• Nenhum resultado encontrado

6. ANEXOS

6.1 Anexo I – Protocolo de Pesquisa

Ministério da Educação

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Comitê de Ética em Pesquisa

FORMULÁRIO CEP-UFRN

1. DADOS CADASTRAIS:

1.1. Protocolo: ____________I____ CEP-UFRN

1.2. Folha de Rosto (FR) ________________________ SISNEP

1.3. Título do Projeto

As Repercussões dos Serviços Hospitalares em Diferentes Contextos: uma análise dos profissionais de saúde e usuários

1.4 Dados do Pesquisador Responsável

NOME: Joel Lima Júnior

RG CPF

ENDEREÇO

Rua/Av: No

Bairro CEP

Cidade Natal Estado Rio Grande do Norte

Telefon e Fax e-mail joellijr@ig.com.br 1.5. Demais Pesquisadores: Nome Assinatura

Dr. João Carlos Alchieri Drª Eulália Maria Chaves Maia

2. PESQUISA

2.1. Local da Pesquisa

2.1.1. Instituição onde se realizará a pesquisa Universidade Federal do Rio Grande do Norte 2.1.1. Instituições colaboradoras

Hospital de Pediatria da UFRN, Hospital Walfredo Gurgel, Hospital Dr Luiz Antônio, Hospital Memorial,

2.2. Detalhar as intalações dos serviços, centros, comunidades e instituições nas quais se processarão as várias etapas da pesquisa, de acordo como indicado na Resolução CNS 196/96, item VI.2. h.

1- Hospital de Pediatria – O Hospital de Pediatria é um órgão suplementar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, oficialmente criado em 23 de maio de 1995. Antes era parte integrante do Departamento de Pediatra. Unidade Especializada do Centro de Ciências de Saúde da mesma Universidade;

2- Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel – Tem função geral, com ênfase para atendimentos de emergência pelo SUS. Conta com uma equipe para atendimentos neurológico, neurocirúrgico, ortopédico, queimados, cirurgia plástica, nefrologia, urologia, cirurgia vascular, buço-maxilo-facial e hematologia. É um campo de estágio curricular nos cursos de Enfermagem, Medicina, Farmácia e Odontologia, tanto para Universidade Potiguar quanto para Universidade Federal;

3- Hospital Dr. Luís Antônio – Instituição filantrópica, que atende pacientes com câncer de diferentes faixas etárias, provenientes tanto da rede pública quanto da rede particular de saúde, oferecendo a estes diferentes formas de tratamento para o câncer;

4- Hospital Memorial – Hospital de médio porte, referencia na área ortopédica. Atualmente, atende pacientes de Natal e outro municípios.

2.3. Cronograma e local de execução das diversas etapas do projeto

Atividades Desenvolvidas SemestreI SemestreII SemestreIII SemestreIV

Levantamento Bibliográfico X X X X

Créditos em Disciplinas X X X

Envio da Pesquisa ao Comitê de Ética X

Coleta de Dados

X X

Preparação dos Dados

X X X

Análise dos Dados

X X

Apresentação da Pesquisa em Congressos

X X

Envio de Artigos a Revistas Científicas

X X

Exame de Qualificação

X

Apresentação Final da Dissertação X

O início da coleta dos dados está previsto para Julho de 2006 e seu término está previsto para Junho de 2007. A mesma dar-se-á simultaneamente nos quatro hospitais.

2.4. Descrever, clara e sucintamente, os objetivos e as hipóteses a serem avaliados neste projeto de pesquisa,

A presente pesquisa tem como objetivo geral: Identificar como profissionais de saúde e usuários de instituições hospitalares de diferentes contextos avaliam os serviços prestados por essas instituições, e como objetivos específicos: verificar e analisar a influência dos dados sócio-econômicos dos sujeitos na avaliação da qualidade dos serviços; Identificar o significado que estes atribuem às instituições hospitalares; Analisar a influência dos dados sócio-econômicos dos profissionais e usuários no significado atribuído às instituições hospitalares, e por fim Caracterizar a conduta dos profissionais de saúde que atuam em mais de uma instituição hospitalar.

