi aprovado a nove dias do fim do ano o reforço de R$ 100 milhões. Desse valor, R$ 265 milhões são oriundos do Orçamento da União e R$ 36 milhões referentes à arrecadação de multas previstas na legislação eleitoral. Mas, afinal, qual a razão para se aumentar de forma tão extraordinária a dotação dos partidos? Muito simples: a necessidade de eles pagarem as dívidas de campanha. (L.1-10)

A respeito do trecho acima, analise a afirmativa a seguir: No segundo período, o pronome Isso tem valor anafórico.

(...) era falar sobre o idioma e memorizar definições: "Adjetivo: 34 palavra que modifica o substantivo (...)

Concurseiros Unidos Maior RATEIO da Internet

Língua Portuguesa para a PC-PA (Teoria e Exercícos)

Aula 1 – Verbos e Pronomes Prof. Albert Iglésia

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Albert Iglésia 59 22. (IADES/SEAP-DF/PROFESSOR/2011 – adaptada) Na linha 34, o sujeito do

verbo “modifica” está implícito no pronome relativo, que retoma o elemento textual “palavra”.

[...]

23. (Iades/2014/SEAP-DF/Técnico em Contabilidade) De acordo com a norma-padrão, com o emprego das classes de palavras e com as ideias do texto, assinale a alternativa correta.

a) Em “A área onde hoje está situada Planaltina” (linha 1), o pronome destacado poderia ser substituído por que.

b) Em “que era chamada de povoado Mestre D’Armas” (linhas 4 e 5), o pronome destacado retoma um termo expresso na oração anterior.

(...) De qualquer

modo, a língua constitui marca identitária da comunidade que a 10 usa, e, em princípio, os parâmetros que a identificam permitem

identificar indivíduos como pertencentes à comunidade. (...)

24. (IADES/PG-DF/ANALISTA JURÍDICO/2011 – adaptada) No trecho “os parâmetros que a identificam” (linha 10), o pronome relativo “que” remete a “parâmetros” e, por isso, admite a substituição pelo pronome os quais; entretanto, nesse contexto, essa substituição provocaria ambiguidade.

Concurseiros Unidos Maior RATEIO da Internet

Língua Portuguesa para a PC-PA (Teoria e Exercícos)

Aula 1 – Verbos e Pronomes Prof. Albert Iglésia

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Albert Iglésia 60 25. (FGV/SEFAZ-AP/FISCAL DO ICMS/2010) De acordo com a norma padrão, o

pronome relativo está corretamente empregado na seguinte alternativa: (A) Esses são alguns autores sem cujas ideias ele jamais teria escrito o artigo. (B) As características que um povo se identifica devem ser preservadas.

(C) Esse é o projeto cuja a meta principal é a reflexão sobre civismo no Brasil. (D) Eis os melhores poemas nacionalistas os quais se tem conhecimento. (E) Aqueles são os escritores cujos foram lançados os romances traduzidos.

26. (IADES/PG-DF/ANALISTA JURÍDICO/2011) O trecho “Era um obcecado por jogo e, na vez em que foi atropelado, pediu urgentemente,” pode ser reescrito, sem prejuízo sintático e sem alteração semântica, da seguinte forma:

(A) Era um obcecado por jogo e, na vez onde foi atropelado, pediu urgentemente,

(B) Era um obcecado por jogo e, na vez quando foi atropelado, pediu urgentemente,

(C) Era um obcecado por jogo e, na vez à qual foi atropelado, pediu urgentemente,

(D) Era um obcecado por jogo e, na vez a qual foi atropelado, pediu urgentemente,

(E) Era um obcecado por jogo e, na vez que foi atropelado, pediu urgentemente,

27. (Esaf/DNIT/Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes/2013) Assinale a opção que, ao preencher a lacuna, provoca erro gramatical no texto abaixo.

O transporte público ideal é aquele ___(A)___você tenha as prioridades, ___(B)___ possa ter uma hierarquia. Como, por exemplo, o transporte ___ (C)___carrega um maior número de pessoas ter

Concurseiros Unidos Maior RATEIO da Internet

Língua Portuguesa para a PC-PA (Teoria e Exercícos)

Aula 1 – Verbos e Pronomes Prof. Albert Iglésia

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Albert Iglésia 61 uma via exclusiva para ele. Em seguida, seria criada uma hierarquia até chegar ao pedestre, ___(D)___o carro passa por uma via específica e a gente vai tendo uma valorização de espaços. A partir daí a gente vai gerar efi ciência no transporte público e com essa efi ciência a gente vai convidar as pessoas para ___(E)___ utilizem o transporte público.

a) em que b) que c) em que d) em que e) que

28. (Funcab/2014/Prodam-AM) Assinale a opção em que o pronome oblíquo foi corretamente colocado.

a) Ninguém avisou-me sobre isso. b) Quem contou-te o que aconteceu?

c) A pessoa que ajudou-me era muito simpática. d) Quando nos viu, deu uma freada e parou. e) Não aproxime-se do alambrado.

