• Nenhum resultado encontrado

94 Ao analisarmos o gráfico anterior, verificamos que 98% dos mediadores sócio culturais inquiridos têm

nacionalidade portuguesa, já 2% tem nacionalidade alemã.

Gráfico 23 :Mediadores que pertencem à comunidade cigana

Ao analisarmos o gráfico 23, podemos verificar que nenhum dos mediadores pertence à comunidade cigana.

Gráfico 23 :Habilitações Académicas dos Mediadores

Podemos concluir após a análise do gráfico que 89% dos mediadores têm licenciatura e mestrado e apenas 11% possuem doutoramento.

0%

100%

Pergunta 4

Pertencem Não pertencem

Licenciatura e Mestrado 89% Doutorament o 11% 0%

Pergunta 5

95

Fez-se a pergunta: Fez algum curso formação para ser mediador?

Gráfico 24: Curso de formação para ser mediador sócio- cultural

Ao analisar o gráfico 24, verificamos que todos os inquiridos tiveram formação para ser mediadores, tanto ao nível da licenciatura e do mestrado como em participação em várias formações ao nível do contexto escolar.

Fez-se a seguinte pergunta: Quais os módulos/ cadeiras que compõem o curso?

Gráfico 25: Módulos cadeiras que compõem o curso

Ao analisar o gráfico 25, podemos verificar que os mediadores tiveram como principais cadeiras ao longo do curso, Gestão de conflitos, Técnicas e habilidades do Mediador, Mediação Escolar e Apoio a crianças e jovens em risco. 100% 0%

Pergunta 6

Sim Não 50% 20% 10% 20%

Pergunta 6.1.1.

Gestão de conflitos Mediação Escolar

Técnicas e Habilidades do Mediador Apoio a crianças e jovens em risco

96

Fez-se a seguinte pergunta : Há quanto tempo exerce a função de mediador?

Gráfico 26: Tempo que exerce a função de Mediador

Ao analisar o gráfico 26, podemos referir que 50% dos mediadores exercessem função há menos de 5 anos e outros 50% exercem esta função entre 5 a 15 anos.

Fez-se a seguinte pergunta: Quais são as suas funções enquanto mediador?

Gráfico 27: Funções enquanto de Mediador

Ao analisar o gráfico 27, podemos verificar que os mediadores socioculturais inquiridos desempenham funções como: Resolução de conflitos, Apoio às Famílias com dificuldades, Desenvolvimento de Atividades lúdico- pedagógicas, Acompanhamento de jovens em risco, Elo de ligação entre a entidade e a família e Controlo da Assiduidade e prevenção do Absentismo escolar.

50% 50% 0%

Pergunta 8

Menos de 5 De 5 a 15anos Acompanhament o de jovens em risco 12% Apoio às familias com dificuldades 12% Desenvolviment o de atividades lúdico- pedagógicas 23% Juntar os jovens do bairro 12% Controlo da assiduidade e prevenção do absentismo escolar 12% Resolução de conflitos 23% elo de ligação entre a entidade e a família 6%

Pergunta 8.2.

97

Fizeram-se as seguintes perguntas: “ Existem reuniões de planeamento das atividades? “ e “ Com que frequência?”

Gráfico 28: Existência de reuniões de planeamento das atividades

Ao analisar o gráfico 28, verificamos que todos os mediadores sócios culturais têm reuniões de planeamento das atividades regularmente.

Fez-se a seguinte pergunta : “ Sente-se com falta de autonomia na realização de atividades que intervenha com a comunidade cigana?”

Gráfico 29: Autonomia na realização de atividades de intervenção com a comunidade cigana

Ao analisarmos o gráfico 29, podemos concluir que a maioria, 99% dos mediadores socioculturais inquiridos sente que tem autonomia na realização de atividades em que intervenham com a comunidade cigana, só 1% considera não ter.

100% 0%0%

Pergunta 10 e 10.1

Sim com regularidade Não

Sim 1%

Não 99%

Pergunta 11

98

Fez-se a seguinte pergunta: “ Considera que o seu trabalho tem ajudado a melhorar as relações com as comunidades ciganas e não- ciganas?

Gráfico 30: Contributo do seu trabalho para melhorar as relações

Concluímos através da interpretação do gráfico anterior que 85% dos mediadores inquiridos concordam que o seu trabalho tem ajudado para melhorar as relações entre as comunidades ciganas e não ciganas, já 15% não concorda nem discorda, acrescentando que ainda é cedo para fazer uma avaliação sobre isso.

