• Nenhum resultado encontrado

A formação do Arquivista no Brasil tem respaldo legal e o arquivista é um profissional de múltiplas facetas, tendo a possibilidade de trabalhar em diversos setores e segmentos.

Como forma de verificar qual é a aceitação desse profissional mediante o mercado de trabalho e sua visibilidade social, foram analisadas as vagas de empregos para esse profissional em três sites: http://alunadearquivo.blogspot.com.br/, http://www.facebook.com/groups/arquivista.emprego/ e http://www.aaerj.org.br/.

As vagas de empregos foram selecionadas no período de um ano, de 01 de junho de 2012 à 01 de junho de 2013, cuja demarcação territorial limitou-se às vagas para arquivistas disponibilizadas no Centro do Rio de Janeiro e Niterói - região metropolitana do Rio de Janeiro. Analisaram-se, no total, 59 vagas, que abrangiam as especificidades procuradas: vagas para arquivistas e no Centro do Rio de Janeiro ou Niterói (ANEXO B). Foram 2 vagas da AAERJ, 29 vagas do Blog Aluna de Arquivo e 28 vagas do Grupo do facebook.

Ao fazer um mapeamento das vagas foram destacados alguns pontos de observação com o intuito de compreender como o mercado nota esse profissional, os itens abordados foram:

• Área / setor de atuação

• Nomenclatura dada ao profissional; • Local do trabalho;

• Descrição da vaga (o que consiste a vaga em si, as atribuições do profissional); • Escolaridade;

• Pré-requisitos da vaga (como experiências); • Faixa salarial;

• Sexo (masculino ou feminino).

Obteve-se, portanto, as seguintes análises:

A Arquivologia teve um grande crescimento nas últimas décadas e em decorrência do desenvolvimento socioeconômico do país há a possibilidade de atuação do arquivista em vários setores. E foi isso que foi constatado na análise das vagas, como mostra o gráfico abaixo:

GRÁFICO 1 - Área de atuação profissional

As áreas de atuações são variadas, sendo a demanda maior para o setor jurídico. Sobre tal campo, salienta-se que, no inicio da formação universitária do arquivista, havia várias disciplinas que tinham como foco o direito, no entanto, com as mudanças curriculares elas deixaram de existir na grade curricular obrigatória, porém, cabe destacar que há no currículo atual algumas disciplinas que abordam determinadas questões legais, mas são ministradas pelo departamento do qual a Arquivologia faz parte.

Continuando a observação de tal gráfico, ressalva-se que muitas vagas não especificam qual é o setor de atuação do arquivista, o que não permitiu uma análise mais apurada desse item.

Total de vagas: • AAERJ: 02

• Blog Aluna de Arquivo: 29;

• Grupo do facebook: 28 Elaboração própria

Nomenclatura dada ao profissional:

O termo arquivista segundo PAES (2004) significa “profissional de arquivo, de nível superior” (2004, p. 24), logo é o profissional que atuará nos arquivos. Como já foi explanado no outro item, o arquivista tem uma atuação muito ampla e isso não se diferencia na titulação

do cargo. Desta forma, há os seguintes títulos para profissionais:

GRÁFICO 2 - Nomenclatura

Total de vagas: • AAERJ: 02

• Blog Aluna de Arquivo: 29;

• Grupo do facebook: 28

Mesmo sendo um fator comum o termo arquivista para o profissional que trabalhará no arquivo, encontramos ainda alguns termos que se relacionam a outro campo de formação como a Biblioteconomia. E há algumas vagas que pedem “arquivista técnico”, levantando a questão: é necessário uma formação técnica ou universitária para ser aquivista?

Escolaridade:

Partindo da questão alçada no item anterior, esse item visa compreender qual é formação do profissional para a atuação no Arquivo.

GRÁFICO 3 - Escolaridade

Já foi aclarado no capítulo dois desse trabalho que há uma legislação que estabelece uma formação mínima para ser arquivista (Lei 6.546/78), cuja formação será realizada em nível superior. No entanto, no gráfico acima pode ser visto que algumas vagas aceitam profissionais com o nível médio. Existem outras oportunidades que pedem formação escolar

Elaboração própria

Total de vagas: • AAERJ: 02

• Blog Aluna de Arquivo: 29;

em nível técnico. Tal consideração acontece pela ausência de um Conselho Profissional de Arquivologia, que poderia fiscalizar tais vagas, tanto em órgãos privados, como em públicos, podendo reduzir o número de vagas que não se enquadram às especificações estabelecidas por legais.

