• Nenhum resultado encontrado

Análise de resultados e informações gerenciais

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

3.7 Análise de resultados e informações gerenciais

Com o objetivo de desenvolver um sistema de custo que possibilite a análise dos custos e resultados da propriedade em estudo, e melhorara gerenciamento e o conhecimento da rentabilidade da sua produção mensal, bem como pontos onde poderia ser melhorado para uma lucratividade. 39% 48% 39% 11% 2% 29% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60%

Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

MSO %

Desse modo foram identificados todos os custos diretos variáveis, indiretos fixos, indiretos variáveis e calculados o método de custeio por absorção e variável e todos os indicadores em relação a custo, volume e resultado da propriedade nos meses analisados para chegar a uma conclusão referente à propriedade.

Baseado nos dados levantados e nas informações trabalhada, nos meses em que a propriedade foi estudada e analisada, de Julho a Dezembro, a sua margem de contribuição foi sempre positiva e com um valor considerável mostrando que a propriedade conseguia cobrir todas as despesas e custos variáveis sendo um ponto muito positivo para a mesma. Mas no momento em que foram diminuídos os custos fixos a propriedade em dois meses ficou com uma receita total muito abaixo de R$ 500,00 isso ocorrendo pela baixa na produção e a redução do valor pago pela empresa que recebia o produto.

Como a produção de leite esta diretamente ligada à formação das despesas e custos variáveis, com a produção aumentando no mês de Julho, Agosto e Setembro as despesas e custos variáveis não tiverem uma elevação e por esse fato que o resultado final ficou dentro do esperado porque os custos variáveis ficam menores por litro produzido e também mostra que valor do litro aumentar com a produção aumentando e o resultado será bom, onde nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro a produção caiu e os despesas variável e os custos variáveis não mudando muito em relação os meses anteriores o resultado caiu bastante por que aumentou os custos por litro produzido.

No ponto de equilíbrio, pode-se verificar o montante que deveria se produzir para cobrir seus custos fixos e variáveis mais as despesas variáveis, onde a propriedade produtora foi analisada e ficou com a produção ficando com uma margem de segurança em todos os meses onde a maior margem ficou no mês de Agosto atingindo 48% e a menor margem no mês de Novembro chegando a 2%, dessa maneira todos os meses geram um lucro, quanto maior foi à margem, maior foi o lucro, que é algo satisfatório para a propriedade produtora poder efetuar investimentos futuros melhorando ainda mais o seu plantel de vacas e as estruturas tendo ainda melhores resultados e praticidade com o seu manejo.

Desse modo com todas as informações apuradas e principalmente analisando custo, volume e resultado pode-se constatar que a propriedade passou por altos e baixos nos meses analisados, com a diminuição da sua quantidade produzida deixando os custos por litros mais caros, tendo uma variação no seu resultado final. Com o sistema de custo implantado na propriedade ela poderá ver os momentos em que teve as variações e os motivos pelo qual o seu resultado caiu e com isso ver como efetuar o seu crescimento em volume produção e resultado futuros tornando a propriedade um grande negócio lucrativo.

CONCLUSÃO

Com o término do presente estudo, que teve como objetivo principal, a análise de um sistema de custo para a propriedade rural, onde sua principal renda é a atividade leiteira, visando um melhor planejamento e controle da atividade. Também buscou-se responder a seguinte questão, de que forma a análise da composição de custos, volume e resultados, aplicados a produção leiteira de uma propriedade rural pode contribuir com informações para seu gerenciamento? A sua resposta foi alcançada com grande contribuição, por meio das análises foi verificado qual é sua situação, e principalmente onde estão seus pontos fortes e fracos, tendo dessa maneira uma maior segurança para seu gerenciamento da atividade leiteira.

E para alcançar as respostas desses questionamentos, na primeira parte do trabalho foram fundamentados com bases bibliográficas, com conceitos de contabilidade geral, custos e a contabilidade rural, proporcionando uma melhor compreensão sobre a atividade estudada. E em seguida foi realizada uma pesquisa de campo onde foram feitas coletas de dados para realizar a parte de análise da propriedade em estudo.

Com a coleta dos dados foram calculados os custos diretos variáveis e os indiretos fixos e variáveis da propriedade, e os custos variáveis diretos são todos que tem relação direta com o processo produtivo, como a alimentação dos animais e tudo o que envolve diretamente para a produção dos mesmos. E por fim foram calculados os custos indiretos variáveis que são aqueles não ligados diretamente com a produção, mas variam de acordo com ela, seguidos do cálculo dos custos fixos, que se tiver ou não produção ele continuara existindo.

