• Nenhum resultado encontrado

9. Anexos

9.2. Anexo B: Termo de consentimento livre e esclarecido

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Eu, _____________________________________________________, de livre e espontânea vontade, aceito participar do projeto de pesquisa da Tese em Educação Física intitulado "o

efeito crônico do exercício resistido nas respostas de pressão arterial e as associações com o polimorfismo I/D da (ECA) em mulheres hipertensas com idade entre 60 e 75 anos". A

pesquisa será executada pelo Professor MS Márcio Rabelo Mota, aluno do curso de Doutorado em Educação Física da Universidade Católica de Brasília, sob orientação do Prof. Dr. Francisco Martins da Silva.

Entendo que serão analisados, neste estudo, os comportamentos da pressão arterial (magnitude e duração da Hipotensão Pós-Exercício) após a realização de exercício resistido, relacionando estas alterações com as respostas do gene da enzima conversora de angiotensina (ECA). Entendo que as coletadas sanguíneas serão realizadas no Laboratório de Estudos em Educação Física e Saúde (LEEFS), por um técnico devidamente treinado.

A extração do DNA será realizada após a coleta de uma amostra de sangue venoso (5 ml) de cada voluntária foi coletada na veia antecubital. Tubos vacutainer estéreis com vácuo contendo anticoagulante EDTA serão utilizados para armazenar o material biológico coletado. O método salting out de Miller et al (1988) será utilizado para avaliar o DNA genômico de alto peso molecular foi extraído dos leucócitos periféricos.

Entendo que serão analisados, neste estudo, os comportamentos da pressão arterial (magnitude e duração da Hipotensão Pós-Exercício) após a realização de exercício resistido, relacionando estas alterações com as respostas do gene da enzima conversora de angiotensina (ECA).

Estou ciente de que, para participar dos testes relativos a este trabalho, deverei atender os seguintes critérios:

1) Ser do sexo feminino com idade entre 60 a 75 anos e fisicamente ativas; 2) Estar relativamente habituado à prática de atividade física / exercício físico;

3) Não apresentar quaisquer doenças/disfunções que possam ser identificadas na anamnese médica (anexo C) ou qualquer outro problema de saúde que possa comprometer minha integridade física durante a realização dos exercícios.

Entendo que me submeterei a um teste de 1RM (teste de uma repetição máxima) e o grupo experimental realizará 45 sessões de exercício resistido com duração de 40 minutos, em dias distintos, em uma ordem randomizada, no mesmo horário do dia (das 14h40 às 16h40) como se segue:

1) Mês 1 – as voluntárias foram submetidas a 9 sessões de exercício resistido com uma intensidade leve, nas quais realizaram 10 repetições com 30 segundos de intervalo de recuperação entre as séries.

2) Mês 2 - as voluntárias foram submetidas a 12 sessões de exercício resistido a 60% de 1RM, nas quais, realizaram 12 repetições com 60 segundos de intervalo de recuperação entre as séries.

3) Mês 3 - as voluntárias foram submetidas a 12 sessões de exercício resistido a 70% de 1RM, nas quais, realizaram 10 repetições com 60 segundos de intervalo de recuperação entre as séries.

4) Mês 4 - as voluntárias foram submetidas a 12 sessões de exercício resistido a 80% de 1RM, nos quais realizaram 8 repetições com 90 segundos de intervalo de recuperação entre as séries.

Os exercícios serão compostos por 3 séries realizadas três vezes por semana em uma ordem randomizada. Durante a fase do método de treinamento resistido adotado foi o alternado por segmento para evitar a fadiga precoce, entretanto o leg press foi o último exercício a ser realizado. Foi dez o total de exercícios realizados e seguiram a seguinte ordem: puxada costas, extensão de joelhos, supino vertical na máquina, cadeira abdutora, flexão de joelhos, abdução de ombros com halter, panturrilha livre em pé, abdominal, extensão de tronco e leg press 45o (Adaptado de Terra, 2008). Os aparelhos de musculação utilizados foram da marca Righetto®, linha HighOn. Não foram realizados testes para os exercícios abdução de ombros com halter, abdominal, extensão de tronco e panturrilha livre em pé. Todas as sessões de exercícios resistidos serão randomizadas e realizadas em dias distintos entre quatro e seis semanas, no mesmo período do dia.

