• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3- METODOLOGIA DE PESQUISA

3.3 ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA

O nosso objetivo ao investigar de que forma a Física do Meio Ambiente vem sendo tratada nos livros didáticos de Física foi encontrar elementos que justificassem a seleção dos conteúdos para a proposta de um novo programa de ensino da disciplina de FMA, uma vez que, a nova proposta de ensino sugerida

deverá, necessariamente, contemplar conteúdos que são abordadas nos livros didáticos de Física.

A análise dos livros didáticos de Física do Ensino Médio se concentrou no enfoque que é dado a temas ligados à conexão da Física com o Meio Ambiente. A análise das obras constituiu em verificar se determinados temas de FMA eram ou não abordado pelo livro didático de Física. A lista de temas que foi utilizada como parâmetro para esta análise foi elaborada a partir de alguns critérios, como:

1. Os temas são apontados por alguns pesquisadores como fundamentais para serem discutidos em disciplinas focadas nas relações entre Física e Meio Ambiente em cursos superiores (Tabela 3.2);

Autores Temas

Neto e Santos (2011)

Geração de energia e o Meio Ambiente Camada de ozônio

Poluição e impactos ambientais no ar Água e solo

Efeito estufa

Boeker et al. (2003) Mudanças Climáticas e o efeito estufa Produção de Energia

Tabela 3.2 - Temas fundamentais de FMA segundo alguns pesquisadores.

2. Os temas foram objeto de pesquisa em situações de ensino e correlacionam Física e as questões ambientais (Tabela 3.3);

Autores Temas

Vieira e Bazzo (2007) Aquecimento global

Silva e Carvalho (2002) Produção de energia elétrica

Silva e Carvalho( 2007)

Aquecimento global

Geração da energia por fissão nuclear e a questão dos resíduos

Saba (2001) A Física das tempestades e dos raios

Souza (2010) Aplicações da física nuclear

Neto (2012) Geração de energia e desenvolvimento sustentável Tabela 3.3 - Temas que correlacionam Física e Meio Ambiente e que já forma

objeto de pesquisa em situações de ensino.

3. A relevância que tem despertado nos meios de comunicação, principalmente quando o tema está ligado a tragédias ambientais.

Este critério foi escolhido, pois segundo Boeker et al. (2003) “Física do Meio Ambiente refere-se a temas escritos nos jornais. Qualquer professor, por natureza, vai comentar sobre estas questões para tornar o ensino relevante”. Dentre os temas que são frequentes nos noticiários e que estão ligados as questões ambientais temos que analisar os que se relacionam com o entendimento da dinâmica do Meio Ambiente e de que forma afetam o bem estar da sociedade e de todos os seres vivos. A lei 6.938 de 31/08/1981 que dispões sobre a Política Nacional do Meio Ambiente de Meio Ambiente define Meio Ambiente como o “conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”, portanto, tomando por base essa definição no que se refere aos elementos de ordem física que afetam a vida e o que é notícia frequente nos veículos de comunicação podemos apontar os seguintes temas:

- Atividade solar e sua influência sobre a Terra, como as que estão sendo frequentemente noticiadas;

- Desastres nucleares, como os de Chernobyl e o de Fukushima; - Mudanças Climáticas Globais;

- Tsunamis como o que devastou o Japão;

- Os impactos gerados pela produção de energia hidroelétrica como os do rio Tapajós;

- Os ricos associados à exposição à radiação ultravioleta e os casos de câncer de pele;

- Os abalos sísmicos de grande magnitude como o que devastou o Haiti; - As secas prolongadas no nordeste;

- Poluição sonora;

A Física com suas teorias e leis básicas apresenta uma explicação científica para vários destes fenômenos que causam impactos ambientais e que frequentemente são levantas em sala por nossos alunos pelo fato de ter ouvido alguma notícia relacionada ao tema, portanto, é fundamental explorar esses temas em aulas de Física e, desta forma, contribuir para a formação de cidadãos mais bem informados e conscientes sobre os mecanismos de interação entre Homem-Meio Ambiente, tornando o ensino “relevante” como afirma Boeker et al. (2003).

4. Alguns temas são indicados pela matriz de referência do ENEM 2012 e estão relacionados à compreensão do Meio Ambiente em que vivemos. São os seguintes:

- Marés e variações climáticas; - Campo magnético terrestre;

- Compreensão dos fenômenos climáticos relacionados ao ciclo da água.

O nosso objetivo ao investigar de que forma a Física do Meio Ambiente vem sendo tratada nos livros didáticos de Física foi encontrar mais elementos que justifiquem a escolha dos conteúdos para o programa de ensino da disciplina de FMA, uma vez que, a nova proposta de ensino sugerida deverá contemplar, necessariamente, os conteúdos que são abordados nos livros didáticos. Usando os nossos critérios de seleção conseguimos elaborar um lista de temas de FMA considerados fundamentais para o Ensino Médio e listados no Quadro 3.1.

Temas Fundamentais de FMA para o Ensino Médio

1. Atividade solar e a vida; 2. Mudanças climáticas;

3. Fontes renováveis de energia 4. Fontes não-renováveis de energia; 5. Campo Geomagnético;

6. Eletricidade atmosférica; 7. Poluição sonora;

8. Formação das marés; 9. Ciclo da água;

10. Atividade sísmica da Terra.

Quadro 3.1- Lista de temas fundamentais de FMA para o Ensino Médio.

O PNLD2012 (Programa Nacional do Livro Didático-2012) disponibilizou 10 obras didáticas de Física para que os professores avaliassem e escolhessem a mais adequada a sua proposta metodológica em suas respectivas instituições de ensino público. Analisamos 9 obras oferecidas para escolha do professor de Física. Nossa análise se constituiu basicamente de:

- Identificação do livro (nome, autores, editora);

- Identificar se os temas indicados em nossa lista eram abordados pelo livro; - Breve descrição dos resultados da análise.

3.4 APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DERIVADA DO MÉTODO TEÓRICO DE