29. (IADES/PG-DF/ANALISTA JURÍDICO/2011 – adaptada) No trecho “Nessa variabilidade e nesse dinamismo naturalmente se formam ‘padrões’ de uso, que, por sua vez, identificam grupos, e, numa apuração mais fina, identificam os próprios indivíduos.”,

Haveria erro de colocação pronominal caso se transpusesse a partícula “se” para depois do verbo “formam”.

(...)

Concurseiros Unidos Maior RATEIO da Internet

Língua Portuguesa para a PC-PA (Teoria e Exercícos)

Aula 1 – Verbos e Pronomes Prof. Albert Iglésia

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Albert Iglésia 62 10 jogar na loteria. Nos encontramos no Rio, no Hotel Canadá, na

(...)

30. (IADES/PG-DF/Analista Jurídico/2011 – adaptada) A colocação proclítica do pronome “Nos” (linha 10) não atende aos preceitos da norma padrão, embora, na oralidade, esse uso seja recorrente.

31. (Iades/2014/SEAP-DF/Analista) De acordo com a norma-padrão e as questões gramaticais que envolvem o trecho “Frustrei-me por não ver a Escola” (linha 27), é correto afirmar que

a) “me” poderia ser deslocado para antes do verbo que acompanha.

b) “me” deveria obrigatoriamente ser deslocado para antes do verbo que acompanha.

c) a ênclise em “Frustrei-me” e´ facultativa.

d) a inclusão do advérbio Não, no início da oração “Frustrei-me”, tornaria a próclise obrigatória.

e) a ênclise em “Frustrei-me” e´ obrigatória.

32. (FGV/SEFAZ-RJ/FISCAL DE RENDAS/2007) Em “exauri-los” e “poder-se-á”, construiu-se corretamente a junção do pronome à forma verbal Assinale a alternativa em que isso não ocorreu.

(A) cancelaríamos + as = cancelá-las-íamos (B) permitireis + os = permiti-los-eis

(C) fizestes + lhes = fizeste-lhes

(D) encontraram + os = encontraram-nos (E) aprenderás + as = aprendê-las-·ás

33. (FGV/SAD-AP/DELEGADO DE POLÍCIA/2010) A alternativa que contraria a colocação pronominal exigida pelo padrão escrito culto é:

(A) os órgãos aos quais se destinam as verbas desenvolvem projetos de segurança pública.

Concurseiros Unidos Maior RATEIO da Internet

Língua Portuguesa para a PC-PA (Teoria e Exercícos)

Aula 1 – Verbos e Pronomes Prof. Albert Iglésia

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Albert Iglésia 63 (B) dever-se-ia refletir sobre a construção histórica da violência.

(C) não põe-se em prática uma adequada política de prevenção ao crime. (D) o jovem prefeito foi-se afirmando no cenário político.

(E) o secretário vai enviar-lhe os resultados da pesquisa no início da semana.

34. (Iades/2014/TRE-PA/Técnico Judiciário) De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, assinale a alternativa que apresenta a nova redação do período, caso o autor optasse por deslocar o complemento verbal destacado em “O nome ‘biometria’ ocorre do fato de coletarmos e armazenarmos dados físicos do eleitor.” (linhas 3 e 4), para logo depois de “coletarmos”, e ainda resolvesse utilizar um pronome oblíquo depois de “armazenarmos”. a) O nome ‘biometria’ ocorre do fato de coletarmos dados físicos do eleitor e

armazenarmo-lhes.

b) O nome ‘biometria’ ocorre do fato de coletarmos dados físicos do eleitor e armazenarmo-lhe.

c) O nome ‘biometria’ ocorre do fato de coletarmos dados físicos do eleitor e armazenarmo-os.

d) O nome ‘biometria’ ocorre do fato de coletarmos dados físicos do eleitor e armazenarmo-nos.

e) O nome ‘biometria’ ocorre do fato de coletarmos dados físicos do eleitor e armazenarmo-los.

Concurseiros Unidos Maior RATEIO da Internet

Língua Portuguesa para a PC-PA (Teoria e Exercícos)

Aula 1 – Verbos e Pronomes Prof. Albert Iglésia

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Albert Iglésia 64

Documentos relacionados