• Nenhum resultado encontrado

3 METODOLOGIA

3.3 Tratamento dos dados

3.3.1 Análise Descritiva

A primeira seção da análise descritiva apresenta as caraterísticas gerais dos relatórios não financeiros, sendo evidenciadas questões relacionadas às nomenclaturas dos relatórios, suas estruturas e modelos utilizados e citações acerca dos capitais não financeiros.

3.3.1.1 Capitais não financeiros

A segunda seção da análise trata especificamente da aderência das empresas aos capitais não financeiros dispostos nesse estudo. Para verificar o nível de aderência, foi utilizado um checklist (Quadro 6) composto por 34 indicadores-chave de desempenho apresentados, como disposto na seção “The Capitals” da estrutura conceitual do Relato Integrado.

Esses indicadores são chamados de KPIs (Key Performance Indicators), por serem capaz de explicar os possíveis usos e efeitos causados na performance empresarial pelos diversos capitais utilizados por parte da organização. Os capitais utilizados nessa pesquisa limitam-se apenas aos não financeiros.

Foi também elaborado um Índice de Divulgação para cada capital não financeiro, com o objetivo de obter o nível de aderência de divulgação dos capitais natural, humano, social e de relacionamento e intelectual. Para isso, foram atribuídos valores dicotômicos que assumem o valor 0, se o indicador não é divulgado, e o valor 1, se o indicador é divulgado.

Segundo Lemos, Ariza e Rodrigues (2009), o Índice de Divulgação (ID) é um índice não ponderado, ou seja, este assume que todos os itens considerados têm o mesmo nível de importância, pois, para formar uma ponderação, precisaria de características subjetivas para cada indicador.

Com o objetivo de exaurir a identificação dos KPIs propostos neste estudo, foi necessário relacionar palavras para cada indicador. Para isso, foram considerados os sinônimos, sendo utilizadas palavras com significado semelhante ou aproximado, com diferenciação gramatical do singular para o plural, ou palavras que estão relacionadas ao tema central de um determinado indicador baseados em definições na literatura existente (Quadro 6).

Muitas das palavras relacionadas aos indicadores foram identificadas durante a pesquisa, foram incorporadas e reanalisadas. Esse fato promoveu a retroalimentação e a reanalise até o último relatório analisado. Os indicadores que sofreram alteração durante a pesquisa foram: “Funcionários em aprendizagem eletrônica corporativa”, “Taxa de absenteísmo” e “Taxa de demissão” (Quadro 6), pois esses apresentaram nomenclaturas diferentes em diversos relatórios. O Quadro 6 apresenta a relação de palavras utilizadas para cada indicador analisado.

Quadro 8 – Checklist – Indicadores-chave de desempenho

Categoria Palavras Relacionadas Capital Natural

1. Emissão de CO2

2. Consumo de energia por Fonte de energia 3. Quantidade de resíduos

4. Acidentes ambientais

5. Resíduos reciclados

6. Investimentos em proteção ambiental 7. Animais adquiridos para testes

1. emissão, emissões, gás, gases, carbono, CO2; 2. energia, Fonte

3. resíduo, resíduos

4. acidente, multa, indenização, indenizações, processo, derramamento, explosão, incêndio, vazamento, mortandade de peixes, lançamento de sólidos, rompimento, desastre, químicos, embalagem abandonada;

5. recicla, reciclado, reciclagem, recicláveis 6. investimento, proteção, proteções, ambiental, ambientais, ambiente

7.animais, animal, teste

Capital Humano

1. Número de funcionários 2. Diversidade

3. Total investido em treinamento

4. Funcionários em aprendizagem eletrônica corporativa

5. Média de idade

6. Média de dias de treinamento por funcionário 7. Resultado da pesquisa com funcionários

8. Acidentes com lesão por milhões de horas trabalhadas 9. Taxa de absenteísmo

10. Taxa de demissão

11. Relação de salário mínimo

1. Funcionário, empregado, colaborador

2. Diversidade, sexo, gênero, faixa, etária, grau de instrução, etnia, religião, origem, raça 3. treinamento, capacitação, qualificação 4. aprendizagem, eletrônica, corporativa, virtual, EAD, on-line, online, e-learning, learning 5. idade, etária;

