• Nenhum resultado encontrado

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.2 ANÁLISE DE JOGOS e APLICAÇÕES

Agora, logo abaixo percebe-se algumas figuras de games e à primeira vista será mostrada telas de MMORPG, como a Figura 2, pois esse estilo de games são mais famosos e posteriormente algumas reflexões sobre cada uma delas, conciliando- as com as estratégias citadas anteriormente por Martins (2015).

Figura 2 - Jogo Black Desert (Jogabilidade).

Fonte: Madan (2018).

Na interface deste game MMORPG, nota-se que no lado direito envolvido por um círculo amarelo o jogo dispõe de missões, essas missões podem ser diretamente ligadas a história principal ou missões secundárias, geralmente essa diferenciação é feita por cores, como missões principais em amarelo ou vermelho e as demais missões de eventos, eventos dinâmicos e quests secundárias, já as quests diárias tem a presença de algum símbolo e em alguns jogos podem ter a cor verde.

No lado esquerdo envolvido por um pequeno círculo se encontra o nível principal do personagem, é este nível que pode rotular o personagem na maioria dos casos como fraco, mediano ou forte e o quanto esse personagem avançou no game. Vários jogos do gênero MMORPG tem diversos tipos de níveis diferentes, como, nível geral do personagem, nível de pescaria, nível de costura, nível de ferreiro, nível de culinária e nível de alquimia.

Cada nível desse é responsável pela maestria em fabricar algum tipo de item para consumo próprio ou para venda no mercado. Pescaria é para obter mais peixes raros, culinária é para conseguir fabricar comidas que dão bônus de status e resistências a certos tipos de dano, costura é para a fabricação de roupas, seja cosmética ou roupas para bônus de status, ferreiro para fabricação de armaduras e roupas para combate e armas e por fim, alquimia para a fabricação de poções para recuperação de HP (Healt Points) ou MP (Magic Points).

O jogo observado na Figura 3 possui o mesmo tipo de característica do anterior. Entretanto, dessa vez no lado esquerdo este jogo apresenta status de outros jogadores que estão em grupo assim, jogadores em tempo real conseguem jogar juntos para conseguir mais XP e itens em menor quantidade de tempo e com menos esforço.

Foi selecionado um game com características simples e telas simples, de fácil compreensão que vão direto ao ponto com relação as suas funcionalidades, além disso para melhor entendimento foi selecionado apenas um game pois facilita entender até que ponto um game pode ficar com características de um RPG.

Figura 3 - Jogo Tera Online (Jogabilidade).

Fonte: MMOVICIO (2019)

As Figuras 4, 5, 6, 7, e 8 versam sobre o jogo Warface. Na Figura 4 é vista a tela de perfil do personagem, para equipar equipamentos, reparar ou excluir,

equipamentos esses adquiridos em compras com moedas do jogo provenientes de missões ou com dinheiro real como também trocar de personagens, que nesse caso seriam as classes, cada classe ou personagem possui habilidades, equipamentos e mecânicas únicas tal mecânica de game pode fazer com que o usuário possa planejar junto ao seu time baseado no modo de jogo escolhido ou tipo de missão e nível da mesma.

Figura 4 - Warface (Tela principal).

Fonte: Level Up Games (2019).

As estatísticas da conta do jogo são vistas na Figura 5 que contém o nível atual e o próximo, além do XP e estatísticas detalhadas sobre aspectos da própria conta que o jogador pode analisar e posteriormente tentar melhorar afim de ser melhor naquilo que estiver pior o que pode ser um sinal de competição incentivando jogares a jogarem mais, funcionando como um aspecto motivacional.

A Figura 6 mostram os itens que podem ser comprados com o dinheiro do jogo (neste caso GP ou game points), antes de serem comprados por moedas do jogo, antes eles precisam ser desbloqueados upando de nível de fornecedor, o nível da conta serve mais como um status para diferenciar os jogadores online, entretanto é o nível de fornecedor que desbloqueia armas, equipamentos, como coletes e capacetes e modificações para as armas, como miras, silenciadores e apoio.

Existindo mais um motivo para conseguir mais experiência, mais o usuário pode sentir vontade de fazer mais missões. Pelo fato de ser um jogo online a empresa que

o administra atualiza toda semana afim de corrigir problemas e adicionar conteúdo, pois mesmo que o usuário desbloqueie tudo, posteriormente será introduzido mais itens que logicamente serão bem mais difíceis para conseguir pois naturalmente serão mais fortes e raros de se encontrar no game.

Figura 5 - Warface (Status Geral).

