• Nenhum resultado encontrado

O Sr Alves percebeu que iria ficar prejudicado e não quis dividir a despesa com o Sr Moura Sabendo que o Sr Moura pagou 10 000 euros pela sua rede, quanto é que

123 Anexo O Nasceu uma nova aldeia Amabran

5. O Sr Alves percebeu que iria ficar prejudicado e não quis dividir a despesa com o Sr Moura Sabendo que o Sr Moura pagou 10 000 euros pela sua rede, quanto é que

126

Anexo P. Atividade de Inquérito – Portugal nos séculos XIII e XIV

Atividade de Inquérito – Portugal nos séculos XIII e XIV

O século XIV, em Portugal e no resto da Europa, foi um período de grande instabilidade económica, política e social. A ocorrência de chuvas abundantes resultou em consecutivos maus anos agrícolas que levaram à falta de produtos agrícolas, provocando a fome. Quais as consequências dos maus anos agrícolas?

Muita gente morreu e a consequente falta de mão-de-obra refletiu-se na diminuição da produção agrícola que já era pouca devido às condições climatéricas. Em 1348 chegou a Portugal a Peste Negra. Esta epidemia agravou-se devido à falta de higiene que então existia. Muita gente morreu, complicando-se ainda mais a situação que se vivia. O que agravou ainda mais a situação vivida na segunda metade do século XIV?

Para agravar tudo isto, sobretudo na segunda metade do século XIV, Portugal viveu um período de guerras com Castela, D. Fernando acordou casar a sua única filha, D. Beatriz, com o rei de Castela, celebrou o Tratado de Salvaterra de Magos, procurando garantir a independência de Portugal. Qual o problema que se levantou após a morte de D. Fernando, em 1383?

A 22 de outubro de 1383, D. Fernando morreu. De imediato se levantou o problema da sucessão. Depois de D. Fernando ter morrido, D. Leonor assumiu a regência do reino. Por influência do conde Andeiro, conselheiro galego da rainha, e devido à pressão do rei de Castela, D. Leonor fez aclamar sua filha rainha de Portugal. A ela juntou-se parte da nobreza e do clero. O povo, receando a perda da independência, revoltou-se contra a aclamação de D. Beatriz, apoiado pela burguesia e alguns membros da nobreza. O que significava para Portugal a aclamação de D. Beatriz como rainha?

A aclamação de D. Beatriz como rainha de Portugal não agradou a todos os portugueses, porque isso significava a perda da independência de Portugal. A sociedade dividiu-se, quanto ao candidato que desejava ver no trono. Grande parte da nobreza e do clero apoiava D. Beatriz, porque não queria perder os seus privilégios. O povo, alguns nobres e clérigos apoiavam o Mestre de Avis, pois não queriam perder a independência. O que fizera a população perante a ameaça da invasão castelhana?

Agrupamento de Escolas C – Escola C

127

Perante a ameaça da invasão castelhana, a população de Lisboa pediu ao Mestre de Avis que aceitasse defender o reino. Prometeram-lhe ainda que lutariam ao seu lado e a burguesia garantiu- lhe ajuda financeira para suportar as despesas da guerra. Iniciou-se então um longo período de guerra entre Portugal e Castela.

Por que deveria herdar o trono, D. João I, Mestre de Avis?

Em abril de 1385, reuniram-se as Cortes de Coimbra e aí defendeu-se que o Mestre, pelos serviços que tinha prestado em defesa do reino, deveria herdar o trono, tendo sido aclamado rei com o nome de D. João I, iniciando uma nova dinastia, a dinastia de Avis.

O que fora assegurado pela vitória da Batalha de Aljubarrota?

D. João I de Castela não desistiu do trono português. Por isso, as tropas dos dois reinos encontraram-se em Aljubarrota, a 14 de agosto de 1385. A batalha foi ganha pelo exército português. D. João I assegurou assim o trono e a independência de Portugal.

Quais foram as transformações que a sociedade sofreu?

Além destas mudanças políticas, também a sociedade sofreu transformações. A velha nobreza e o clero ficaram sem algumas das suas regalias por terem apoiado D. Beatriz. Aqueles que apoiaram D. João foram compensados com cargos e títulos, nascendo assim uma nova nobreza. Como fora reforçado o Tratado de Windsor com Inglaterra?

