• Nenhum resultado encontrado

Esta dissertação apresenta como caso de gestão a descrição e análise da implementação da primeira fase do programa SISPAR (2015) na rede estadual de ensino do Amazonas e tem como objetivo descrever o programa enquanto política implementada pela SEDUC/AM para a melhoria da apropriação de resultados nas escolas. Além disso, buscou-se analisar a operacionalização desta primeira fase, pretendendo apontar os desafios e potencialidades do programa, o que serviu para subsidiar a construção deste plano de ação.

O interesse da pesquisadora por este tema deveu-se à sua proximidade com o programa em estudo, atuando diretamente junto à equipe da AssEA na realização de oficinas de apropriação na primeira fase de implementação do SISPAR (2015). Tal proximidade com o processo de implementação suscitou em questionamentos sobre a efetividade do programa e seu alcance na rede, visto que nesta primeira fase houve critérios limitadores para a seleção das escolas.

Assim sendo, para entendermos a operacionalização do SISPAR (2015), iniciamos este estudo pormenorizado buscando descobrir quais ações o programa pode implementar no intuito de auxiliar professores, gestores e pedagogos na apropriação de resultados do SADEAM. Decerto, este estudo possibilitou o entendimento necessário para a elaboração desta proposta de intervenção.

Na primeira seção descreve-se o caso de gestão, apresentando o contexto em que foi criado o SISPAR (2015), sua finalidade, atores envolvidos e os vieses que compõem a discussão sobre a necessidade de sua criação, quais sejam: o

conceito de qualidade na educação, de avaliação externa, direitos educacionais, responsabilização e gestão democrática.

Foi feita a descrição do SADEAM, sua estrutura e os objetivos de sua utilização na rede de ensino. Em seguida, descrevemos as demandas de atendimento surgidas após o atendimento das escolas prioritárias do SISPAR (2015).

Em seguida, detalhamos as ações previstas no desenho do programa e o critério de seleção das escolas chamadas de prioritárias. Também foram apresentados os dados relevantes do questionário aplicado aos profissionais na ocasião das oficinas e que corroboraram para um diagnóstico inicial da necessidade de uma ação concreta da SEDUC-AM em auxiliar as escolas a apropriarem-se de seus resultados nas avaliações externas e especificamente do SADEAM.

Na sequência foi definida a metodologia de investigação com o propósito de analisar o SISPAR (2015) no contexto da prática e, para tanto, utilizamos como recorte 24 escolas de um universo de 85, o que corresponde a 20% deste total e 02 técnicos da AssEA que participaram desde o desenho até a implementação do programa. Estas 85 escolas foram denominadas de prioritárias, obedecendo a um critério de seleção a partir do resultado da proficiência de 2014, no qual obtiveram classificação no nível de desempenho abaixo do básico em Matemática.

Como instrumentos, utilizou-se trechos das atas das oficinas do SISPAR (2015), os relatórios enviados pelas escolas após a execução do plano de intervenção e entrevistas semiestruturadas aplicada aos dois Técnicos.

Para esta pesquisa, optou-se pelo método qualitativo, pois este permite analisar o caso em estudo de maneira integrada e captar o problema, a partir do contexto e das pessoas envolvidas, considerando de forma dinâmica seus pontos de vistas, a partir dos dados coletados. Partimos de questões amplas que envolvem inevitavelmente o trabalho do SISPAR (2015): a) apropriação de resultados que se configura como objetivo do programa; b) a gestão de resultados educacionais por parte da escola; c) gestão da política por parte da SEDUC-AM.

Estes eixos se aclararam no decorrer da investigação e forneceram dados importantes para a consolidação de uma proposta inovadora – PAE, para a rede pública de ensino, a qual permite explorar novos enfoques na execução do trabalho proposto pelo SISPAR (2015).

Para a análise do programa no contexto da prática, partimos do entendimento das suas fases de implementação utilizando-se do modelo de análise de políticas proposto por Condé (2012). Este modelo permitiu elencar as fases da política e caracterizá-las desde o desenho até a implementação, tendo como suporte a hipótese de que a apropriação de resultados por parte das escolas é fator preponderante para desenvolver um trabalho pedagógico mais conciso.

A pesquisadora ainda levantou como hipótese que as escolas consideradas prioritárias não realizavam a gestão de seus resultados educacionais, o que acabou se comprovando no resultado do questionário diagnóstico expresso na Tabela 3 pois demonstra que 63% dos profissionais entrevistados não utilizam os dados das avaliações externas pautando suas ações, ou o fazendo de forma superficial.

Este indicador permitiu perceber que a SEDUC/AM necessitava intervir, orientando as escolas quanto à importância da valorização dos dados do SADEAM e de outras avaliações como suporte para seu planejamento pedagógico.

No decorrer da pesquisa, outras questões relevantes encontradas nos documentos e nos relatos dos Técnicos do SISPAR (2015) tornaram-se notórias, sendo evidenciadas no Quadro 8 os achados da pesquisa que compuseram a complexão deste estudo.