Retornando as analises das vagas, observou que a maioria está de acordo com a legislação vigente e solicita arquivistas com nível superior em Arquivologia, algumas vagas ainda abrem uma exceção e contratam estudantes da área. Outras são mais exigentes e pedem pós-graduação.

No entanto, o que se destaca é o número de vagas que solicita profissionais formados em outras áreas, como Biblioteconomia, Ciências da Informação, Administração e áreas afins. Segundo Marques (2007) a Arquivologia apresenta relações “extra disciplinares” (p. 68) com outras disciplinas.

A relação da Arquivologia com o campo do saber da História e da Biblioteconomia pode ser evidenciada pelo fato da História estar relacionada ao fazer arquivístico em seu contexto custodial, enquanto que com a última há uma relação com a Ciência da Informação, apresentando disciplinas de núcleo em comum (no caso das graduações oferecidas na UFF). Já a relação da Arquivologia com a Administração vai um pouco além da formação universitária. Sendo assim, a relação entre a Arquivologia e Administração far-se-á sobre o prisma da gestão de documentos, “recurso implantado pelos administradores contemporâneos, para suprir as necessidades empresariais” (MARQUES, 2007, p.67).

Cabe destacar que a gestão de documentos tem fundamental importância na administração privada, mas, destaca-se, na administração pública, já que visa a economia e eficácia no trabalho de produção, utilização e destinação dos documentos, eliminando o que não é importante para a entidade produtora e recolhendo para guarda permanente os que tem valor histórico, otimizando o trabalho governamental.

No entanto, essa relação com a administração está vinculada mais ao âmbito público (referenciando-se aos órgãos estatais) e a burocracia envolvida no governo. Porém, Fonseca (2005) destaca que uma

das características mais marcantes da Arquivologia como disciplina inserida nos princípios da racionalidade administrativa e, portanto, associada aos princípios de eficácia da modernidade politica é a ruptura que se estabelece ao se inaugurarem as práticas denominadas records management ou gestão de documentos (p. 43 – 44, grifo do autor).

A relação entre a Administração e a Arquivologia, portanto, intensifica-se após a Segunda Guerra Mundial, vigorando a gestão de documentos, que faz parte da administração em arquivos e tem fundamental importância na administração de uma instituição. E ao fazer a análise das vagas para o trabalho do Arquivista, que tem, em suma, uma prática focada na gestão de documentos, constatou-se a presença de vagas para administradores.

No entanto, esse perfil profissional para a vaga de emprego disponibilizada é elaborada pelo próprio administrador da empresa contratante, que estabelece as características profissionais do profissional a ser selecionado.

E esse administrador, algumas vezes, desconhece a própria prática arquivística, assim como a formação de tais profissionais em nível universitário e oferece a vaga para Administradores, talvez pelo fato desse profissional procurar desenvolver um trabalho eficiente, que envolve toda a teoria da administração pública e suas vantagens para o governo.

Todavia, essa colocação é mera suposição e com o intuito de esclarecer tal premissa, foi realizada a análise das grades curriculares mais recentes do curso de administração das faculdades que apresentam o curso de Arquivologia9. A princípio verificou-se a existência de alguma disciplina que tivesse ou fizesse alusão em sua nomenclatura ao saber arquivístico; em algumas delas observou o termo gestão, partindo do termo aludido foi elaborada a seguinte tabela:

TABELA 7 - Análise das disciplinas de administração10 Nome da faculdade Total de

disciplinas

Nomes das disciplinas obrigatórias

UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

6 Planejamento e Gestão

Governamental; Gestão de Processos e negócios; Gestão Estratégica; Gestão de Qualidade; Gestão Ambiental; Ética na Gestão Pública.

UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Diurno: 1 Gestão de Pessoas II Noturno: 1 Gestão de Pessoas II UFF - Universidade Federal

Fluminense

9 Gestão de Produção; Gestão

Financeira; Gestão de Qualidade; Gestão Financeira de Longo Prazo; Gestão de sistemas de Informação; Gestão de Pessoas; Gestão da Segurança do Meio Ambiente; Gestão Estratégica; Gestão de

9 As grades foram retidas da Web e estão disponíveis nas páginas das respectivas faculdades. 10

As informações para a elaboração desta tabela foram extraídas das páginas da internet dos cursos em suas respectivas faculdades.

Projetos. UnB - Universidade de

Brasília

1 Gestão de Organizações

UEL - Universidade Estadual de Londrina

5 Gestão de Pessoas I; Gestão de

Pessoas II; Gestão de Pessoas III; Gestão de Projetos; Controle de Gestão.

