• Nenhum resultado encontrado

Alguns agentes responsáveis por aplicar a construtibilidade

ASCE (1987b) já comentava que para melhorar a construtibilidade de uma obra é necessário o reconhecimento de algumas funções relacionadas ao projeto; essas funções são do proprietário, do projetista e do construtor do empreendimento. Segundo o mesmo autor, o proprietário deve fazer cumprir os objetivos do projeto acompanhando a equipe e o custo-eficácia do mesmo. Cabe a ele se preocupar com a construtibilidade e com a tecnologia de concepção e construção. Esse enfoque tem o objetivo de melhorar o desempenho global.

O projetista tem o papel de produzir uma interface receptiva com a construção, o que inclui apresentar de forma gráfica o que vai ser executado, assim como estabelecer o prazo necessário, produzindo um projeto rentável e de fácil execução. O projetista deve fornecer apoio técnico para contratações e gestão da obra (ASCE, 1987b).

O papel do contratante, relacionado à melhoria da construtibilidade, requer o envolvimento precoce do pessoal altamente qualificado para a construção seguindo o planejamento, para que esses possam fornecer a base para as entradas de projeto

preparando-os para a construção, criando com isso uma interface dinâmica com o projeto (ASCE, 1987b).

Em ASCE (1986), conforme Figura 6, a seguir, é apresentada a maneira como as classificações para projetista e construtor podem ser vistas nos contextos do processo de projeto. O autor enfatiza a necessidade de comunicação entre o projetista e o construtor, a fim de melhorar a construtibilidade do projeto.

Os principais agentes de um empreendimento de edifício, de acordo com Melhado e Violani (1992), são: o empreendedor, aquele que é responsável pela geração do produto; os projetistas, aqueles que atuam na concepção e formalização do produto; o construtor, que é o responsável pela fabricação do produto; e o usuário, que assume a utilização e a manutenção do produto. Ainda relacionados aos agentes estão os investidores e os agentes financeiros, que são aqueles que disponibilizam os recursos necessários para financiar o empreendimento, os fornecedores de materiais e componentes e os subempreiteiros da obra, entre outros.

Para maior eficácia do processo de projeto, segundo Melhado e Agopyan (1995) as especialidades necessárias à formação da equipe de trabalho devem ser identificadas no início do empreendimento, sendo os profissionais especialistas contatados o quanto antes possível. Isso se dá em função da multidisciplinaridade do processo, que surge em decorrência da necessidade de criar uma orientação dos trabalhos de cada um dos especialistas, segundo um mesmo conjunto de diretrizes,

Projetos Aquisições Obra

Projetista Construtor

• Projeto para a construção

• Comunicação efetiva das informações de engenharia

• Construção ótima originada da técnica • Padronizações

• Melhoria dos serviços dos empreiteiros Construtor inserido no projeto

FIGURA 6 - CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES PARA PROJETISTA E CONSTRUTOR PARA A MELHORIA DA CONSTRUTIBILIDADE NO EMPREENDIMENTO

com a priorização das tarefas de acordo com os objetivos gerais do empreendimento e baseada em critérios voltados à qualidade.

Melhado (1999) afirma que a concepção do empreendimento está disseminada em diferentes fases e é exercida por diferentes agentes com formações, vivências e interesses distintos. As fases do empreendimento são desenvolvidas de maneira hierárquica e fragmentada, envolvendo a participação encadeada de diferentes agentes do processo de produção do edifício. Cada novo empreendimento de construção exige formulação e projeto próprios, já que não existem construções exatamente iguais; desta forma, a concepção e o projeto devem, a cada empreendimento, mobilizar múltiplas técnicas e agentes para a concepção e o desenvolvimento do empreendimento (FABRICIO, 2002).

Melhado (2001) afirma que sem o intercâmbio correto de informações entre os agentes durante a elaboração do projeto, este se torna mal definido e especificado, assim como mal resolvido, situações que levam a acréscimos de custos e de tempo de execução.

