• Nenhum resultado encontrado

Aplicação do Parâmetro Qualitativo 4. Incorporação de Processos

CAPÍTULO 4 - ESTUDO DE CASO: Parque Gas Works

4.2 Aplicação da Parametrização proposta e Aferição de Resultados

4.2.4 Aplicação do Parâmetro Qualitativo 4. Incorporação de Processos

O quarto Parâmetro Qualitativo — 4. Incorporação de Processos Educativos — foi aferido mediante os quatro critérios correspondentes, com respeito à sua aplicação no estudo de caso do parque Gas Works, conforme descreve-se a seguir.

4.1 Reduzir vulnerabilidades das comunidades, promover a biodiversidade e utilização de serviços ecossistêmicos como processo replicável

Através de técnicas de biorremediação, o terreno do parque foi suficientemente limpo e gramado, e tornou-se utilizável novamente (WAY, 2013). A população ainda está sujeita a entrar em contato com poluentes, contudo o único risco significativo para sua saúde resultaria de comer, beber ou respirar materiais contaminados por um longo período. Tanto o solo do parque quanto as margens lindeiras ao lago Union ainda possuem alguma contaminação, o que pode impactar o desenvolvimento de determinadas espécies animais. Segundo Mackay (2016):

A proximidade de poluentes à água em muitas áreas do parque é a ameaça mais imediata, pois representa riscos tanto para humanos como para a ecologia lacustre do lago Union, incluindo salmões jovens [que passam pelo local no período de migração]. Foi constatado que estes poluentes podem mover-se de maneira relativamente fácil quando suspensos em água, o que os torna uma ameaça aos corpos d'água conectados ao lago Union [...]

(MACKAY, 2016, p. 62, tradução nossa).56

A implementação da proposta de fitorremediação de Mackay (2016) eliminaria, a longo prazo, a contaminação do solo e das margens do lago, o que, por consequência, também eliminaria os riscos que a contaminação atualmente oferece para a saúde dos usuários do parque. Desse modo, consideramos correto atribuir para este critério duas valorações: ‘parcial’, correspondente à cor ‘amarela’,

56 Texto original: “The proximity of harmful pollutants to water in many areas of the park represents the most immediate threat as it poses risks for humans and the lacustrine ecology of Lake Union, including juvenile salmon. These pollutants have also been shown to travel relatively easily, suspended in water, making them a threat to water bodies connected to Lake Union […]” (MACKAY, 2016, p. 62).

para o parque na situação atual, e ‘forte’, correspondente à cor ‘verde escura’, caso a proposta de Mackay (2016) fosse implementada.

4.2 Promoção de SbN através de processos de comunicação, treinamento como metodologia replicável

Conforme já mencionado, a experiência do parque Gas Works foi pioneira e deu início a discussões e pesquisas acerca da recuperação e reutilização de áreas pós-industriais, mudando a forma de relacionamento com estes locais. O projeto do parque Gas Works é mundialmente utilizado como exemplo de intervenção paisagística em uma área pós-industrial, e foi replicado ou utilizado como referência para outros projetos de remediação – como os parques Duisburg Nord, de Latz + Partners, na Alemanha e Houtan de Turenscape, de Kongjian Yu, na China (WAY, 2013; SATHERLEY, 2016; MACKAY, 2016)

A mudança de paradigma causada por esta nova visão acerca do uso de antigas áreas industriais levou, nas últimas três décadas, teóricos da paisagem, designers e cientistas a estudar a contaminação presente nestes locais de forma mais crítica em termos de remediação efetiva, e as técnicas de fitorremediação e de monitoramento evoluíram desde a época em que o parque Gas Works foi construído. Conforme exposto nos itens 2.2 e 2.4, diversos textos científicos a respeito do parque foram publicados e a Universidade de Washington é um dos agentes atualmente atuantes no parque (MACKAY, 2016). Desse modo, consideramos correto atribuir a valoração ‘adequado’, mediante a cor ‘verde claro’, para este critério.

4.3 Desenvolver esquemas de monitoramento e contribuir para a geração de conhecimentos acerca SbN como princípios e ações replicáveis

Após os compromissos firmados entre Ecologia do Estado de Washington, a cidade de Seattle e a Puget Sound Energy, conforme já mencionado, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) concordou em deixar o Parque Gas Works fora da lista de Superfundo de Prioridades Nacionais e as sanções associadas, se um contrato que atendesse aos requisitos de monitoramento e mitigação necessários fosse cumprido por estes agentes. (MACKAY, 2016). De acordo com Satherley (2013), o Departamento de Parques Municipais de Seattle monitora o solo do parque regularmente. Mackay (2016) afirma que, desde a década de 1980 até os

dias atuais, uma série de perfurações para sondagem e poços de monitoramento foram executados para a realização de testes no solo e nas águas subterrâneas do parque (Figura 34).

