• Nenhum resultado encontrado

competência precisa ser desenvolvida? O curso foi eficaz?”

v) ASSESSORIA EMPRESARIAL DA PRÓPRIA EQUIPE DA INCUBADORA com três indicadores: o foco desses indicadores é avaliar o processo de coletivização dos conhecimentos nas IEBT. A informação é um fator estratégico para a inovação tecnológica (OCDE, 2004). Segundo o modelo de Munier (1999) um das competências necessárias para estimular o processo de inovação nas empresas é a identificação de saberes estratégicos e controle de comunicação dos saberes estratégicos.

Os dados da pesquisas mostraram que uma forma das IEBT contribuírem com informações estratégicas é o serviço de clipping dirigido, ou seja, a equipe da IEBT seleciona e analisa informações do setor e interesse da empresa por tema. Essa prática é adotada é adotada pelas IEBT investigadas.

149 Como se observa, na Tabela 20, todos os indicadores foram considerados importantes para avaliar as IEBT como MIIT, tendo em vista o alto índice de favorabilidade dos especialistas.

Tabela 18- Média, mínimo, máximo, desvio padrão, desfavorabilidade dos indicadores da subcompetência assessoria empresarial

Fonte: Resultado da pesquisa

Foram feitos os seguintes comentários por 2 especialistas:

Especialista 1: quanto à identificação de pesquisas nas universidades: “É apenas parte da solução, não adianta identificar se não se consolidar um processo de parceria via o desenvolvimento de projetos. Sugestão: projetos de pesquisa entre empresas e universidades (grupos de pesquisa)

Especialista 2: quanto à orientação empresarial da própria equipe da incubadora: “Acredito que a incubadora deva possuir uma equipe sistêmica, e não

apenas especialistas em negócios.”

Quanto ao comentário do especialista 1, vale ressaltar que o foco dessa pesquisa é validar indicadores para avaliar se as IEBT possuem as competências necessárias para atuar como MIIT e que a questão da interação universidade- empresa são contempladas em outras competências e indicadores.

vi) PREMIAÇÃO: com um indicador: O reconhecimento da inovação tecnológica é indicado pelo modelo de Munier (1999) como sendo um estimulo para o processo de inovação tecnológica. Esse reconhecimento pode gerar visibilidade para a empresa, tendo em vista que as IEBT são como “vitrines” para as empresas incubadas e também é um indicador que reflete o monitoramento e acompanhamento das MPEBT, função essencial para as IEBT e permite avaliar o processo de inovação tecnológica nas empresas de maneira sistemática.

150 Tabela 19- Média, mínimo, máximo, desvio padrão, desfavorabilidade dos indicadores da subcompetência premiação

Fonte: Resultado da pesquisaEsse indicador teve um alto nível favorabilidade pelos especialistas , apenas um especialista não considerou o indicador como importante para avaliar as IEBT como MIIT . De acordo com esse especialista: “É um indicador

que mede o efeito”.

O objetivo desse indicador é evidenciar se as IEBT possuem mecanismos de reconhecimento da inovação tecnológica nas MPEBT, de acordo com um empresário: “não há valorização de a empresa possuir ou não patente. Não faz

diferença para a IEBT”. Das IEBT investigadas apenas uma possuía um sistema de

reconhecimento das MEPBT incubada. Como mencionado, além de estimular as empresas esse indicador reflete o nível do acompanhamento e monitoramento das MPEBT pelas IEBT.

D. Indicadores da categoria competência relacionais:nas competências de meios foram identificados três subcompetências, a saber:

i)COOPERAÇÃO COM OUTRAS ORGANIZAÇÕES os indicadores dessa competência ( Ver Tabela 22) buscam indicar o grau de interação entre as MPEBT e as IES e ICT. Vários autores ressaltam a importância da interação para inovar como Freeman (1982), Lundvall( 1988) e Cohen e Levital ( 1990). Cabe destacar que na literatura especializada sobre IEBT é destacada a interação entre empresas com IES e ICT para desenvolvimento de projetos. Entretanto os dados da pesquisa mostraram que as IEBT ainda podem melhorar nesse aspecto estimulando o desenvolvimento de projetos cooperativos.

Tabela 20-Média, mínimo, máximo, desvio padrão, desfavorabilidade dos indicadores da subcompetência cooperação com outras organizações

151 Fonte: Resultado da pesquisa

Esses indicadores tiveram 100% de favorabilidade dos especialistas como sendo importante para avaliar as IEBT como MIIT. Além de mensurar o nível de relacionamento das instituições esse indicador, também reflete os procedimentos de acompanhamento e monitoramento das MPEBT pelas IEBT.

ii)ANÁLISE DOS CONCORRENTES com um indicador: Na avaliação das competências tanto na percepção dos gestores das IEBT como das MPEBT foi evidenciado que há deficiências nas IEBT quanto a essa competência. É necessário que as MPEBT tenham informação sobre o mercado concorrente e até mesmo se possuem mercado concorrente para melhor aproveitar as ameaças e oportunidades do setor que esta inserindo sua tecnologia. Entretanto, cabe ressaltar, que as empresas nascentes não possuem recursos financeiros nem recursos humanos para realizar pesquisas e análise dos concorrentes. A Tabela 23 apresenta os resultados da análise desse indicador.

Tabela 21. Média, mínimo, máximo, desvio padrão, desfavorabilidade dos indicadores da subcompetência análise dos concorrentes

Fonte: Resultado da pesquisa

Houve um alto nível de favorabilidade para esse indicador sem nenhum comentário adicional dos especialista, sendo assim esse indicador foi considerado como importante para a proposta de avaliação das IEBT como MIIT.

ii) MERCADO: com cinco indicadores: o acesso a mercado é uma das principais dificuldades das MPEBT para dar um destino econômico para suas inovações. Os dados da pesquisa mostraram que na percepção dos gestores das MPEBT o apoio das IEBT no que compete a identificação de demanda tecnológica, pesquisa de mercado e consultorias de mercado ainda é deficiente. Dessa forma buscou indicadores que buscassem retratar o esforço da IEBT no apoio ao acesso ao mercado (ver Tabela 24), bem como que os empresários pudessem avaliar a qualidade desse apoio, como no caso a qualidade das pesquisas de mercado.

152 Tabela 22- Média, mínimo, máximo, desvio padrão, desfavorabilidade dos indicadores da subcompetência mercado

Fonte: Resultado da pesquisa

Esse indicador teve um alto nível favorabilidade pelos especialistas sendo considerado como importante para a proposta de avaliação. A seguir segue algumas sugestões e comentários dos especialistas:

Especialista 4: Quanto a qualidade da pesquisa de mercado: “ Neste