Para responder pelas etapas e funções de projeto são mobilizados diferentes agentes, que podem ser identificados como: o promotor, aquele responsável pela concepção do negócio e do programa; os projetistas de produto, que são os engenheiros e os arquitetos; e os agentes, que idealizam o processo de construção e que podem ser projetistas especializados em projeto para produção ou engenheiros e mestres de obras que desempenham esta função por falta de um melhor equacionamento do processo de projeto (FABRICIO, 2002). Assim, é possível que haja interferência durante o processo no que diz respeito aos interesses e diferentes interpretações que são desenvolvidas, deslocando muitas vezes o foco do atendimento das necessidades dos usuários. É possível que todo agente envolvido no processo de projeto influencie o projeto com seu ponto de vista; desta forma, o cliente obterá a soma destas intervenções, que muitas vezes são conflitantes.

Muitos agentes, como os fornecedores e subempreiteiros, não são considerados adequadamente no processo de projeto de muitos empreendimentos, embora desempenhem um papel importante no processo de produção. O promotor, partindo da identificação de uma demanda potencial, de uma necessidade particular própria ou de um cliente contratante, toma a decisão de iniciar o empreendimento,

monta o negócio, considerando as disponibilidades e restrições dos investidores e dos agentes financeiros, e inicia a formulação de um programa para o empreendimento (FABRICIO, 2002).

Para Rodriguez, Heineck, (2003), sob a ótica da construtibilidade devem ser desempenhadas algumas ações pelo coordenador do projeto, assim como pelos projetistas, quando inseridos num processo de gestão do processo de projeto. Esses agentes precisam se preocupar com a racionalização das soluções técnicas, com a racionalização do custo do trabalho e com a racionalização dos custos de operação e manutenção. O Quadro 4, a seguir, apresenta um comparativo que demonstra as funções que o coordenador e o projetista devem desempenhar no processo do projeto:

AÇÕES DO COORDENADOR DO PROJETO AÇÕES DO PROJETISTA

Estabelecer junto ao proprietário os requisitos e planos

globais de construtibilidade Simplificar os detalhes de projeto para simplificar a execução

Informar aos demais participantes os requisitos de

construtibilidade Projetar para a habilidade e a experiência de mão de obra disponível

Analisar os resultados de desempenho em

empreendimentos similares já executados Projetar para sequências práticas e simples das operações de construção

Analisar as soluções alternativas de projeto junto aos projetistas e ao proprietário, distinguindo quais as características que fazem uma solução particular mais efetiva do que outra

Projetar para substituições e tolerâncias práticas dos materiais e componentes no local do trabalho

Identificar as restrições de projeto (custo, prazo, clima, materiais, componentes, mão de obra)

Projetar para padronizar e usar o número máximo de repetições quando apropriado

Identificar os níveis de complexidade dos diferentes

sistemas prediais Projetar para simplificar as substituições

Identificar as interfaces entre materiais e elementos

construtivos Projetar para uma fácil comunicação com o construtor

Identificar a complexidade da sequência de operações

no canteiro para as tolerâncias a serem consideradas -

QUADRO 4 - AÇÕES DOS AGENTES DO PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DA CONSTRUTIBILIDADE

Segundo os mesmos autores, o coordenador de projetos é o profissional mais indicado para gerenciar a aplicação do conhecimento técnico e da experiência de execução durante o projeto, tanto em nível geral como de detalhamento. Essa afirmação mostra que é essencial a participação dos responsáveis pela execução na elaboração do projeto, para que se possa obter uma efetiva racionalização das soluções técnicas e um melhor desempenho das edificações.

Em estudo realizado por Pocock et al. (2006) foi analisado o grau de influência de alguns agentes relacionados à construtibilidade no empreendimento. Foram consideradas cinco fases de projeto e três agentes que exercem influência. Na fase de pré-planejamento do empreendimento o agente identificado com maior potencial de influência foi o construtor; para a concepção do projeto os projetistas foram considerados com maior grau de influência; na fase de detalhamento do projeto os proprietários foram os maiores influenciadores; os construtores foram identificados como os únicos influenciadores para realização das aquisições, assim como aqueles que mais influenciam na fase de execução da obra.

Para cada ação a ser definida, com relação ao processo de projeto, há a influência de agentes e de seus conhecimentos e práticas sobre o projeto e a construção. O mais importante é ter definido em qual momento cada agente terá maior poder de decisão, sinalizando assim a função de cada um para o desenvolvimento do projeto.

2.3. O PROCESSO DE PROJETO NO ESCRITÓRIO DE