Depois de todos os dados levantados, foi feito a apuração do custo total utilizando o custeio de absorção e variável. Foi analisado o preço de venda o qual não é fixado pelo produtor e sua quantidade produzida mensalmente durante os meses analisados.

Com todos esses dados foi realizada a análise da margem da contribuição dos meses estudados, e foi constatado o seu resultado final, onde em alguns meses a lucratividade ficou abaixo do esperado, trabalhando com uma produção só para cobrir os custos e as despesas, dessa maneira pode-se observar que quanto maior a produção maior será a rentabilidade da propriedade e sem levar muito em consideração o preço pago, pelo fato que nos meses analisados ele apresentou-se com pouca variação.

Posteriormente, foi possível calcular a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio, o qual demonstra a quantidade a ser produzida para a cobertura dos custos e despesas fixas gerando um resultado para a propriedade.

Perante todas as análises realizadas e os cálculos efetuados, pode ser observar o quanto é importante o levantamento dos custos de uma propriedade leiteira. Assim é possível poder verificar quais os pontos fortes e fracos que a propriedade tem durante os períodos. Uns dos problemas que foi verificado na propriedade é a baixa produção perante os custos gerados em determinados meses e, o baixo valor pago por litro pela empresa que compra o produto, é baixo em relação ao custo da produção.

Um cuidado que a propriedade deve se ater é que nos meses em que estava ocorrendo a baixa produção, deve aumentar os animais para que a produção naqueles meses aumente, fechando em todos os meses com uma igualdade na quantidade produzida ficando dentro de uma média semestral ou anual parecida, conseguindo ter um lucro bom em todos os meses.

Para finalizar esse trabalho, eu como concluinte do curso de Ciências Contábeis, foi muito importante, pois através dele aprimorei os meus conhecimentos de prática construídos ao longo do meu curso, principalmente na área de contabilidade de Custo, além de contribuir para o desenvolvimento do controle e gerenciamento da atividade produtora de leite na propriedade estudada, deixando ao proprietário planilhas para continuar o controle da produção e resultados, que são gerados para um melhor controle e um gerenciamento confiável do seu processo produtivo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BASSO, Irani Paulo. Contabilidade Geral Básica. 3 ed. Ijuí, Unijuí, 2005.

BOMFIM, Eunir de Amorim; PASSARELI, João. Custos e Formação de Preços. 4ª Ed. São Paulo: IOB Thomson, 2006.

BORNIA, Antonio Cezar. Análise Gerencial de Custos em Empresas Modernas. Porto Alegre: Bookman, 2002.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Curso Básico de Contabilidade de Custos. São Paulo; Atlas, 1999.

_________. Contabilidade Rural: Uma abordagem decisorial. 3ª Ed. São Paulo, Atlas, 2005.

EMBRAPA, de 2002,

http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Leite/LeiteCerrado/introducao.ht ml Acesso em: 20 de outubro de 2011.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5ª. Ed.- São Paulo: Atlas, 1999.

HORNGREN, T. Charles; FOSTER, George; DATAR, M. Srikant. Contabilidade de Custos. 9ª Ed. Rio de Janeiro, 2000.

LEONE, George Sebastião Guerra. Custos: planejamento, implantação e controle. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MARION, José Carlos. Contabilidade Rural. 8ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2006. _________. Contabilidade Rural. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 6 ed., São Paulo: Atlas, 1998.

MEDEIROS, Luiz Edgar. Contabilidade de custos. 2ª Ed. Porto Alegre: Ortiz, 1997.

MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 3° Ed.- São Paulo: Atlas, 1996.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Curso Básico Gerencial de Custos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

PORTAL DE CONTABILIDADE: História da Contabilidade. Compilação: Equipe Portal de Contabilidade: disponível em http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/historia.htm - acesso em 20 de Outubro de2011.

PEREZ JR, José Hernandez; OLIVEIRA, Luís Martins de; COSTA, Rogério Guedes. Gestão Estratégica de Custo. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2001.

SANTOS, Joel José. Contabilidade e análise de custos: modelo contábil, Métodos de depreciação, ABC – Consteio Baseado em Atividades, análise autorizada de encargos sociais sobre salários. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SANTOS, Gilberto José dos, MARION, José Carlos, SEGATTI, Sonia. Administração de Custos na Agropecuária. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

SÁ, Antônio Lopes de. Fundamentos da Contabilidade Geral. 1º Ed. 2005, 2º Tiragem – Curitiba: Juruá, 2006.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de pesquisa em administração. 5ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2004.

VIEIRA, Eusélia Paveglio. Apostila Iniciação a Contabilidade de Custos. Ijuí: Unijuí, 2005, p. 47. Apostila Contabilidade de Custos II. Ijuí: Unijuí, 2004, p. 37.

Documentos relacionados