• Nenhum resultado encontrado

A análise fatorial foi empregada com o intuito de identificar as dimensões e subdimensões dos construtos teoricamente considerados neste estudo, tendo como base as escalas do instrumento de pesquisa. Utilizou-se o método dos componentes principais para a extração dos fatores e a rotação ortogonal “varimax” levando-se em conta somente os fatores com valores eingevalue maiores do que 1. Na composição dos fatores considerou-se somente as variáveis que apresentaram cargas fatoriais maiores que 0,40 e sem duplicidade. A consistência interna das medidas resultantes das análises fatoriais foi verificada por cálculo dos coeficientes de confiabilidade alfa (α) – subprograma Scale-Reliability Analysis do programa SPSS 10.0.

Os objetivos desta etapa de análise foram simplificar o esquema teórico a ser testado – uma vez que o número de indicadores utilizados para mensurar os construtos era grande e esta técnica permitiria “enxugar” os dados – e validar conceitualmente todas as medidas ainda pouco estudadas no contexto da realidade brasileira; principalmente as duas dimensões inseridas no estudo como inéditas: a comunicação e a criatividade organizacionais.

A análise fatorial foi procedida antes da confecção do diagrama das equações estruturais para a análise dos antecedentes do comprometimento por meio da modelagem estrutural de equações (SEM - Structural Equations Modeling), com a finalidade de reduzir o número de variáveis do modelo, minimizando os problemas advindos da limitação da

2 Deste ponto em diante o coeficiente alfa será citado muitas vezes, e em todas elas será omitido (Cronbach, 1951), referência correta e requerida, mas cuja menção se tornaria exaustiva.

técnica: a significância estatística do modelo fica difícil de ser obtida quando o número de conceitos excede 20.

Com a intenção de melhorar o entendimento sobre o significado dos fatores apresentados nos itens 5.6.4 e 5.7.4 elaborou-se o quadro 3, relacionando os números das perguntas do questionário que aparecem nas tabelas dos fatores com os seus conteúdos.

Quadro 3 – Relação das Questões do Instrumento de Pesquisa e Respectivos Conteúdos

Questões Conteúdos

1 Sexo. 2 Idade. 3 Estado Civil.

4 Caso seja solteiro, mora com os pais ou outros familiares? 5 Tem filhos?

6 Existem outros parentes que são seus dependentes?

7 O(a) esposo(a) ou companheiro(a) tem trabalho remunerado?

8 Caso sim, os rendimentos que você obtém do seu trabalho representam que percentual da renda familiar?

9 Meu lazer (“hobbies”, esportes, recreação e contatos com amigos).

10 Minha comunidade (organizações voluntárias, sindicatos, organizações políticas). 11 Meu trabalho

12 Minha religião (atividades e crenças religiosas). 13 Minha família.

14 O trabalho dá a você “status” e prestígio.

15 O trabalho fornece a você os rendimentos necessários.

16 O trabalho é interessante e mantém você ocupado (em atividade). 17 O trabalho permite a você ter contato com outras pessoas.

18 O trabalho é um modo útil de servir à sociedade e lhe proporciona auto-realização.

19 Se as habilidades de um trabalhador tornarem-se desatualizadas, o seu empregador deveria ser responsável por seu treinamento e sua colocação em outra função.

20 É dever de todo cidadão capacitado contribuir para a sociedade através do trabalho.

21 O sistema educacional de nossa sociedade deveria preparar todas as pessoas para um bom trabalho, se elas fossem bastante dedicadas.

22 Um supervisor deveria pedir sugestões a seus subordinados, quando uma mudança nos métodos de trabalho for necessária, antes de decidir o que fazer.

23 Todo trabalhador deveria pensar na melhor forma de fazer o seu serviço.

24 Todas as pessoas em nossa sociedade deveriam ter o direito a um trabalho interessante e significativo.

25 O trabalho monótono e simples é aceitável desde que o salário compense totalmente. 26 Dever-se-ia garantir um trabalho a todo o indivíduo que desejasse trabalhar.

27 Um trabalhador deveria valorizar o seu trabalho, mesmo sendo este um trabalho chato, não- especializado e realizado em condições ambientais desagradáveis.

28 Nível escolar concluído.

29 Você está realizando algum curso para obter nova habilitação profissional? 30 Qual era a sua idade quando conseguiu o primeiro emprego com carteira assinada? 31 Qual o tipo de ocupação que você desempenhava naquela ocasião?

32 Você já havia adquirido alguma habilidade profissional? 33 Seu emprego atual ainda é o primeiro emprego?

35 Entre os empregos, você passou períodos acima de um mês desempregado? 36 Caso sim, quantos meses você esteve desempregado nos últimos cinco anos? 37 Que ocupação ou profissão você exerce no seu emprego atual?

38 Além do seu emprego nesta organização, você possui outra atividade de trabalho?

39 Comparando com o seu grupo ocupacional atual (colegas da mesma ocupação), onde você acha que se encontra em termos da sua carreira de trabalho?

