• Nenhum resultado encontrado

Análise dos concorrentes

Indica o número de pesquisas sobre os concorrentes das empresas incubadas que a IEBT realizou

Número de pesquisas sobre os concorrentes das empresas incubadas que a IEBT realizou

134

Quadro 27-Descrição dos indicadores da subcompetência mercado das competências relacionais

COMPETÊNCIAS RELACIONAIS- consiste na capacidade da firma se de explorar o conhecimento externo a fim de desenvolver inovações. São aquelas que atuam sobre os mercados (relações com a concorrência e demanda) e também que dizem respeito à capacidade da firma formar alianças estratégicas para se apropriar de tecnologias externas.

Sub- competência

Indicadores Descrição do indicador Escala de Valores para o indicador

MERCADO

Identificação de demanda tecnológica

Indica o número de oportunidades de negócios identificado pela incubadora para as empresas incubadas

Número de oportunidades de negócios identificado pela incubadora para as empresas incubadas Pesquisa de mercado Indica o número de pesquisas de mercado

que a incubadora realizou para as empresas incubadas

Número de pesquisas de mercados realizadas pela incubadora para as empresas incubadas

Qualidade das pesquisas de mercado

Indica a percepção dos empresários quanto a qualidade das pesquisas de mercado realizada pela incubadora.

Esse indicador pode variar de 1 a 10, sendo 1 péssimo e 10 excelente.

Consultoria de mercado Indica a média de horas de consultoria de mercado recebida por empresa incubada

Horas/empresa Qualidade das

consultorias de mercado

Indica a percepção do empresário quanto à qualidade das consultorias de mercado oferecidas

Varia de 1 a 10, sendo 1 péssimo e 10 excelente

135 4.3.1-Validação dos indicadores com os especialistas do setor de incubação e inovação

Para esta etapa da pesquisa buscou-se identificar eminentes especialistas na área do conhecimento para validar os mais importantes e significativos indicadores que permitam avaliar as IEBT como MIIT. Essa validação está baseada nos princípios do método Delphi, que consiste na discussão de determinado tema por um grupo de especialistas com competência reconhecida na área do estudo.

O Delphi tem como objetivo propiciar a reflexão coletiva sobre temas complexos. As questões foram examinadas por especialistas no assunto, através de um questionário estruturado. Foi assegurado anonimato às respostas e realizada apenas uma rodada, porque não houve nenhum comentário adicional dos especialistas e nem mudanças de posicionamento após o envio do painel com as respostas.

Foram enviados vinte questionários e recebidos doze respostas. Foram considerados como especialistas profissionais (ver APÊNDICE 4) com alto grau de conhecimento sobre as IEBT, criação e desenvolvimento de MPEBT e geração de inovação tecnológica. O critério adotado foi de verificar se os especialistas concordavam que aquele indicador era importante para avaliar as IEBT como MIIT. A estrutura compreendeu perguntas, aglutinadas em quatro blocos, cada um abordando uma competência (desdobrada em sub-competências) necessária para inovar. Para cada competência para inovar foi definido um conjunto de indicadores.

Os especialista atribuíram nota de um 1 a 10 para cada indicador, sendo 1 discordo totalmente e 10 concordo totalmente. Foi enviado um formulário, elaborado com auxilio da ferramenta do Google doc., que incluíam a descrição de cada indicador e a sua escala de valor. Ao final do bloco de questões sobre cada competência para inovar, havia um espaço para observações, caso o especialista julgasse apropriado fazer algum comentário adicional sobre alguma questão.

136 4.3.2- Resultado da validação dos indicadores

Após o recebimento dos questionários, as respostas dos especialistas foram agrupadas em painéis com as informações sobre médias e desvio padrão das notas dadas em cada indicador, respeitando a mesma forma de apresentação de agrupamento de acordo com cada competência e subcompetência. Cabe ressaltar que nos painéis foram incluídos todos os comentários feitos pelos especialistas sobre os indicadores.