Fonte: Level Up Games (2019).

Figura 6 - Warface (Fornecedores).

A Figura 7 demonstra algumas missões adicionais que o usuário pode vir a aceitar por tempo limitado, Afim de instigar o jogador a fazer a missão uma vez aceita a missão só pode ser aceita pagando uma taxa com dinheiro do jogo baseado no seu ganho, percebe-se que é parecido com uma aposta, um desafio para a conclusão de missões diferentes com um certo grau de dificuldade.

Figura 7 - Warface (Contrato).

Fonte: Level Up Games (2019).

De acordo com missões especificas ou de missões escondidas chamadas popularmente de Easter Egg que pode ser traduzido como ovo da páscoa, uma vez concluídas, são adquiridos alguns itens para decorar a conta para que outros jogadores vejam. Em outros tipos de jogos e plataformas esse tipo de função é atrelado a uma conquista para enfeitar a conta ou perfil do usuário.

A Figura 8 mostra uma característica clássica de jogos online, nesse contexto o nome dessa função é Logue e Ganhe. Cada dia da semana se o jogador logar ganhará uma caixa e dentro dessa caixa pode vir um item permanente raro, assim fazendo com que o jogador sempre entre no game todos.

Vale a pena observar que a implementação dessa função deve ser bem entendida pois baseado no dia a recompensa pode e deve ser maior a fim de instigar ainda mais a utilização do jogo ou do software. Assim, a distribuidora do game aplicou um Logue e Ganhe que no sétimo dia oferece um colete especial que não pode ser

adquirido por nenhum tipo de moeda do jogo ou da vida real de forma temporário ou permanente, instigando o jogador a logar todos os dias até o sétimo dia.

Nota-se que a atualização do Logue e Ganhe e outras funções do game são realizadas semanalmente assim quem não pega o item não terá outra chance.

Figura 8 - Warface (Logue e Ganhe).

Fonte: Level Up Games (2019).

Percebe-se que o jogo em questão tem um ranque, entretanto não direcionado a players, mas de grupos, clãs ou guilda para instigar a competitividade entres os players a jogar em equipe para acumular mais pontos. Essas funções remetem a gamificação em seu ambiente natural, podemos associar agora a gamificação com qualquer tipo de software, atividade e game para ensino ou recreativo de forma mais natural e ainda mais, podemos perceber que a inserção da gamificação não é difícil de ser aplicada pois além de ser bem flexível é bem visível em todo ambiente em que é aplicada.

Partindo para o contexto do software em dispositivos móveis, aqui estão alguns exemplos de aplicativos amplamente utilizados por vários usuários. Para melhor entendimento, telas do aplicativo Duolingo e dos demais serão expostas e cada tela terá sua descrição.

Percebe-se, através da Figura 9, que esse aplicativo de ensino gamificado tem interface amigável, além de que todas as suas atividades são definidas por tipos de

missões ou módulos, cada módulo foca em um aspecto diferente e em cada um deles há uma numeração que é referente ao nível atual no módulo.

No topo dessa tela no canto direito superior se encontra um cristal vermelho esse cristal é uma moeda do aplicativo que serve para comprar roupas para seu personagem que é uma coruja. O ícone de fogo apagado representa a meta diária, se a meta é alcançada o fogo ascende e se o usuário manter constante acesso e uso do aplicativo ganhará mais bônus. As coroas apenas representam quantos níveis de módulos foram alcançados no total.

Figura 9 - Duolingo (página inicial).

Fonte: Duolingo (2019).

O círculo vermelho destaca o ícone que representa apenas exercícios de da língua escolhida, em sua maioria dos exercícios são feitos com cartões com palavras. O círculo azul representa o ícone para acesso aos dados do perfil do usuário, com algumas conquistas alcançadas, modificação de imagem do perfil e configurações da conta. O ícone destacado em amarelo representa a função do ranque entre usuários as posições são definidas pela quantidade de pontos de experiência (obtidos) na temporada atual, ao fim de cada temporada dependendo da posição o usuário pode passar para a próxima divisão de jogadores.

Por fim, o ícone selecionado em verde no formato de baú representa a loja do aplicativo em que o usuário pode gastar seus rubis para comprar trajes para a coruja,

cada traje tem uma descrição única e bem engraçada. Além de serviços como o “Dobro ou nada” em que o usuário faz uma aposta 5 rubis para ganhar o dobro depois de 7 dias batendo as metas diárias.

