• Nenhum resultado encontrado

Tal como referido anteriormente, apenas oito Encarregados de Educação se predispuseram a colaborar nesta investigação o que, como consequência, nos tenha obrigado a questionar apenas esses encarregados de educação/pais. O inquérito por questionário, foi igualmente, validado pelo “Método dos Juízes” e só depois enviado através de e-mail aos Encarregados de Educação, os quais, posteriormente, fizeram o seu envio também por e-mail.

Grupo A – Identificação

Num grupo de oito Encarregados de Educação que responderam ao inquérto por questionário que foi enviado por e-mail, seis Encarregados de Educação são do sexo feminino, sendo apenas dois do sexo masculino. No que diz respeito à faixa étaria, a sua maioria (4 Encarregados de Educaçao) tinha uma idade compreendida entre os 29-34 anos, dois Encarregados de Educação na faixa étaria entre os 35 – 40 anos e ainda dois Encarregados de Educação na faixa étaria de 42-45 anos.

No gráfico 10, podem ser observadas as habilitações académicas de todos os Encarregados de Educação. Na sua maioria (6 Encarregados de Educação), as habilitações correspondem ao Ensino Secundário. Apenas um Encarregado de Educação possui o 3.º Ciclo do Ensino Básico, correspondente ao 9º ano, e também

0 1 2 3 4 5 6 7 Habilitações Académicas

Habilitações Académicas

9º ano 12º ano Licenciatura

Grupo B – Opinião e utilização pessoal das TIC

Como podemos verificar no gráfico 11, a maioria (4) dos Encarregados de Educação utilizam o computador em casa cerca de 3-4 dias por semana. Três Encarregados de Educação responderam que o fazem todos os dias e apenas um Encarregado de Educação indicou que utilizava 1-2 dias por semana. Podemos assim concluir que, os Encarregados de Educação fazem uma utilização sistemática do computador em casa fazendo parte das suas rotinas.

Relativamente à questão relacionada com a utilização do computador, a maioria dos Encarregados de Educação utilizam o computador em casa para a consulta de e-mail, para pesquisas e para a impressão de documentos.

0 1 2 3 4 5

Utilização frequente do computador em casa

Todo os dias 3-4 dias por semana 1-2 dias por semana

Gráfico 11 - Utilização frequente do computador em casa

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Vantagens das TIC

Comunicação mais fácil Mais Informação Maior rapidez

Relativamente ao gráfico 12, verificamos a opinião dos Encarregados de Educação sobre as vantagens das TIC onde observamos que a maioria indica as mesmas características uma vez que a maioria refere que a comunicação é mais fácil e que as TIC nos trazem uma maior rapidez tanto a nível de resposta a e-mails como ao nível de envio de documentação.

Relativamente às desvantagens da TIC, maioria dos Encarregados de Educação nomearam como sendo a dependência que possa causar (6), colocar em causa as relações interpessoais (7) e o sedentarismo que pode causar (8).

Sobre a questão relativa às limitações, os Encarregados de Educação continuam a referir, na sua maioria (6), que pode colocar em causa as relações interpessoais. Houve também Encarregados de Educação que indicam que não existem limitações na utilização das TIC.

Em suma, podemos afirmar que os Encarregados de Educação utilizam as TIC nas suas rotinas diárias e estas já fazem parte da realidade vivida nos dias de hoje. Podemos também concluir que existe uma utilização homogénea dado que a maioria faz a mesma utilização do computador.

Grupo C – Utilização das TIC na educação

No gráfico 13 podemos verificar a opinião dos Encarregados de Educação relativamente às vantagens das TIC na Educação em que a maioria (8) reconhecem como uma vantagem a possibilidade de motivarem os alunos para as aprendizagens e na facilidade em acederem a mais informação que lhe poderá permitir uma melhor aquisição dos conteúdos curriculares.

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Vantagens das TIC na Educação

Informação Facilidade de aprendizagem Sites Educativos Motivação

Apenas quatro Encarregados de Educação referem como vantagem os sites educativos que podemos encontrar o que faz com que motive os alunos para adquirirem conhecimento.

