• Nenhum resultado encontrado

2.3 Fundamentos Teóricos Sobre Apropriação, Gestão de Resultados e a Rela-

2.3.3 Análise do Programa SISPAR sob a Ótica do Ciclo de Políticas

Tendo como base o modelo de análise de políticas - o ciclo de políticas - sugerido por Condé (2012), será apresentada nesta seção a análise do SISPAR (2015) enquanto programa inserido na Política de Avaliação da SEDUC/AM, pois:

Toda política pública, nunca é demais recordar, é característica da esfera pública da sociedade; refere-se a problemas coletivos de espectro amplo e tem caráter “impositivo”, a saber, elas emanam de uma autoridade pública que tem a legitimidade para sua implantação ou para delegá-las a outrem. (CONDÉ, 2012, p. 3).

O autor sublinha a relação entre os problemas coletivos e o caráter “impositivo” das políticas públicas emanadas pelo próprio poder público e, por isso, sem ausência de neutralidade ou interesses políticos. Dito isto, a pesquisa

considerou a necessidade de verificar a partir dos questionários aplicados durante a oficina do SISPAR (2015) e dos relatórios elaborados pelas escolas quais são os pontos desta política que os gestores, enquanto público-alvo do programa considera deficitário ou problemático.

A AssEA, departamento da SEDUC/AM responsável pela organização do SADEAM e divulgação dos seus resultados, propôs ao SISPAR (2015) como objetivo principal:

Estimular a análise dos resultados do SADEAM e a tomada de decisão no âmbito das escolas envolvidas no Programa, com foco na apropriação dos resultados da avaliação externa, na melhoria do processo de ensino e da aprendizagem e, consequentemente na elevação das médias de proficiência da Rede Estadual de Ensino e das escolas nas disciplinas avaliadas no SADEAM (SISPAR, 2015).

O SISPAR (2015) é, certamente, um programa Top-Down, ou seja, implantado de cima para baixo, de caráter “impositivo” por meio da SEDUC/AM, representante legítimo da autoridade pública.

Dito isto, é perceptível as relações de poder existentes na implementação do SISPAR (2015), tal qual descrito na primeira seção deste trabalho, quando a AssEA, ao analisar os resultados de desempenho do SADEAM (2014) selecionou por meio de critérios preestabelecidos, a participação no SISPAR (2015) de escolas com baixo desempenho em Matemática.

No entanto, cabe ressaltar que durante o processo de implementação do SISPAR (2015) houve participação por adesão voluntária de 11 escolas da CDE 01 e outras escolas de 7 municípios do Amazonas que não estavam inclusas no rol de escolas prioritárias. Assim sendo, mesmo tendo uma característica Top-Down, o SISPAR (2015) possibilita a interação entre os atores no processo desta política.

Em uma análise mais consistente sobre as relações de poder e políticas públicas, ressalta-se que “[...] poder é a capacidade de influenciar alguém a fazer algo que de outra maneira, este alguém não faria” (CONDÉ, 2012, p. 2).

Trazendo a ideia do autor para o programa aqui analisado, o SISPAR se propõe influenciar as escolas a realizarem uma análise de seus resultados no SADEAM, objetivando a melhoria nos resultados.

Condé (2012) enumera as fases da política e esboça questões para entendimento, a saber: fase 1 – o problema: como é e de que forma se manifesta; fase 2 - as informações sobre o problema: quais os elementos centrais, variáveis observáveis; alternativas de solução; fase 3 – o desenho: finalidades e objetivos, alcance, recursos, a quem se destina; 4 – o ensaio – o ex ante: como se manifestaram as alternativas; 5 – a implementação – o lugar da ação e um campo de incertezas; 6 – monitoramento – momento de acompanhar a implementação para verificar o cumprimento das ordenações e corrigir erros; 7 – avaliação: momento de verificar se os objetivos foram alcançados.

O modelo proposto pelo referido autor oferece possibilidades para melhor delinear o SISPAR (2015) e caracterizar suas etapas desde a elaboração até a implementação, permitindo uma análise sistemática do programa; sequencialmente, no Quadro 6 são apresentadas as fases do SISPAR (2015), conforme as etapas definidas no Projeto Político Pedagógico (PPP).

Quadro 6 - Fases do SISPAR

SISTEMA PERMANENTE DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SISPAR

O problema

Indicadores quantitativos tornaram evidente que os alunos do ensino médio da rede estadual do Amazonas obtiveram desempenho abaixo do básico no SADEAM por 3 anos consecutivos;

As informações sobre o

problema  Resultados dos questionários aplicados aos profissionais das escolas com baixo desempenho mostrou que 60% destes conhecem superficialmente os resultados de sua escola no SADEAM.

