• Nenhum resultado encontrado

IMC=Peso/Altura 2 (expresso em Kg/m2)

2.5.2 Algumas das baterias mais utilizadas em avaliação da AF

Para uma avaliação do sistema músculo-esquelético bem como para as capacidades motoras, existem vários testes dos quais destacamos os que se referenciam no quadro seguinte:

Quadro III - Bateria de Testes de Aptidão Física

Bateria

Organização

Ano

Eurofit Conselho da Europa (1988)

Youth Fitness Test - YMCA American Alliance for Health, Physical Education and Recreation

(1989)

FACDEX Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física - UP

(1991)

Fitnessgram Cooper Institute for Aerobics Research – Dallas, Texas, USA

(2002)

Eurofit

A bateria Eurofit foi elaborada para avaliar a AF por Bernard e Levarlet- Joye em 1985. Mais tarde, a comissão de peritos sobre a pesquisa em matéria de desporto, e a comissão para o desenvolvimento do desporto do conselho da Europa, desenvolveu um conjunto de provas Eurofit, destinado à aplicação dos países membros com vista à medição da AF de crianças e jovens adultos, dos 6 aos 18 anos, com e sem deficiência (Eurofit, 1990).

Esta bateria divide-se em dois tipos de testes: resistência cardiorrespiratória e motores (Eurofit, 1990).

Teste de resistência cardiorrespiratória

o Teste de curso de resistência – avalia a resistência cardiorrespiratória. Os indivíduos devem percorrer uma distância de 20 metros, mudando de direção e aumentando a velocidade sempre que ouvirem o sinal sonoro. O momento em que abandonam a prova indica a sua resistência cardiorrespiratória.

55

o Teste de bicicleta ergométrica – avalia a resistência cardiorrespiratória. Os indivíduos devem pedalar ininterruptamente sobre a bicicleta durante 9 minutos.

Testes motores

o Equilíbrio “flamingo” – avalia o equilíbrio de um pé, sobre uma tábua de dimensões estáveis (50cm de comprimento, 3cm de largura e 4cm de altura).

o Batimento em placas – permite avaliar a velocidade dos membros superiores. O indivíduo tem de bater rápida e alternadamente em duas placas com a mão escolhida.

o Flexão do tronco em posição sentada - permite avaliar a flexibilidade. O indivíduo, sentado deve fletir o corpo o mais longe possível.

o Salto em comprimento sem balanço – avalia a força explosiva. Salto em comprimento a partir da posição de pé, parado.

o Dinamometria manual – avalia a força estática.

o Abdominais – avaliam a força do tronco. Realizar em meio minuto o maior número de abdominais possíveis.

o Elevações – avaliam a força funcional (resistência dos músculos dos braços). Manter os braços fletidos e suspensos numa barra.

o Curso de corrida 10x5 metros – avalia a velocidade e coordenação.

YMCA – Youth Fitness Test Manual

O Youth Fitness Test é uma bateria de teste de AF destinada a crianças e jovens. Segundo este manual a AF é uma capacidade importante para alcançar uma boa qualidade de vida. A AF é dividida em cinco componentes: resistência cardiorrespiratória, gordura corporal, zona lombar saudável, força, resistência muscular, e flexibilidade, apresentando os seguintes testes (Franks, 1989) :

56

Corrida de 1 milha (1609 metros) – permite medir o tempo que o indivíduo demora a percorrer uma milha.

Medição de pregas adiposas e tricipital - determina a quantidade de gordura que o indivíduo tem em relação ao peso total do corpo.

Abdominal - determina a força e resistência dos músculos abdominais.

Senta e alcança (mobilidade articular) - permite medir a flexibilidade na zona lombar e da parte posterior das pernas.

Flexão dos braços em extensão - permite medir a força e resistência dos músculos dos braços.

FACDEX

É uma bateria de testes aferida pela população portuguesa tendo como base outras escalas de testes. Foi realizada tendo por base estudos efetuados em diversas escolas portuguesas do 2º ciclo, e destina-se portanto a alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos de idade, (FACDEX, 1991). Esta bateria está dividida em dois tipos de testes: motores e de coordenação sensório-motor.

