• Nenhum resultado encontrado

De acordo com os investigadores que utilizam a abordagem qualitativa, existe um amplo alcance de interconexões de práticas interpretativas, esperando sempre a obtenção de um melhor entendimento da subjetividade. Esse entendimento é realizado de forma diferente por cada prática utilizada. Portanto, existe um frequente compromisso em se utilizar mais do que uma prática interpretativa em qualquer estudo (DENZIN; LINCOLN, 2005). Pesquisas qualitativas, às vezes, são orientadas a ter uma explanação causal dos eventos, mas é mais frequente entender os eventos dentro de uma sequência múltipla, contexto múltiplo e coincidental, mais do que causal. O estudo de caso deve ser visto como um marco para entender o que

está acontecendo através de um esforço de observação intensivo que leva à reflexão. Segundo Gil (1999), a interpretação dos dados tem como objetivo a procura do sentido mais amplo das respostas, o que é feito por meio de relações com conhecimentos anteriores.

Nessa perspectiva, os dados foram obtidos e analisados do ponto de vista do sensemaking organizacional, considerando-se uma situação, vivida por dirigentes e membros de IES, relacionada a uma informação sobre o concorrente e conseqüente tomada de decisão. A partir de um relato institucional sobre como uma informação do concorrente gerou uma nova decisão organizacional, os dados coletados foram comparados e analisados. Os dados resultantes das entrevistas com os dirigentes educacionais e com as pessoas envolvidas na decisão foram comparados entre si no sentido de se verificar quais características do processo de sensemaking poderiam ser identificadas.

Fazendo-se um paralelo entre os quatro estudos de caso, puderam ser estabelecidas similaridades entre os processos pelos quais a informação sobre a concorrência transforma-se em ação ou decisão na instituição. Através da identificação das sete características do processo de sensemaking organizacional empreendeu-se uma comparação para que os estudos pudessem ser interpretados para respondermos à pergunta de pesquisa.

Para auxiliar no processo de interpretação dos dados, foi elaborado um modelo de pesquisa, conforme figura abaixo, que considera o impacto da informação sobre a concorrência: a ocorrência de quebra de fluxo como indicador do processo de criação de significado, as características do processo de sensemaking organizacional (WEICK, 1995, 2001) e a decisão, ou ação organizacional, como resultado do processo e, ainda, indicação de que ocorre posteriormente a retomada do fluxo organizacional(WEICK, 2001; MINTZBERG, 2001).

Figura 08 - Modelo de pesquisa para auxiliar a interpretação dos Resultados Aplicação do pré-teste

Para Malhotra (2001, p. 291), o pré-teste “se refere ao teste de questionário em uma pequena amostra de entrevistados, com o objetivo de identificar e eliminar problemas potenciais”. No caso dessa pesquisa, o pré-teste foi utilizado para aprimorar e eliminar problemas em potencial do roteiro de entrevistas que faz parte do instrumento de coleta de dados e preparar o pesquisador para as entrevistas. O pré-teste foi feito através da realização de entrevistas com quatro dirigentes educacionais. A estratégia utilizada para conseguir a adesão dos entrevistados foi fazer contato com a organização de um curso de MBA em Gestão Universitária ministrado em Belo Horizonte e que atende a gestores educacionais do país inteiro, solicitando um espaço para o contato com voluntários que se dispusessem a participar da pesquisa, pois segundo Malhotra (2001, p. 293) “[...] os entrevistados no pré-teste devem guardar semelhanças com os entrevistados da pesquisa real em termos de características fundamentais, familiaridade com o assunto e atitudes e comportamentos de interesse”.

No decorrer das entrevistas do pré-teste, algumas perguntas eram suprimidas e outras acrescentadas, conforme as respostas dos entrevistados. Em outros momentos, era necessário elaborar a pergunta de outra forma para uma melhor compreensão do entrevistado sobre o que estava sendo perguntado.

Após a realização das entrevistas foi realizada a transcrição de todas as perguntas e respostas das quatro entrevistas. Em seguida, foi elaborado um documento no qual foram agrupadas as perguntas e respostas das quatro entrevistas de acordo com o assunto e registrou-se a análise de acordo com as perguntas, sempre com o objetivo de aprimorar o roteiro de entrevista e a metodologia. Desta forma chegou-se ao roteiro definitivo, conforme consta no APÊNDICE B.

Segundo Malhotra (2001), as respostas obtidas com o pré-teste devem ser codificadas e analisadas com o objetivo de identificar possibilidades de mudanças para aprimorar o instrumento. As perguntas foram analisadas em conjunto, de acordo com o tema, e foi possível verificar quais perguntas atingiram o seu objetivo, quais deveriam ser reformuladas e outras que simplesmente deveriam ser descartadas. Neste sentido, após a transcrição das perguntas e respostas foram feitas considerações gerais em relação ao conteúdo da pergunta, enunciado, sequência da pergunta, e a efetividade do instrumento de coleta de dados, além de considerações específicas em relação a cada pergunta proposta inicialmente no roteiro da entrevista.

8

APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

O material obtido através das entrevistas realizadas com os dirigentes e participantes da decisão organizacional que envolvia a concorrência foi analisado relacionando-se o contexto da instituição de ensino, o uso da informação e a decisão tomada sob o ponto de vista das características do processo de sensemaking organizacional desenvolvido por WEICK (1995). Para tanto, desenvolveu-se a seguinte estrutura de apresentação das entrevistas:

• Apresentação dos entrevistados: indicação dos entrevistados com a função de cada um na instituição de ensino e a participação deles na situação descrita.

• Histórico da instituição: um breve histórico da instituição objetivando descrever as suas principais características e área de atuação.

• Caracterização da situação: descrição da situação de concorrência vivenciada pela instituição de ensino.

• Informação: relato de como a informação chegou até o dirigente, quais sentimentos foram gerados e como ela foi compartilhada e utilizada para construir a tomada de decisão.

• Decisão tomada: descrição da decisão tomada a partir da situação vivenciada, quais atores participaram do processo e, ainda, o que foi levado em consideração.

• Características do processo de sensemaking organizacional identificadas a partir da entrevista: elaboração de uma relação do material com as características do processo de sensemaking organizacional, identificando como aconteceu a produção de sentido no processo concorrencial e quais aspectos da teoria puderam ser observados. Para tanto, procurou-se demonstrar quais das sete características do sensemaking organizacional descritas por Weick (1995, p.17) puderam ser identificadas, considerando as categorias não observadas, observadas parcialmente e

observadas claramente, de acordo com a situação e o registro das entrevistas.

Portanto, esta estrutura que incluirá a apresentação dos entrevistados, o histórico das IES, a caracterização da situação, o uso da informação, a decisão tomada e as características do processo de sensemaking identificadas servirá de base para a análise das entrevistas de todas as instituições pesquisadas – neste estudo nomeadas como A, B, C e D.