• Nenhum resultado encontrado

2.7 GESTÃO DE RESÍDUOS

4.1.1 Análise do questionário aplicado sobre Sistema de Gestão da Qualidade

Será analisado as questões do questionário relacionadas diretamente sobre o Sistema de Gestão da Qualidade.

Gráfico 1 – Em sua empresa há Sistema de Gestão da Qualidade implantado?

Fonte: Elaboração da Autora, 2018.

Das 39 construtoras analisadas, 25 responderam que possuem o Sistema de Gestão da Qualidade aplicado e 14 disseram que não.

Pode-se perceber que 64,1% possuem e sabem da importância da aplicação do Sistema para uma construtora.

Gráfico 2 – Qual a classificação do tamanho de sua empresa?

O tamanho da empresa é ainda um grande influenciador na aplicação do Sistema de Gestão da Qualidade, das construtoras entrevistadas 38,5% eram de grande porte, 33,3% de médio porte e 28,2% de pequeno porte. As empresas de grande e médio porte são as que mais possuem o Sistema implantado e devido a maior organização que o SGQ proporciona, tende a continuar a crescer.

Gráfico 3 – Para as empresas que não possuem o SGQ. Tem interesse em aplicar o Sistema de Gestão da Qualidade?

Fonte: Elaboração da Autora, 2018.

Para as construtoras que não possuem Sistema de Gestão da Qualidade ao perguntadas se teriam interesse em aplicar, nenhuma respondeu que não, 58,8% disseram que sim e 41,2% que talvez. Com isso, pode-se verificar que todos os entrevistados sabem que o SGQ traz benefícios para as construtoras, pois nenhuma respondeu que não teria interesse e aos que responderam talvez será analisado o motivo da dúvida na próxima questão.

Gráfico 4 – Por qual motivo não aplica o Sistema de Gestão da Qualidade?

Os motivos da não aplicação do Sistema de Gestão da Qualidade que obtiveram tais respostas: 58,8% elevado custo, 17,6% para dificuldade interna e falta de tempo e 6,0% não tenho interesse.

A maior dificuldade é ainda o elevado custo para aplicação do procedimento, devido à crise que afetou o ramo da Construção Civil no Brasil.

Gráfico 5 – Qual o principal motivo que levou a construtora a implantar o Sistema de Gestão da Qualidade?

Fonte: Elaboração da Autora, 2018.

Os principais motivos que levaram as construtoras a implantarem o Sistema de Gestão da Qualidade foram:

 56,5% adequar-se as exigências das licitações públicas e das agências financiadoras

 30,4% gerar qualidade dos produtos e dos serviços prestados

 13% promover o marketing da construtora.

O maior interesse na aplicação podemos perceber que é na questão das exigências das licitações e agências financiadoras, o que acarreta em maior renda, lucratividade e produtividade para a construtora.

Gráfico 6 – Qual o principal diferencial de empresas que aplicam o Sistema de Gestão da Qualidade?

Fonte: Elaboração da Autora, 2018.

Conforme os entrevistados, o maior diferencial de empresas que aplicam o SGQ é a qualidade dos produtos. As porcentagens são: qualidade dos produtos com 56%, lucratividade 16%, seguido de produtividade e competividade no mercado com 12% e satisfação do cliente 4%.

Com isso, observa-se o grande interesse das construtoras em estarem em busca da melhor qualidade dos produtos, desta maneira levará a ter maior competividade no mercado. O que pode acarretar maior produtividade e consequente lucratividade.

Gráfico 7 – Qual foi a maior dificuldade em que vocês se depararam no processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade?

Fonte: Elaboração da Autora, 2018.

No processo de implantação do sistema a maior dificuldade encontrada foi o elevado investimento inicial na formação, motivação e capacitação dos funcionários, com 48% dos entrevistados. Em seguida, obtivemos 24% a resistência por parte dos funcionários em

relação a nova postura, 16% intensa rotatividade de mão de obra, 12% dificuldade em definir planejamento e a política de qualidade e nenhum voto foi obtido para dificuldade de controle na documentação exigida.

A maior dificuldade continua sendo o elevado custo, nesse caso, no investimento inicial na capacitação, formação e motivação dos funcionários, em seguida a dificuldade com a resistência dos mesmos à nova postura profissional a ser implantada. Para que o Sistema de Gestão da Qualidade funcione é essencial a participação e colaboração de todos os funcionários, pois todos os setores necessitam de cuidados e controles igualmente, um único processo feito de maneira incorreta pode gerar erros nos demais, como por exemplo, retrabalhos.

Gráfico 8 – Quais as certificações alcançadas com a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade?

Fonte: Elaboração da Autora, 2018.

Dentre as construtoras que responderam aos questionários, 23 delas responderam que possuem certificações. O resultado foi de 19 para PBQP-H e 13 construtoras para ISO 9001, isso quer dizer que 9 construtoras obtêm as duas certificações. No geral, os requisitos para obtenção de ambas as certificações são muito parecidos, sendo a diferença ocorre no plano de qualidade e nos controles de registros de materiais e serviços da construção civil.

Gráfico 9 – Investem no marketing da construtora após recebimento destas certificações?

Fonte: Elaboração da Autora, 2018.

Apenas uma construtora disse que não investe no marketing após receberem as certificações, o que representa 4,3% das construtoras estudadas. Os demais 95,7% investem no marketing. A demonstração das certificações traz para a construtora uma melhor visão perante o cliente, seu marketing é muito válido pois representa que a construtora está capacitada para determinadas funções e garante qualidade nos processos de construção.

Gráfico 10 – A construtora possui alguma auditoria/fiscalização para verificar o Sistema e Gestão da Qualidade?

Fonte: Elaboração da Autora, 2018.

O índice de 92% das construtoras responderam que possuem auditoria ou fiscalização para verificar os procedimentos da gestão, já 8% das construtoras responderam que não.

A auditoria é essencial no processo do Sistema de Gestão da Qualidade, ela quem verifica todos os procedimentos e corrige os que estiverem fora do padrão estipulado. É com a

auditoria que você sabe se está apto para obter ou renovar as certificações, visto que se obter muitas falhas nos processos, sua certificação será negada.

Gráfico 11 – Em uma futura crise financeira, pensaria em terminar com o setor responsável pela Gestão da Qualidade?

Fonte: Elaboração da Autora, 2018.

No caso de uma futura crise financeira, 71,8% das construtoras responderam que não pensariam em terminar com o setor, já 28,2% terminariam com o setor.

Acabar com o setor poderia agravar ainda mais a crise financeira, visto que os procedimentos de execuções utilizados nas construções poderiam diminuir de qualidade, levando a retrabalhos, nova execuções de procedimentos (gastos excessivos de materiais) e aparecimento de não conformidades.

Documentos relacionados