6. treinamento, capacitação, qualificação 7. pesquisa, clima, organizacional 8. acidente, lesão, lesões

9. Absenteísmo, frequência, gravidade, ausência, dias perdidos.

10. demissão, desligamento, demitido, deixaram, turnover , turnover , rotatividade

11. Salário, remuneração

Capital Social e de Relacionamento

1. Ranking de “Excelente lugar para trabalhar” 2. Número de voluntários

3. Reclamações trabalhistas / Processos 4. Envolvimento em ações sociais 5. Envolvimento em projetos culturais 6. Índice de satisfação do cliente 7. Provisão para projetos sociais

8. “Investimento social” (dinheiro gasto em filantropia)

1.ranking, excelente, melhor, lugar, excelência 2.voluntário

3.reclamações,trabalhista, reclamação, processo; 4.ações, sociais, ação, social, projeto

5.projeto, cultura, culturais, cultural; 6.Satisfação, pesquisa, índice 7.projeto, social, sociais

8.Investimento, social, filantropia, gasto

Capital Intelectual

1. Número de patentes requeridas 2. Dinheiro gasto em P&D

3. Número de testes com nova tecnologia 4. Reconhecimento da marca

Outros itens que podem incluir:

5. número de novos produtos desenvolvidos;

6. despesas com o desenvolvimento de

mudanças/processos da organização;

7. despesas com o desenvolvimento de softwares para sistemas internos;

8. vendas geradas por produtos originados de P&D.

1.Patente

2.P&D, pesquisa, desenvolvimento, gasto 3.teste, tecnologia, nova

4.marca, reconhecimento

5.produto, novo, desenvolvido 6.mudança, processo, despesa

7.software, sistema, interno, despesa

8.venda, produto, próprio, original, originais, pesquisa, desenvolvimento

Após a aplicação do checklist de indicadores-chave, utilizou-se o Índice de Divulgação , adaptado do trabalho de Lemos, Ariza, Rodrigues (2009). Para cada uma das empresas, foi calculado o quociente entre o total de itens divulgados pela empresa em análise e o somatório do total dos itens que constituem cada categoria, são elas: KPIs - Capital Natural (7), KPIs - Capital Humano (11), KPIs - Capital Social e de Relacionamento (8), KPIs - Capital Intelectual (8) e o KPIs – Capitais (34):

Equação1- Índice de Divulgação

Fonte: Adaptado de Lemos, Ariza, Rodrigues (2009)

Em que:

IDi Índice de Divulgação da empresa i, no período t;

ej Variável dicotômica que assume o valor 0 se o indicador j não é divulgado; e o valor 1, se o indicador j é divulgado;

e Número máximo de indicadores analisados (34).

3.3.1.2 Níveis de Aderência

A partir dos resultados obtidos através da utilização do Índice de Divulgação, foram dispostos os níveis de aderência para atendimento ao objetivo proposto no estudo, fundamentando-se pela utilização de quartis, que são medidas separatrizes que dividem a amostra ou a população em quatro partes iguais, e trata-se de um refinamento do cálculo da mediana (MARTINS; THEÓPHILO, 2009, p.113).

Assim, em cada seção referente aos capitais não financeiros, serão dispostos os níveis de aderência. Os níveis são estruturados em quartis, entre os níveis 1 ao 4. O Nível 1, representado por índices entre 0,75 a 1,0, indicam as empresas classificadas com aderência

Alta. O Nível 2 enquadra as empresas que apresentaram os índices entre 0,50 a 0,75, indicando aderência Moderada Alta. Já o Nível 3 contempla as empresas que apresentaram os índices entre 0,25 a 0,50, que aponta uma aderência Moderada Baixa. Por fim, o Nível 4 enquadra as empresas que apresentam os índices entre 0,0 a 0,25, indicando uma aderência Baixa (grifo do autor).

Documentos relacionados