• Nenhum resultado encontrado

Capitulo III Desenvolvimento

3.3 Mafra

3.3.4 Alojamento

O alojamento disponível é sem dúvida, uma das maiores lacunas da região. A fim de atrair novos turistas e passar o número elevado de visitantes para turistas a situação deve ser revertida para garantir o sucesso turístico do concelho. Após uma cuidada análise foram tidas em conta duas fontes de informação, o web site da câmara municipal de Mafra e o maior web site de reservas de alojamento a nível mundial - booking.com. O web site da câmara municipal de Mafra dispõe de uma lista de todas as facilidades de alojamento dividida por freguesias, nesta fase serão analisadas exclusivamente os alojamentos localizados nas freguesias de Mafra e Ericeira, sendo a segunda analisada mais à frente.

A lista disponibilizada pela câmara municipal, bem como as características de cada tipologias de alojamento encontram-se em anexo.

Foram retidas as seguintes conclusões:

Da lista de 6 estabelecimentos foram retirados de análise, 3 estabelecimentos devido à sua irrelevância para o estudo. Como referido anteriormente a análise basou- se nos conteúdos web próprios de cada estabelecimento em comparação com a avaliação realizada no site booking.com.

64

Hotel Castelão – 2 estrelas

É o único hotel na sede de concelho e possui a classificação mais baixa permitida em Portugal para um hotel. Oferece os serviços mínimos aos hóspedes e apresenta uma decoração, tanto interior como exterior, desenquadrada dos tempos atuais. O web site encontra-se em funcionamento porém também aparenta pouca manutenção, falta de informação e um design pouco apelativo. Quando pesquisada na booking.com, a unidade de alojamento, apresenta o mesmo descuido e desenquadramento face à região. As imagens disponíveis são totalmente desencorajantes para quem busca uma unidade de alojamento que enquadre características básicas como modernidade e conforto.

Total de quartos -24

Classificação Booking.com – 6.5 em 10 Vale Maciel – Guest House

Esta unidade de alojamento encontra-se enquadrada no conceito de guest house devido a sua dimensão. Com efeito não possui qualquer tipo de classificação e a única maneira de a conhecer é mediante sites de reservas visto não ser conhecido nenhum site próprio. Esta propriedade apresenta um ar jovem moderno, porém sempre ligado ao plano rural e rústico da região. A booking.com mostra imagens que comprovam isso mesmo, transmitindo assim confiança na hora de realizar a reserva.

Total de quartos - 4

Classificação Booking.com – 8.1 em 10 Clube Estrela – Parque de Campismo

Dentro da categoria dos parques de campismo este encontra-se classificado com 3 estrelas. Aceita apenas campistas e caravanistas, não possuindo assim qualquer tipo de unidade de alojamento. Apresenta-se como um parque de campismo comum sem comodidade extra ou luxo. O web site que apresenta tem uma qualidade muito fraca tendo unicamente a informação básica. Tem um design muito pouco apelativo com cores muito fortes onde nada se encontra em harmonia. O site apresenta-se em português, inglês e francês. Como já foi referido, por ser exclusivamente parque de campismo, sem unidades de alojamento, não se encontra disponível em nenhum site de reservas.

65

Após realizada uma análise a cada um dos estabelecimentos de alojamento foi reconhecido um hotel, uma guest house e um parque de campismo o que se pode concluir que é claramente insuficiente dada a relevância de Mafra, sendo esta sede de concelho. Visto que os planos do concelho passam por melhorar o seu alojamento incluindo a qualidade dos já existentes é de todo o interesse rever esta enorme lacuna. Tendo tanto para oferecer a nível cultural e histórico é de realçar que o alojamento deve ser um ponto principal na altura de atrair turistas, deste modo deve acompanhar a relevância do património envolvente. O único hotel presente encontra-se degradado e com a classificação mais baixa permitida a nível nacional para a categoria, a guest house encontra-se dentro dos mesmos parâmetros e por fim o parque de campismo é antigo e apresenta apenas os serviços básicos aos seus clientes e apenas disponível para campismo tradicional.

3.3.4 Plano Estratégico do Turismo para o Conselho de Mafra

O objetivo fundamental deste documento passa por analisar consistentemente as estratégias para orientar a gestão municipal de Mafra entre os anos de 2007 e 2016. Através do mesmo conseguir definir a missão e a visão estratégica para o sector turístico.

A estratégia passa por tirar partido da sua posição geográfica, a área metropolitana de Lisboa e toda a sua ligação à região Oeste.

O concelho, com o passar dos anos tem vindo a verificar um crescimento populacional e uma melhoria nas acessibilidades e nos recursos turísticos apresentados. Os recursos turísticos que a região apresenta estão muito direcionados para a ruralidade e todo o património histórico-cultural.

A problemática da região já não passa por identificar os recursos de que dispõe mas sim assegurar uma boa gestão e regulamentação dos mesmos. Sendo claramente património de referência para quem o visita, é necessário perceber o porquê de não atrair tantos visitantes quanto a sua relevância implica. Um dos pontos apontados indica a qualidade do serviço como a chave do sucesso sendo este fator determinante perante a escolha do turista.

Para por em prática a estratégia, o plano estratégico envolve um plano de ação. Foi realizado igualmente um diagnóstico da situação presente do conselho bem como uma projeção de tendências futuras tendo em conta a envolvente interna e externa.

É fundamental identificar os fatores suscetíveis de influenciar o turismo no concelho. Para analisar de forma mais clara foi utilizada a análise SWOT (do inglês

No documento Projeto Final a Barata Gomes Pedro (páginas 71-73)