• Nenhum resultado encontrado

A presente investigação teve um outro instrumento de recolha de dados: entrevista semiestruturada. Previamente foi elaborado um Guião de entrevista (Apêndice E), que depois de ser analisado foi aplicado a três professoras que eram responsáveis por duas salas do 2ºano na Escola Quinta da Granja em Castelo Branco.

As entrevistas agora analisadas, foram realizadas depois da conclusão da PES1CEB ajustando à disponibilidade da investigadora e das professoras. O tempo dispensado para realização foi ajustado consoante as necessidades da mesma.

Os procedimentos éticos e legais foram salvaguardados tendo em conta que as entrevistas foram registadas em formato de áudio com recurso a um gravador. Seguidamente, foram ouvidas as vezes necessárias para realização da sua transcrição (Apêndices F e G). Assim, foi possível a análise de conteúdo não tendo sido utilizado nenhuma ferramenta informática para a realização da mesma.

Tendo em consideração que os blocos I e II correspondem ao enquadramento desta investigação junto dos entrevistados e ao perfil geral, carece de uma análise de conteúdo. Por essa razão, a análise de conteúdo vai ser iniciada com o bloco III.

Análise de conteúdo da entrevista realizada aos especialistas em

Educação do 1º Ciclo do Ensino Básico

As especialistas em Educação do 1º Ciclo do Ensino Básico possuem mais de 20 anos de experiência de ensino junto dos alunos de acordo com as funções que desempenham na qualidade de Professoras de 1º Ciclo de Ensino Básico.

Bloco III - Opiniões relacionadas com a utilização das TIC, em termos gerais.

No Bloco III pretendeu-se averiguar quais as «Opiniões relacionadas com a utilização das TIC em termos gerais». Todas as entrevistadas afirmam utilizar as TIC no seu dia -a – dia.

E1: “(…) atualmente as TIC são imprescindíveis no dia- a- dia, tanto a nível pessoal como profissional.”

E2: “(…) utilização das TIC permite uma maior motivação nos alunos, pesquisar em tempo real sobre os temas em estudo e tornam as aulas mais dinâmicas.”

A entrevistada E1considerou as TIC fundamentais nos dias de hoje tendo em conta a sociedade em que vivemos. A entrevistada E2, considerou que as TIC têm um papel muito importante na sociedade atual, pois facilitam a comunicação e a socialização entre as pessoas.

Bloco IV - Papel do professor em TIC

No Bloco IV relacionado com o «Papel do professor em TIC», na primeira questão, pretendeu-se compreender «Através da sua experiência com crianças, quais considera serem os contributos das TIC no processo de ensino-aprendizagem no quotidiano dos alunos?». Para a entrevistada E1, o principal contributo é estarem presentes em todo o dia-a-dia escolar dos alunos. No caso da E2, a questão tornou-se muito simples e muito objetiva porque na sua opinião a contribuição principal é o facto de ser motivador e de promover uma maior atenção e concentração dos alunos.

E1: “As TIC estão presentes em todos os momentos do Ensino- aprendizagem. A começar pelos manuais escolares que estão online e muitos recursos que fazem parte do Projeto, seguidos de tudo o que se possa apresentar para motivação e até em parte das Provas de Aferição. Além de outros Recursos que são usados diariamente.”

E2: “A utilização das TIC permite uma maior motivação nos alunos, pesquisar em tempo real sobre os temas em estudo e tornam as aulas mais dinâmicas.”

No que diz respeito à questão «Quais as competências que deve possuir um professor na área das tecnologias, junto dos alunos, no que diz respeito às metodologias, estratégias e materiais de apoio?». Para a E1 O professor deve estar preparado para saber usar as TIC. Já para E2 o importante é o professor conseguir retirar as vantagens da utilização das TIC para assim aplicar o maior número de estratégias.

A sua análise levou a investigadora a concluir que as professoras entrevistadas utilizam as TIC na sala de aula, nomeadamente o PowerPoint para a introdução de conteúdos, canções, etc.

Relativamente à questão «Já teve oportunidade de realizar formações ou programas inseridos na área de TIC?» tanto a entrevistada E1 como E2 afirmam que já participaram mostrando assim preocupação em estar atualizadas relativamente às TIC para que assim possam estar a par das estratégias novas que possam surgir.

E1: “Em finais dos anos noventa tive necessidade de fazer formação, a qual tive que custear porque não havia muita oferta. Mais tarde, fiz formação no Centro de Formação, no Instituto da Juventude, etc. Isto porque eu tinha que começar a usar o computador e não tinha conhecimentos nesta área.”

