• Nenhum resultado encontrado

5.2 ESCALA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

5.2.2 Análise das afirmativas

Após a análise dos resultados obtidos pela aplicação do modelo de Martins (2008), julgou-se importante destacar também, questões pontuais identificadas nas médias obtidas em cada afirmativa da escala de clima organizacional aplicada. Deste modo, buscou-se analisar as melhores e as piores médias das afirmativas em cada um dos cinco fatores baseando-se no Quadro 3 - Médias das afirmativas da escala de clima organizacional apresentado na seção anterior, com o objetivo de apresentar quais as afirmativas denotam que os empregados se mostram mais motivados e quais são as afirmativas que apresentam indicativos de desmotivação dos trabalhadores no ambiente de trabalho.

As afirmativas com a maior e a menor média de cada fator, terão suas respostas ilustradas através dos seus respectivos percentuais em gráficos. Além disso, as afirmativas que ficaram com média abaixo do que é considerado como indicador de clima bom, também serão citadas. É relevante citar principalmente as afirmativas que obtiveram médias abaixo de 4, a fim de demonstrar quais são os pontos a serem melhorados no ambiente de trabalho. O intuito é que o clima seja satisfatório em todos os fatores, estimulando e motivando os trabalhadores, pois, conforme Sorio (2007, p. 36), “a pesquisa de clima é uma forma de mapear o ambiente interno da empresa para assim atacar efetivamente os principais focos de problemas melhorando o ambiente de trabalho”.

No fator ‘apoio da chefia e da organização’ destaca-se que a maioria das afirmativas apresentam médias boas, o que contribuiu para que o fator atingisse média 4,22, a melhor média entre os cinco fatores, indicando assim um clima bom e favorável. A afirmativa que obteve a melhor média neste fator (Média 4,61) foi “Nesta empresa, o chefe ajuda os funcionários a resolver problemas” e encontra-se com os percentuais das respostas representadas no Gráfico 6 a seguir.

Gráfico 6 - Percepção dos respondentes sobre ‘Apoio da chefia e da organização’

Fonte: Elaborado pela autora, 2016.

Como ponto favorável para a organização e para o clima organizacional, 26 trabalhadores (72%) concordam totalmente e outros oito trabalhadores (22%) concordam em partes que seus chefes os ajudam a resolver problemas, demonstrando assim o apoio da chefia e da organização.

Ainda no fator ‘apoio da chefia e da organização’, a afirmativa que obteve a média mais baixa (Média 3,75) “As tarefas que demoram mais para serem realizadas são orientadas até o fim pelo chefe” tem seus percentuais apresentados no Gráfico 7 a seguir.

Gráfico 7 - Percepção dos respondentes sobre ‘Apoio da chefia e da organização’

Fonte: Elaborada pela autora, 2016.

Discordo em partes 6% (2) Concordo em partes 22% (8) Concordo Totalmente 72% (26) Discordo Totalmente 3% (1) Discordo em partes 11% (4) Nem discordo nem concordo 8% (3) Concordo em partes 64% (23) Concordo Totalmente 14% (5)

A afirmativa acima apresenta o maior descontentamento entre os trabalhadores no fator ‘apoio da chefia e da organização’, a qual é representado por cinco dos trabalhadores, ou seja 14 % das respostas que discordam totalmente ou em partes. Se comparado com as demais afirmativas, percebe-se relevante descontentamento, portanto deduz-se que o chefe não acompanha os trabalhadores na execução de tarefas mais longas até o fim.

Assim, como a afirmativa apresentada no Gráfico acima, as afirmativas “As mudanças nesta empresa são planejadas”, “As sugestões feitas pelo funcionário no seu trabalho são aceitas pela empresa”, “Nesta empresa, os funcionários têm participação nas mudanças”, “A empresa aceita novas formas de o funcionário realizar suas tarefas” e “Os conflitos que acontecem no meu trabalho são resolvidos pelo próprio grupo” apresentaram médias abaixo de 4, o que indica desmotivação de parte dos trabalhadores a respeito das mudanças realizadas na organização e sobre o envolvimento e participação deles nessas mudanças.