Sete Encarregados de Educação referiram como vantagem das TIC na educação o facto de poder facilitar as aprendizagens dos seus educandos.

Podemos assim concluir que as vantagens que a maioria dos Encarregados de Educação mencionou estão interligadas. Pois, a facilidade na procura de informação, o facto de ser motivador para as aprendizagens e o facto dos sites educativos motivarem para adquirirem conhecimento tem como principal objetivo incentivarem as aprendizagens dos alunos.

Relativamente às desvantagens das TIC na Educação como podemos verificar no gráfico 14, sete dos Encarregados de Educação mencionaram as relações pessoais que se perdem, seis Encarregados de Educação referiram que uma das desvantagens é o facto de colocar e causa os métodos tradicionais do ensino e quatro dos Encarregados de Educação mencionaram como desvantagem os perigos que a Internet pode trazer.

Na pergunta relativa às limitações do estudo, a maioria (7) dos Encarregados de Educação mencionaram a relação entre o professor e o aluno, uma vez que com a utilização das TIC, nas suas opiniões, seria perdida. Referiram (5), ainda, como desvantagens o facto da escrita à mão ser diminuída.

0 1 2 3 4 5 6 7 8

Desvantagens das TIC na Educação

Perigos da Internet Relações Pessoais Colocar em causa os métodos tradicionais de ensino

Na totalidade, dos Encarregados de Educação referiram, na questão relativa de quando se deveria utilizar as TIC na educação, que deveria ser sempre que possível especialmente para explorar um assunto.

Relativamente ao gráfico 15, podemos verificar que a totalidade dos inquiridos referiu que as TIC na educação deveriam ser utilizadas na sala de aula, sete dos encarregados de educação indicam que deverá ser usada como complemento de aprendizagem. Apenas quatro Encarregados de Educação indicam que deverá ser usada para os T.P.C. e seis Encarregados de Educação referem que deve ser utilizada com ferramenta de ensino.

Podemos, assim, concluir que a maioria dos Encarregados de Educação refere que as TIC deverão ser usadas na sala de aula principalmente como complemento de aprendizagem para que assim, não ponha em causa o método tradicional de ensino. Ou seja, que o ensino seja da responsabilidade direta e expressa do ‘Professor/a’.

Sobre a questão relativa se as TIC poderiam melhorar as aprendizagens dos seus educandos e em que medida, os Encarregados de Educação na sua totalidade responderam afirmativamente mencionando que poderia ajudar a desenvolver a autonomia (3), na aquisição de informação (6) e como complemento de aprendizagem (7).

Grupo D – Utilização do e-mail

Relativamente à questão sobre se os Encarregados de Educação utilizavam o e-mail, na sua totalidade, responderam afirmativamente.

No gráfico 16 podemos verificar que as vantagens referidas pelos Encarregados de Educação relativamente à utilização do e-mail foram o facto de se promover uma rápida

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Situações em que se deve utilizar as TIC na Educação

Sala de aula T.P.C. Como complemento de aprendizagem Como ferramenta de ensino

comunicação (8), o facto de ser uma ferramenta assíncrona, pois não precisam de estar online aquando da receção do e-mail (5) e o facto de ser de fácil utilização (7).

Os Encarregados de Educação, relativamente às desvantagens da utilização do e- mail, referiram que apenas pode ser consultado em espaços com acesso à internet (6), que pode estar implicada a segurança do mesmo (4) e, como mencionado anteriormente, a perda das relações pessoais (3).

No gráfico 17 podemos verificar que os Encarregados de Educação têm uma opinião homogénea uma vez que, na totalidade indicam que os cuidados a ter é o facto da segurança e a maioria (7) é o cuidado a ter na linguagem escrita pois o e-mail é, nos dias de hoje, como uma comunicação mais formal.