E2:”Sim já frequentei diversas formações na área das TIC.”

À questão «Na sua opinião, quais as vantagens e desvantagens que apresentam as ferramentas digitais envolvidas nesta investigação?» Na opinião das duas entrevistadas existem mais vantagens que desvantagens:

E1: ”As vantagens residem no facto da professora estagiária poder contactar regularmente com os pais dos alunos, dar-lhe a conhecer os conteúdos que foram dados e para lhe colocarem questões. Por outro lado, podem surgir questões pouco pertinentes. No entanto, tem mais vantagens do que desvantagens.”

E2: “As vantagens, na minha opinião, são a grande diversidade de recursos que proporcionam as TIC relativamente às desvantagens acho que são quando a rede falha ou quando os equipamentos não funcionam, o que acontece várias vezes.”

Em suma, as entrevistadas são da opinião que a utilização das TIC na educação é uma mais valia pois as crianças sentem-se motivadas e estão mais atentas. As TIC são vistas, pelas entrevistadas, como um recurso a novas estratégias e que podem influenciar a promoção na sala de aula novas atividades. É, ainda, de salientar que, apesar de na opinião das entrevistadas as TIC terem bastantes vantagens tem também desvantagens.

Bloco V - E-mail

O Bloco V diz respeito à opinião apenas da Professora Cooperante da PES1CEB (E1) respeitante contributo das ferramentas da comunicação digital, quais as vantagens e desvantagens da utilização do e-mail e qual a importância do e-mail no contexto educativo. Pretendemos também saber a opinião relativa às principais influências da utilização do e-mail no processo de ensino e de aprendizagem, no rendimento escolar dos alunos, na melhoria e no estreitamento de relações entre a escola-família.

Relativamente à questão sobre se «O e-mail pode constituir um contributo válido para ser utilizado em contexto educativo?» a E1 concordou em ser um contributo válido uma vez que existe uma relação ao exterior em tempo afirmou ainda:

E1: ”Sim, é um contributo válido quando todos os alunos têm computador e podem usar email para colocar questões, enviar trabalhos de pesquisa ou até trabalhos de casa.”

No que diz respeito à questão «quais as principais vantagens e desvantagens da utilização do e-mail?» a E1 referiu que uma das desvantagens será o facto de receber muitos e-mails por parte dos Encarregados de Educação. Referiu ainda que:

E1: “Como referi anteriormente é um recurso ótimo para enviar trabalhos de pesquisa e outros, bem como para colocar questões ou dúvidas. As desvantagens é ter de estar dependente do mesmo, ainda que estejamos de fim de semana ou de férias, dado que temos que responder às questões que surgem.”

Em resposta à questão «Qual poderá ser o papel do e-mail na promoção de uma aproximação entre a escola e a família?» a E1 refere que como a maioria dos Encarregados de Educação trabalham não lhes é possível ir à escola e que através do e- mail ser-lhes-ia possível esclarecer dúvidas ou colocar questões relativas aos seus educandos que não lhes era possível esclarecer presencialmente.

Em relação à questão de «Quais os aspetos mais positivos, mais negativos e principais obstáculos e/ou limitações na utilização do e-mail no seio desta investigação?» a E1 refere:

E1: “Os aspetos positivos estão na facilidade de comunicação, rápida, bem como na disponibilização de materiais. Os aspetos negativos residem no facto de terem sido menos de metade dos Encarregados de Educação a aderir, sendo uma amostra menos representativa.”

Para terminar a entrevista foi feita a questão «Que propostas de melhoria pode apresentar numa futura utilização deste recurso digital?» a E1 indicou uma proposta para uma futura investigação:

E1: ”Futuramente pode criar um site fechado, onde coloca materiais e onde comunica com os pais através das mensagens do mesmo.”

Bloco VI – Agradecimentos

O sexto e último Bloco presente no guião de entrevista diz respeito ao agradecimento dirigido às entrevistas E1 e E2 pela disponibilidade e contributo prestado nesta investigação.

Em suma, relativamente a todas as respostas às questões da entrevista, é possível concluir que as TIC têm bastante importância tanto no meio social como no meio educativo, uma vez que, nos dias de hoje estamos rodeados por tecnologias. É ainda de salientar as inúmeras vantagens referidas pelas entrevistadas relativamente à utilização do e-mail no contexto educativo e como podem aproximar a família e a escola de uma forma tão simples como o envio/receção de um e-mail.

C

APÍTULO

V

Por último, no quinto capítulo, são apresentadas as conclusões e as limitações encontradas na investigação, assim como, as sugestões para as futuras investigações.