O segundo fator avaliado foi o fator ‘recompensa’, o qual obteve média de 3,81, ou seja, está com média abaixo do que seria classificado como um clima bom e favorável, mas também não está com média abaixo de 2,9 que seria indicativo de clima ruim e desfavorável. Sua média está bem próxima de 4, e por esse motivo é interessante verificar as afirmativas que obtiveram as médias mais baixas, pois estes aspectos precisarão ser melhorados.

A afirmativa “Esta empresa se preocupa com a saúde de seus funcionários” obteve a maior média do fator ‘recompensa’ (Média 4,28), pois conforme o Gráfico 8, são 83% dos respondentes que concordam totalmente ou em partes.

Gráfico 8 - Percepção dos respondentes sobre ‘Recompensa’

Fonte: Elaborado pela autora, 2016. Discordo Totalmente 3% (1) Discordo em partes 8% (3) Nem discordo nem concordo 6% (2) Concordo em partes 25% (9) Concordo Totalmente 58% (21)

Conforme o Gráfico 8, 30 trabalhadores acreditam que a cooperativa se preocupa com a saúde dos trabalhadores, o que é muito importante.

Ainda sobre o mesmo fator, podem-se observar no Gráfico 9, as respostas da afirmativa “Quando os funcionários desempenham bem o seu trabalho, eles são recompensados “que atingiu a média mais baixa do fator (Média 3,50).

Gráfico 9 - Percepção dos respondentes sobre ‘Recompensa’

Fonte: Elaborado pela autora, 2016.

Ao serem questionados sobre “Quando os funcionários desempenham bem o seu trabalho, eles são recompensados” observa-se que a maioria concorda totalmente ou em partes (58%, 21 respondentes), porém parte expressiva dos respondentes discordou totalmente ou em partes (25%, ou seja 9 respondentes), demonstrando descontentamento de parte dos trabalhadores sobre as recompensas oferecidas pela organização aos trabalhadores.

As afirmativas “Os funcionários realizam suas tarefas com dedicação e boa vontade”, “O trabalho bem feito é recompensado”, “O salário que os funcionários recebem depende das tarefas que eles fazem”, “A empresa valoriza o esforço dos funcionários”, “As recompensas que você recebe estão dentro das suas expectativas”, “O salário que os funcionários recebem influencia na realização de suas tarefas”, “A produtividade do empregado tem influência no seu salário” e “A qualidade do trabalho tem influência no salário do empregado” contribuíram para que o fator recompensa obtivesse média abaixo de 4, estas reforçam o descontentamento e a desmotivação de parte dos trabalhadores sobre as recompensas oferecidas pela organização.

Sobre o fator conforto físico, terceiro fator analisado na escala de clima organizacional aplicada no supermercado da cooperativa em estudo, atingiu-se média 4,17, o que indica clima

Discordo Totalmente 6% (2) Discordo em partes 19% (7) Nem discordo nem concordo 17% (6) Concordo em partes 36% (13) Concordo Totalmente 22% (8)

bom e favorável. A afirmativa: “os funcionários desta empresa têm equipamentos necessários para realizar suas tarefas”, que obteve média 4,67 neste fator, a melhor média do fator conforto físico é também a melhor média das 63 afirmativas que compõem a escala de clima organizacional aplicada aos trabalhadores. A afirmativa tem seus percentuais de respostas representados no Gráfico 10 abaixo.

Gráfico 10 - Percepção dos respondentes sobre ‘Conforto físico’

Fonte: Elaborado pela autora, 2016.

O gráfico demonstra que 94% dos trabalhadores (36 respondentes) concordam totalmente ou em partes sobre a disponibilidade de equipamentos necessários para desenvolverem suas tarefas.

Observou-se ainda neste fator que a afirmativa “O ambiente físico de trabalho tem boa ventilação” obteve a média 3,11, a menor deste fator, bem como a menor média da escala de clima organizacional aplicada neste estudo. No Gráfico 11 a seguir estão ilustrados os percentuais que representam as respostas dos trabalhadores sobre essa afirmativa.