Esses painéis foram enviados aos especialistas com espaços abertos para que fossem comentadas as notas dos outros especialistas e pudessem ser acrescentados novos comentários. Após o prazo estipulado para retorno das respostas não havendo nenhum comentário ou crítica adicional, a pesquisadora assumiu os dados como relevantes para as conclusões e que possibilitavam prosseguir a análise sem necessidade de novas rodadas.

A.Indicadores da categoria competência de meios: nas competências de meios foram identificados cinco subcompetências, a saber:

i)EQUIPAMENTOS com quatro indicadores: esses indicadores, além de caracterizarem e qualificarem o aparelhamento das IEBT, buscam evidenciar se de fato, há uma interação efetiva com as IES e ICTs. Os dados da pesquisa mostraram, que tanto os gestores das IEBT como os gestores das MPEBT tem ressalvas quanto ao acesso de equipamentos dessas instituições pelas MPEBT, seja por questões de falta de capacidade de atendimento ou pelo excesso de normas da instituição.

Sendo assim, percebe-se que esse aspecto deve ser avaliado para verificar se realmente a interação ocorre e o grau de interação. Essa parceria, entre empresas e IES ou ICT, para uso compartilhado de equipamentos possibilita o surgimento de novas inovações. Como mencionado, anteriormente, muitas MPEBT buscam as IEBT porque os custos de instalação são menores em função de não precisar adquirir equipamentos especializados na fase inicial, quando a tecnologia ainda sendo testada pelo mercado. Na Tabela 7, é apresentado de forma resumida, o resultado da avaliação dos especialistas para os indicadores da subcompetência equipamentos:

137 Tabela 7- Média, mínimo, máximo, desvio padrão, desfavorabilidade dos indicadores da subcompetência equipamento

Fonte: Resultado da pesquisa

Dos indicadores dessa subcompetência, apenas o indicador número de equipamentos da IEBT não foi considerado importante para os especialistas como um indicador para avaliar as IEBT como MIIT, porque obteve maior índice de desfavorabilidade. Esse resultado evidencia a percepção dos especialistas quanto à importância da interação das IEBT com as IFES e ICT para que as empresas tenham acesso a equipamentos especializados para a inovação.

ii)LABORATÓRIOS com quatro indicadores: esses indicadores possibilitam verificar as instalações que a IEBT oferecem para as empresas desenvolverem novos produtos e serviços. Busca evidenciar se de fato, há uma interação efetiva com as IES e ICTs. Os dados da pesquisa mostraram (ver Tabela 8) que tanto os gestores das IEBT, como os gestores das MPEBT tem ressalvas quanto ao acesso aos laboratórios dessas instituições pelas MPEBT seja por questões de falta de capacidade de atendimento ou pelo excesso de normas da instituição.

Sendo assim, percebe-se que esse aspecto deve ser avaliado para verificar se realmente a interação ocorre e o grau de interação. Essa parceria entre empresas e IES ou ICT para uso compartilhado de laboratórios possibilita o surgimento de inovações, mas cabe considerar que o “tempo da academia” é diferente do “tempo do mercado”. A questão de acesso a laboratórios para fazer testes pilotos e desenvolvimento de produtos e processos reduz o custo de investimento das empresas.

138 Tabela 8- Média, mínimo, máximo, desvio padrão, desfavorabilidade dos indicadores da subcompetência laboratórios

Fonte: Resultado da pesquisa

Quanto aos indicadores dos laboratórios apenas dois foram considerados importantes na opinião dos especialistas. O indicador número de laboratório da própria IEBT não houve consenso, sendo assim optou por desconsiderá-lo. O que corroborou com essa decisão foi porque durante as visitas, apesar dos gestores das IEBT e MPEBT considerarem que os laboratórios na IEBT contribuem para inovar e facilitam o acesso da empresa, ainda não é uma prática comum encontrar laboratórios na própria incubadora. Cabe destacar que essa prática é comum para IEBT que atuam em empresas do mesmo setor. Os dados da pesquisa evidenciam a importância que os especialistas consideram os indicadores relacionados à interação com a IES. E a importância de verificar se esta interação é efetiva. Segue abaixo a opinião dada por 3 especialistas em relação a esse indicador:

Especialista 1 - “Investimentos e manutenção de laboratórios, normalmente