• Nenhum resultado encontrado

3 PROPOSTA METODOLÓGICA

3.6 Análise e Tratamento dos Dados

Um dos principais desafios do pesquisador é converter os dados coletados na pesquisa em conhecimento. Dessa maneira, é essencial a escolha do método mais apropriado de forma a permitir que as informações coletadas durante o processo de pesquisa possam colaborar com a pesquisa científica (HAIR JR. et al., 2005).

Neste estudo, os procedimentos a serem adotados visam atender aos objetivos específicos propostos para, assim, atender ao objetivo geral e a questão de pesquisa.

Em relação ao primeiro objetivo específico, que foi levantar as características estruturais e de recursos humanos das unidades de fiscalização de tecnologia da informação nos Tribunais de Contas estaduais do Brasil, os procedimentos adotados constaram da coleta das informações através das demais questões do “BLOCO II - Dados Estruturais da Fiscalização de Tecnologia da Informação” do questionário. A partir destas informações, foi possível conhecer o nível estrutural das unidades de fiscalização de tecnologia da informação nas Cortes de Contas dos estados do Brasil.

O segundo objetivo específico foi identificar os requisitos com maior destaque positivo e maior destaque negativo na verificação da aderência dos Tribunais de Contas de Estado do Brasil à norma ISSAI 5300, os procedimentos adotados constaram da coleta de dados através do “BLOCO III - Requisitos da ISSAI 5300: Diretrizes sobre Auditoria de TI” do questionário. Com a disponibilização destas informações, foi possível levantar o panorama da aderência das unidades de fiscalização de tecnologia da informação nas Cortes de Contas dos estados do Brasil.

Quanto ao terceiro objetivo específico, que foi identificar os requisitos com maior discrepância positiva e maior discrepância negativa na verificação da aderência do Tribunal de Contas do Estado do Ceará à norma ISSAI 5300 em relação ao resultado global dos Tribunais de Contas estaduais do Brasil, os procedimentos adotados passaram pelo cruzamento do resultado geral com o resultado individual do Tribunal de Contas do Estado do Ceará.

O quarto e último objetivo específico, foi identificar as boas práticas realizadas e os obstáculos enfrentados pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará, os procedimentos

adotados passaram pela realização de entrevistas semiestruturadas, aplicadas aos gestores do controle externo e aos analistas/auditores de tecnologia da informação, com o objetivo de identificar as percepções subjetivas que os gestores e auditores tinham com relação aos pontos ressaltados quanto a esta área de auditoria.

A análise dos dados quantitativos foi feita através de estatística descritiva, utilizando-se um peso (pontuação) para cada opção de resposta da escala Likert, possibilitando obter uma pontuação geral para cada Tribunal de Contas respondente. Esta metodologia permitiu uma análise comparativa entre as entidades, através de medidas de tendência central tais como média, mediana e moda, assim como medidas de variabilidade tais como desvio padrão, variância, valor máximo e mínimo.

O estudo dos dados qualitativos foi feito por meio da técnica de análise de conteúdo com fundamento em Bardin (2011). A autora a descreve como um conjunto de técnicas de análise das comunicações, visando obter indicadores (quantitativos ou não) através de procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição de conteúdo das mensagens. A técnica permite a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção ou recepção (variáveis inferidas) destas mensagens.

O procedimento de identificação das boas práticas foi realizado a partir das transcrições das entrevistas, mais especificamente nas informações prestadas quando se solicitou que fossem citadas quais boas práticas foram utilizadas pelo TCE-CE para a implementação de determinado requisito.

As boas práticas citadas pelos entrevistados foram agrupadas de acordo com os temas ou categorias estabelecidas tomando-se por base as falas dos entrevistados. Câmara (2013) apresentou a técnica na qual as categorias são definidas com base nos conteúdos verbalizados e com um certo refinamento gramatical de forma. A flexibilização da técnica foi utilizada no momento em que cada categoria identificada representou uma boa prática.

Uma vez identificadas as boas práticas, foi então realizado o procedimento de contagem das citações obtida por cada uma, tanto em relação à quantidade de requisitos a qual foi associada, como também na quantidade de vezes que foi citada pelos entrevistados. Vale ressaltar que o mesmo procedimento foi realizado para a identificação dos obstáculos enfrentados.

Finalmente foi utilizado um fator de relevância para identificar as principais boas práticas utilizadas e os principais obstáculos enfrentados pelo TCE-CE. O fator foi composto pela quantidade de requisitos ao qual a categoria (boa prática ou obstáculo) foi associada, onde considerou-se aquelas com 3 ou mais associações. Outro aspecto considerado no fator de relevância foi a quantidade de citações, sendo consideradas aquelas boas práticas citadas 5 ou mais vezes e os obstáculos com 4 ou mais citações.

De forma a facilitar a compreensão desta metodologia, pode-se citar o seguinte exemplo. Ao analisar as respostas dos entrevistados verificou-se que a boa prática “Realização de concurso com cargo específico de auditor de TI” foi encontrada nas respostas de 3 (três) perguntas (requisitos), sendo citada no total de 7 vezes. Vale ressaltar que cada boa prática só foi computada uma única vez para cada par “respondente-pergunta”.

No exemplo acima a boa prática foi considerada relevante, uma vez que foi encontrada em 3 ou mais requisitos e foi citada 5 ou mais vezes, conforme a metodologia utilizada.

Gráficos e tabelas foram utilizados para auxiliar a compreensão e a leitura dos resultados encontrados. Na seção seguinte foi desenvolvida uma análise detalhada com essas informações e suas respectivas inferências.