• Nenhum resultado encontrado

Amostras de Anatomia Patológica

No documento Manual de Treinamento coleta (páginas 104-107)

Pedidos e amostras

PREVENTIVOS – PAPANICOLAOU

Informações necessárias do pedido médico:

 Nome da unidade de atendimento e o CNES;

 Informações pessoais (nome da paciente, endereço completo, Nº do cartão SUS, nome da mãe, data de nascimento, data da ultima menstruação, dados clínicos) todos legíveis;

 Informar a data de coleta e o nome do coletor (a) no pedido;

Amostras

Coleta realizada de acordo com o protocolo. Lâminas identificadas com as iniciais da paciente.

BIÓPSIAS E PEÇAS CIRÚRGICAS PEQUENAS E MÉDIAS

Informações necessárias do pedido médico:

 Nome da unidade de atendimento e o CNES (em caso de espécimes de colo uterino e mama);

 Informações pessoais (nome da paciente, endereço completo, Nº do cartão SUS, nome da mãe, data de nascimento, dados clínicos) todos legíveis;

Amostras

 Material deve ser fixado conforme o protocolo, identificado com nome do paciente, o número/quantidade de embalagens com o material biológico enviado, nome da peça cirúrgica com dados complementares de topografia (exemplo mama direita ou esquerda), legível e protegido para evitar transtornos em caso de vazamento do liquido do frasco.

 Fetos abaixo de 500g, estatura inferior a 25 cm e/ou idade gestacional abaixo de 22 semanas, podem ser encaminhados (a partir de 500g, estatura maior que 25 cm, e/ou acima de 22 semanas, devem ser encaminhados ao SVO).

Peças Cirúrgicas Grandes: Membros (braços e pernas)

Informações necessárias do pedido médico:

 Informações pessoais (nome da paciente, nome da mãe, data de nascimento e dados clínicos, sendo necessário a informação do peso) legíveis.

104  Declaração do paciente ou responsável legal autorizando tratamento térmico de

descarte do material.

Amostras

 Material, fixado conforme o protocolo, identificado com nome do paciente, o número de embalagens com o material biológico enviado, nome da peça cirúrgica, dados complementares de topografia e lateralidade, legível e protegido no caso de vazamento do liquido do frasco.

CITOLOGIA DE LÍQUIDOS

Informações necessárias do pedido médico:

 Nome da unidade de atendimento e o CNES;

 Informações pessoais (nome da paciente, mãe, data de nascimento e dados clínicos) todos legíveis;

Amostras

 Coleta realizada de acordo com o protocolo;

 Material identificado com nome do paciente, o número de embalagens/lâminas com o material biológico enviado, nome da amostra cirúrgica (punção aspirativa, descarga papilar, etc.) com dados complementares de topografia (exemplo mama direita ou esquerda), legível e protegido no caso de vazamento do liquido do frasco.

SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE ÓBITOS (SVO)

Amostras colhidas de autópsias poderão ser encaminhadas. Informações necessárias do pedido médico:

 Informações pessoais (nome da paciente, nome da mãe, data de nascimento e dados clínicos, sendo necessária a informação do peso) todos legíveis.

Amostras

 Fetos abaixo de 500g, estatura inferior a 25 cm e/ou idade gestacional abaixo de 22 semanas, podem ser encaminhados (a partir de 500g, estatura maior que 25 cm, e/ou acima de 22 semanas, devem ser encaminhados ao SVO).

 Material fixado conforme o protocolo, identificado com nome do paciente, o número de embalagens/lâminas com o material biológico enviado, nome da amostra cirúrgica, dados complementares de topografia e lateralidade, legível e protegido no caso de vazamento do liquido do frasco.

105 IMUNO-HISTOQUÍMICO/FISH/CISH/HIBRIDIZAÇÃO IN SITU

Casos internos

Informações necessárias do pedido médico:

 Informações pessoais (nome da paciente, data de nascimento e dados clínicos, o número de identificação do caso (lâmina(s) e bloco(s)) legíveis.

 Solicitação do exame de Imuno-histoquímico/FISH/CISH/Hibridização in situ.

Casos externos

 Pedido: Informações pessoais (nome da paciente, data de nascimento e dados clínicos, o número de identificação do caso (lâmina(s) e bloco(s)) legíveis.

 Solicitação do exame Imuno-histoquimico/FISH/CISH/Hibridização in situ.  Laudo do anátomo patológico.

 Enviar lâmina(s) e bloco(s).

REVISÃO DE LÂMINAS E LAUDOS Unidade

Realizar o cadastro de acordo com a solicitação médica, encaminhar a solicitação com as informações pessoais: nome da paciente, data de nascimento e dados clínicos), número de identificação do caso lâmina(s) e bloco(s) legíveis, escaneada para o e-mail anatomia.central@biofast.com.br e via malote para o setor de anatomia.

Montagem da Caixa:

 Não colocar barra de gelo;

 As biópsias (pequenos fragmentos de tecidos) deverão estar em frascos universal de tampa branca ou no frasco utilizado pela própria instituição com formol e devidamente etiquetado, este deverá ser embalado em saco cristal, um saco para cada paciente ou um saco para um conjunto de amostras do mesmo paciente e disposto dentro da caixa;  As peças (órgãos) deverão vir no saco de transporte de anatomo, com formol, devidamente lacrado (para que não haja vazamento), identificado e colocados dentro da caixa;

 Para esta caixa é permitido o envio de pedidos médicos dentro da mesma, desde que tenhamos o cuidado de acondicioná-los em sacos plásticos cristal e na lateral interna da caixa;

106

Referências Bibliográficas

Oplustil, CP: Procedimentos Básicos em Microbiologia Clínica, Ed. Saraiva, São Paulo, 2004.

www.anvisa.gov.br – Manual de Microbiologia Clínica para Controle de Infecção em Serviços de

Saúde – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – 2004.

Laboratório Central Hospital das Clínicas FMU – SP.

Fischbach F. Manual de Enfermagem, Exames Laboratoriais e Diagnósticos, 7º edição.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA CLÍNICA/MEDICINALABORATORIAL. Programa para Acreditação de Laboratórios Clínicos – PALC. Norma PALC Versão2007. Disponível em: http://www.sbpc.org.br/upload/conteudo/320070815172544.pdf [21 junho 2009].

Recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/ Medicina laboratorial (SBPC/ML) Coleta e Preparo da Amostra Biológica, Ed. Manole, Barueri, 2013.

Nome e assinatura Função/Setor Data

Elaborado por: Enfa. Mércia Landim Vieira Coord. Pré- Analítica 16/03/2014

Verificado por: Dr. Renato Lacerda Filho Qualidade 23/03/2014

No documento Manual de Treinamento coleta (páginas 104-107)

Documentos relacionados