Procurar-se-á encontrar alguma relação significativa do perfil socioeconômico dos sujeitos com a avaliação dos serviços hospitalares, bem como com o significado atribuído às instituições. Evidencia-se ainda, que a conduta do profissional de saúde será aqui encarada como um serviço oferecido pela instituição hospitalar, uma vez que perpassa pela mesma a filosofia de trabalho da instituição.

2.5. Comentar antecedentes científicos e dados que justifiquem a pesquisa.

O hospital é um ponto de encontro de um número incontável de pessoas, oriundas das mais diferentes localidades, com pensamentos, experiências e representações peculiares.

Para Campos (32), quem pretende explicar a existência do hospital como uma organização que objetiva apenas o tratamento do corpo, comete um equívoco. Ainda que dentro dessas instituições haja uma ênfase nos processos curativos, elas mantêm sua condição de produto social e de espaços de trocas intersubjetivas.

Perante essa complexidade da dinâmica hospitalar, percebe-se que os conflitos são inevitáveis, uma vez que além da equipe de saúde estar submetida aos baixos salários, às más condições de trabalho, ao excesso de demanda, entre outros, o próprio exercício profissional é altamente ansiogênico, frente o contato íntimo e freqüente com a dor e sofrimento, o que acarreta um grau significativo de sofrimento psíquico (33). No entanto, esses conflitos são previsíveis e solucionáveis quando o hospital dispõe de um canal de expressão livre e acessível a todos os agentes (3, 21, 32, 34, ,35, 36).

Gradativamente, o hospital está sendo encarado como um local onde não se olha apenas para as necessidades do usuário, ainda que este seja a razão da instituição existir. Foi em 2001, que o PNHAH inseriu a preocupação com a valorização, a capacitação e o desenvolvimento dos trabalhadores do setor saúde, ao perceber que a qualidade dos serviços prestados não está apenas ligada às condições estruturais do hospital, mas também à qualidade do relacionamento dos membros da equipe entre si e destes com a instituição (28, 36). Ainda segundo Fortes (28:33) , “o profissional que se sente respeitado pela instituição à qual pertence está mais apto a atender com eficiência e de forma mais humana”.

De acordo com Maldonado (37), alguns aspectos da identidade profissional alteram- se em diferentes contextos de atendimento, o que necessariamente refletirá em variações da conduta do profissional frente ao usuário. Para a autora, as relações que se estabelecem no cenário hospitalar estão circunscritas a um contexto institucionalizado, uma vez que este gera regras, convenções e normas que orientam boa parte das práticas assistenciais, determinando os limites e possibilidades de atuação da equipe de saúde.

Logo, conhecer inicialmente o contexto no qual esses sujeitos estão inseridos é de fundamental importância, pois o mesmo subsidiará a promoção de ações e possíveis intervenções no âmbito institucional (21).

Sendo assim, ao conceber a equipe de saúde, como elemento fundamental no processo de implementação da assistência hospitalar e os usuários, como aqueles nos quais refletirá o resultado da interação entre equipe e hospital, a presente proposta de pesquisa surge com a intenção geral de identificar como profissionais de saúde e usuários de instituições hospitalares de diferentes contextos avaliam os serviços prestados por essas instituições.

2.6. Caracterização do tipo de interação que o pesquisador terá com o sujeito da pesquisa (Observar cuidadosamente o Item III da Resolução 196-96).

A interação do pesquisador com os sujeitos que comporão a amostra desta pesquisa estará pautada nos aspectos éticos básicos da pesquisa envolvendo seres humanos. Tomar-se-á o máximo de cuidado para que o sujeito não se sinta constrangido a participar do trabalho. No processo de recrutamento, o caráter voluntário da participação, bem como a possibilidade de em qualquer momento ele retirar o seu consentimento se assim julgar necessário será sempre enfatizado.