Discordo em partes 3% (1) Nem discordo nem concordo 3% (1) Concordo em partes 19% (7) Concordo Totalmente 75% (27)

Gráfico 11 - Percepção dos respondentes sobre ‘Conforto físico’

Fonte: Elaborado pela autora, 2016.

Nesta afirmativa, 36% dos respondentes (13 trabalhadores) discordaram totalmente ou em partes quando questionados sobre a boa ventilação no ambiente de trabalho. É a afirmativa que demonstrou maior desmotivação por parte dos trabalhadores. As afirmativas “O ambiente de trabalho atende às necessidades físicas e psicológicas do trabalhador” e “Nesta empresa, a postura física dos empregados é adequada para evitar danos à saúde” também apresentaram médias abaixo de 4.

O quarto fator analisado referente ao controle e pressão exercido pela chefia e pela organização sobre os trabalhadores é o único fator que indica clima ruim ou desfavorável, pois conforme já foi explicado, este fator é o único em que a média acima de 4 representa o inverso do que representa nos demais fatores. No presente estudo, o fator controle e pressão atingiu média 4, o que significa que indica um clima ruim ou desfavorável para este fator. As maiores e neste caso as piores médias deste fator foram identificadas nas afirmativas: “Esta empresa exige que as tarefas sejam feitas dentro do prazo previsto”, “Os horários dos funcionários são cobrados com rigor”, “A frequência dos funcionários é controlada com rigor por esta empresa” e “Nesta empresa existe uma fiscalização permanente do chefe”. Essas afirmativas ficaram com médias acima de 4, indicando clima organizacional ruim ou desfavorável. No Gráfico 12 a seguir apresenta-se uma das maiores médias obtidas neste fator (Média 4,50), referente afirmativa “Esta empresa exige que as tarefas sejam feitas dentro do prazo previsto”.

Discordo Totalmente 22% (8) Discordo em partes 14% (5) Nem discordo nem concordo 8% (3) Concordo em partes 42% (15) Concordo Totalmente 14% (5)

Gráfico 12 - Percepção dos respondentes sobre ‘Controle e pressão’

Fonte: Elaborado pela autora, 2016.

Observa-se que 92% das respostas confirmaram que a organização exige que as tarefas sejam feitas dentro do prazo previsto, enfatizando a pressão e o controle exercido sobre os trabalhadores no supermercado da cooperativa em estudo. Somente 8% das respostas dos trabalhadores foram referentes à opção não concordo e nem discordo.

Sobre as menores e melhores médias do fator ‘controle e pressão’, neste caso as que se encontram mais próximas de 2,9, o que indicaria um clima bom, apresenta-se no Gráfico 13 os percentuais que representam as respostas da afirmativa “Nesta empresa, o chefe pressiona o tempo todo”. Esta afirmativa obteve a menor e melhor média no fator controle e pressão.

Gráfico 13 - Percepção dos respondentes sobre ‘Controle e pressão’

Fonte: Elaborado pela autora, 2016.

Nem discordo nem concordo 8% (3) Concordo em partes 34% (12) Concordo Totalmente 58% (21) Discordo Totalmente 11% (4) Discordo em partes 17% (6) Nem discordo nem concordo 17% (6) Concordo em partes 30% (11) Concordo Totalmente 25% (9)

O gráfico demonstra o equilíbrio entre as respostas dos trabalhadores referente ao questionamento sobre o chefe, se ele pressiona o tempo todo ou não. Observa-se, que 28% dos respondentes discordam totalmente ou em partes e 17% deles nem concordam nem discordam da afirmativa. Esta afirmativa é a que obteve menor média (Média 3,42) do fator ‘controle e pressão’, mas de modo positivo, a média indica que uma parte relevante considera que o chefe não pressiona o tempo todo o que é bom para o clima organizacional, porém essa parte não representa a maioria dos trabalhadores, pois como está representado no Gráfico 13, mais da metade dos respondentes concordam totalmente ou em partes que de fato o chefe pressiona o tempo todo.