A aplicação em questão é bem divertida de usar, com uma excelente interface digna de um aplicativo de grande porte, sua jogabilidade simples e de grande interatividade faz com que o usuário aprenda inglês de diferentes formas forçando ao o jogador a se acostumar com a leitura, escrita e pronúncia da língua selecionada de sua preferência utilizando estratégias da gamificação, como: missões, xp, troféus etc.

A aplicação em sua totalidade tem grandes acertos com relação a gamificação, entretanto, a tela de perfil poderia ser mais rica em detalhes e cores para os usuários desbloquearem com moedas, missões mais difíceis e missões secretas. A loja ainda é desatualizada com apenas uma quantidade pequena de roupas para a mascote do aplicativo.

Para um engajamento maior dos jogadores seria interessante acrescentar e modificar as recompensas pois muitos usuários já devem ter os itens, sem a devida atualização pode deixar o jogo um pouco monótono sem um objetivo ao acumular tanta moeda do game.

O aplicativo é bem popular entre a comunidade Android. Isso é um resultado que pode ser atribuído a alguns fatores, como: a fácil acessibilidade, ou seja, além do aplicativo ser disponível de graça os a mesma possuí várias línguas para estudar e principalmente sua interface se encontra em Português do Brasil. Possuí características da gamificação e possuí elementos de gamificação, como: níveis, missões etc. Um dos maiores acertos para a popularidade deste aplicativo é seu vasto conteúdo, o que pode fazer com que o usuário fique estudando por horas.

Partindo para outro aplicativo, dessa vez um com temática da área de química. My Molecularium - The Molecule Building Game é um game educacional com a proposta de ensinar como os átomos são compostos. A Figura 10 mostra a página inicial contendo os módulos de cada nível, do mais fácil ao mais difícil. À medida que o jogador acerta as novas moléculas, outras são desbloqueadas e complexidade ou dificuldade aumenta.

Figura 11 - Molecularium The Molecule Building (Conclusão de módulo). Figura 10 - Molecularium The Molecule Building (Página inicial).

Fonte: Rensselaer Polytechnic Inst. (2019)

A Figura 11, mostra como o jogo se desenvolve. Para formar uma molécula o jogador ou player tem que arremessar um átomo em outro átomo afim de formar uma molécula, baseado se foi colocado exatamente no lugar especificado e se o jogador acertou na primeira tentativa, seus pontos de precisão serão diferentes. Quando o jogador concluí o módulo acertando, conforme pode ser visto na Figura 12, a composição da molécula a molécula é exposta por completa e uma descrição em texto e por voz comenta sobre a mesma afim de instruir o jogador.

Fonte: Rensselaer Polytechnic Inst. (2019) Fonte: Rensselaer Polytechnic Inst. (2019)

Figura 12 - Molecularium The Molecule Building (Jogabilidade).

Destaca-se que neste game a pontuação existe apenas para ranquear online entre os jogadores demonstrando quem marcou mais pontos. O aplicativo em questão é simples e de certa forma divertida, sua interface é bem minimalista e diferente de aplicativos mais comuns, sua página inicial é apresentada como se fosse uma lista que o jogador pode ter acesso deslizando o dedo de cima para baixo, seus níveis mais altos são desafiadores dificultando a precisão do jogador ao lançar o átomo, percebe-se vários pontos positivos, pois é um aplicativo que mostra de uma forma divertida como formar uma molécula.

Um dos pontos negativos é que o aplicativo em questão está apenas em inglês o que pode dificultar na hora de ensinar pois antes mesmo de aprender algo nesse aplicativo o usuário teria que aprender inglês antes não só na leitura de texto, mas para ter a experiência correta é de grande relevância saber ouvir uma conversa em inglês pois há áudios explicando cada molécula.

Outro ponto que deve ser observado é a interface do aplicativo que as vezes pode ser um pouco confusa pois as cores são vibrantes, existem telas muito diferentes umas das outras como no caso da tela do ranque em comparação com o resto das telas do aplicativo.

Há apenas o sistema de ranque geral nesse aplicativo sendo assim o mesmo não trabalha a interação entre jogadores, apenas trabalhando o comportamento competitivo, além disso o ranque não presenteia os usuários por conseguir tal colocação e nem existe algum tipo de moeda ou mesmo alguma loja do game e nem troféus no perfil.

A aplicação possui apenas a língua inglesa tanto a interface quanto o áudio, fazendo com que seu acesso seja limitado a quem domina a língua, apesar disso, pela sua interface simples se torna fácil operar o aplicativo. As características da gamificação aqui são empregadas mais timidamente comparado ao Duolingo, os elementos da gamificação são visíveis apenas no que diz respeito a jogabilidade, seleção de fazes e ranque. Em geral esse aplicativo demonstra bastante conteúdo, desde o fácil até o difícil, isso tudo organizado em uma tela de forma gamificada.