O desenho  Seleção e nomeação dos técnicos da

equipe do SISPAR;

 Critérios de seleção das escolas inclusas no programa;

 Estabelecer uma cultura de análise de dados das avaliações externas nas escolas da rede estadual por meio de oficinas de apropriação;

 Acompanhamento das escolas participantes por meio de plano de intervenção e relatórios das ações

Fonte: Elaborado pela autora com base no modelo de Condé (2012).

Observa-se no Quadro 6 que em sua etapa-piloto o programa selecionou 85 escolas de Ensino Médio que apresentaram desempenho abaixo do básico em matemática. No entanto, ainda na fase de implementação, foram incluídas outras escolas, inclusive escolas localizadas em municípios do interior do Estado do Amazonas que não estavam previstas no desenho original do programa, exemplificando que a implementação pode “[...] ser um campo de incertezas”. (CONDÉ, 2012, p. 37).

O Quadro 6 resume e demonstra que as fases do SISPAR ainda não foram totalmente executadas como descrito na seção 1. As fases de monitoramento e avaliação estão previstas no desenho, porém não possuem cronograma de execução. Assim sendo, ao analisar apenas a fase de implementação do programa, esta pesquisa não intencionou apresentar resultados objetivos, tais como melhoria nos índices de desempenho das escolas participantes do SISPAR (2015), em razão da existência de outras variáveis internas (fluxo escolar, cultura escolar e clima escolar) e externas (financiamento da educação) comporem a melhoria dos resultados de uma escola, e, portanto, não se poder afirmar que melhoraram os índices das etapas cumpridas pelo SISPAR.

Nesse sentido, Ball & Bowe apud Mainardes (2006) propuseram um modelo de análise de políticas no qual três contextos principais são considerados em um ciclo contínuo, não linear e complementar: a) contexto da influência; b) contexto da produção do texto e c) contexto da prática.

executadas.

O ensaio – o ex ante  Aprovação do PPP do SISPAR pela SEDUC-AM por meio da AssEA;

 Implantação do programa em 85 escolas de ensino médio em Manaus..

A implementação  Continuidade do programa em escolas estaduais de 7 municípios e 11 escolas da Coordenadoria Distrital de Educação 1.

O monitoramento

Não realizado

Tendo como premissa que as fases de monitoramento e avaliação do SISPAR (2015) ainda não foram executadas, conforme demonstra o Quadro 6, esta pesquisa aprofundou sua análise a partir do contexto da prática, entendendo este como uma,

[...] política sujeita a interpretação e recriação e onde a política produz efeitos e consequências que podem representar mudanças e transformações significativas na política original. [...] o ponto chave é que as políticas não são simplesmente “implementadas” dentro desta arena (contexto da prática), mas estão sujeitas à interpretação e, então, a serem “recriadas”. (MAINARDES, 2006, p. 53).

Com fundamento na perspectiva do autor, pode-se dizer que a fase de implementação do SISPAR (2015) ganha conotação subjetiva quanto aos seus efeitos e consequências futuras.

Segundo a proposição do autor de que é no contexto da prática que a política está sujeita a interpretação e recriação, é que a análise da implementação do SISPAR (2015) considerou a opinião dos atores envolvidos.

Por este motivo, a atenção foi centralizada em analisar informações pertinentes a essa fase: como a política foi recebida? Especificamente, como o SISPAR (2015) foi recebido pela comunidade escolar? Como o programa está sendo implementado? Como os professores interpretam os resultados do SADEAM? Qual o alcance deste programa? Está claro para estes como utilizar os dados na gestão do currículo? Estas questões serviram de suporte para captação de dados sobre o contexto da prática aplicada à pesquisa.

Para discutir a implementação do SISPAR (2015) no contexto de sua prática, buscou-se fundamento em Perez (2010) que evidencia três dimensões: políticas, pessoas e lugares, conferindo resultados a partir de interpretações complexas que envolvem quatro variáveis: a) variáveis dependentes – graus e formas de implementação; b) variáveis intervenientes – comportamentos dos agentes envolvidos na implementação; c) variáveis independentes - estrutura de operação da rede em seus aspectos jurídicos, financeiro e de apoio logístico e d) dinâmica de ação dos atores grau de conhecimento do processo, sistema de incentivo e de punição, opiniões, interesses etc.).

A observação destas variáveis serviram de critério de observação, reflexão e análise, permitindo à pesquisadora identificar obstáculos e elementos facilitadores da implementação do programa, conferindo subsídios que fornecem segurança em

apontar os obstáculos, os elementos facilitadores e o grau de adesão ou resistência dos agentes implementadores.