Todas as mensurações serão realizadas durante 20 minutos antes do exercício, ao final de 40 minutos de exercícios e a cada 15 minutos por uma hora após o final do exercício ou dia controle.

Entendo que a pressão arterial sistólica e diastólica e a frequência cardíaca serão mensuradas em repouso, durante o exercício e no período de recuperação pós-exercício.

Podem existir desconfortos e riscos inerentes à pesquisa proposta conforme os seguintes termos:

• Os procedimentos deste estudo apresentam riscos mínimos para o participante. Tais riscos incluem: possibilidade de sentir falta de ar, tonturas, náusea, desmaio, câimbras musculares ou fraqueza. Existe também a possibilidade de ocorrerem batidas irregulares do coração e, em improváveis ocasiões, um risco de ataque cardíaco.

No entanto, entendo que, por ter me submetido previamente a exames complementares médicos (como ECG de repouso e esforço) e sendo o laudo médico favorável à minha participação em programas de exercícios físicos, os possíveis riscos citados anteriormente estão minimizados. Fica esclarecido também que, a qualquer momento durante as sessões, posso interromper o exercício.

Estou ciente de que haverá benefícios provenientes da participação deste projeto de pesquisa, pois serei informado sobre a minha aptidão física. Adicionalmente, informações sobre o comportamento da minha pressão arterial, freqüência cardíaca e respostas do gene da enzima conversora de angiotensina, que são importantes para um treinamento personalizado, bem como os efeitos gerais da hipotensão pós-exercício resistido.

Todas essas informações poderão auxiliar o orientador físico a melhorar a qualidade dos programas de exercícios destinados às pessoas hipertensas. Além disso, todos os dados coletados e todos os exames médicos complementares aos quais serei submetido (Eletrocardiograma, teste de esforço ergométrico e perfil lipídico) poderão ser úteis na melhoria da minha saúde e da minha qualidade de vida.

Ainda, fica claro que:

• Os testes serão realizados em dias distintos e em ordem randomizada.

• As informações obtidas durante a realização do estudo permanecerão confidenciais. Todos os voluntários serão identificados através de números, de forma que só o investigador principal saberá a identidade dos mesmos. O investigador será a única pessoa que ter acesso às informações sobre o assunto.

• Todas as informações que unem o nome do voluntário ao seu respectivo número serão mantidas em segredo pelo investigador principal.

• Todos os dados coletados durante a pesquisa serão destruídos, depois de decorridos dezoito meses da realização dos testes do último voluntário.

• Todos os resultados serão informados como médias do grupo.

• No improvável caso de danos físicos resultantes da participação dos voluntários nesse estudo, os mesmos receberão tratamento emergencial que será prestado pela Universidade Católica de Brasília.

• Nenhum benefício especial será concedido em compensação ou pagamento de algum tratamento em função da participação dos respectivos voluntários nesta pesquisa.

Estou ciente de que esse consentimento poderá ser cancelado a qualquer hora sem penalidade ou perda de possíveis benefícios oriundos de minha participação. Tenho plena ciência do meu direito de parar qualquer teste físico a qualquer momento, se este for o meu desejo. Terei, ainda, o direito de obter e prestar quaisquer esclarecimentos relacionados à presente pesquisa. Entendo que posso contatar o Profº MS Marcio Rabelo Mota no telefone (61) 8111-5759 para dirimir quaisquer dúvidas referentes a esta pesquisa ou à minha participação na mesma.

Eu li e entendi todas as informações contidas neste termo de consentimento. Data: ________/__________/2007.

