• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 5 – Gêneros midiáticos da esfera de divulgação científica em

5.4 Análise da coleção Português nos dias de hoje

Imagem 17: Capa dos 4 volumes de livros didático de língua portuguesa da coleção Português nos dias de hoje

21

Vale ressaltar que segundo Pereira (2012) com a aprovação da lei 10.639/10 (que tornou obrigatório o estudo de história e cultura africana e afro-brasileira no ensino fundamental e médio), se verifica uma correspondência prática da indústria editorial do Brasil, ou seja, no que concerne ao material didático escolar, já se encontram livros abordando o tema das relações étnico-raciais e das cultura africana e afro-brasileira, no Brasil, de acordo com a referida lei.

107 Fonte: Faraco, Carlos Emílio. Moura, Francisco Marto de. Português nos dias de hoje. São

Paulo: Leya, 2012.

A coleção Português nos dias de hoje, dos autores Carlos Emílio Faraco e Francisco Marto de Moura (2012), é destinada aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Na 8ª posição com 390.249 exemplares distribuídos, os livros estão organizados por projetos, que segundo os próprios autores:

Cada projeto propõe uma maneira de fazer circular por uma comunidade (sua classe, as demais turmas da escola ou mesmo a comunidade toda; amigos, parentes...) os textos que vocês produzirão ao longo das três unidades de estudo que compõem o projeto em questão. A seção Para começo de conversa... representa o ponto de partida para essa produção: vai dar a você uma ideia do que será trabalhado nas unidades e no projeto em si. (FARACO & MOURA, p.4)

Cada projeto é composto por três unidades, que sempre começam com estudos e análises de diferentes textos, de livros, revistas, sites, jornais etc. Desse modo, é evidente a importância do trabalho com os mais diversos gêneros discursivos, pois é através deles que acontecem as práticas humanas comunicativas e, além disso, os gêneros refletem as mudanças sociais. Se antes a carta era um meio de comunicação eficaz, com o advento das tecnologias, o e-mail, as redes sociais, entre outros, revolucionaram a comunicação humana.

Nesse sentido, a escola precisa acompanhar as mudanças sociais e promover o trabalho com uma diversidade de gêneros discursivos, aprimorando os conhecimentos que os alunos já possuem através das suas vivências em sociedade, podendo desenvolver uma leitura crítica para uma participação efetiva nas mais variadas esferas de atividade humana.

Além da leitura principal, o livro apresenta as seções Texto 2, Texto 3... cuja proposta consiste na comparação de uma nova leitura com a primeira. Essa estratégia assemelha-se ao volume do 9º ano da coleção Português uma língua brasileira e, mais uma vez, consideramos que essa proposta aprofunda e desenvolve as habilidades de leitura de outros gêneros da mesma esfera de atividade, marcando uma progressão no processo de ensino-aprendizagem. Outras seções fazem relação com a leitura da unidade, são elas: Para entender o texto e As palavras no contexto, que ajudam o aluno a compreender

108 melhor a leitura e a ampliar sua habilidade de leitor. Além dessas seções, ainda encontramos a Gramática textual, que promove a análise da estrutura

dos textos lidos.

5.4.1 Português nos dias de hoje – 7º ano

No volume do 7º ano, da coleção Português nos dias de hoje, os gêneros midiáticos da esfera de divulgação científica estão dentro da unidade 7, intitulada O texto de divulgação científica. Ao contrário das outras coleções apresentadas, de imediato apresenta-se o texto a ser lido, o LD não explana o que será aprendido no capítulo, tampouco fornece alguma atividade pré-leitura.

Portanto, cabe ao professor mediar para que os alunos ativem seus conhecimentos prévios e de mundo sobre o assunto, pois acreditamos que para um bom aproveitamento da leitura, as estratégias de pré-leitura e pós leitura são essenciais para o desenvolvimento das capacidades discursivas do aluno, visto que através dessa interação, para além do texto, os alunos são capazes de construir um significado para além da escola.

O texto ―Como se tornar mais ecológico em 30 dias‖, da autora Carolina Costa, foi retirado da Revista Bons Fluídos de 2008. O texto é dividido em 10 itens com sugestões de como se tornar mais ecológico, desde evitar o uso de sacolas plásticas até a não comer carne vermelha.