No último fator avaliado, ‘coesão entre colegas’, verificou-se um clima bom e favorável, já que o fator atingiu média 4,07. A afirmativa que se obteve a melhor média neste fator foi “Na empresa, os funcionários recebem bem um novo colega”, com média 4,67, que juntamente com a afirmativa 35 citada anteriormente, atingiu a melhor média da escala de clima organizacional do presente estudo. Apresenta-se a seguir, no Gráfico 14, os percentuais das respostas desta afirmativa.

Gráfico 14 - Percepção dos respondentes sobre ‘Coesão entre colegas’

Fonte: Elaborado pela autora, 2016.

Conforme está representado acima, 100% dos respondentes concordam totalmente ou em partes com a afirmativa, o que indica que no supermercado da cooperativa em estudo os trabalhadores recebem bem um novo colega de trabalho. Esta afirmativa aliada à média atingida pelo fator coesão entre colegas reafirma o que Lacombe (2005) defende: que partir da admissão de um trabalhador em uma organização, ele precisa ajustar seu comportamento aos valores,

Concordo em partes 33% (12) Concordo Totalmente 67% (24)

políticas e normas em vigor na organização. Quanto maior esse ajustamento das necessidades e valores pessoais com os das organizações, maior será a motivação, e consequentemente, tende a ser melhor o clima organizacional. Nesse sentido receber bem um colega novo no ambiente de trabalho contribui muito para o seu processo de socialização na organização.

A afirmativa com a menor média neste fator é “Os funcionários se sentem à vontade para contar seus problemas pessoais para alguns colegas”, com média 3,58. Os percentuais das respostas são apresentados no Gráfico 15 a seguir.

Gráfico 15 - Percepção dos respondentes sobre ‘Coesão entre colegas’

Fonte: Elaborado pela autora, 2016.

Conforme o Gráfico, 19 % das respostas (sete respondentes) indicam que parte dos trabalhadores não se sente à vontade para contar dos seus problemas pessoais para alguns colegas. Este percentual demostra que a média está um pouco abaixo da média atingida pelo fator ‘coesão entre colegas’, o que não indica um clima ruim e sim, requer uma atenção maior nesse sentido. As afirmativas “As relações entre as pessoas da empresa são de amizade”, “O funcionário que comete um erro é ajudado pelos colegas de trabalho” e “Aqui nessa empresa, existe cooperação entre os colegas” também apresentaram médias abaixo de 4 neste fator.

A partir das análises realizadas sobre as afirmativas da escala de clima organizacional, principalmente das que obtiveram a melhor média e as com a menor média do fator, inclusive as que ficaram abaixo da média que considera a afirmativa como indicador de clima organizacional positivo e favorável, percebe-se que várias afirmativas necessitam de um acompanhamento por parte da organização, a fim de que possam estar alinhadas às demais afirmativas que apontam para um clima organizacional bom e favorável de modo geral.

Discordo Totalmente 11% (4) Discordo em partes 8% (3) Nem discordo nem concordo 11% (4) Concordo em partes 50% (18) Concordo Totalmente 20% (7)

Conforme Lacombe (2005, p. 236) “o clima organizacional reflete a qualidade do ambiente de trabalho percebida pelas pessoas da empresa”. Deste modo, com exceção do fator que avaliou o controle e pressão exercidos pela organização sobre os trabalhadores, percebe-se que pequenos ajustes e melhorias precisam ser realizadas pela organização para atingir a motivação total dos trabalhadores. Já o fator ‘controle e pressão’ merece uma atenção redobrada para que seja possível contemplar a satisfação dos trabalhadores, porque conforme já apresentado, este é o único fator que indica um clima organizacional ruim e desfavorável.

Após esta análise detalhada das afirmativas, a seguir apresenta-se uma breve comparação entre os elementos de caracterização dos trabalhadores do supermercado com as médias alcançadas em cada fator.

Documentos relacionados