40 Você teve alternativas para comparar ao decidir buscar o seu emprego atual? 41 Em que medida você julga ter sido fácil ingressar nesta organização? 42 Responsabilidades e demandas do trabalho.

43 Oportunidades de progresso na carreira. 44 Tipo de trabalho que deveria desempenhar.

45 Em que medida as expectativas que você tinha em relação ao emprego atual foram atendidas nos seus primeiros meses de trabalho?

46 Tempo de serviço na organização.

47 Em quantos setores da organização você já trabalhou (incluindo o atual)? 48 Há quanto tempo trabalha no setor atual?

49 Você atualmente ocupa cargo comissionado, função de confiança ou chefia? 50 Caso sim, há quanto tempo?

51 Caso não, já ocupou antes? 52 Indique o seu rendimento bruto.

53 Considerando a sua qualificação profissional e o que os outros profissionais similares a você recebem, como você considera a sua remuneração?

54 De quantos treinamentos você já participou nesta organização? 55 Quantas promoções você já recebeu nesta organização?

56 Nesta organização, o treinamento é visto como uma forma de melhorar o desempenho. 57 Eu tenho tido, nesta organização, oportunidades reais de aprimorar minhas habilidades. 58 Esta organização não tem me treinado adequadamente para trabalhos futuros.

59 Nesta organização existe um sistema de promoções justo.

60 Existem oportunidades de crescimento na carreira e progresso profissional nesta organização. 61 Esta organização se esforça ao máximo para não perder os seus empregados.

62 Em que medida recebo informações do meu supervisor acerca do meu desempenho no trabalho? 63 O quanto são repetitivas as minhas tarefas.

64 Oportunidade de completar o serviço que eu começo.

65 Oportunidade de descobrir quão bem estou fazendo o meu trabalho.

66 O quanto sou capaz de realizar o meu trabalho independentemente dos outros.

67 Oportunidade de realizar um trabalho do seu começo ao fim (isto é, a chance de fazer o trabalho completo).

68 Oportunidade de fazer uma quantidade de tarefas diferentes.

69 O sentimento de que sei que estou realizando bem ou mal as minhas tarefas. 70 O quanto o meu trabalho é variado.

71 O quanto vejo as minhas tarefas em toda a sua amplitude.

73 Com que freqüência tenho de trabalhar muito rapidamente?

74 Com que freqüência meu emprego exige que eu trabalhe muito intensamente?

75 Com que freqüência meu emprego me deixa com pouco tempo para que as atividades sejam feitas?

76 Com que freqüência sinto que a minha carga de trabalho é excessiva?

77 Com que freqüência meus superiores, com nível de autoridade iguais, solicitam que eu faça tarefas conflitantes?

78 Com que freqüência pessoas cujas solicitações eu deveria atender pedem coisas que estão em conflito com outros trabalhos que devo fazer?

79 Com que freqüência não tenho clareza sobre quais as minhas responsabilidades no trabalho? 80 Com que freqüência os padrões de desempenho no trabalho estão bem definidos?

81 Com que freqüência tenho idéias criativas ou inovadoras? 82 A organização onde trabalho é receptiva às idéias criadoras?

83 A organização onde trabalho respeita o tempo que leva desde que tenho uma idéia criativa até o momento em que tenho condições de colocá-la em prática?

84 A organização onde trabalho aceita um erro decorrente de uma idéia criativa como forma de aprendizado?

85 A organização onde trabalho incentiva a continuidade de um estudo onde a aplicação de uma idéia criativa levou-me inicialmente ao erro?

86 Com que freqüência a eficiência ou a produtividade do setor onde trabalho é considerada alta? 87 O sentimento de lealdade ou união existente entre os membros do setor onde trabalho é: 88 O sentimento de confiança entre os colegas e chefes do meu setor é:

89 Com que freqüência é exercida uma “pressão” exagerada sobre os empregados para que a produtividade ou o desempenho do setor onde trabalho sejam melhores?

90 As pessoas no meu grupo trabalham bem em equipe.

91 Em meu grupo de trabalho, as pessoas utilizam o tempo eficientemente pelo planejamento e coordenação dos seus esforços.

92 Em minha organização, pessoas de diferentes departamentos que têm de trabalhar juntas, realizam o seu trabalho eficientemente, sem que umas atrapalhem as outras.

93 Eu tenho tido a oportunidade de participar de decisões que afetam o meu trabalho. 94 Eu gostaria de poder dizer mais quando houvesse decisões sobre o meu trabalho. 95 Trabalho em ambientes fisicamente perigosos.

96 Trabalho em ambientes não-saudáveis.

97 Meu trabalho exige muito de mim, fisicamente. 98 Meu trabalho exige muito de mim, mentalmente.

99 Sinto problemas de saúde decorrentes das condições em que trabalho. 100 Ocorreram acidentes que levaram a me afastar do meu trabalho atual. 101 O quanto estou satisfeito com a estabilidade que possuo na empresa.