UFBA - Universidade Federal da Bahia

Campus Salvador: 7

Seminários de Prática de Gestão I; Seminários de Prática de Gestão II; Seminários de Prática de Gestão III; Políticas Públicas e Gestão

Governamental; Gestão de Pessoas; Gestão de Pessoas II; Gestão de Custos I.

Campus Barreiras: 3

Gestão de Custos; Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável; Gestão de Pessoas I. UFRGS - Universidade

Federal do Rio Grande do Sul

Diurno: 4 Oficina I: Gestão de Processos Organizacionais; Gestão de

Pessoas; Oficina IV: Gestão Sócio- ambiental nas Empresas; Gestão Social e Desenvolvimento. Noturno: 7 Oficina I: Gestão de Processos

Organizacionais; Gestão Financeira e Orçamentária; Gestão de Pessoas em Organizações Públicas e Sociais; Oficina III: Gestão e Avaliação de Projetos; Informação Regional: impactos para a

administração pública e a gestão social; Oficina IV: Gestão Social e Desenvolvimento; Práticas de Gestão Participativa.

UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

8 Gestão de Processos; Gestão de

Pessoas I; Gestão de Pessoas II; Gestão de Operações I; Gestão de Operações II; Gestão Ambiental; Gestão de Serviços; Gestão Pública. UNESP - Universidade

Estadual Paulista

1 Gestão Ambiental

UEPB - Universidade Estadual da Paraíba

4 Gestão de Pessoas I; Gestão de

Pessoas II; Gestão de Qualidade e Produtiva; Gestão Ambiental UFAM - Universidade

Federal do Amazonas

6 Gestão de Tecnologia da

Informação; Gestão da Informação e do Conhecimento; Logística e Gestão de Materiais;

Desenvolvimento e Gestão de Projetos; Gestão de Cidades; Gestão

de custos. UFMG - Universidade

Federal de Minas Gerais

Diurno: 1 Gestão de Custos Noturno: 1 Gestão de Custos FURG - Universidade

Federal do Rio Grande

2 Gestão de Pessoas e Planejamento;

Gestão de Projetos. UFPB - Universidade Federal

da Paraíba Administração com linha de Formação em Cooperativas e no Agronegócio: 1 Gestão de Qualidade Administração: 0

Não apresentou o termo GESTÃO em nenhuma das disciplinas UFSC - Universidade Federal

de Santa Catarina

Diurno: 5 Laboratório de Gestão: Diagnóstico Organizacional; Laboratório de Gestão: Organização da Sociedade Civil; Laboratório de Gestão: Prática Profissional; Laboratório de Gestão: Projeto de Trabalho; Laboratório de Gestão: Trabalho de Curso.

Noturno: 5 Laboratório de Gestão: Diagnóstico Organizacional; Laboratório de Gestão: Organização da Sociedade Civil; Laboratório de Gestão: Prática Profissional; Laboratório de Gestão: Projeto de Trabalho; Laboratório de Gestão: Trabalho de Curso.

UFPA - Universidade Federal do Pará

0 Não apresentou o termo GESTÃO

em nenhuma das disciplinas

A relação da Administração com a Arquivologia parece existir somente em relação ao campo arquivístico para com a administração, pois o inverso não ocorre, uma vez que, de todas as disciplinas de gestão, nenhuma delas apresenta características da gestão de documentos. E com a intenção de averiguar isso mais profundamente, avaliou-se as ementas de todas as disciplinas do curso de administração da Uff (ANEXO C) que contivesse o termo gestão em sua nomenclatura e concluiu-se que nenhuma delas tem ou refere-se ao saber arquivístico. A disciplina que poderia ter relação com a Arquivologia, “Gestão de Sistemas de Informação”, está ligada à Informática.

Desta forma, entende-se que a associação do campo arquivístico com outros campos é compreensível, uma vez que a realidade de atuação do arquivista é ampla – o mesmo pode trabalhar com a gestão de documentos (na vertente da Administração), arquivos permanentes

(na vertente de história), Documentos eletrônicos (numa vertente de Informática), todavia referindo-se a atuação dos administradores no arquivo é diferente, pois o mesmo não tem a formação devida para atender aos objetivos e à prática da Arquivologia. Não há, pois, disciplinas que abranjam, nem de forma introdutória, as concepções e práticas arquivísticas. Sendo, assim, conclui-se que a Administração não oferece uma formação para a Gestão de documentos e essa conclusão também pode ser considerada as formações de outros cursos.

