• Nenhum resultado encontrado

4. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

4.1 ANÁLISES DE DESFILES CHANEL

Look 01: Peça da coleção de inverno 2007 prêt-à-porter, desfilada no Paris Fashion Week, pela Maison Chanel.

Imagem 4.1 - Peça da coleção de inverno 2007

Fonte: www.ffw.com.br (2016)

Denotação: O modelo está vestindo por dentro uma camiseta de alfaiataria branca, onde só mostra a gola com corte ―americano‖, uma gravata quadriculada branca e azul claro; por cima da camiseta branca veste um suéter em tricô estampado, com gola V com linhas pretas e brancas, igual às linhas horizontais da barra do suéter. Como detalhe do look, vemos a utilização de um lenço de seda estampado amarrado na cintura por cima do suéter. O look

compõe um Trench Coat cinza escuro com risca de giz, na altura do joelho com forro sintético preto, uma calça preta aveludada com corte reto, e sapato social preto brilhoso.

Conotação: Um look de inverno que podemos classificar como atemporal, trabalhado em vários detalhes que o diferencia dos demais, como por exemplo, o excesso de estampas diferentes, como listras horizontais e verticais, xadrez e outros tipos de estampas, como as do suéter e do lenço. Lenço esse que seria o determinante para a diferenciação do look, que pode levantar a questão de ―por que esse lenço localizado aí?‖, provavelmente para inovar, deixar o look mais casual, embora elegante, usado como espécie de customização para diferenciar um homem clássico, contemporâneo, sofisticado e individualista.

Look 02: Peça da coleção de verão 2008 prêt-à-porter, desfilada no Paris Fashion Week, pela Maison Chanel.

Imagem 4.2 - Peça da coleção de verão 2008

Fonte: www.ffw.com.br (2016)

Denotação: O modelo está usando uma camisa de mangas longas toda preta com estampas brancas em formato de pequenas estrelas; e uma calça de alfaiataria branca. Na categoria de

acessórios, utiliza um cinto em couro liso, óculos de sol preto, e está usando uma gravata mais larga preta, com a estampa semelhante a da camisa, poucas estrelas grandes e maiores, na gravata também vem estampado a logo da marca Chanel, e adornando ainda mais a peça, vem um prendedor de gravata grande e dourado em formato de cifrão.

Conotação: Um exemplo na quebra do paradigma nas vestimentas, esse look é um exemplo de como o homem contemporâneo tem inovado. Uma composição inicialmente social, embora seja de verão, mas destinada a um homem que não abre mão da elegância e sofisticação, mas que aproveita o período para esbanjar criatividade. O que diferencia esse look é a utilização da estampa de ―estrelinhas‖, que antes poderia ser considerada destinada ao público feminino, mas pode compor muito bem o look dos homens. Outros dois símbolos se destacam como detalhe de diferenciação no look, que está na composição da gravata, que apresenta um tamanho maior que o habitual, estampada, compõe a logo da Chanel que por si só já esbanja a sofisticação e poder aquisitivo de quem usa a marca, e está acompanhado com um prendedor de gravata diferente, em formato de um grande cifrão dourado, ostentando ainda mais o poder de quem veste.

Look 03: Peça da coleção Outono 2011, desfilada no Paris Fashion Week, pela Maison Chanel.

Imagem 4.3 - Peça da coleção outono 2011

Denotação: Look composto por peças que remetem ao artesanal, com predominância das cores roxa e dourada, e tons terrosos. O casaco de tricô é bordado com motivo de listras horizontais, mesclando as cores roxas, vermelhas e douradas em diversas larguras. A calça em tecido de alfaiataria de modelagem simples, semelhante à calça jeans tradicional, na cor roxa, completa uma uniformidade por manter a mesma cor do casaco. Já a sandália em couro faz composição com o maxi colar em pedrarias douradas formando vários cordões, completando a aparência artesanal do look, que recebe um toque de refinamento pelo dourado presente no casaco e acessórios, como os colares e o cinto, o modelo também usa pulseiras nos dois pulsos, completando os acessórios.