Quadro 8 - Achados da Pesquisa

Fonte: Elaborado pela autora.

EVIDÊNCIAS CONSTATAÇÕES

1. Eixo Apropriação de Resultados

 Das 85 escolas prioritárias, apenas 24 entregaram relatório de ações de intervenção. Desta forma, não está claro para a SEDUC-AM se estas outras 61 escolas atendidas pelo SISPAR executaram alguma ação e de que forma estão se apropriando de seus resultados;

 Os relatórios apontam indícios de que as 24 escolas realizaram um movimento coletivo de planejamento partindo dos resultados do SADEAM. Importa assinalar que estes relatórios foram assinados por pedagogos e professores da escola;  Apesar de o SISPAR esclarecer sobre o perigo do

reducionismo curricular nas ações de apropriação, as escolas direcionaram suas ações em para o trabalho com descritores em detrimento de um trabalho coletivo e revisão de seu projeto de escola.

 Os relatórios não nos forneceram informações garantidas sobre a eficácia do programa no contexto da prática, visto que as ações nas escolas não foram monitoradas após a execução do plano de intervenção apresentado.

2. Eixo Gestão de Resultados Educacionais  A partir dos relatórios, encontramos relatos de

gestores que sentem-se incomodados com a resistência de seus professores em considerar intervenções pedagógicas a partir de resultados das avaliações externas. Inclusive, estes professores responsabilizam os fatores externos como principais motivos para o baixo desempenho; os professores, em sua maioria, não se sentem partícipes do baixo desempenho da escola.

 As escolas precisam de acompanhamento pedagógico para consolidar a criação de uma cultura de apropriação e a SEDUC-AM não possui uma ação neste sentido e nem um protocolo institucionalizado para que isto ocorra.

3. Eixo Gestão da Política

 Tomando como base as respostas das entrevistas semi estruturadas, os técnicos da AssEA consideram a efetividade do programa e demonstram, em suas falas, que o desenho implementado é suficiente para que impulsione uma mudança nos paradigmas das escolas em relação à apropriação de resultados. Consideram como único problema a falta de efetivo de técnicos

 A opinião dos técnicos não garante a efetividade do programa avaliado como sendo único fator de eficácia na apropriação de resultados por parte das escolas;

 O monitoramento e a avaliação do programa não foram realizados;

 A capacitação dos profissionais da escola resumiu-se em uma oficina de apropriação de resultados;

 A AssEA possui funções limitadas e que se encerram, no que diz respeito ao trabalho com apropriação de resultados nas ações do SISPAR, não sendo, portanto, de sua competência monitorar as ações decorrentes dos planos de intervenção.

A partir da síntese do Quadro 8, percebe-se que as evidências elencadas a partir dos dados da pesquisa convergem para a constatação de que o programa SISPAR (2015), mesmo que cumpra fielmente ao desenho de sua implementação, por si só não cumpre com o objetivo de fazer com que as escolas utilizem seus resultados do SADEAM para replanejar suas ações pedagógicas. As limitações de função e efetivos de Técnicos da AssEA contribuem para isso.

A constatação trazida pela análise dos dados não oferece resposta à questão norteadora desta pesquisa, a saber: quais ações o SISPAR (2015) pode implementar no intuito de auxiliar professores, gestores e pedagogos na apropriação de resultados do SADEAM? Isto por que a pesquisa apontou para o fato de que é necessária uma intervenção multi setorial dos departamentos da SEDUC/AM, onde as ações do SISPAR pudessem ser consolidadas e não o aprimoramento do programa. Decerto, para garantir equidade, é necessário ainda que o programa alcance 100% das escolas da rede e este problema pode ser resolvido a partir do envolvimento com os outros departamentos e não como ato solitário da AssEA.

Atualmente, a SEDUC/AM, apesar de possuir um sistema próprio de avaliação em larga escala, não articula entre seus departamentos a utilização de suas ações baseadas nos indicadores. O que acontece são ações pontuais, como é o exemplo do SISPAR (2015).

Conforme o organograma da SEDUC/AM, a Secretaria Adjunta Pedagógica (SEAP) é composta por três departamentos e uma Assessoria Executiva de Avaliação: a) O DEPPE responsável pela articulação entre os departamentos, pela gestão de políticas e programas estaduais e federais e acompanhamento pedagógico das escolas; b) O Centro de Formação Padre José de Anchieta (CEPAN) responsável pelas formações continuadas da SEDUC/AM; c) CEMEAM responsável pelas transmissões para o interior de todo conteúdo pedagógico tanto para coordenadores regionais, gestores escolares, pedagogos, professores, quanto para alunos; AssEA – responsável por receber e divulgar os resultados do SADEAM e ações de apropriação de resultados em toda a rede.

Estes departamentos, teoricamente, devem se complementar nas suas ações. Na prática isso não ocorre. Desta feita, apresenta-se no próximo subtópico o Plano de Ação Educacional, cujo objetivo é sugerir soluções possíveis para os problemas evidenciados neste estudo.