Em maio de 1386, D. João I assinou o Tratado de Windsor com a Inglaterra. Com esta aliança, os dois países comprometiam-se a ajudar-se mutuamente. No ano seguinte, o rei português casou com D. Filipa de Lencastre, princesa inglesa, reforçando desta forma a aliança com Inglaterra. Qual o significado da assinatura do Tratado de Paz, entre Portugal e Castela?

Apenas em 31 de outubro de 1411, Portugal e Castela assinaram o Tratado de Paz, acabando definitivamente com os desentendimentos entre os dois países.

128

Imagina que és o rei D.

Fernandes (1345 – 1383).

Explica, em poucas palavras, os tempos complicados que o teu país viveu na segunda metade do

século XIV.

Anexo Q. Narrativa histórica

Doc. 1 | D. Fernando _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________

Agrupamento de Escolas C – Escola C

129

Anexo R. Guião de exploração do vídeo: Império português - a colonização dos arquipélagos atlânticos

Em que ano chegaram os portugueses, oficialmente, ao arquipélago da Madeira? E dos Açores? Madeira – 1418

Açores - 1427

Como se encontravam as ilhas, relativamente à presença de habitantes? Desertas.

Quais os fatores que conduziram à sua colonização, no século XV? Clima, a vegetação e a localização próxima de Portugal.

A quem coube a responsabilidade da organização dos territórios? Ao Infante D. Henrique.

De que modo foram organizados?

As ilhas foram divididas e povoadas através do sistema de capitanias. Quais eram as obrigações dos capitães?

Povoar as ilhas (Madeira – Minho / Açores – Algarve e Flandres) e promover a sua exploração (agricultura, pecuária e pesca).

A que se dedicaram os habitantes das ilhas? À agricultura, à pecuária e a pesca.

Em quantas capitanias foi dividida a Madeira? E os Açores? Madeira – Machico, Porto Santo e Funchal.

Açores – São Miguel e Santa Maria e a da Terceira.

Quais foram os principais produtos que resultaram da exploração dos recursos na madeira? Trigo, vinho, madeira e peixe.

E nos Açores?

Gado, trigo e plantas tintureiras.

De que forma foram utilizados os lucros que resultaram da exploração das ilhas e do comércio? Os lucros foram utilizados no financiamento das despesas da expansão marítima.

131

Anexo S. Guião de exploração do vídeo: Império português: Os portugueses em África A presença portuguesa na costa Africana foi diferente da que aconteceu noutros territórios.

Porquê?

Porque o continente africano não era deserto. Nele habitavam os nativos.

Por que se fixou, essencialmente, junto à costa?

Para ter acesso aos produtos desejados (ouro, malagueta e escravos). Tal como os nativos, o que pretendiam os portugueses?

Desejavam realizar trocas comerciais.

Quais foram as condições naturais encontradas pelos portugueses?

Territórios habitados, o clima quente, áreas de deserto e áreas de floresta densa. Relativamente à cultura dos povos nativos, o que encontraram os portugueses?

Eram polígamos, viviam em palhotas, andavam seminus, lutavam entre si e faziam escravos. Enumera as principais diferenças.

Escravatura e poligamia.

Os portugueses fixaram-se, preferencialmente, junto dos portos naturais devido ao intenso comércio. O que criaram nessas zonas?

Criaram feitorias. Eram armazéns comerciais, geralmente fortificados, que permitiam guardar as mercadorias.

Para que serviam as feitorias?

Para além de armazenarem os produtos era geralmente realizada a troca direta de produtos. Nas feitorias era realizada a troca direta de produtos. Que produtos banais levavam os portugueses para África?

Produtos banais: objetos de cobre e latão, contas de vidro e trigo. Quais os produtos valiosos que traziam os portugueses de África? Produtos valiosos: ouro, marfim, malaguetas e escravos.

Para além da troca de produtos o que pretendiam os portugueses estabelecer nos reinos africanos?

Estabelecer boas relações, converter os reinos africanos ao cristianismo e integrá-los no território português.

O que permitiram as várias expedições realizadas ao interior do território? Criar escolas, povoados e igrejas.

132