2.6.1. Informações sobre os sujeitos da pesquisa.

Sujeitos No

Adultos homens Adultos mulheres

Grupos vulneráveis* (especificar)

Total 388

Considerando que a variável “Sexo dos Sujeitos” não foi aqui utilizada como critério para o recrutamento dos mesmos, não podemos no presente momento, determinar quantos homens e quantas mulheres irão compor a amostra.

2.6.2. Expor as razões para utilização de grupos vulneráveis.

Este item não se aplica ao presente estudo.

2.6.3. Descrever os planos para o recrutamento dos sujeitos da pesquisa, e a forma de obtenção do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), indicando também o nome do pesquisador responsável por este procedimento.

No contato inicial com os hospitais, será solicitado que os setores competentes das mesmos informem aos profissionais de saúde que será realizado o presente estudo nas dependências das respectivas instituições. No caso dos hospitais estadual e privado esse aviso será dado pelo setor de Recursos Humanos, já no caso dos hospitais filantrópico e universitário pelo Departamento de Pesquisa.

Após a comunicação feita pelos departamentos acima citados, sobre desenvolvimento da pesquisa, o pesquisador responsável (Joel Lima Júnior), identificado com crachá, se dirigirá ao posto de enfermagem das respectivas instituições e dará início ao processo de recrutamento dos sujeitos se forem profissionais de saúde, já os usuários serão recrutados nas salas de espera para atendimento em ambulatório.

Inicialmente o pesquisador se apresentará para o sujeito e o informará sobre a pesquisa, em seguida irá expor os objetivos da mesma, bem como os benefícios que o desenvolvimento de um trabalho como esse trará para a implementação dos serviços hospitalares. Embora os riscos sejam mínimos, será exposto também que se em algum momento ele se sentir prejudicado ele poderá não dar prosseguimento a sua participação. Caso o sujeito decida fazer parte da pesquisa voluntariamente, será entregue o Termo de Consentimento em duas vias (uma ficará com o pesquisador e a outra com o sujeito), que também poderá ser lido para aqueles que não forem alfabetizados. Ressaltamos ainda, que os usuários não alfabetizados serão levados ao posto de enfermagem mais próximo da sala de espera, para que os mesmos possam colocar sua impressão digital no Termo de Consentimento. Optou-se por essa medida, uma vez que pedir para o sujeito colocar sua impressão digital em meio a um ambiente cheio de pessoas possa vir a causar-lhe certo constrangimento.

Será também ressaltado, que a sua identidade será mantida em sigilo e que os resultados da pesquisa serão entregues à instituição tão logo sejam analisados.

2.6.4. Indicar os critérios de inclusão e exclusão usados para seleção dos sujeitos da pesquisa.

Critérios para Inclusão (Profissionais de Saúde): x Ser maior de idade;

x Estar enquadrado nas seguintes categorias profissionais: Assistente Social, Enfermeiro (nível superior), Enfermeiro (nível auxiliar e/ou técnico), Médico e Psicólogo;

x Adesão voluntária e assinatura do Termo de Livre Consentimento. Critérios para Exclusão (Profissionais de Saúde):

x O não cumprimento dos itens acima descritos; x Deixar questões sem respostas no questionário. Critérios para Inclusão (Usuários):

x Ser maior de idade;

x Se encontrar na sala de espera, para atendimento em ambulatório; x Já ter sido internado nos respectivos hospitais;

x Adesão voluntária e assinatura do Termo de Livre Consentimento. Critérios para Exclusão (Usuários):

x O não cumprimento dos itens acima descritos; x Deixar questões sem respostas no questionário.

2.6.5. Analisar os riscos e os benefícios para os sujeito da pesquisa e descrever as medidas de proteção que serão utilizadas para minimizar possíveis riscos.

