• Nenhum resultado encontrado

5 MÉTODO

6.2 Apreciação dos resultados

6.2.2 O perfil do egresso

Neste micro campo, baseado no perfil do egresso do PPC da licenciatura, averiguou-se a capacidade dos egressos e dos concluintes de efetivarem as ações estabelecidas para o profissional ao magistério em matemática. Além de, como fazer uso da tecnologia para auxiliar na aprendizagem dos discentes; entender o papel social da escola; realizar análise crítica de livros, entre outros que foram detalhados a seguir.

Assim, no tocante a compreensão da ciência como elemento de interpretação e intervenção no mundo (I. 8) (PPC, 2012), 43% concordaram totalmente que estão aptos a essa percepção; 49% concordaram com a afirmação; 6% sentiram-se indiferentes e 2% discordaram, ou seja, não foram capazes de tal compreensão. Não havendo nenhuma seleção da opção “discordo totalmente”. Sendo que esse entendimento da ciência enquanto elemento de inserção no mundo é basilar a formandos na área, para atuação consciente enquanto docente da matemática.

Quando questionados se estão aptos a compreender a relação entre as Ciências Naturais e as diferentes tecnologias e associá-las para a solução de problemas (I. 9), houve, segundo o gráfico 17, 85% de concordância com a afirmação e apenas 1% de discordância.

Gráfico 17 – Relação entre as Ciências Naturais e as tecnologias

Fonte: Pesquisa direta (2017).

Percentuais aproximados também ocorreram em relação ao item 11, que versou sobre o docente fazer uso de recursos tecnológicos para auxiliar na aprendizagem dos seus alunos (I. 11), sendo que 49% da amostra concordaram totalmente e 39% concordaram que utilizam da tecnologia no processo de ensino aprendizagem; 11% manifestaram-se indiferente, e 1% discordou da afirmação.

Com base nos percentuais expostos, pode-se conciliar o valor da concordância (88%) com o descrito pelo Egresso VV (2017), em que a licenciatura propicia “a adequação do trabalho, família e formação com o uso da tecnologia”, além do “desenvolvimento de práticas com uso da tecnologia úteis na prática docente”. O mesmo assevera o Concluinte S (2017), que o curso possui como aspectos positivos, “a flexibilidade, qualidade no ensino e trabalho com a tecnologia”.

Com base nesses pontos de vista, comprova-se que a licenciatura em estudo possibilita ao aprendiz obter conhecimentos intercalados com as TICs, recursos digitais fundamentais a mediação do processo educacional e competência essencial à docência (PERRENOUD, 2001). Ademais, conforme Cantini et al. (2006), necessária, em uma sociedade inconstante, em virtude das inovações tecnológicas.

Por conseguinte, assevera Viel (2011) que o uso adequado da tecnologia em sala de aula contribui para superar os paradigmas do ensino tradicional.

Em síntese, as percepções da amostra ao item 9 (representado pelo gráfico 17) e ao 11, contrapõe-se ao descrito pela SBEM (2002), em que a ausência de assuntos ligados as TICs é um dos percalços a serem solucionados nas Licenciaturas em Matemática.

Outrossim, quando questionados sobre a capacidade de entender o papel social da escola na sociedade atual e suas contradições (I. 10), teve-se que, 45% concordaram totalmente com a afirmação; 44% concordaram; 9% mostraram-se indiferentes e apenas 1% discordou. Assim, comprova-se que o curso se efetiva com o fortalecimento de tal ação, em que o ensino abordado vai além do simples repasse de conteúdo e do preparo somente para o mercado de trabalho, propiciando ao profissional, participação ativa na sociedade onde reside. Em relação à capacidade de ensinar considerando as diferenças entre seus alunos (I. 12), outro item presente no perfil do egresso da licenciatura, 89% afirmaram que são capazes de ensinar da maneira descrita, como ilustrado no gráfico 18, considerando também os objetivos das atividades e individualidades dos próprios conteúdos.

Gráfico 18 – Ensinar considerando as diferenças entre os alunos

Fonte: Pesquisa direta (2017).

Percentuais aproximados de concordância ocorreram com o item 13 (I. 13), em que 87% declararam serem aptos a produzirem materiais e recursos para a sala de aula, variando as atividades e fortalecendo seu uso em diferentes situações. Detalhadamente, 39% concordaram totalmente com a asserção; 48% apenas concordaram e 3% discordaram. Havendo 10% de indiferença e nenhuma seleção da opção “discordo totalmente”.

Dessa maneira, comprova-se que a licenciatura a distância contribui para formação de professores qualificados para atuarem na educação básica, distanciando-os da metodologia tradicional de ensino, assim como da monotonia de tal método, com o uso de

diversos recursos educacionais para facilitação do processo de ensino aprendizagem.

No que se refere a formular propostas de intervenção pedagógica com base nas diferentes capacidades dos seus alunos (I. 14), utilizando a ilustração o gráfico 19, 87% da amostra admitiu possuir aptidão para a descrita intervenção. Assim, percebe-se que a amostra obteve, além de conhecimento algoritmos, saberes pedagógicos eficazes, atuando profissionalmente sempre com a visão de seu papel social como educador (I. 15) (grifo do autor). Item este, em destaque, que obteve 51% de total concordância, além de 41% de concordância, 7% de indiferença e 1% de discordância.

Gráfico 19 - Intervenção pedagógica com base nas diferentes capacidades dos seus alunos

Fonte: Pesquisa direta (2017).

Por fim, além dos itens descritos, confirma-se que os concluintes e os egressos também são capazes de realizarem análises críticas de livros disponíveis no mercado de trabalho (I. 16), em consentimento com o último item presente no perfil do egresso. Dessa maneira, 28% admitiram totalmente que realizam as devidas análises dos exemplares; 55% concordaram com o item; 13% selecionaram a opção “nem concordo nem discordo”; 3% discordaram e somente 1% discordou totalmente, ou seja, não adquiriu aptidão para a inspeção crítica de obras.

Por conseguinte, afirma-se, até o momento, com a positiva avalição pela amostra sobre o perfil do egresso da Licenciatura em Matemática a distância e dos objetivos apresentados no PPC (GUIMARÃES, 2012), que o curso proporciona a aquisição de saberes provenientes da formação profissional para o exercício da docência e da própria experiência na profissão (TARDIF; RAYMOND, 2014), além de competências para efetiva atuação na educação básica, visto que essas ações, contidas no projeto pedagógico, alcançaram os resultados previstos.