• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 5 – RESULTADOS E DISCUSSÃO

5.2 REGIÃO SUDESTE

5.2.2 Análise de processos, de modos de projeção e de ocorrências de

5.2.2 Análise de processos, de modos de projeção e de ocorrências de engajamento-atribuição

Contabilizamos um total de 60 processos diferentes em 360 ocorrências de engajamento, já que em nas outras 189 ocorrências não houve emprego de processos. O Quadro 14 destaca os seis processos mais recorrentes no corpus da região Sudeste, outros processos empregados, além do número de ocorrências de citação e citação evocada sem processo.

Quadro 14 – Processos mais recorrentes no corpus da região Sudeste

Processo Em relato Em citação Em citação evocada Total

Afirmar 35 33 4 72 Dizer 17 33 3 53 Informar 23 10 5 38 Explicar 9 20 2 31 Lembrar 12 - 3 15 Destacar 8 5 1 14 Outros 54 processos 65 64 8 137 Total 169 165 26 360 Sem processo - 40 1 41

Fonte: Elaborado pela autora.

O processo mais recorrente no corpus é o assertivo “afirmar” (CALDAS- COULTHARD, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), empregado em 72 ocorrências de engajamento, como mostra o Exemplo 50.

Exemplo 50

“Somos contra a implementação da maneira como ela foi proposta e está sendo conduzida: sem uma discussão acadêmica, de forma impositiva”, afirma. (UFMG#3)

Em seguida temos os processos “dizer”, empregado em 53 ocorrências, “informar”, em 38, que são considerados mais neutros, e o mais assertivo “explicar” aparece em 31 ocorrências, conforme mostram os Exemplos 51, 52 e 53, respectivamente.

Exemplo 51

“Temo que percamos autonomia com determinação externa do que vai ser ensinado ou pesquisado”, disse o representante do Diretório Central dos Estudantes, Max Ziller. (UFU#4)

Exemplo 52

Por meio de nota, a Administração Central da Ufes informa que só se manifestará sobre a paralisação dos servidores após o posicionamento nacional do movimento. (UFES#7)

Exemplo 53

“Como a reunião não foi aberta a todos, alguns dos conselheiros optaram por não subir em apoio aos manifestantes. Eles não foram barrados”, explicou. (UFF#10)

Em seguida, temos o processo “lembrar”, presente em 15 ocorrências, que é um processo mental com valor de verbal e o “destacar” que aparece 14 vezes e pode ser considerado um modalizador de voz, como ilustram os Exemplos 54 e 55, respectivamente:

Exemplo 54

Adriano Espíndola lembra que há uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, questionando a Lei 12.550 de 2013 que cria o [sic] EBSERH para contratação de pessoal. (UFTM#12)

Exemplo 55

O magistrado destacou que é habitual, nas instituições federais de ensino, o estabelecimento de órgãos que visem complementar o ensino teórico, “notadamente naquelas profissões que exigem um componente prático, tal como ocorre com os cursos de direito, medicina, odontologia, entre outros”. (UFJF#12)

Além desses processos, destacamos também os 41 casos de citação sem processo, somente com aspas, como mostra o Exemplo 56:

Exemplo 56

"Isso não foi colocado em pauta, não foi analisado precisamente pelas pessoas interessadas. A criação desta empresa já foi recusada por mais de cem instituições de saúde brasileiras e o problema segue de forma desconhecida." (UFJF#2)

Casos, como o Exemplo 56, são comuns no corpus, e demonstram uma certa omissão ou “economia” de palavras por parte do jornalista. Nesse exemplo, sabemos que a citação pertence à voz que já havia sido mencionada na circunstância de ângulo imediatamente anterior à citação, que é a voz do Membro do Comitê em defesa do HU, Edson Furtado.

A partir da identificação dos processos empregados nas ocorrências de engajamento nas notícias do corpus da região Sudeste, passamos para a classificação dos modos de projeção: citação, relato e citação evocada, além de circunstâncias de ângulo. Os processos empregados nessas relações nos permitem enumerar a quantidade de ocorrências de engajamento-atribuição, segundo Martin e White (2005). O Quadro 15 mostra essas relações com destaque para a projeção por citação, recorrente em 37,1% do total de 549 ocorrências de engajamento- atribuição, no corpus da região. Esse resultado nos remete a um dos objetivos do discurso da mídia, que é a credibilidade da informação apresentada, na medida em que o autor da notícia utiliza as mesmas palavras do locutor de origem (FAIRCLOUGH, 1995; CHARAUDEAU, 2007).

Quadro 15 – Modos de projeção no corpus da região Sudeste Região Sudeste

(SE)

Modos de projeção Citação Relato Circunstância

de ângulo Citação evocada Total Total 204 (37,1%) 169 (30,8%) 140 (25,5%) 36 (6,6%) 549

Fonte: Elaborado pela autora.