Riscos: Os riscos a integridade dos sujeitos são mínimos, uma vez que a coleta de dados se caracteriza pela aplicação de um questionário em uma linguagem acessível, e com consentimento prévio do mesmo. Entretanto, ressaltaremos para cada entrevistado que se em algum momento ele se sentir prejudicado, tem o direito de não dar prosseguimento na sua participação na pesquisa.

Benefícios: O processo de implementação da assistência à saúde é demorado e requer grande investimento de todos os envolvidos. Entretanto, as mudanças não são simples, o que acarreta inúmeras resistências dos profissionais, e, conseqüentemente, o comprometimento da sua adesão ao novo modelo de assistência proposto. Logo, ter uma dimensão concreta da realidade dos sujeitos envolvidos, bem como do ambiente que os mesmos estão inseridos, torna-se fundamental.

Diante dos resultados desta pesquisa, poder-se-á inicialmente, delinear o perfil dos profissionais de saúde e usuários que se encontram em instituições hospitalares de diferentes naturezas. Observa-se ainda, a possibilidade de identificar particularidades dos serviços oferecidos pelos hospitais, bem como, características do comportamento profissional.

Com as publicações em revistas científicas e apresentações em congressos dos dados aqui obtidos, procura-se contribuir com as discussões acerca da qualidade dos serviços hospitalares e, principalmente, alertar a comunidade científica e órgãos afins sobre a importância da elaboração de políticas de saúde mais contextualizadas.

2.6.6. Identificar o tipo de material ou informação a ser coletado (espécimes, registros e dados contidos em prontuários e/ou a serem obtidos dos sujeitos da pesquisa).

Para coleta de dados serão utilizados dois questionários. O questionário para os profissionais de saúde foi estruturado da seguinte forma: Parte I, encontram-se os dados sócio-econômicos dos sujeitos; Parte II, elaborada seguindo os indicadores de qualidade da assistência hospitalar, determinados pelo Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (29) e pelo Manual de Acreditação Hospitalar (38). Tem como objetivo identificar a qualidade da assistência, as particularidades da conduta dos profissionais e o relacionamento entre instituição – profissionais – usuários. Na Parte III, baseada no Teste

de Associação Livre de Palavras (39), o sujeito encontrará quatro palavras indutoras, sendo-lhe solicitado que escreva as primeiras cinco palavras que vêm à mente, após ler as palavras indutoras, referentes às instituições que atua.

No questionário para os usuários, encontram-se basicamente os mesmos itens apresentados aos profissionais, embora formulados de forma objetiva, considerando as possíveis complicações que o usuário possa estar enfrentando. Ressalta-se ainda, que caso o usuário não seja alfabetizado, o questionário será aplicado oralmente.

2.6.7. A pesquisa envolverá o uso de algum tipo de droga? [X] Não [ ] Sim * Em caso afirmativo, indicar:

Tipo de droga Comercializada Não comercializada. Responsável Técnico:

2.6.8 A pesquisa utilizará radioisótopos ou irradiação?

3. Explicitar os critérios utilizados para suspender ou encerrar a pesquisa. x Greve dos profissionais de saúde;

x Recusa da instituição hospitalar em continuar colaborando com a pesquisa;

x Arrolamento total dos sujeitos ou no mínimo 90% do número de sujeitos previamente determinados para cada categoria (Enfermeiro nível superior, Enfermeiro nível auxiliar e/ou técnico, Assistente Social, Psicólogo, Médico e Usuário). No item 4.2 do projeto de pesquisa consta o número de cada categoria.

4. Indicar o destino final das informações coletadas.

Após a coleta e a análise dos dados, os questionários utilizados nessa pesquisa serão arquivados por 5 anos na sala da base de pesquisa Grupo de Estudos: Psicologia e Saúde (GEPS) localizada no Laboratório de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em seguida todo o material será incinerado na referida universidade em um local destinado a esse tipo de evento. Ressalta-se ainda, que os mesmos ficarão sob a responsabilidade do pesquisador responsável.

Documentos relacionados