• Nenhum resultado encontrado

3.8. Propedêutica ao Trabalho Científico

3.8.1. Análise de Trabalhos Científicos em Nutrição

3.8.1.1. Atividade 1 da Análise de Trabalhos Científicos em Nutrição

A atividade Análise de Trabalhos Científicos em Nutrição foi dividida em duas etapas:

1. Familiarizar os estudantes com o formato usual de um artigo científico; 2. Análise de um artigo científico.

Para realizar essas atividades os alunos contaram com a assessoria de “orientadores”: alunos de pós-graduação envolvidos com o programa PAE e monitores da disciplina e por esse pesquisador. A tarefa desses orientadores foi auxiliar os alunos na realização das etapas que compuseram a atividade e esclarecer todas as questões envolvidas na elaboração, publicação e até mesmo, leitura de um artigo científico. Cada monitor ficou responsável por dois grupos de alunos (período matutino) e três grupos de alunos (período noturno), cada grupo contendo quatro ou cinco alunos. Os contatos com os orientadores se deram presencialmente, em reuniões marcadas antecipadamente, por e-mail. Todas as atividades, com exceção das apresentações orais, foram realizadas fora do horário das aulas de Bioquímica. O primeiro encontro era sempre presencial; nesse encontro o orientador ficou responsável por esclarecer a atividade que os alunos deveriam iniciar, dar possíveis sugestões e responder às dúvidas. Em seguida os grupos puderam comunicar-se com os orientadores por e-mail e assim procederam durante o desenvolvimento da atividade – os alunos iam realizando a atividade e enviando as dúvidas por e-mail. Quando a atividade chegava em um ponto considerado apropriado pelo orientador era entregue em definitivo. O orientador avaliava o grupo pelo desempenho durante a atividade e conferia um valor quantitativo (de zero a dez) para atividade. Os orientadores avaliaram cada etapa realizada, cumprindo duplo papel: orientação para elaboração – incluindo correção – do material apresentado e avaliação para efeitos de nota da atividade. Essa atividade representou até um ponto na média final dos alunos. No ano de 2005, foi perguntado aos alunos (na forma de questionário de avaliação do curso) se estes gostariam de continuar a propedêutica ao trabalho científico, no segundo semestre desse ano e a aceitação foi de 100% (seção 4.28.).

Nessa etapa da atividade cada grupo recebeu um diferente artigo do Brazilian Journal

of Nutrition (revista científica da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São

Paulo), portanto em língua portuguesa, do qual foram retirados previamente os títulos das seções do artigo (introdução, objetivos, metodologia etc), os nomes dos autores, as palavras-chave e o resumo. Dessa forma, o artigo se apresentava como um texto corrido (Anexo 3).

Junto com cada artigo, os grupos receberam as “instruções para os autores” e questões sobre o trabalho. Essas instruções são na verdade as orientações propostas pela revista para que os pesquisadores cumpram as normas de publicação (Anexo 4). Nessas instruções, estão definidas cada uma das divisões de um artigo (introdução, objetivos, metodologia etc) e as indicações do que deve conter cada uma dessas divisões, bem como a definição dos principais modelos de artigos (artigo original, revisão, atualizações etc). Assim, os alunos puderam se orientar para realizarem a atividade. De posse do artigo e das instruções para os autores, os grupos organizaram o texto em seções (Introdução – Objetivos – Metodologia – Discussão – Conclusões – Referências Bibliográficas) segundo as normas da revista.

Além dessa divisão, os alunos criaram um título, escolheram as palavras-chave e escreveram o resumo do artigo, obedecendo ao número máximo de palavras permitidas. Esse material foi entregue aos orientadores, que fizeram uma apreciação do trabalho e sugeriram as alterações e correções cabíveis. Os alunos então realizaram essas alterações e correções e entregaram novamente o artigo.

As questões feitas acerca do artigo científico, foi uma estratégia para ressaltar alguns pontos importantes do trabalho no qual os alunos deveriam focar suas atenções. As questões eram:

1. Qual é o problema investigado pelo(s) autor(es) do trabalho? 2. O tema tem relevância acadêmica, social, ou ambas?

3. O tema tem relevância para o Brasil?

4. Qual é o tamanho da amostra empregada na investigação?

Nessa questão, procuramos chamar a atenção dos alunos para a importância do espaço amostral em um trabalho e, cada orientador procurou frisar que em um trabalho de cunho científico não é aceito um espaço amostral muito pequeno.

5. Qual foi o grupo controle do trabalho?

Da mesma forma como foi destacada a importância do espaço amostral, essa questão levantou a preocupação de apontar a utilização de um grupo controle no experimento. Os orientadores ressaltaram que na maioria dos trabalhos científicos, a utilização de um grupo controle é obrigatória. Nessa questão os alunos tiveram que identificar se houve ou não a utilização de grupo controle e qual foi.

6. Há tratamento estatístico dos dados?

Como se trata de alunos do primeiro ano que, portanto, não cursaram nenhuma disciplina de estatística ainda, foi exigido apenas que os alunos apontassem se o trabalho apresentava algum tratamento estatístico dos dados, sem a obrigatoriedade de descrever qual era esse tratamento, ou explicar seus cálculos. A preocupação desse projeto foi de mostrar que em um trabalho científico, com um espaço amostral adequado, os dados obtidos devem ser tratados estatisticamente e despertar no estudante a preocupação de verificação do tratamento estatístico dos dados levantados, nas suas futuras leituras.

Foram consideradas referências atuais aquelas com tempo de publicação igual ou inferior a cinco anos. Foi destacada pelos orientadores a velocidade de geração de informações e, portanto, a importância de apresentar referências atualizadas. Com a mesma preocupação, foi apontado que a maioria dos trabalhos relevantes são publicados em revistas internacionais e, portanto, a presença desse tipo de referências bibliográficas atribuía credibilidade ao mesmo.

3.8.1.2. Atividade 2 da Análise de Trabalhos Científicos em Nutrição

Na segunda etapa foram entregues aos grupos artigos de revistas internacionais como o British Journal of Nutrition, na língua original. Cada grupo recebeu um artigo diferente, do qual foram retirados previamente o resumo, a discussão e a conclusão.

Este procedimento é diferente da maneira pela qual os estudantes leram textos até esta fase de sua escolaridade. Antes leram para aprender a partir do texto. Nesta atividade eles tiveram que analisar o que se pode concluir do experimento e tirar conclusões a partir dos dados presentes no trabalho. Nesse momento, os grupos escreveram discussão e conclusão dos seus artigos e apresentaram os trabalhos para toda a turma, em uma exposição oral de, no máximo, 10 minutos.

Como nas demais etapas, os grupos foram auxiliados pelos orientadores, de modo que sempre que os grupos escreveram algo, os orientadores avaliaram, sugeriram alterações e correções do conteúdo. Os alunos deveriam proceder às alterações até que o texto fosse considerado satisfatório. O mesmo tipo de auxílio foi oferecido às apresentações.

Documentos relacionados