A seguir será mostrado outro aplicativo encontrado nas pesquisas realizadas para este trabalho, cujo nome é Aprenda Java e sua função desse programa consiste em ensinar e exercitar conhecimentos em Java por meio de perguntas seguindo o

modelo de um quiz. A tela inicial, ver Figura 13, mostra os níveis que o usuário pode escolher entre iniciante, intermediário e avançado.

Conforme o usuário seleciona o botão conteúdo a tela com todo conteúdo para estudo é mostrada em tópicos (ver Figura 14 - parte 1), material este que é bem resumido, totalmente em português e sem nenhum tipo de limite para estudar facilitando estudo no smartphone.

Caso o jogador selecionar algum nível, as perguntas serão de acordo com o nível selecionado (ver Figura 14 - parte 2), após selecionar o nível dará início a uma sequência de perguntas objetivas, cada pergunta contém respostas para selecionar, botão para confirmar e botão para parar de jogar, enquanto o jogador pensa em uma resposta um contador de tempo é executado desde o início até o fim das 30 perguntas. Em recordes fica gravado as melhores estatísticas do usuário, como é visto na imagem, (ver Figura 14 - parte 3).

Figura 13 - Aprenda Java (Página Inicial).

Figura 14 - Aprenda Java (jogabilidade).

Fonte: Frazão (2019).

Percebe-se que o conteúdo na (ver Figura 14 - parte 1) é bem introdutório e sua organização é bem simples com um tipo de menu fácil de operar. O usuário responde perguntas como se fosse um quiz até o fim, mesmo que erre todas as perguntas, para contabilizar nos status de recorde. Os recordes de cada nível são gravados, entretanto de forma off-line no próprio aparelho, contendo perguntas acertadas e tempo total de cada módulo ou dificuldade.

Ao observar e testar o aplicativo é fácil perceber que o mesmo tem por finalidade ensinar ou treinar conhecimentos em Java de forma rápida no formato de um aplicativo gamificado baseado nos moldes de um quiz. Sua interface é extremamente simples e seu conteúdo é mais introdutório a Java.

Um dos benefícios dessa aplicação é que a mesma pode auxiliar estudantes da área ou introduzir quem não é da área a estudar programação isso por que a aplicação se divide em três níveis iniciais para praticar conhecimentos, cada nível serve como objetivos que o estudante tem que dominar, servindo de guia para o estudo e a característica mais positiva e que mais se aproxima da gamificação é a presença de uma tela de recordes.

Vale ressaltar que todas as telas são uniformes, entretanto, neste aplicativo, falta um design mais atualizado ou interessante de se apreciar. O seu ponto mais

próximo da gamificação é a tela de recorde, nesta tela apenas são registrados recordes pessoais alocado dentro do próprio smartphone.

Tendo em vista que a aplicação não tem uma área de login, não existe perfil de usuário online, assim não tem nenhuma interação online com outros jogadores ou estudantes e muito menos um lugar na nuvem que salve o progresso do player para continuar em outro smartphone ou computador.

Todas as aplicações vistas aqui cumprem o que pretendem, não de forma perfeita, mas cumpre, isso por que as funcionalidades da gamificação não foram aplicadas da melhor forma pois suas adaptações em alguns casos deixaram a desejar visto que cada funcionalidade poderia trazer mais benefício se aplicada corretamente, o melhor exemplo dessa situação é o Aprenda Java.

A forma perfeita do desenvolvimento dessa aplicação seria primeiramente considerar elementos básicos de um software como a interface e claro, posteriormente adaptar cada elemento da gamificação de forma correta, neste caso seria, implementar a pontuação de forma online e fazer um ranque com outros jogadores, assim a interação e competitividade seriam maiores com mais engajamento.

Assim como existem erros, esses mesmos erros precisam de uma correção. Sobre as aplicações de forma geral ambas são inovadoras em níveis diferentes, quanto mais bem trabalhadas mais inovadoras elas são.

Como os outros aplicativos este também está no GooglePlay e o mesmo se encontra totalmente em português do Brasil, entretanto a única linguagem que aparenta ter é a língua portuguesa, além disso a aplicação possuí minimamente características da gamificação implementando apenas o recorde baseado em partidas off-line no formato de quiz. Este aplicativo em questão possuí um material introdutório a programação em Java ao intermediário, nada mais que isso, assim o mesmo não possuí grande conteúdo na linguagem Java.

Documentos relacionados