• Nenhum resultado encontrado

5 MÉTODO

6.2 Apreciação dos resultados

6.2.4 Análise interpretativa dos aspectos que interferem na eficácia e na qualidade da

formação

Após análise dos itens do tipo fechado e misto do questionário, coletando pontos de vista referentes a particularidades da Licenciatura em Matemática, interrogou-se a amostra a respeito dos principais aspectos, positivos e/ou negativos, que interferem na eficácia e na qualidade da formação para a docência na educação básica, obtendo-se, desde já, em maior parcela, a descrição de enfoques negativos por parte dos respondentes.

Diante do exposto, os pontos positivos relatados versaram sobre a facilidade de acesso a graduação proporcionada pela tecnologia; a qualificada equipe docente da licenciatura, frisando-se em tutores participativos; a gratuidade do sistema a distância; a possibilidade do melhor gerenciamento dos horários de estudo, posto que, com a EaD pode-se conciliar estudo, trabalho e família, ou em outras palavras, de acordo com o Egresso O (2017), “o grande positivo dessa modalidade é poder adequar seu estudo com seu dia a dia, isso nós faz aprender a dividir nosso tempo”; a autonomia necessária para o desenvolvimento da aprendizagem, uma vez que “o aluno vira delegado do seu aprendizado” (EGRESSO K, 2017). Ademais, asseverou o Egresso HH (2017), que a eficácia da licenciatura “depende do interesse do educando”.

Outros pontos favoráveis descritos são a facilidade de estudar em qualquer lugar e horário e a usabilidade do AVA; a qualidade do material disponibilizado; e enfim, o fato do curso proporcionar a qualificação do aprendiz para o mercado de trabalho. Todas essas informações foram descritas pela amostra como pontos positivos que influenciaram na eficácia e na qualidade da formação docente em matemática.

Todavia, por conseguinte, em objeção aos descritos, os tópicos negativos relatados pelos respondentes se referiram à ausência de qualidade e a escassez do material impresso, visto que é desvinculado da “realidade das avaliações aplicadas pelos professores. O professor formador traça um objetivo e avalia outro, fazendo o aluno se aventurar no autodidatismo”, relatou o Egresso V (2017). Além do mais, teve-se a infraestrutura deficitária dos polos de apoio presencial; docentes, em parte, desqualificados, posto que conforme o Egresso O (2017) “[...] alguns professores que não sabia lecionar determinadas disciplinas”; a ausência de interação entre os tutores presenciais e/ou a distância e os discentes; os encontros presenciais escassos, principalmente, relacionados a disciplinas específicas; o grande volume de disciplinas ofertadas simultaneamente, lesando o aprendizado; e a ausência de recursos para a assistência ao educando por parte da equipe responsável pelo curso.

negativos, de respondentes referente à licenciatura em estudo:

[...] acompanhamento péssimo, tutor não todos uma parte não domina o conteúdo aplicado, tem tutor para nos da um feedback é uma semana que na qual já tem fechado a aula, às vezes passamos e-mail para a coordenação do curso e não obtenho retorno, enfim o ensino a distância é um ruim por estes motivos, porque o aluno ele tem que se virar sozinho, eu mesmo já quis desistir por várias vezes, mais a minha esposa me aconselha e acabo permanecendo (COONCLUINTE J, 2017).

A distância entre o professor presencial e o formador, a falta de recursos e ambiente de estudo, internet da nossa cidade é lenta e não ajuda, algum professor com pouco conhecimento, falta aulas mais dinâmicas com animes tecnológicos pra fugir um pouco do tradicional, tutores presenciais sem ser formado na nossa área, pois se fosse formado na área poderia ajudar mais com grupos de estudos e ajuda (EGRESSO Q, 2017).

Algumas disciplinas muito difíceis e as aulas presenciais poucas reduzindo a eficácia na qualidade do aprendizado (EGRESSO Z, 2017).

A quantidade de disciplinas do curso, poderia "enxugar" o currículo; [...] As "bolsas" que são ofertadas nunca são bem divulgadas para nós discentes (CONCLUINTE P, 2017).

Diante do exposto, em síntese, o gráfico 23, a seguir, ilustra as expressões em ordem decrescente, com maiores quantitativos de palavras presentes na percepção da amostra referente à questão aberta. Ilustração elaborada com o auxílio do software de análises qualitativas Atlas.ti, na qual demonstrou a alta quantia de citação da expressão “falta” e a baixa quantia do vocábulo “qualidade”.

Gráfico 23 – Sintetização e destaque das expressões mais descritas no relato da amostra

Fonte: Pesquisa direta (2017).

A ilustração citada revelou que, em oposição aos itens analisados anteriormente, houve por parte da amostra mais frases relacionadas à ausência de suporte, de recursos, de qualidade, ou melhor, mais sentenças de cunho negativo do que positivo, visto que este termo “positivo” vem depois do “negativo”, como demonstra o gráfico. Ademais, o termo “qualidade” foi pouquíssimo citado, ficando ao final do esboço.

distância do IFCE é eficaz, visto que as ações propostas no PPC (2012) alcançaram os resultados esperados, permitindo aos concluintes e egressos adquirirem saberes e competências para a adequada atuação na educação básica (CAVALCANTE, 2011). Ademais, a percepção de toda a amostra condiz com o exposto pelo pré-teste, que foi válido, a fim de ter-se uma perspectiva do real ponto de vista dos respondentes.

O instrumento, além das comprovações descritas, contribuiu com a efetividade da nona dimensão do SINAES, que referencia ações para acompanhamento de estudantes e egressos, com fundamento em seus pontos de vista. Assim como, para a avaliação da UAB, enquanto política pública para democratização do ensino superior, que atua de maneira efetiva na expansão e interiorização desse nível de ensino com oferta de vagas não presenciais.

O próximo e último capítulo tratou das considerações finais do estudo, com a solução de indagações constantes na introdução e sinopse dos objetivos propostos e resultados obtidos.