O Exemplo 57 demonstra como se dá a citação em uma das notícias da região Sudeste, mais especificamente na UFJF#1:

Exemplo 57

“Consideramos válidas [sic] a greve dos docentes, que não lutam apenas por salários, mas

também por melhores condições de ensino e trabalho", explica o estudante de medicina,

Robson Cruz Oliveira, porta-voz do ato. (UFJF#1)

Nesse exemplo o autor da notícia reproduz a voz de um estudante com as mesmas palavras utilizadas por ele, Robson Cruz Oliveira, empregando o processo assertivo “explicar”, ocorrência essa classificada como citação (CALDAS- COULTHARD, 1994; CHARAUDEAU; 2007).

O segundo modo de projeção mais empregado é o relato, em 30,8% do

corpus, seguido da circunstância de ângulo, em 25,5% e da citação evocada com

6,6%, como ilustram os Exemplos 58, 59 e 60, respectivamente:

Exemplo 58

Além disso, os manifestantes exigem que o governo garanta os recursos necessários para que o hospital possa manter sua excelência de ensino e atendimento ao público. (UFMG#1)

Exemplo 59

De acordo com o prefeito Paulo Altomani, a proposta precisa ser discutida com a Diretoria

Regional de Saúde de Araraquara, com a Câmara Municipal e com todas as partes envolvidas no processo. (UFSCar#3)

Exemplo 60

Na ação, o Sindicato declara ainda que “a partir do momento em que a Ebserh iniciar suas atividades, o Hospital de Clínicas da UFTM deixará de prestar atendimento exclusivamente via Sistema Único de Saúde”. (UFTM#19)

No exemplo 58, da UFMG#1, a voz dos manifestantes é projetada por meio do relato formado pelo processo assertivo “exigir” seguido da conjunção integrante “que”. Já no Exemplo 59, a voz externa, secretaria do órgão (ou da câmara) é apresentada por meio de uma circunstância de ângulo “segundo”. Já a citação evocada, no Exemplo 60, se dá a partir da mescla entre um relato, processo “declarar” seguido da conjunção integrante “que”, e de uma citação simples sem processo, conforme informação que está entre aspas, “a partir do momento [....]”.

As ocorrências de engajamento na forma de citações, relatos e citações evocadas com o emprego de processos mais assertivos pelos jornalistas da região Sudeste faz com que eles se distanciem da responsabilidade em relação à veracidade das informações apresentadas nas notícias, como o Exemplo 61, que apresenta uma citação com o processo “afirmar”:

Exemplo 61

“Eles são precarizados, a maior parte dos concursos da Ebserh são temporários, eles sequer ganham o piso salarial das categorias” afirmou o representante da Associação dos

Trabalhadores em Educação da Unirio (Asunirio), Bruno Cruz. (Unirio#1)

Ocorrências de citação, relato e citação evocada com a presença de processos assertivos, como o “afirmar” no Exemplo 61, foram classificadas como distanciamento e representam 23,5% do corpus da região Sudeste, mas o que predomina nas notícias dessa região é a atribuição por reconhecimento, que ocorre em 76,5% do corpus, como podemos ver no Quadro 16:

Quadro 16 – Ocorrências de engajamento-atribuição no corpus da região Sudeste Região

Sudeste (SE)

Subcatergoria do engajamento-atribuição

Distanciamento Reconhecimento Total

129 (23,5%) 420 (76,5%) 549

Fonte: Elaborado pela autora.

Esse predomínio de reconhecimento acontece porque as ocorrências de circunstância de ângulo, Exemplo 62, somadas às projeções por meio de relato, citação e citação evocada com processos neutros, como o Exemplo 63, caracterizam essa subcategoria:

Exemplo 62

Conforme o reitor Henrique Duque, a partir deste ano, o custeio dos 46 hospitais

universitários do país passou a ser feito pela EBSERH, empresa estatal de direito privado, de forma que o MEC não repassará mais verba aos HUs. (UFJF#6)

Exemplo 63

A direção do Huap informou, por meio de nota, que o pedido de doação foi feito pelo gestor

Tarcísio Rivello e que “o material será utilizado conforme as necessidades, não havendo uma previsão do tempo de duração”. (UFF#1)

Ao pesquisarmos pelo vocábulo “privatização” e seus derivados, percebemos que a maior parte das vozes que o mencionam são as vozes sindicais, seguidas das vozes de órgãos e documentos legais, como no Exemplo 64. Já as vozes da reitoria, da direção do HU e da EBSERH também mencionam a privatização, mas sempre a negando, como mostra o Exemplo 65:

Exemplo 64

De acordo com a presidenta do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes‐SN), Marinalva Monteiro, não só os pacientes seriam prejudicados com uma

privatização, como também os alunos e professores universitários. (UFRJ#1)

Exemplo 65

A Ebserh é uma empresa pública ligada ao Ministério da Educação, e, segundo a Ufes, a parceria não representa uma privatização. (UFES#3)

Podemos dizer que os jornalistas da região Sudeste estão mais alinhados com vozes contrárias à EBSERH, sindicatos e alunos, por exemplo, já que essas totalizam 45,5% das vozes convocadas pelos autores das notícias nessa região.

Na próxima seção, 5.3, discutimos e exemplificamos os resultados relativos às notícias do corpus da região Nordeste, conforme as mesmas categorias já discutidas na seção anterior.