________________________________________ Assinatura do voluntário

________________________________________ Profº MS Márcio Rabelo Mota Cref-DF 1146-G

9.3 – Anexo C: Histórico de saúde (anamnese)

HISTÓRICO DO ESTILO DE VIDA E SAÚDE ANAMNESE

Identificação:

Nome:________________________________________________ Data:___/___/____ e-mail (opcional): _______________________________________________________ Estatura: __________Peso: ____________ Data Nascimento: ___/___/___Idade: ____ Número de telefone (opcional): ____________________________________________

Por favor, responda as perguntas abaixo:

1. Você se exercita freqüentemente? ( )sim ( )não

Se a resposta foi afirmativa, há quantos anos você esteve ou está comprometido em realizar atividades físicas? _________________________

2. Quantas vezes você se exercita por semana?

( )1 a 2 vezes ( )2 a 3 vezes ( )3 a 4 vezes ( )4 ou mais vezes Em que horário? ____________

3. Marque o tipo de exercício que você normalmente faz (marque mais de um se for o caso).

( ) corrida ( ) ciclismo ( ) caminhada ( ) natação

( ) corrida de curta distância

( ) futebol ( ) voleibol ( ) basquetebol ( ) tênis

( ) musculação

( ) outros (por favor, especifique): ____________________________ _ ____________________________ _ ____________________________ _ ____________________________ _

4. Quanto tempo (horas:minutos) você gasta em uma sessão de atividade física?

Mínimo: _______________ Máximo:______________

5. Você se exercita com assistência ou orientação de algum especialista?

( ) sim ( )não

6. Você tem alguma restrição, considerando a corrida como um tipo principal de exercício?

( ) sim ( )não

Se você respondeu sim, por favor, detalhe: ____________________________________ ______________________________________________________________________

Horário de dormir: _____________ Horário de acordar: _____________

8. Em que horário você habitualmente faz as seguintes refeições?

Café da manhã:__________ almoço:___________ lanche:_______________________ jantar:_________________

9. Você dorme depois do almoço?

( ) sim ( )não.

Quantas vezes por semana? _________ Em média, qual o tempo de sono?___________

10. Indique se alguma das alternativas abaixo se aplica a você, marcando um X no respectivo item.

( ) Hipertensão

( ) Caso pessoal ou de familiares com problemas ou doenças do coração ( ) Diabetes

( ) Problemas ortopédicos

( ) Uso regular de produtos feitos de tabaco.

( ) Asma ou outros problemas respiratórios crônicos

( ) Enfermidades recentes, febre ou distúrbios gastrintestinais (diarréia, náusea, vômito). ( ) Algum outro problema de saúde não listado acima. Detalhe-o abaixo:

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ __________________________________________________________

11. Se você sofre de hipertensão, por favor, liste o nome do medicamento que usa, se o toma regularmente e há quanto tempo.

____________________________________________________________________________ ________________________________________________________________

12. Liste alguns medicamentos prescritos (vitaminas/suplementos nutricionais ou automedicação) que você toma habitualmente ou tenha feito uso nos últimos cinco dias (inclusive suplementos dietéticos/nutricionais, remédios à base de ervas, medicações para alergias ou gripe, antibióticos, medicamentos para enxaqueca/dor de cabeça, aspirina, analgésico, anticoncepcional, etc).

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ __________________________________________________________

Certifico que as respostas por mim dadas no presente questionário são verdadeiras, precisas e completas.

Assinatura: _____________________________________________________________ Data: _____/____/_____

QUESTIONÁRIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADE FÍSICA.

Nome:____________________________________________________ Data: ___/ ___ / ___ Idade : ____ Sexo: F ( ) M ( ) Você trabalha de forma remunerada: ( ) Sim ( ) Não.

Quantas horas você trabalha por dia: ____ Quantos anos completos você estudou: _____ De forma geral sua saúde está: ( ) Excelente ( ) Muito boa ( ) Boa ( ) Regular ( )Ruim

Nós estamos interessados em saber que tipos de atividade física as pessoas fazem como parte do seu dia a dia. Este projeto faz parte de um grande estudo que está sendo feito em diferentes países ao redor do mundo. Suas respostas nos ajudarão a entender que tão ativos nós somos em relação à pessoas de outros países. As perguntas estão relacionadas ao tempo que você gasta fazendo atividade física em uma semana ultima semana. As perguntas incluem as atividades que você faz no trabalho, para ir de um lugar a outro, por lazer, por esporte, por exercício ou como parte das suas atividades em casa ou no jardim. Suas respostas são MUITO importantes. Por favor, responda cada questão mesmo que considere que não seja ativo. Obrigado pela sua participação!

