• Nenhum resultado encontrado

Das 05 tentativas de mastigação não-habitual realizadas para cada sujeito, foram analisadas apenas as 03 primeiras livres de qualquer problema técnico.

A análise cinemática dos movimentos de mandíbula e cabeça ocorreu em 01 ciclo mastigatório medial cortado a partir do sinal eletromiográfico por meio de uma rotina, onde o início do ciclo foi definido como o início do período de relaxamento e o final foi definido como o fim do período de contração.

Esta rotina, que se baseou em Abbink et al., (1998), percorre o sinal do EMG já filtrado (passa banda de 10 a 500Hz), utilizando uma janela fixa de tamanho 20ms e procura o menor valor RMS deste sinal. De posse do menor valor RMS e de seu respectivo desvio padrão defini-se o valor de referência para diferenciar o estado de repouso do estado de atividade muscular. Este valor de referência foi calculado como µ + 3 (onde µ é o menor valor RMS da janela de 20ms do sinal e é o seu respectivo desvio padrão). O valor de referência foi comparado com cada dado do sinal EMG analisado e computa-se um índice de transição que é dado pela expressão: Index (i) = n

> (i) + n < (i), onde n > (i) equivale ao número de amplitudes maiores do que o valor de

referência e n < (i) equivalem ao número de amplitudes menores do que o valor de

referência. O início e fim da atividade muscular foram identificados através do máximo é mínimo valor do índice de transição calculado, respectivamente.

Para a digitalização, que foi realizada visualmente, quadro a quadro, o sistema utilizado foi o software Ariel Performance Analysis System (APAS). A sincronização do ciclo entre eletromiógrafo e a câmera de vídeo foi feita por meio de um Flash, interligado ao eletromiógrafo e fixo na cadeira, em local de possível captação pela câmera, que gera um sinal elétrico na EMG e um sinal luminoso no APAS.

Na análise cinemática, no plano sagital, foi calculado o ângulo relativoà posição da cabeça em relação ao tronco medido por meio do ângulo segmentar entre tragus, C7 e horizontal onde seu valor decrescente indica uma postura mais anteriorizada da cabeça e o ângulo relativo à posição da parte superior da coluna cervical medido por meio do ângulo segmentar entre canto do olho, tragus e horizontal onde o aumento de seu valor indica uma postura mais estendida da cabeça (SILVA, et. al., 2009) Figura (1). Ainda foi calculada a abertura da boca por meio do ângulo articular medido entre glabela, tragus e mento onde o aumento do seu valor indica o grau de abertura da boca Figura (2).

Figura 1- Ângulos anatômicos: (A) ângulo entre olho, tragus e horizontal; (B) ângulo entra tragus, C7 e horizontal em uma criança com PC.

Figura 2 - Ângulo anatômico: (C) ângulo entre glabela, tragus e mento na máxima abertura da boca de uma criança com PC.

Para a análise das variáveis eletromiográficas o sinal EMG bruto foi filtrado com filtro passa-banda de 10 a 500 Hz. Também foi realizada a retificação e filtragem dos sinais com uma freqüência de corte de 06 Hz para obter o envoltório linear que foi reduzido a 100 pontos (RMS). Este processamento foi realizado por meio do software MATLAB (Versão 5.3 The MathWorks Inc.) Figura (3).

Para a normalização, os potenciais EMG das envoltórias lineares foram expressos como o máximo valor de 1 segundo do RMS obtido através das três repetições CVM para cada músculo e sujeito Figuras 4 e 5.

Figura 4: Envoltório linear normalizado de um ciclo mastigatório de uma criança com PC.

Foi calculado o índice de simetria da atividade muscular e o coeficiente ântero- posterior (FERRARIO et. al., 2000; 2006). O índice de simetria da atividade muscular foi calculado por meio da quantificação temporal entre as curvas normalizadas do Temporal direito e esquerdo e do Masseter direito e esquerdo com a identificação da área comum entre a atividade bilateral. As áreas EMG do lado direito e esquerdo de cada músculo foram sobrepostas e a razão entre as áreas sobrepostas e a área total foi calculada durante 01 ciclo na mastigação não habitual para cada uma das três tentativas. O coeficiente ântero-posterior compara a atividade muscular entre os músculos masseteres e os músculos temporais. Neste índice as áreas EMG foram sobrepostas e foi calculada a razão entre as áreas não sobrepostas e as áreas sobrepostas de ambos os lados também durante 01 ciclo na mastigação não habitual para cada uma das três tentativas analisadas. A atividade dos músculos analisados está equilibrada, tanto no índice de simetria quanto no coeficiente ântero-posterior, quando o valor obtido for 100%.

A pontuação da Ashworth foi realizada a partir da somatória dos resultados obtidos por meio das quatro medidas referentes aos músculos flexores dos cotovelos e joelhos bilaterais, que foram somadas para dar um índice para cada indivíduo com máxima pontuação de 16 pontos no grau mais alto de espasticidade.

A habilidade motora grossa e limitações funcionais foram classificadas pelos cinco níveis do GMFCS, para este estudo foram consideradas como leves as crianças nos níveis I e II, como moderadas as classificadas nos nível III e como graves as classificadas nos níveis IV e V (MANCINI, 2004). Quanto aos aspectos morfológicos da oclusão dentária basearam-se na classificação em classe I, II ou III de Angle.

Os três grupos diagnósticos de DTM foram classificados por meio do Eixo I do RDC/TMD em nenhum diagnóstico ou até no máximo cinco diagnósticos de DTM para cada sujeito

Documentos relacionados