• Nenhum resultado encontrado

Atuando na Educação Profissional há mais de 47 anos, em 2014 a FATECIB completou dez anos de atuação também na Educação Superior. O Plano de Desenvolvimento Institucional –PDI referente ao período 2010-2014 foi vivenciado, avaliado ao longo desses cinco anos tendo a IES buscado consolidar a cultura do Ensino Superior, para cumprir com qualidade a missão de “Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para a competitividade da Indústria e o desenvolvimento do Brasil.” Também em 2014 toda a equipe da FATEC IB trabalhou de forma colegiada e estruturou, elaborou e

72

aprovou de forma coletiva e participativa o PDI para o próximo quadriênio 2015 – 2018, tendo como referência os resultados das avaliações realizadas pela CPA.

Em 2014 a unidade FATECIB deu continuidade a implantação do projeto o Instituto SENAI de Tecnologia (IST) , o que certamente tornará a unidade ainda mais adequada para o desenvolvimento de seu corpo discente, docente e a Indústria goiana e brasileira.

a. Cursos

Manter a revisão e atualização dos planos de ensino dos cursos oferecidos pela FATECIB, sendo que para o curso superior reconhecido pelo MEC, continuar com estudos de implantar a metodologia de até 20% de carga horária realizada na modalidade EAD (Ensino à Distância), conforme orientação da Gerência de Educação Profissional do Departamento Regional do SENAI de Goiás, tendo como meta também contemplar as orientações do MEC sobre o oferecimento da disciplina de Libras e Afrodescendência. Em 2015 será oferecido aos discentes a título de complementação didático-pedagógica o curso na linguagem de Libras pela modalidade EaD. Também tem objetivo de Aperfeiçoar continuamente o sistema de acompanhamento e avaliação do curso superior e da IES, de acordo com o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). Elevar continuamente o Índice Geral de Cursos (IGC) da IES e o Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial.

Ampliar a Implantação de programas e projetos que visem a melhoria da qualidade do ensino, de forma articulada com a pesquisa e difusão de conhecimentos e tecnologias. Oferta de novos cursos de graduação tecnológica e de Pós-Graduação conforme previsto no PDI 2015 - 2018. Implementação de programas de apoio didático- pedagógico aos docentes e discentes, buscando atualização continuada no processo de desenvolvimento de pessoas. Implantação de mecanismos de combate à repetência, evasão e retenção de discentes, em módulos e/ou componentes curriculares.

b. Pesquisa

Investir, de forma planejada e eficiente, na qualificação de docentes e técnicos administrativos em programas recomendados pelas agências de fomento e incentivar a implementação de grupos de pesquisa. Estimular o desenvolvimento da produção científica relevante e indutora de tecnologias e sua disseminação para a sociedade contando sempre com o NEP e com o futuro IST.

c. Extensão e Relações Empresariais e Comunitárias

Manter e estabelecer parcerias com instituições/empresas do Estado e da União, para a implementação de projetos socioculturais, de forma articulada com as atividades de ensino e produção científico-tecnológica.

d. Tecnologia e Informação

Investir na formação continuada de docentes e técnicos administrativos através de cursos de especialização, mestrado e doutorado, bem como, incentivar a produção científica e aplicada através da pesquisa. Incentivar a publicação de artigos, livros e outros trabalhos de caráter científico no meio acadêmico da unidade. Promover a realização de eventos de natureza científica, pedagógica e cultural, envolvendo mostras, feiras, seminários, palestras, mini-cursos, consultoria entre outros.

e. Gestão Democrática

Desenvolver mecanismos de integração da comunidade da FATECIB, objetivando a efetivação das políticas de articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Aprimorar o processo de gestão administrativa, por meio de ações voltadas para o fortalecimento da Gestão da Qualidade e a utilização de processos administrativos ágeis, confiáveis e sistêmicos. Implantação de sistema de planejamento e orçamento participativo. Constituição de fóruns permanentes de discussões das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão e também viabilização do Programa de Modernização e Informatização Administrativa. Articulação com os Conselhos Técnico Consultivo e Técnico Pedagógico, Pesquisa e Extensão.