Para responder as questões lembre que:

Atividades físicas VIGOROSAS são aquelas que precisam de um grande esforço físico e que fazem respirar MUITO mais forte que o normal

Atividades físicas MODERADAS são aquelas que precisam de algum esforço físico e que fazem respirar UM POUCO mais forte que o normal

SEÇÃO 1- ATIVIDADE FÍSICA NO TRABALHO

Esta seção inclui as atividades que você faz no seu serviço, que incluem trabalho remunerado ou voluntário, as atividades na escola ou faculdade e outro tipo de trabalho não remunerado fora da sua casa. NÃO incluir trabalho não remunerado que você faz na sua casa como tarefas domésticas, cuidar do jardim e da casa ou tomar conta da sua família. Estas serão incluídas na seção 3.

1a. Atualmente você trabalha ou faz trabalho voluntário fora de sua casa?

( ) Sim ( ) Não – Caso você responda não Vá para seção 2: Transporte As próximas questões são em relação a toda a atividade física que você fez na ultima

semana como parte do seu trabalho remunerado ou não remunerado. NÃO inclua o

transporte para o trabalho. Pense unicamente nas atividades que você faz por pelo menos

10 minutos contínuos:

1b. Em quantos dias de uma semana normal você anda, durante pelo menos 10 minutos

contínuos, como parte do seu trabalho?Por favor, NÃO inclua o andar como forma

de transporte para ir ou voltar do trabalho.

_______dias por SEMANA ( ) nenhum - Vá para a questão 1d.

9.4 – Anexo D: IPAQ

1c. Quanto tempo no total você usualmente gasta POR DIA caminhando como parte do

seu

trabalho ?

____ horas ______ minutos

1d. Em quantos dias de uma semana normal você faz atividades moderadas, por pelo

menos 10 minutos contínuos, como carregar pesos leves como parte do seu trabalho?

_______dias por SEMANA ( ) nenhum - Vá para a questão 1f

1e. Quanto tempo no total você usualmente gasta POR DIA fazendo atividades moderadas como parte do seu trabalho?

_____ horas ______ minutos

1f. Em quantos dias de uma semana normal você gasta fazendo atividades vigorosas, por pelo menos 10 minutos contínuos, como trabalho de construção pesada, carregar grandes pesos, trabalhar com enxada, escavar ou subir escadas como parte

do seu trabalho:

_______dias por SEMANA ( ) nenhum - Vá para a questão 2a.

1g. Quanto tempo no total você usualmente gasta POR DIA fazendo atividades físicas vigorosas como parte do seu trabalho?

_____ horas ______ minutos

SEÇÃO 2 - ATIVIDADE FÍSICA COMO MEIO DE TRANSPORTE

Estas questões se referem à forma típica como você se desloca de um lugar para outro, incluindo seu trabalho, escola, cinema, lojas e outros.

2a. O quanto você andou na ultima semana de carro, ônibus, metrô ou trem? ________dias por SEMANA ( ) nenhum - Vá para questão 2c

2b. Quanto tempo no total você usualmente gasta POR DIA andando de carro, ônibus,

metrô

ou trem?

_____horas _____minutos

Agora pense somente em relação a caminhar ou pedalar para ir de um lugar a outro na ultima semana.

2c. Em quantos dias da ultima semana você andou de bicicleta por pelo menos 10

minutos contínuos para ir de um lugar para outro? (NÃO inclua o pedalar por lazer

ou exercício)

2d. Nos dias que você pedala quanto tempo no total você pedala POR DIA para ir de um lugar

para outro?

_______ horas _____ minutos

2e. Em quantos dias da ultima semana você caminhou por pelo menos 10 minutos

contínuos para ir de um lugar para outro? (NÃO inclua as caminhadas por lazer ou

exercício)

_____ dias por SEMANA ( ) Nenhum - Vá para a Seção 3.

2f. Quando você caminha para ir de um lugar para outro quanto tempo POR DIA você gasta? (NÃO inclua as caminhadas por lazer ou exercício)

_______ horas _____ minutos

SEÇÃO 3 – ATIVIDADE FÍSICA EM CASA: TRABALHO, TAREFAS DOMÉSTICAS E CUIDAR DA FAMÍLIA.