Figura 34 – Localização dos poços artesianos, de monitoramento e perfurações de sondagem realizados no parque entre 1984 e 2015. Fonte: Mackay, 2016, trabalhada pela autora.

Inicialmente, os processos de manutenção ambiental eram realizados pela Puget Sound Energy e pela prefeitura de Seattle, responsáveis pelo parque.

Contudo, um Acordo de Compensação firmado pelas partes, em outubro de 2012, tornou apenas Puget Sound Energy responsável por dirigir as investigações e ações de manutenção e remediação restantes (GEOENGINEERS, 2013). Um Plano de Ação foi solicitado pela prefeitura em 2013, para identificar a extensão da contaminação ainda presente e traçar estratégias de ação para sua correção (GEOENGINEERS, 2013; MACKAY, 2016). O Plano de Ação passou por uma revisão em 2017 e começou a ser implementado em 2018, com previsão de término para 2022 (WASHINGTON STATE DEPARTMENT OF ECOLOGY, s. d.).

A partir desses fatos, é possível afirmar que existe monitoramento e ações de mitigação da contaminação constantes no parque; contudo, conforme exposto, os processos de manutenção atualmente realizados no parque Gas Works não se

classificam como SbN. A implementação das alternativas de fitorremediação propostas por Mackay (2016), classificadas como SbN, acarretariam, segundo a autora, no aumento da necessidade de monitoramento, tratamento e manutenção além das ações atuais, o que teria que ser acordado com os agentes envolvidos (notadamente a Puget Sound Energy, atual responsável pela reabilitação ambiental do parque).

Desse modo, consideramos correto atribuir para este critério duas valorações: ‘parcial’, correspondente à cor ‘amarela’, para o parque na situação atual, e ‘adequado’, correspondente à cor ‘verde clara’, caso a proposta de Mackay (2016) fosse implementada.

4.4 Comunicar a eficácia das SBN a diferentes agentes – mercado, poder público, educadores, organizações não governamentais, cidadãos como metodologia replicável de parcerias

Conforme mencionado anteriormente, reuniões e consultas populares são realizadas periodicamente pela direção do parque, e contam com a participação de agentes públicos e várias associações da comunidade civil (WASHINGTON STATE DEPARTMENT OF ECOLOGY, 1997). Segundo Mackay (2016), os principais agentes atuantes no parque são:

• a Puget Sound Energy;

• a Agência de Proteção Ambiental (EPA);

• o Departamento de Ecologia de Washington;

• a Prefeitura de Seattle;

• a Secretaria de Parque e Recreação de Seattle;

• a Secretaria de Serviços Públicos de Seattle;

• a Universidade de Washington;

• o escritório de arquitetura Richard Haag Associates;

• a associação civil Friends of Gas Works Park;

• os usuários do parque.

Os Planos de Participação Pública não mencionam parcerias com escolas de ensino básico, fundamental e médio ou empresas (WASHINGTON STATE DEPARTMENT OF ECOLOGY, 1997, 2005). Reitera-se, novamente, que os processos de manutenção atualmente realizados no parque Gas Works não se classificam como SbN, enquanto que as alternativas de fitorremediação propostas

por Mackay (2016) sim. Desse modo, considera-se correto atribuir a valoração

‘parcial’, mediante a cor ‘amarela’, para este critério.

Como resultados, de acordo com as análises críticas expostas, chegou-se à seguinte classificação qualitativa do Parque Gas Works perante o parâmetro qualitativo 4. Indução de Princípios para Políticas Públicas (Quadro 14):

Quadro 14 – Parâmetro Qualitativo 4. Indução de princípios para políticas públicas no Parque Gas Works serviços ecossistêmicos como processo replicável

Proposta Haag:

Insuficiente Proposta Mackay:

Forte 4.2 Promoção de SbN através de processos de

comunicação, treinamento como metodologia replicável

Adequado

4.3 Desenvolver esquemas de monitoramento e contribuir para a geração de conhecimentos acerca SbN como princípios e ações replicáveis

Proposta Haag:

Parcial Proposta Mackay:

Adequado 4.4 Comunicar a eficácia das SBN a diferentes

agentes – mercado, poder público, educadores, organizações não governamentais, cidadãos como metodologia replicável de parcerias fitorremediação como SbN — foi aferido mediante o único critério correspondente, com respeito à sua aplicação no estudo de caso do parque Gas Works, conforme descreve-se a seguir.

5.1 Concluir se houve promoção de SbN através de processos de fitorremediação de modo eficiente