102 O quanto estou satisfeito com o grau de estabilidade que percebo que esta empresa tem em longo prazo.

103 O quanto estou satisfeito com o grau de respeito e justiça que recebo da minha chefia imediata. 104 O quanto estou satisfeito com a qualidade do suporte técnico e administrativo que recebo da

minha chefia imediata, durante a realização da minha tarefa, quando necessário.

106 O quanto estou satisfeito com as oportunidades que tenho de ajudar outras pessoas no trabalho. 107 O quanto estou satisfeito com o montante de pagamento e de benefícios que recebo.

108 O quanto estou satisfeito com a justa remuneração que recebo por contribuir com o desenvolvimento da empresa onde trabalho.

109 O quanto estou satisfeito com as possibilidades de crescimento pessoal e de desenvolvimento que obtenho ao realizar a minha tarefa.

110 O quanto estou satisfeito com o sentimento de mérito que obtenho ao concluir as minhas atividades.

111 O quanto estou satisfeito com as oportunidades de poder colocar em prática os meus pensamentos, de modo independente, na realização da minha tarefa.

112 O quanto estou satisfeito com a quantidade de desafios que existe no meu trabalho. 113 O quanto eu gostaria que a minha tarefa fosse variada e desafiante.

114 O quanto eu gostaria de liberdade para exercitar pensamentos e ações diferentes durante a realização das minhas tarefas.

115 O quanto eu gostaria de ter oportunidade de aprender coisas novas para realizar as minhas tarefas.

116 O quanto eu gostaria de ter oportunidade de ser criativo e imaginativo na realização das minhas tarefas.

117 O quanto eu gostaria de ter oportunidade de crescimento pessoal e profissional em meu trabalho.

118 O quanto eu gostaria de obter reconhecimento quando minha tarefa fosse bem realizada. 119 Aqui, pouca ação pode ser desenvolvida até que o supervisor aprove a decisão.

120 Aqui, uma pessoa que desejasse tomar suas próprias decisões seria rapidamente desencorajada. 121 Mesmo em questões pequenas, nós temos de buscar alguém de mais alto nível para a decisão

final.

122 Eu tenho de consultar o meu chefe antes de fazer quase todas as coisas. 123 A maioria das pessoas daqui faz as suas próprias regras de trabalho.

124 Os empregados são constantemente fiscalizados se estão violando as regras para a realização do trabalho.

125 Há uma descrição escrita e completa de como devo executar o meu trabalho.

126 Seja qual for a situação, temos procedimentos que devem ser seguidos para lidar com elas. 127 Como se caracteriza sua jornada de trabalho?

128 Conversando com amigos, eu sempre me refiro à minha organização como uma grande instituição para a qual é ótimo trabalhar.

129 As coisas mais importantes que me acontecem envolvem o meu trabalho atual.

130 Eu julgo que os meus valores são muito similares aos valores defendidos pela organização onde trabalho.

131 Para mim, o meu trabalho atual é apenas uma pequena parte daquilo que sou.

132 Eu me sinto orgulhoso dizendo às pessoas que sou parte da organização onde trabalho. 133 Eu sou muito envolvido pessoalmente com o meu trabalho atual.

134 A organização em que trabalho realmente inspira o melhor de mim para o meu progresso no desempenho do trabalho.

135 Eu “vivo” para o trabalho.

136 Eu me sinto contente por ter escolhido esta organização para trabalhar, comparando com outras organizações que considerei na época da contratação.

138 Freqüentemente eu discordo das políticas da organização onde trabalho, e de assuntos importantes relacionados com os trabalhadores.

139 Eu tenho fortes vínculos com meu trabalho atual e seria difícil quebrá-los. 140 Eu realmente me interesso pelo destino da organização onde trabalho. 141 Freqüentemente eu me sinto desapegado do meu trabalho.

142 Para mim, esta organização é a melhor de todas as organizações para se trabalhar. 143 A maioria dos meus objetivos pessoais de vida se relaciona com o meu trabalho. 144 Decidir trabalhar nesta organização foi um erro de minha parte.

145 Eu considero o meu trabalho atual como algo central na minha vida. 146 Eu gosto de ter a maior parte do meu tempo absorvida pelo meu trabalho. 147 Eu sinto pouca lealdade para com a organização onde trabalho.

148 Imagine que você ganhe na loteria ou receba de herança uma grande quantidade de dinheiro que lhe permita viver confortavelmente o resto de sua vida, sem trabalhar. O que você faria em relação ao trabalho?

149 Caso tenha respondido a alternativa “c” acima, que condições você mudaria? 150 Desejo mudar as tarefas do meu trabalho nos próximos seis meses.

151 Desejo mudar as tarefas do meu trabalho daqui a cinco anos. 152 Desejo sair da organização onde trabalho nos próximos seis meses. 153 Desejo sair da organização onde trabalho daqui a cinco anos.