Fez-se a seguinte pergunta: “Se sim, em que áreas é que essa ajuda se destaca?”

Gráfico 31 : Áreas em que a ajuda se destaca

Ao analisarmos o gráfico 31, podemos concluir que a maioria dos professores, 50% considera que a sua ajuda se destaca sobretudo ao nível da assistência social, seguindo-se posteriormente a ligação entre o professor e o aluno com 30% e o acompanhamento administrativo e o acompanhamento médico com 10%.

0%

0% 15%

85%

Pergunta 12

Discorda Totalmente Discorda Totalmente Não Discorda nem concorda Concorda

Ligação entre professor e o aluno 30% Acompanha mento Médico 10% Assistência Social 50% Acompanha mento Administrati vo 10%

Pergunta 12.1

99

Fez-se a seguinte pergunta: “ Concorda que existe uma relação entre o sucesso escolar dos jovens das comunidades ciganas e a sua presença na escola?”

Gráfico 32 : Relação entre sucesso escolar dos jovens ciganos e a presença do mediador na escola

Podemos concluir que sem dúvidas nenhumas, todos os mediadores inquiridos pensam existir uma relação entre o sucesso escolar dos jovens das comunidades ciganas e a sua presença na escola.

Fez-se a seguinte pergunta: “ Considera que os alunos oriundos das comunidades ciganas apresentam dificuldades de inclusão escolar?

Gráfico 33 : Alunos oriundos de Comunidades ciganas e as dificuldades de inclusão escolar

Ao analisarmos o gráfico 33, verificamos que a opinião dos mediadores sócio- culturais inquiridos é unânime, quando dizem que os alunos oriundos de comunidades ciganas apresentam inevitavelmente dificuldades de inclusão escolar.

0%

100%

Pergunta 14

Discorda totalmente Discorda totalmente Não Discorda Nem Concorda Concorda

Concorda 100% Discorda

0%

100

Fez-se a seguinte pergunta: “ Considera que a presença de alunos das comunidades ciganas provoca tensões nos professores?

Gráfico 34 : Os alunos ciganos e as tensões que provocam nos professores

Em relação ao gráfico 34, o que podemos concluir é que 95% dos mediadores inquiridos consideram que a presença de alunos das comunidades ciganas provoca tensões nos professores, já 5% não concorda nem discorda.

Fez-se a seguinte pergunta: “ Considera que essas perturbações se devem ao quê?

Gráfico 35 : Motivos das Perturbações na Sala originados pelos alunos ciganos

Ao interpretarmos o gráfico 35, verificamos que 75% dos mediadores consideram que as perturbações que os alunos das comunidades ciganas provocam se devem aos hábitos comportamentais e culturais, já 15% consideram que se devem às diferentes valores, crenças e motivações. 10% consideram ainda que estas se devem a um défice intelectual.

95% 0%5%

Pergunta 20

Concorda totalmente Não concorda

Não concorda nem Discorda

10% 75% 15% Pergunta 21.1, 21.2 e 21.3 Défice Intelectual Hábitos comportamentais/culturais Diferentes valores/ crenças e motivações

101

Fez-se as seguintes perguntas: “ Existem apoios educativos e psicológicos na sua escola para os alunos oriundos das comunidades ciganas? e “ Considera-os pertinentes?”

Gráfico 36: Apoios educativos e Psicológicos existentes na Escola e sua relevância Ao analisar o gráfico 36, podemos concluir que a totalidade dos mediadores inquiridos afirmam que existem apoios

educativos e psicológicos na sua escola para os alunos ciganos, considerando-os muito pertinentes.

Fez-se posteriormente a seguinte pergunta “ Consideram que quer os professores que ensinam diretamente os alunos das comunidades ciganas quer os que não ensinam diretamente necessitam de formação em Educação intercultural?”

Gráfico 37:Os professores e a necessidade de Educação Intercultural

Ao analisarmos o gráfico 37, verificamos que 100% dos mediadores inquiridos consideram que a formação em Educação intercultural é fundamental tanto para os professores que tenham nas suas turmas alunos de etnia cigana quer para os alunos que não têm na sua sala.

Fez-se a seguinte pergunta: “ Considera que o contexto familiar dos jovens oriundos das comunidades ciganas se reflete no seu sucesso escolar?

100% 0%0%0%

Pergunta 23 e 23.1

Sim , sendo muito pertinentes Não

Pergunta 26 e 27

Concorda Não Concorda

102