• Nenhum resultado encontrado

Projetos de melhoramento nacional

No documento Projeto Final a Barata Gomes Pedro (páginas 98-101)

Capítulo V Implementação

5.1 Projetos de melhoramento nacional

Contextualizadas e esquematizadas as áreas de abrangência do projeto, é chegada a altura da apresentação de propostas de melhoramento e quais as medidas a tomar aquando implementado o projeto. O capítulo que se segue teve como base todos os capítulos anteriores, logo o objetivo passa por colmatar falhas e fraquezas mencionadas anteriormente.

Um dos documentos que merece maior atenção volta a ser o PENT dados ser o único documento nacional oficial que visa orientar o sector turístico em Portugal.

A revisão do PENT apresentada pelo Turismo de Portugal em 2013 propôs a realização de um total de quarenta projetos a serem aplicados ao longo de todo o território nacional. Após uma cuidada análise dos mesmos, foram selecionados aqueles que são aplicáveis e se enquadram no turismo praticado no concelho de Mafra bem como as suas fraquezas. Os projetos apresentados foram, inicialmente, desenvolvidos de acordo com cada um dos produtos turísticos existentes em Portugal e posteriormente generalizados de forma a serem aplicados em todo o país. Segundo o PENT7, são eles:

Projetos por produtos turísticos  Sol e Mar

-Desenvolvimento de instrumentos de gestão ambiental e qualidade das áreas envolventes aos empreendimentos turístico

-Incrementar a qualidade ambiental e acessibilidade as praias -Desenvolvimento de atividades complementares

-Melhorar as condições para a prática de auto caravanismo  Circuitos Turísticos Religiosos e Complementares

-Estruturar rotas e itinerários que valorizem o património e a riqueza portuguesa -Desenvolver ações de sensibilização aos agentes económicos para fomentarem as visitas e rotas turísticas

91

-Assegurar a eficácia da rede de informação bem como a sinalização para as principais atracões

-Estruturar e divulgar um calendário de eventos regionais com interesse turístico  Turismo de Natureza

-Requalificação e valorização dos recursos e dos espaços

-Melhorar as condições de acolhimento e suporte de interpretação das principais áreas naturais

-Assegurar um sistema eficaz de sinalização das principais atracões -Promover políticas de estímulo a oferta de alojamento

-Adoção de boas práticas ambientais e programas de certificação ambiental -Diferenciar os itinerários conforme níveis de conhecimento e de dificuldade

 Turismo Náutico

-Identificar e concessionar praias com boas condições para prática de surf

-Promoção de boas práticas de gestão e implementação de programas de certificação internacional em marinas e portos de recreios

-Promover atividades náuticas com vista a preservar a orla costeira -Promover calendário de eventos náuticos.

Projetos aplicáveis a todo o território nacional

Segundo a mesma fonte, são variados os projetos que se alargam a todo o território nacional:

 Aumento de rotas aéreas de interesse turístico

Os aeroportos são as principais fronteiras no que toca a entrada de turistas, representando em Portugal 60% das entradas. Em Abril de 2007 foi celebrado um protocolo que visava a implementação de um modelo público-privado de desenvolvimento de rotas aéreas de interesse turístico entre o Turismo de Portugal e a ANA/ANAM. Os resultados deste protocolo mostraram-se muito animadores, logo, é de todo o interesse das entidades envolvidas prosseguir com o trabalho realizado até então. Foram criadas novas rotas para o desenvolvimento estratégico do destino. Porém são sempre necessários ajustes devido as mudanças encontradas nos números referentes a oferta e à procura.

92

-Lançar o programa initiative.pt 2.0.

-Crescimento do número de novas rotas e das rotas em operação.

-Acompanhamento de todo o programa com a finalidade de conhecer o seu impacto no setor económico e turístico.

 Promover a implementação de sistemas de qualidade no sector do turismo -Criar normas de qualidade normalizadas para os produtos turísticos alinhadas com as normas europeias.

-Desenvolver e implementar de processos de certificação de sistemas de gestão ligados à sustentabilidade.

-Monitorizar e acompanhar o progresso dos sistemas de gestão no que toca ao ambiente, segurança e responsabilidade social. Todo este processo deverá ser acompanhado pelos níveis de satisfação do cliente.

 Tornar Portugal um destino acessível para todos

-Implementação de programas integrados de desenvolvimento de destinos turísticos acessíveis.

-Desenvolver e criar condições de acolhimento para pessoas de mobilidade reduzida (alojamento, atividades complementares e restauração).

-Sensibilizar e formar agentes turísticos e municípios para o acolhimento de turistas com mobilidade reduzida.

-Assegurar que a informação está atualizada no que toca a infraestruturas e que as publicidades e promoções correspondem à realidade das verdadeiras condições em termos de acessibilidade.

 Promover o emprego jovem no sector do turismo

-Promoção de programas multissetoriais de apoio ao empreendedorismo e emprego jovem.

-Incentivar a formação jovem em hotelaria e turismo.

-Lançamento de campanhas de dinamização valorizando as profissões do sector.  Disseminar conhecimento sobre as novas tendências e a inovação do sector -Criar uma rede de partilha e intercâmbio de informação em várias áreas do turismo a nível mundial.

93

-Realização de uma sessão anual com envolvimento de entidades e personalidades influentes no setor com gestores e empresários.

-Promoção de temas relacionados com a capacidade de liderança e empreendedorismo.  Preparar as empresas para redes digitais

-Analisar as plataformas existentes no que toca ao seu desempenho e extensão. -Criar condições para dar visibilidade às empresas e comercialização da oferta.

-Facilitar a integração de serviços de vários fornecedores criando propostas de consumo mais integrada.

-Facilitar o acesso à tecnologia em especial atenção às PME.

-Certificar plataformas partilhadas de gestão, marketing, business intelligence e gestão de conteúdos.

Os projetos a desenvolver para cada um dos produtos turísticos foram selecionados do PENT devido à sua aplicabilidade na região em análise, sendo eles, Sol e Mar, Religioso (na sede de concelho), turismo de natureza e náutico, os demais foram excluídos.

As medidas propostas posteriormente pelo Turismo de Portugal, mostram-se também fortemente aplicáveis à região, desde o desenvolvimento das rotas aéreas que conduzirá ao aumento do fluxo turístico, passando pela promoção do emprego jovem e inovação tecnológica no sector.

Todas estas iniciativas aquando aplicadas nacionalmente irão refletir os seus resultados a nível regional.

No documento Projeto Final a Barata Gomes Pedro (páginas 98-101)