Descrição da vaga (o que consiste a vaga em si, as atribuições do profissional)

Esse item é o mais subjetivo de todos e, por tanto, não foi apurado da mesma forma que os outros. Buscou-se fazer uma leitura das especificações das atribuições do arquivista e destacar o que de mais significativo foi encontrado.

Entre as atribuições do arquivista, destaca-se o trabalho de gestor de documentos, para tanto, é solicitado nas vagas as seguintes atribuições:

• Atuar com gestão de todo o arquivo da empresa, separação de documentos, análise, conferência e demais atividades.

• Lançamento de informação em sistema, Planejamento, implantação, organização e direção dos arquivos e sistemas arquivistas; a gestão de documentos, o acompanhamento do processo documental e informativo; a identificação de documentos; planejamento de novos documentos e o controle de multicópias, arranjos, descrição, avaliação, conservação e restauração de documentos. Controle de protocolos e criação de filtros de controle e dos dados implementados.

• Principais Atribuições: Aplicação do código de classificação e utilização da tabela de temporalidade. Classificar, higienizar, dar treinamento para técnicos para utilização de TTD, Auxiliar na coordenação do projeto. Auxiliar o Coordenador geral na elaboração de relatórios e cumprir metas estabelecidas.

• Serviços de gestão documental; Criar rotinas para controle dos documentos a serem digitalizados; Acompanhar e instruir a equipe durante os processos de higienização, preparação, digitalização, indexação e controle de qualidade dos documentos; Treinar e capacitar os usuários do sistema GED; Operar sistema GED empresarial Coordenar a circulação de documentos técnicos entre diversos sites.

A rotina do arquivista, nas empresas privadas, está associada atualmente a gestão de documentos, pois o profissional traz o retorno necessário à empresa, isso porque ele é capaz de gerir a informação de modo eficiente e eficaz, reduzindo a massa documental e dando a devida destinação aos documentos de valor histórico.

Destaca-se também nessa categoria de análise que algumas vagas apresentam foco para a gestão de projetos:

• Elaboração e Gestão de Projetos; Levantamento e Diagnóstico de acervo documental; Elaboração de projetos de organização e digitalização de documentos; Elaboração de Instrumentos de Controle e Manual de Procedimentos; Controle de Profissionais (ausências, férias, substituição etc); Controle e acompanhamento da execução do contrato Análise de Edital

• Construção de artefatos em projetos de Gestão Documental; Realizar entrevistas; Elaboração de POP e Relatórios de levantamento; Identificação de tipos documentais; Treinar usuários na metodologia elaborada; Realizar auditorias referente a metodologia empregada

A vaga que exige pós-graduação na área faz uma descrição e é mais detalhada na atuação desse profissional, requerendo uma formação mais abrangente e experiência na área.

• Definir infraestrutura para execução de projetos; Efetuar levantamento e análise de atividades para elaboração e operacionalização de solução de gestão de documentos e informação; Elaborar plano de ação com propostas de atividades para operacionalização de política de gestão documental; Planejar, desenhar e implantar solução de ECM - Enterprise Content Management; Planejar, desenhar e implantar solução de BPMS e Workflow; Planejar, desenhar e implantar solução de digitalização; Conduzir reuniões, apoiar na elaboração de cronogramas e relatórios gerenciais; Validação de instrumentos de gestão (Tabela de Temporalidade e Destinação, Plano de Classificação, Taxonomia, Vocabulário Controlado) e normativos (Política, Manuais, Procedimentos) para implantação de gestão de documentos e informação; Garantir a aderência e apoio à equipe técnica entre os vários produtos elaborados em projeto; Realizar atividades de transferência de conhecimento.

A maioria das vagas menciona o trabalho de digitalização, uma vez que o ambiente eletrônico tem sido a forma de legitimar muitos dos documentos, principalmente os jurídicos, sendo necessária disponibilização dos documentos em vários formatos, sendo assim, o arquivista deve saber lidar com essa nova realidade da era digital, bem como de outras funções.

• Organização e manutenção do arquivo (processos); Digitalização de documentos; Manuseio de sistema - GED; Supervisionar estagiários e técnicos; Emissão de relatórios.

• Recebimento, cadastro, digitação e controle de entrada e saída de contratos de credito; Recepção e controle de contratos e processos jurídicos da empresa; Sempre conferindo e protocolando arquivando fisicamente, digitalizando todos os contratos e processos recebidos;

Os documentos são diariamente digitalizados para arquivo eletrônico e backup da empresa, de forma ordenada, organizada em sistema próprio. Atender as solicitações de apresentação de documentos arquivados pelos departamentos da empresa; Conciliação de Envio e Recebimento de Malote; Controle de Motoqueiros para auxilio no serviço citado acima; Os documentos são diariamente digitalizados para arquivo eletrônico e backup da empresa, de forma ordenada, organizada em sistema próprio.

