• Nenhum resultado encontrado

4 Procedimento Metodológico

4.6 Análise de Dados

Esta seção destina-se a apresentar qual foi a intenção prevista para analisar os dados coletados através do uso do sistema AVALANCHE e pelo questionário de avaliação do sistema.

4.6.1 Análise dos Dados de Uso do AVALANCHE

A análise dos dados coletados através do uso do AVALANCHE foi realizada com três propósitos: apurar se os dados foram preenchidos corretamente, um bom indicador da facilidade de uso do instrumento; extrair conclusões sobre o resultado coletivo analisando o gráfico de radar da média de todos os respondentes; e identificar lacunas de competências, associando a resultados fora da faixa de tolerância ou que apresentem um valor alto de dispersão nas respostas.

Dados preenchidos corretamente são bons indicadores de que um sistema foi utilizado corretamente e que as dúvidas, se existirem, não são críticas ao ponto de impedirem a realização do processo de avaliação. Tais dados são também uma boa fonte para confirmação das respostas sobre facilidade de uso aplicadas no questionário de avaliação do sistema.

O gráfico de radar apresenta a mesma distribuição cartesiana do AVC e nele pode-se observar as médias resultantes para cada papel e a mancha gráfica resultante da interligação destes pontos, figura 42. A distribuição desta mancha sobre os quadrantes do gráfico ilustra o perfil e a tendência de estilo gerencial. A análise de cada ponto ilustra pontos fortes e fracos. Pontos fortes estão dentro da faixa de tolerância10 e os pontos fracos estão tanto abaixo (déficit) quanto acima (exacerbação) da tolerância e indicam as possíveis lacunas a serem observadas. Estes valores são resultantes do cálculo da média dos escores atribuídos a três frases contendo descrições de comportamento para cada papel.

Além das quatro manchas apresentadas na seção 3.6 relativas aos estágios do ciclo de vida das organizações, outras manchas retratando perfis eficazes e ineficazes são encontradas na literatura (QUINN, 1988). A figura 29 exibe quatro manchas correspondentes a perfis eficazes.

A identificação de lacunas de competência é um forte indício do atual estágio de evolução do ciclo de vida da organização e de qual seria a possível próxima crise e em decorrência apontar para as necessidades futuras de desenvolvimento gerencial.

Para a análise coletiva, dados médios de um grupo ou de toda a organização, a mancha pode tender a uma medida central, característica do cálculo da média, dificultando a identificação de possíveis lacunas. Para contornar este problema uma mancha adicional foi inserida, contendo como medida de dispersão o cálculo do desvio padrão para cada papel, de sorte que seja possível identificar valores na média, porém com respostas díspares. Tal situação, se existir, indicaria que não há uniformidade de percepção a respeito do papel em questão.

Os resultados das avaliações individuais foram avaliados pelos envolvidos como pertinentes, porém por compromisso de confidencialidade, requisito do próprio AVALANCHE, e por se distanciar dos objetivos desta dissertação, estes não serão apresentados e sim os resultados agregados contendo a média de todas as avaliações.

Flexibilidade INOVADOR NEGOCIADOR Externo PRODUTOR DIRETOR Controle COORDENADOR MONITOR Interno FACILITADOR MENTOR Flexibilidade INOVADOR NEGOCIADOR Externo PRODUTOR DIRETOR Controle COORDENADOR MONITOR Interno FACILITADOR MENTOR Flexibilidade INOVADOR NEGOCIADOR Externo PRODUTOR DIRETOR Controle COORDENADOR MONITOR Interno FACILITADOR MENTOR Flexibilidade INOVADOR NEGOCIADOR Externo PRODUTOR DIRETOR Controle COORDENADOR MONITOR Interno FACILITADOR MENTOR

Figura 29 – Exemplos de perfis eficazes Fonte: adaptado de Quinn (1988).

4.6.2 Análise dos Dados sobre o Uso do AVALANCHE

A análise principal dar-se-á sobre o constructo usabilidade do sistema informatizado. Este será visto mediante combinação de três dimensões, também constructos, utilizadas na análise do AVALANCHE: facilidade de uso, conteúdo e processo de avaliação. Todos objetivados por indicadores referidos como questões (ou variáveis) referem-se qualidade percebida, ao conteúdo dos relatórios de feedback produzidos pelo sistema e à clareza do processo de avaliação de competências apoiado pelo sistema instalado na web. O questionário utilizado encontra-se no apêndice F3.

As respostas às perguntas de caráter fechado foram analisadas através de estatística básica: média e desvio padrão. Os três primeiros blocos do questionário correspondem aos três constructos mencionados e há um gráfico de barras para cada um mostrando a média e um intervalo de dispersão representado pelo desvio padrão (VORA, 1998; COURAGE;

BAXTER, 2005). Em que pese a opção por medição no nível de constructo, visando-se a análise fatorial por componentes principais, o baixo nível de adesão dos respondentes (de 66 convidados, apenas 12 responderam), fez que a análise fosse conduzida muito mais observando os fatores que os constructos. Esta foi uma limitação involuntária da pesquisa.

Já o tratamento as questões abertas complementares às questões fechadas se deu mediante codificação utilizando análise de conteúdo referencial (COOPER; SCHINDLER, 2003). As demais questões, em função da escassez de respostas, exigiram um nível mais abstrato e inferencial de tratamento, e para tanto foi utilizada a análise de conteúdo temática.

O texto contendo as respostas complementares à questão da confiança no sistema e no processo, foi codificado buscando-se referências ao objeto gerador de confiança ou de desconfiança. Já nas respostas sobre as vantagens e desvantagens do processo informatizado versus procedimento manual, o uso da análise de conteúdo temática buscou identificar temas principais citados livremente, contando e agrupando em torno de significados comuns e respostas similares ao mesmo tema. O total de temas contados foi apresentado em gráficos de setor.

O uso de questões abertas é importante para descobrir impressões percebidas pelos respondentes sem induzir escolhas, limitar opções pré-selecionadas, forçar ou restringir respostas por conta do formato. Codificar as respostas exige mais trabalho, porém permite a descoberta de temas e significados não previstos à priori e protege o conteúdo uma possível percepção seletiva por parte do pesquisador (COOPER; SCHINDLER, 2003).

Para a tarefa de análise, nos casos em que as respostas às questões fechadas isoladamente não foram suficientes para se chagar a uma conclusão ou os resultados se mostraram ambíguos recorreu-se a uma análise bivariada, confrontando indicadores específicos, a cata de correlações.