• Nenhum resultado encontrado

3. Metodologia de Investigação

3.1. Procedimentos Teóricos e Metodológicos da Investigação

3.1.5. Análise de Dados

3.1.5.1. Análise Documental

A nossa análise dos documentos direccionou-se para documentos: legislativos, do Agrupamento e da IGE. Numa primeira fase analisámos a legislação relativa à temática das escolas e da sua avaliação (Anexo 4). Analisámos cuidadosamente cada um dos documentos deste Agrupamento de Escolas e resolvemos fazer uma abordagem integral do PEA pela sua pertinência e interesse geral, daí a análise cuidadosa de todos os seus capítulos. Deste modo considerámos no Capítulo II da sua caracterização, a sua resenha histórica quer da freguesia, quer do meio envolvente quer ainda da caracterização de cada uma das três escolas. No Capítulo III da organização das escolas e respectivas comunidades, a análise dirigiu-se para cada uma das escolas deste Agrupamento em termos de instalações, corpo docente, corpo não docente e recursos das escolas.

No Capítulo IV dos princípios orientadores, tivemos muito cuidado nesta análise pois estão contemplados os seis princípios orientadores deste Agrupamento: inclusão, integração, cidadania e participação democrática do saber, promoção do desporto e educação para a saúde e qualidade educativa. Quanto ao Capítulo V dos problemas do Agrupamento e a sua sustentação, estão contemplados cinco problemas: insucesso, articulação entre escolas e ciclos, degradação de alguns espaços e materiais, relação entre a escola/família e ainda a deficiente ou inexistente formação de docentes ao nível da TLEBS, disciplina, estratégias leitoras e das TIC. A este propósito elaborámos um quadro com estas soluções (Quadro 1), que serão determinantes mais adiante. No Capítulo VI dos objectivos específicos: soluções, são apresentadas as estratégias a adoptar para cada um dos problemas referidos anteriormente. O Capítulo VII da avaliação do PEA, onde é apresentada a equipa de avaliação do Projecto. São também apresentadas as competências desta equipa e os momentos de avaliação inicial e final do PEA. Por último no Capítulo VIII dos instrumentos de suporte, foram considerados o RIA e o PCA (Quadro 1).

Quanto ao RIA analisámos com pormenor alguns dos seus capítulos. Capítulo I Artigo 1º, onde se caracteriza o Agrupamento e o Artigo 3º, onde são apresentados os princípios orientadores do Agrupamento. No Capítulo II de administração e gestão do agrupamento, considerámos a Secção I, relativa à AAE, a Secção II, referente à Direcção Executiva (DE) e a Secção III, correspondente ao CP. Relativamente ao PCA demos maior destaque à análise do seu Capítulo VII de avaliação do PCA, onde estão apresentados os instrumentos de avaliação, a comissão de acompanhamento de avaliação deste projecto e os parâmetros de avaliação.

Para além do PEA, do RIA e do PCA também analisámos os documentos relativos à candidatura e caracterização do Agrupamento necessários para o processo de avaliação externa. No documento enviado à IGE, antes da visita dos inspectores ao Agrupamento, destacamos a caracterização do Agrupamento Vertical de Escolas, abrangendo as diferentes escolas, as ideias chave apresentadas e relativas ao espaço físico/instalações, recursos financeiros, PEA, os cinco problemas do Agrupamento, os clubes e actividades desenvolvidas, a sua organização e gestão, os procedimentos de auto-avaliação institucional, a ligação à comunidade, à autarquia, às instituições locais, os resultados obtidos de 2005/2007 relativos à indisciplina, os resultados obtidos desde 2003/2007, relativos à eficácia e eficiência.

Por fim, na análise dos documentos do Agrupamento, analisámos também a constituição dos painéis formados para os dias das visitas dos inspectores ao Agrupamento, ocorridas em três dias de Novembro de 2007 e relativos aos painéis: painel do CE, painel dos coordenadores de unidades educativas, painel de DT e coordenadores de DT, painel com os representantes dos APEE e dos pais das turmas e grupo, painel com o CP, painel da AAE, painel com o PAAE e com o PADM, painel com os alunos e delegados de turma e o painel de docentes sem cargos desde o 5º até ao 9º ano. Para este último painel foram escolhidos os docentes por sorteio, de acordo com uma lista elaborada pelo CE, também no painel dos DT e coordenadores de DT, estiveram representados os DT sorteados do 6º ano para o 2º ciclo e do 9º ano para o 3º ciclo.

Quadro 1

Soluções para os problemas detectados no Agrupamento e definidos no PEA-2006/2008

Insucesso Articulação entre escolas e ciclos

Degradação/Inadequação de Alguns Espaços e Materiais

Relação entre o Agrupamento e a Familia

Deficiente ou Inexistente Formação de Docentes ao Nível da TLEBS, Disciplina, Estratégias Leitoras e

das Tic

Promover a Pedagogia Diferenciada.

Realizar, no 1º ciclo, reuniões de coordenação de ano.

Implicar a Autarquia e a Junta de Freguesia na realização das obras.

Promover a criação de uma Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento.

Realização/frequência dos docentes em acções de formação nas seguintes áreas: TLEBS, (in)disciplina, estratégias leitoras, TIC. Valorizar os interesses culturais e

pessoais dos alunos assumindo a multiculturalidade dos grupos em presença.

Programar, implementar e avaliar conjuntamente actividades entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo.

Reordenar alguns espaços na EB2,3, por forma a que a escola possa cumprir melhor o seu objectivo de melhorar as

condições da vida da comunidade escolar.

Envolver os Pais e Encarregados de Educação na vida escolar.

Gerir os conflitos da turma. Programar, implementar e avaliar conjuntamente actividades ao nível do 1º ciclo, envolvendo os professores titulares das turmas e os professores das actividades de enriquecimento curricular.

Gerir adequadamente os

materiais/espaços entre as escolas do Agrupamento.

Nos órgãos onde a sua participação é exigida por Lei: Assembleia e Conselho Pedagógico do Agrupamento.

Promover a diversificação de ofertas escolares, nomeadamente ao nível da criação de Percursos Curriculares Alternativos e da Gestão Flexível dos Currículos.

Potenciar a dinâmica dos departamentos curriculares.

Envolver as colectividades, clubes e associações, neste processo.

Na criação de um grupo de trabalho de professores e elementos da Associação de Pais e Encarregados de Educação, para organizar actividades de carácter lúdico e cultural, durante o ano lectivo. Promover a articulação entre

ciclos e anos de escolaridade.

Análise e gestão de programas , quer a nível horizontal, quer a nível vertical.

Promover intervenções que tenham como finalidade a humanização dos espaços internos e externos das escolas.

Promover o associativismo entre os alunos com a criação de uma Associação de Estudantes do Agrupamento.