Além do exposto, a outra descrição de algumas vagas se referia ao direcionamento dela para pessoas com necessidades especiais.

• Arquivista, somente para pessoas portadora de deficiência.

• Empresa localizada no Centro do Rio de Janeiro contrata pessoas portadores de necessidades especiais

Em suma, a maioria das vagas solicitava profissionais para o recebimento, cadastramento, arquivamento, atendimento, organização, digitalização, lançamento da informação em sistemas, elaboração de classificação, aplicação da tabela de temporalidades. Grande parte voltada para o arquivo corrente.

Local de trabalho:

Tal item foi selecionado para ter uma delimitação da localidade das vagas analisadas e, além disso, como forma de verificar que as grandes oportunidades para a atuação arquivísticas estão nos centro urbanos:

GRÁFICO 4 - Local de trabalho

A região metropolitana apresentou um número tão insignificante se comparado ao da região central da cidade, que demonstra que há vagas em regiões mais afastadas dos centros, no entanto, a predominância está nos grandes centros das cidades.

Pré-requisitos:

A formação universitária é importante e pode ser um requisito fundamental para uma vaga de emprego, contudo alguns fatores também interferem na atuação profissional e na seleção para o quadro de empregados, são eles:

Total de vagas: • AAERJ: 02

• Blog Aluna de Arquivo: 29; • Grupo do facebook: 28 Elaboração própria

GRÁFICO 5 - Pré-requisitos

O arquivista deverá apresentar uma formação múltipla, que pode ser tida em ambiente universitário, algumas de caráter pessoal e outras adquiridas com a prática de estágios, por exemplo. Posto isto, compreende-se que

Quando se fala do arquivista para o século XXI, esperando dele que se assenhore das novas tecnologias para um eficiente desempenho do seu trabalho, não nos esqueçamos que não se pode prescindir daquelas qualidades esperadas do tal profissional, em qualquer situação, tempo e lugar – com ou sem tecnologia. Alguns especialistas assim as tem arrolado: 1. capacidade de analise e síntese, juntamente com uma aptidão particular de esclarecer situações e ir ao essencial; 2. habilidade de formular claramente as suas ideias, tanto de forma escrita ou verbal; 3. capacidade de julgamento seguro; 4. aptidão para tomar decisões sobre questões ligadas à

Total de vagas: • AAERJ: 02

• Blog Aluna de Arquivo: 29;

• Grupo do facebook: 28

memória da sociedade; 5. abertura as novas tecnologias da informação; 6. bom senso para tomar decisões; 7. adaptação às condições do seu tempo e lugar (GRIMARD, 1993). E como se fosse tudo isso fosse pouco, fala-se ainda de adaptabilidade, pragmatismo, curiosidade intelectual, rigor método, continuidade, capacidade de compreensão e de e de escuta relativamente ao produtor, ao investigador e ao cidadão. A verdade é que o arquivista, para além de toda essa qualificação de cunho pessoal, deverá ainda estar capacitado profissionalmente para intervir em toda a cadeia do tratamento documental, qualquer que seja o suporte. A respeitabilidade de que é revestida o seu trabalho virá da segurança com, que actua no seu metier. (BELLOTO, 2003).

A formação universitária é um diferencial que mesclado algumas características interpessoais são diferenciais para a atuação do arquivista atual. Entre os pré-requesitos necessário para atuação do arquivista, destaca-se: experiências anteriores, a língua estrangeira (inglês) e noções de informática.

Salários:

O piso salarial vigente para o Arquivista foi estipulado pela Lei Estadual nº 6.702/2014, ela estabelece que:

Art. 1º No Estado do Rio de Janeiro, o piso salarial dos empregados, integrantes das categorias profissionais abaixo enunciadas, que não o tenham definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho que o fixe a maior, será de:

IX – R$ 2.231,86 (dois mil, duzentos e trinta e um reais e oitenta e seis centavos) – Para administradores de empresas; arquivistas de nível superior; advogados; contadores; psicólogos; fonoaudiólogos; fisioterapeutas; terapeutas ocupacionais; arquitetos; engenheiros; estatísticos; profissionais de educação física; assistentes sociais; biólogos; nutricionistas; biomédicos; bibliotecários de nível superior; farmacêuticos; enfermeiros; bombeiro civil mestre, formado em engenharia com especialização em prevenção e combate a incêndio, turismólogo, secretários

Documentos relacionados