Testes Motores

o Mobilidade Articular - avalia a mobilidade da coluna e tensão dos músculos dorso-lombares e isquiotibiais. Baseado no teste senta e alcança.

o Velocidade - avalia a velocidade de corrida e a resistência cardiorrespiratória, numa prova de 50 metros.

o Força - avalia a força explosiva dos membros superiores. A prova consiste no arremesso de um peso com 2 kg sem corrida.

o Força - avalia a força explosiva dos membros superiores. A prova consiste no lançamento de uma bola de hóquei de campo com corrida de preparação.

o Força - avalia a força explosiva dos membros inferiores. A prova consiste no salto em comprimento sem corrida preparatória.

57

o Coordenação - avalia a agilidade, (coordenação e velocidade). A prova consiste em corrida com mudança de direção 10 x5 metros.

o Força - avalia a força estática da mão.

o Força - avalia a força resistência dos músculos abdominais. Em 6 segundos o indivíduo deve fazer o maior número de abdominais possíveis.

o Resistência - avalia a capacidade de resistência de longa duração e economia do sistema cardiorrespiratório.

Testes sensório-motores

o Teste de reação manual de Nelson - permite medir a velocidade de reação da mão direita e esquerda em resposta a um estímulo visual.

o Batimento em placas - avalia a velocidade dos membros superiores.

o Equilíbrio “Flamingo” - avalia o equilíbrio corporal total.

o Sapateado - avalia a deslocação rápida dos membros inferiores.

Fitnesssgram

O fitnessgram é um programa de educação e de avaliação da AF relacionada com a saúde para crianças e jovens. É frequentemente utilizado pelos professores de educação física nos programas curriculares. Esta bateria encontra-se divida em três tipos de testes: aptidão aeróbia, composição corporal e aptidão muscular, (Fitnessgram, 2002).

Aptidão Aeróbia

o Vaivém (recomendado) - avalia o esforço progressivo. A prova consiste em percorre a distância de 20 metros numa direção e na oposta, numa velocidade crescente.

o Corrida de 1 milha (1609 metros) - correr uma milha o mais rápido possível.

o Marcha (recomendado para idades inferiores a 13 anos) - marchar uma milha o mais rápido possível, mantendo o ritmo da marcha ao longo do percurso.

58

Composição Corporal

o Método das pregas adiposas - medir a espessura das pregas adiposas, tricipital e geminal para calcular a percentagem de massa gorda corporal.

Aptidão Muscular (força, resistência e flexibilidade) o Força abdominal e resistência

 Abdominais - completar o maior número de abdominais possíveis até um máximo de 75 e um ritmo específico.

o Força e flexibilidade do tronco

 Extensão do tronco - elevar a parte superior do corpo 30 cm a partir do chão e manter essa posição até que seja efetuada a medição.

o Força superior (deve ser efetuado um dos seguintes testes)  Extensões de braços (recomendado) - completar o maior número de flexões de braços e um determinado ritmo.

 Flexão de braços em extensão modificado – completar com sucesso o maior número de flexões de braços.

 Flexões de braços em extensão - completar o maior número de elevações corretamente.

 Flexão de braços em extensão - manter a suspensão com o queixo acima da barra o maior número de tempo possível

o Flexibilidade (deve ser efetuado um dos seguintes testes)

Senta e alcança - alcançar a distância específica na zona saudável de flexibilidade para o lado direito e esquerdo do corpo.

Flexibilidade dos ombros - tocar as pontas dos dedos de ambas as mãos por trás das costas.

Face ao anteriormente exposto, o desafio do avaliador centra-se na identificação dos procedimentos de avaliação mais apropriados e nos instrumentos para o indivíduo ou grupo que serão avaliados.

Acredita-se que o estudo da AF é de grande utilidade para os profissionais de educação física, para que os mesmos possam obter informações valiosas sobre as características de uma determinada população, para posteriormente

59

poderem ser analisadas e tomadas as decisões válidas e confiáveis, (Silva et al., 2005). No entanto é necessário estimular os indivíduos com de DI para a prática do exercício físico, a fim de melhorarem as suas capacidades físicas e por conseguinte a AF, que se refletirá numa melhoria do desempenho das tarefas do dia-a-dia com menos fadiga, numa maior independência e numa redução de riscos.