Após a leitura, encontramos a seção Para entender o texto, composta de perguntas que procuram problematizar o texto lido, auxiliando os alunos a se atentarem em aspectos essenciais para compreensão.

Composta por cinco perguntas (ver item 3, sinopse 5), essa é seção que os alunos são incentivados a relacionarem a leitura do texto com suas vivências e experiências fora dos muros da escola. Todas requerem uma resposta pessoal, isto é, considera-se a experiência do aluno.

Imagem 18: Questionário da seção ―Para entender o texto‖, unidade 7, volume 7º ano, coleção Português nos dias de hoje

109 Fonte: UNIVERSOS LÍNGUA PORTUGUESA. Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; Editor responsável Rogério de Araújo Ramos. – 1ª ed. – São Paulo:

Edições SM, 2012.

Nesse sentido, os objetivos dessas perguntas é tornar o aluno autônomo e desenvolvedor de suas próprias estratégias de leitura, visto que solicita as apreciações pessoais dos alunos, a partir do que eles leram no texto. Além disso, a última questão incentiva a criação de uma composteira na escola com a ajuda do professor de ciências e autorização da direção, conforme imagem a seguir:

Imagem 19: Questão 5 da seção ―Para entender o texto‖, da unidade 7, volume 7º ano, coleção Português nos dias de hoje

Fonte: UNIVERSOS LÍNGUA PORTUGUESA. Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; Editor responsável Rogério de Araújo Ramos. – 1ª ed. – São Paulo:

110 A atividade propõe um projeto interdisciplinar, colocando em prática uma atividade que surgiu a partir do texto lido e que poderá ser desenvolvida colaborativamente com a comunidade escolar, tornando a leitura mais significativa, pois ultrapassa a leitura de codificação para considerar valores sociais.

Na seção As palavras no contexto (ver item 4, sinopse 5), o objetivo principal é compreender significados de palavras ou expressões, coerência e coesão textual, analisar o efeito de determinadas estruturas etc., ou seja, os alunos são levados a refletir sobre certos mecanismos linguísticos e discursivos envolvidos na produção do texto lido.

O LD apresenta um segundo texto, também da esfera de divulgação científica, procurando explicar brevemente sua função:

Imagem 20: apresentação da seção ―Texto 2‖, do volume 7º ano da coleção Vontade de saber português

Fonte: Faraco, Carlos Emílio. Moura, Francisco Marto de. Português nos dias de hoje. São Paulo: Leya, 2012.

O segundo texto, intitulado ―Meninas atrasam menstruação para ficar mais altas‖, foi retirado do caderno Suplemento Saúde do Jornal Folha de S.Paulo, autoria de Iara Biderman.

Após a leitura, o aluno encontra mais sete questões, dessa vez da seção Gramática textual, cujo principal objetivo é fazer com que os alunos reflitam sobre as estruturas lógicas, semânticas e sintáticas da língua, a fim de compreender as estruturas e os gêneros discursivos.

É relevante e significativa essa proposta da coleção de trazer um texto 2, texto 3... da mesma esfera discursiva, nesse caso, a divulgação científica e

111 propor uma comparação, pois os alunos podem evidenciar que apesar de serem textos da mesma esfera, podem possuir características, estruturas, funções distintas. Bakhtin ([1953]2003, p. 284) salienta que:

Cada esfera conhece seus Gêneros, apropriados à sua especificidade, aos quais correspondem determinados estilos. Uma dada função (científica, técnica, ideológica, oficial, cotidiana) e dadas condições, específicas para cada uma das esferas da comunicação verbal, geram um dado gênero, ou seja, um dado tipo de enunciado, relativamente estável do ponto de vista temático, composicional e estilístico.

São aspectos importantes para que os alunos compreendam que a comunicação se dá através desses diferentes gêneros discursivos, possuindo cada qual seu conteúdo temático, composicional e estilo, sejam eles da mesma esfera ou não. Progressivamente, em contato com os diferentes gêneros, os alunos vão adquirir com o tempo habilidades e estratégias de leitura e produção de textos, desenvolvendo-se como um sujeito que reflete seu lugar na sociedade.