Conotação: O look composto nessa imagem remete a um estilo de homem hippie, porém um hippie rico e luxuoso, um homem como Baudelaire descrevia, elegante e com uma fisionomia incomum, com atitudes do hippie chic, onde gosta de expressar sua liberdade e são bastante autênticos, que fogem do padrão de uniformização das pessoas que se vestem praticamente iguais, com o luxo e conforto passado por Chanel. É um look que passa a sensação de estar simples, com o uso de peças artesanais, como a sandália de couro, mostrando como o artesanato não só enfatiza a simplicidade, mas remete a ideia de distinção, já que cada peça que foi feita a mão torna-se única e exclusiva, e a distinção do exagero na utilização de muitos acessórios dourados.

Look 04: Peça da coleção de inverno 2016 prêt-à-porter, desfilada no Paris Fashion Week, pela Maison Chanel.

Fonte: www.ffw.com.br (2016)

Denotação: As cores predominantes do look são cinza e preto. O modelo está vestindo uma calça de sarja cinza escura, bem semelhante ao jeans, um pulôver também cinza escuro com gola alta dobrada, e por cima um casaco de tweed, em um tom de cinza um pouco mais claro que a calça e o pulôver com punhos, barra e gola pretos, vemos também no casaco a presença de correntes, que remetem a colares e o uso de ―patches” o adornando. Finalizando a composição do look, o modelo calça um sapato social preto, envernizado.

Conotação: É um look clássico, sóbrio, que supre a necessidade inicial de aquecer-se no inverno, porém não é um look para um homem qualquer, é um clássico redesenhado em diferenciais, com detalhes que fogem do clássico e padrão. O que diferencia nesse look, são os acessórios utilizados para complementar o casaco de tweed, clássico idealizado desde a década de 50 por Chanel. A grande quantidade de ―patches” que dão vida a peça, além das cores, a torna única, junto de correntes adornando, mostra um homem contemporâneo e interessado nas tendências, como é o caso dos ―patches” que estão em alta na categoria acessórios, pois passa a sensação de exclusividade e de customização.

Look 05: Peça da coleção Cruise 2017, desfilado em Cuba, pela Maison Chanel. Imagem 4.5 - Peça da coleção Cruise 2017

Denotação: O look apresenta as cores predominantes: preto e branco. É composto por uma camisa básica branca com gola americana. Paletó curto, na altura da cintura, na cor preta com detalhe em botões duplos e tecido de Oxford. A calça preta de alfaiataria em modelo cenoura traz detalhe na dobra da barra, diferenciando a peça e dando certo destaque ao sapato, modelo mocassim, nas cores preto e branco. Na categoria dos acessórios, há a presença de gravata borboleta de seca em tamanho maior que habitual e mais fluido, proporcionando caimento semelhante a um laço de fita; e um chapéu panamá branco com faixa preta.

Conotação: Esse look remete muito as criações feitas por Chanel na década de 20, um dos exemplos é o sapato bicolor, remete também ao estilo dos famosos gangsteres. Um look para um homem sofisticado e contemporâneo, trabalhado em detalhes, onde temos uma calça clássica, mas com a diferenciação da barra está dobrada e também ser em um modelo mais confortável. Tem-se a tradicional gravata borboleta maior que o tamanho habitual e mais fluído, o blazer que saiu do tradicional para uma versão mais curta, típico de um homem que busca diferenciação da massa, com uma criação mais moderna, mas com características usadas pelos dândis, como os botões duplos do terno, a gravata diferente, a releitura do chapéu panamá, uma roupa esteticamente perfeita, feita para um homem que busca se destacar, que sente prazer em se arrumar para ser admirado e o diferencia dos homens tradicionais.

Documentos relacionados