• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO COM BASE NOS FATORES DE COMPRA

Na busca pela caracterização do comportamento do praticante de corrida de rua, pode ser percebido através das entrevistas em profundidade, assim como a reafirmação no levantamento de dados, da incidência dos fatores de consu- mo ligados às diversas etapas do processo de compra. Estas conexõesforam estabelecidas utilizando-se do modelo de

processo de compra de Kotler e Keller (2013) que passam por cinco etapas (não todas obrigatórias), associadas aos fatores de consumo de Kotler e Armstrong (2007). O Apêndice D demonstra através de um mapa conceitual do processo de compra, usando-se das palavras-chaves obtidas em diferentes entrevistas e questionários, a associação destas com os fatores de consumo passíveis de identificação.

Com relação ao reconhecimento do problema (HONORA- TO, 2004) que consiste na identificação da necessidade e da elaboração de um problema a ser resolvido, a entrevistada de número 3 diz: “Não basta ter um tênis bom se não tem uma camiseta que também seja adequada (para a corrida). Eu cos- tumava correr com camiseta de algodão mesmo, mas o suor ficava nela e pesava além de prejudicar meu rendimento, ela não era confortável, foi quando notei que precisava achar uma melhor”. Este conjunto de percepções relativas aos sentidos, podem ser associados aos fatores psicológicos citados por Oliveira (2012).

A etapa seguinte que diz respeito à busca por informações pode ser burlada, dependendo da motivação e da emoção do consumidor na hora da aquisição. Conforme comentado pelo entrevistado de número 5, a respeito desta etapa, ele diz:”pra comprar uma camiseta de treino eu vou direto a loja.Não gosto de comprar na internet, pois preciso ver o produto e sentir o tecido, fora ter de esperar dias para chegar. Já com o tênis, como eu conheço a modelagem, só faço pesquisa na loja, acesso ao site e compro”. Pode-se notar a presença de fatores psicológicos (qualidade, sentir o tecido), sociais (design) e os fatores culturais ao citar a marca, citados por Kotler e Arms- trong (2007).

Na hora da avaliação das alternativas, é quando entra a racionalidade do comprador e todas as considerações são fei- tas (KOTLER; KELLER, 2013). Tanto nas entrevistas como no

levantamento de dados, pode-se perceber que o quesito preço disposto a ser pago, assim como o valor identificado, apare- cem, assim como o status que a peça de roupa vai transmitir e a identidade que ela dará ao corredor. Quanto maior o status, maior a disposição de preço a ser paga pelo corredor. Na en- trevista em profundidade chegou a ser citado que um fator que justifica a aquisição de uma camiseta por R$ 120 reais, seria o fato do status que ela proporciona, quando visto por outros corredores ou ainda, a marca estampada. Esta etapa destaca os fatores pessoais, ao notar que o preço, condição financeira do consumidor e o valor que ele identifica na peça são pensados para realizar ou não a aquisição, sendo que ao mesmo tempo há incidência de fatores sociais, como o status que a marca irá lhe agregar e também fez parte do seu processo de avaliação. A seguir vem o processo de decisão de compra, que é o mais importante, pois é o momento da aquisição e o momento que ela também pode ser interrompida inesperadamente. Para Kotler e Armstrong (2007) pode haver dois processos interme- diários aqui que seriam as atitudes dos outros e situações ines- peradas. Considerando o que foi obtido na pesquisa, pode-se afirmar que há na maioria das respostas uma indicação para os quesitos conforto e identificação. No levantamento de dados, conforto aparece com mais de 69% quando questionado sobre os fatores mais relevantes para a aquisição e é também um fator psicológico. Extraído das entrevistas em profundidade, por vezes são feitos comentários como o do Entrevistado 8: “uma das melhores camisetas que já utilizei para correr, foi uma recebida como brinde em uma prova. Além de usar ela por ser confortável, ela me ajuda a identificar outras pessoas que também correram na mesma prova, o que acaba me fa- zendo interagir com elas e isso é uma das coisas legais de ser corredor”. Ele ainda complementa em um segundo momento que “se corre sozinho, mas na chegada todos estão juntos. É

uma energia muito boa e um clima muito amigável, não im- porta a colocação de cada um”. Este trecho demonstra como a identificação e o sentimento de pertencimento também pe- sam na aquisição, uma vez que o corredor demonstra gostar disso, de pertencer a um grupo, sendo estes elementos fáceis de associar aos fatores culturais de consumo.

Por fim, comparado a etapa de comportamento pós-com- pra com os resultados da pesquisa, pode-se avaliar que, assim como citado pelo Entrevistado 8 anteriormente, a camiseta de evento de corrida gera um sentimento de pertencimento, confere ao corredor uma identificação, uma identidade. A marca que está presente em eventos e não apenas em lojas, acaba por criar um vínculo não só entre ela e o corredor, mas entre os corredores que adquirirem seu produto. Já as demais camisetas e vestuário, que não são de competições, adquiridas em lojas especializadas ou de esportes em geral, demonstraram que o principal para fidelizar um consumidor é ter a qualidade prometida e o conforto, inicialmente buscado. Após a aquisição finalizada, o corredor vai estabelecer este vínculo com a marca de diversas formas. Na pesquisa, uma das formas citadas, foram os aplicativos de celular, como o da Nike. Além de vender o tênis, o calção e a camiseta, a empresa fornece um aplicativo que ajuda a acompanhar o desempenho do produto, gerando indicadores de rendimento tanto para o consumidor, quanto para si própria. Para Honorato (2004), é o que toda marca que busca fidelizar seu cliente deve fazer: buscar saber sobre a satisfação obtida em seu produto. Nova- mente os fatores psicológicos foram fundamentais para analisar o comportamento pós compra e nele também constam fatores culturais, obtidos através da marca.

Sintetizando o processo de compra e estabelecendo as co- nexões com os fatores de consumo, pode se notar no Apêndice D como eles atuam em ordem e interagem entre si, demons-

trando por fim, quais os fatores que influenciam o processo de compra de artigos de vestuário voltados para prática de corrida de rua.

Documentos relacionados