73

f. Formação Docente e Técnico-administrativa

Estimular a formação docente e de técnico-administrativos com a efetivação de políticas que assegurem a capacitação em nível de ensino superior e de pós-graduação, que favoreçam a formação continuada e o desenvolvimento do servidor , mediante processos de avaliação consistentes, que estabeleçam possibilidades de ganhos adicionais, em função de uma melhor qualificação.

g. Comunicação e Marketing

Ampliação de mecanismos que aprimorem a qualidade dos serviços de comunicação e marketing, para a divulgação interna e externa das atividades de ensino, pesquisa e extensão e de eventos culturais, artísticos e esportivos.

h. Informatização

Ampliar a rede interna e implantar sistemas informatizados que ofereçam indicadores administrativo-operacionais e acadêmicos, facilitando e agilizando o processo de gestão administrativa e acadêmica da unidade.

i. Infra-Estrutura

Revitalizar a infra-estrutura física e material para atender às políticas de articulação entre ensino, pesquisa e extensão contando com a ampliação dos laboratórios e criação de KIT`s didáticos móveis, reforma , ampliação e modernização da área de eletromecânica, automação Industrial e vestuário com estruturação de salas e aquisição de equipamentos de última geração. Inauguração do bloco para implantação do IST e da Biblioteca.

j. Financeira

Aumentar a sustentabilidade financeira da FATECIB. Alcançar menor índice de inadimplência do valor total da receita de serviços.

No que diz respeito aos resultados dessa pesquisa de auto-avaliação, cabe ressaltar que mesmo com as medidas adotadas pela FATEC SENAI Ítalo Bologna no sentido de melhorar os pontos identificados como frágeis na Avaliação Institucional realizada em 2014, pode-se verificar, pelos resultados da Avaliação de 2014, que ainda existem colocações, por parte da comunidade acadêmica, solicitando adequações que levem a melhoria constante dos serviços prestados pela IES. Cabe destacar que ações continuam sendo implementadas na FATEC IB a fim de melhorar o processo ensino-aprendizagem e de gestão educacional e administrativa da Instituição.

Neste contexto, podem ser citadas melhorias na estrutura física, adaptação de ambientes e laboratórios como a construção do IST com montagem de laboratórios de última geração, construção de ampla e moderna biblioteca, uma sala para equipe de supervisão e coordenação de cursos, modernização da Secretaria e ária administrativa entre outros.

Com relação à comunicação interna, a FATEC IB incentivou a organização dos murais internos da Faculdade, enfatizou a utilização do Portal do aluno o que facilita e agiliza a informação da situação acadêmica do aluno e a rotina de realização de reuniões entre a coordenação técnica com a equipe de docentes mensalmente, o que facilita a Gestão.

Em janeiro e julho de 2014, foram oferecidos a todos os docentes da FATEC IB treinamentos técnicos didáticos pedagógicos, com enfoque no planejamento de ensino e na metodologia de formação por competências assim como foi viabilizado a docentes e funcionários técnico administrativos oportunidade de realizar cursos ou participar de eventos para promover seu crescimento profissional.

Todas as ações desenvolvidas são monitoradas, ampliadas e concluídas. Adicionalmente outras deverão ser implementadas, a fim de se obter melhorias efetivas e constantes e cumprir assim, os objetivos de uma Avaliação Institucional.

Diante dos resultados observados, faz-se importante apresentar uma lista de sugestões extraída das pesquisas realizadas com a comunidade acadêmica conforme se segue:

74

 Cobrar maior pontualidade e assiduidade dos discentes às aulas;

 Expor os conteúdos com clareza, destacando aspectos importantes do componente curricular desenvolvendo aulas expositivas, participativas e demonstrativas com utilização de material diversificado: Livros-texto, manuais, apostilas, resumos, artigos e periódicos especializados;

 Estabelecer relação dos conteúdos do elemento curricular com as aplicações práticas da profissão ou conteúdos dos demais componentes curriculares mantendo um relacionamento positivo com os alunos, mostrando-se disponível para atendê-los;

 Nos diversos componentes curriculares incluir exercícios e trabalhos práticos de laboratório. Estimular a prática da leitura e da pesquisa;

 Analisar com os alunos os resultados das avaliações e esclarecer dúvidas.

Cabe à FATEC SENAI Ítalo Bologna:

 Fortalecer a pesquisa e a extensão;

 Dar continuidade à melhoria e eficiência do sistema de comunicação interna e externa;

 Continuar melhoria dos serviços prestados por terceiros e neste caso refere-se à lanchonete;

 Continuar a melhorar e ampliar o Acervo Bibliográfico;

 Melhoria da infra-estrutura física em geral;

 Continuar a melhoria dos serviços do NADE e NEPE.

Cabe aos Discentes da FATEC SENAI Ítalo Bologna:

 Cada vez mais melhorar suas participações em eventos de caráter científico - Olimpíada do Conhecimento, Congressos, Encontros, Visitas-Técnicas, entre outros;

 Aprimorar participações nas atividades de responsabilidade social desenvolvidas pela FATECIB;

 Ampliar participações nos cursos de extensão (aperfeiçoamento) ofertados na FATECIB;

 Melhorar suas assiduidade e pontualidade.

Documentos relacionados