0 2 4 6 8 10

Vantagens da utilização do e-mail

Rápida comunicação Sem necessidade de estar online Facilidade de utilização

Gráfico 16 - Vantagens da utilização do e-mail

5,4 5,6 5,8 6 6,2 6,4 6,6 6,8 7 7,2

Cuidados a ter na utilização do e-mail

Cuidado com a linguagem Segurança

No gráfico 18 podemos verificar que os Encarregados de Educação, na sua maioria, com sete respostas num máximo de oito possíveis, referem o facto do e-mail permitir que estes possam seguir em ‘tempo real’ as aprendizagens dos seus educandos sem terem que se dirigir à escola, o que se torna mais cómodo e mais fácil. Os Encarregados de Educação mencionam ainda que uma das facilidades é o facto de permitir uma aproximação entre a escola e a família (6). Com três respostas, os Encarregados de Educação indicam que é mais fácil na partilha de informação.

Estas razões podem ser enquadradas como aspetos que podem vir a facilitar o processo de ensino e de aprendizagem dos educandos.

Relativamente à questão se a utilização do e-mail com os educandos conseguiu uma aproximação entre a escola e família, os Encarregados de Educação responderam que sim na sua totalidade dando as seguintes razões, onde apresentam dois desses exemplos:

EE1 – “Porque os horários não permitem uma aproximação.”

EE5 – “Porque posso acompanhar e ajudar o meu filho a estudar, estando a par da matéria.”

Os Encarregados de Educação, na sua totalidade, são da opinião que a utilização do e-mail pode criar condições para melhorar as aprendizagens do educando referindo principalmente a razão de ser possível utilizarem novas técnicas para auxiliarem os seus educandos a construírem o seu conhecimento.

Relativamente à questão se a utilização do e-mail através do envio de documentos/textos de apoio/planificações de aula podem contribuir para o

0 1 2 3 4 5 6 7 8

Em que medida o e-mail pode facilitar o

acompanhamento escolar

Permite uma aproximação entre escola-família Partilha de informação Seguir em tempo real as aprendizagens

Gráfico 18 - Em que medida o e-mail pode facilitar o acompanhamento escolar

acompanhamento mais esclarecido do processo de ensino e aprendizagem dos educandos, foi escolhida uma resposta exemplo uma vez que, de uma forma geral, todos partilham da mesma opinião. Para o efeito, apresenta-se uma dessas opiniões que foram recolhidas:

EE7 – “Sim, desde que não seja exagerado, pois os pais têm muito pouco tempo com os filhos e não pode/deve ser gasto só em T.P.C e trabalhos de escola.”

Para finalizar, no gráfico 19 podemos verificar que seis Encarregados de Educação são da opinião que o e-mail deverá constituir uma atividade de rotina uma vez que, pode aproximar a família da escola (1), porque auxiliam os seus educandos nas suas aprendizagens (2) e podem acompanhar a matéria dada (3).

Apenas dois Encarregados de Educação são da opinião que o e-mail não deverá constituir uma atividade de rotina uma vez que os alunos precisam de brincar (1) e os alunos já passam muitas horas na escola para depois virem para casa fazer trabalhos (1).

Em jeito de síntese, pode-se afirmar que os Encarregados de Educação utilizam as TIC todos os dias principalmente para trabalhar. É notório, no que se refere às vantagens das TIC, indicam que é um procedimento mais rápido e onde podem consultar diversas informações. Relativamente às TIC na educação os Encarregados de Educação, de um modo geral, que podem facilitar as aprendizagens e que motivam os alunos. No entanto, afirmam que devem ser utilizadas como complemento de aprendizagens, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Existe uma opinião homogénea dos Encarregado de Educação relativamente à utilização do e-mail na

0 1 2 3 4 5 6 7

No futuro, o e-mail deverá constituir uma atividade de

rotina

Sim Não

educação, uma vez que, promovem uma aproximação entre a escola e a família, mas indicando que não poderá ser utilizado em exagero para que estes possam ter tempo útil e de qualidade com os seus filhos.