Esta parte inclui as atividades físicas que você fez na ultima semana na sua casa e ao redor da sua casa, por exemplo, trabalho em casa, cuidar do jardim, cuidar do quintal, trabalho de manutenção da casa ou para cuidar da sua família. Novamente pense somente naquelas atividades físicas que você faz por pelo menos 10 minutos contínuos.

3a. Em quantos dias da ultima semana você fez atividades moderadas por pelo menos 10 minutos como carregar pesos leves, limpar vidros, varrer, rastelar no jardim ou quintal.

________dias por SEMANA ( ) Nenhum - Vá para questão 3c.

3b. Nos dias que você faz este tipo de atividades quanto tempo no total você gasta POR

DIA fazendo essas atividades moderadas no jardim ou no quintal?

_______ horas _____ minutos

3c. Em quantos dias da ultima semana você fez atividades moderadas por pelo menos 10 minutos como carregar pesos leves, limpar vidros, varrer ou limpar o chão dentro da

sua casa.

_____ dias por SEMANA ( ) Nenhum - Vá para questão 3e.

3d. Nos dias que você faz este tipo de atividades moderadas dentro da sua casa quanto tempo no total você gasta POR DIA?

_______ horas _____ minutos

3e. Em quantos dias da ultima semana você fez atividades físicas vigorosas no jardim

ou quintal por pelo menos 10 minutos como carpir, lavar o quintal, esfregar o chão:

_____ dias por SEMANA ( ) Nenhum - Vá para a seção 4.

3f. Nos dias que você faz este tipo de atividades vigorosas no quintal ou jardim quanto tempo

no total você gasta POR DIA?

_______ horas _____ minutos

SEÇÃO 4- ATIVIDADES FÍSICAS DE RECREAÇÃO, ESPORTE, EXERCÍCIO E DE LAZER.

Esta seção se refere às atividades físicas que você fez na ultima semana unicamente por recreação, esporte, exercício ou lazer. Novamente pense somente nas atividades físicas que faz por pelo menos 10 minutos contínuos. Por favor, NÃO inclua atividades que você já tenha citado.

4a. Sem contar qualquer caminhada que você tenha citado anteriormente, em quantos

dias da

ultima semana você caminhou por pelo menos 10 minutos contínuos no seu tempo

livre?

_____ dias por SEMANA ( ) Nenhum - Vá para questão 4c

4b. Nos dias em que você caminha no seu tempo livre, quanto tempo no total você gasta POR

DIA?

_______ horas _____ minutos

4c. Em quantos dias da ultima semana você fez atividades moderadas no seu tempo livre

por pelo menos 10 minutos, como pedalar ou nadar a velocidade regular, jogar bola, vôlei ,

basquete, tênis :

_____ dias por SEMANA ( ) Nenhum - Vá para questão 4e.

4d. Nos dias em que você faz estas atividades moderadas no seu tempo livre quanto tempo

no

total você gasta POR DIA? _______ horas _____ minutos

4e. Em quantos dias da ultima semana você fez atividades vigorosas no seu tempo livre

por pelo menos 10 minutos, como correr, fazer aeróbicos, nadar rápido, pedalar rápido ou fazer

Jogging:

_____ dias por SEMANA ( ) Nenhum - Vá para seção 5.

4f. Nos dias em que você faz estas atividades vigorosas no seu tempo livre quanto tempo no

total você gasta POR DIA? _______ horas _____ minutos

Estas últimas questões são sobre o tempo que você permanece sentado todo dia, no trabalho, na escola ou faculdade, em casa e durante seu tempo livre. Isto inclui o tempo sentado estudando, sentado enquanto descansa, fazendo lição de casa visitando um amigo, lendo, sentado ou deitado assistindo TV. Não inclua o tempo gasto sentando durante o transporte em ônibus, trem, metrô ou carro.

5a. Quanto tempo no total você gasta sentado durante um dia de semana? ______horas ____minutos

5b. Quanto tempo no total você gasta sentado durante em um dia de final de semana? ______horas ____minutos

CENTRO COORDENADOR DO IPAQ NO BRASIL– CELAFISCS -

INFORMAÇÕES ANÁLISE, CLASSIFICAÇÃO E COMPARAÇÃO DE RESULTADOS NO BRASIL 011-42298980 ou 42299643. celafiscs@celafiscs.com.br

Documentos relacionados