• Nenhum resultado encontrado

A ampliação do acesso à Universidade para estudantes de origem social diversa daquelas que historicamente compuseram seu público e que a caracterizaram como uma instituição de formação elitizada apresenta um novo contexto nos dias atuais, consequente- mente, novos desafios para toda a comunidade acadêmica. Nessa direção, ressalta-se que o plano nacional de Assistência Estudantil – PNAES (Decreto no 7.234/2010) significou um importante avanço no que tange a melhorias nas condições de permanência dos estudantes

que apresentam fragilidades de ordem acadêmica, social e econômica. Tendo como público alvo os egressos da educação básica pública e com renda per capita até um salário e meio, o PNAES apoia a permanência de estudantes de baixa renda na Universidade e tem por objetivo viabilizar a igualdade de oportunidades, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico a partir de ações que buscam superar as situações de repetência em disciplinas e a evasão. Tem como uma de suas áreas de ação o apoio pedagógico.

Dessa forma, a UFSC Blumenau tem desenvolvido ações afirmativas no sentido de proporcionar melhores condições materiais, culturais e intelectuais a seus estudantes. Para promover a permanência e a qualidade dos processos de formação têm promovido ações de assistência socioeconômica, apoio pedagógico e orientação acadêmica.

No que tange a assistência socioeconômica, o Campus conta com dois assistentes sociais, que tem como função a coordenação e execução dos programas institucionais volta- dos ao atendimento das demandas socioeconômicas dos estudantes visando contribuir para a permanência de todos na Universidade, em especial os que apresentam vulnerabilidade econômica. Dentre as ações desenvolvidas está orientação, entrevista e analise de cadastros com objetivo de obtenção do índice socioeconômico para que os estudantes tenham acesso a programas de auxilio moradia, bolsa estudantil, auxilio creche, Isenção de alimentação. Também desenvolve análises e estudos que auxiliam na definição do perfil socioeconômico dos estudantes com objetivo de subsidiar e qualificar as ações referidas, dentre outras.

A transição do ensino médio para o superior é um momento delicado para o estu- dante sendo marcado por várias rupturas, especialmente, nas condições de existência na vida afetiva e na relação ensino e aprendizagem. Coulon (2008) frisa que a passagem do ensino médio para a Universidade é acompanhado de modificações importantes nas relações que o indivíduo mantém com três modalidades fortemente presentes em toda a aprendiza- gem: o tempo, o espaço e as regras do saber. Muitos estudantes têm dificuldades para se adaptar aos códigos da Universidade, assimilar suas rotinas, aprender a utilizar a estrutura institucional (biblioteca, secretaria, programas de apoio assistenciais e pedagógicos, etc), dificuldades estas que engendram fragilidades no processo de aprendizagem.

Nessa direção, o Campus Blumenau tem promovido ações de acompanhamento e orientação, individualmente ou em grupos, voltada para estudantes que necessitam de apoio nos processos de aprendizagem dos conteúdos vinculados tanto às disciplinas teóricas como práticas, favorecendo um melhor desempenho acadêmico. Essas ações de apoio pedagógico objetivam proporcionar aos estudantes dos cursos de Graduação: condições igualitárias de aprendizagem, independente da sua trajetória acadêmica; oferecer cursos, oficinas e atividades de orientação e apoio pedagógicos; colaborar no desenvolvimento de metodologias de aprendizagem que favoreçam a concentração e a apropriação dos conteúdos; contribuir para a permanência dos estudantes; colaborar para a aplicação e o aprimoramento das políticas de inclusão; Promover ações de recepção aos ingressantes; dentre outros.

despertar reflexões sobre a vida acadêmica (ingresso, transição e permanência), oferendo subsídios para aprimorarem o processo de aprendizagem, auxiliando-os para que conduzam seus estudos de modo satisfatório e eficaz. Esta atividade oportuniza aos estudantes compartilharem dúvidas, questionamentos e discutir aspectos presentes no momento de adaptação à universidade, também é um momento de reflexão e orientação sobre como lidar com as dificuldades decorrentes da vida acadêmica universitária, tais como: autorregulação da aprendizagem, transição do ensino médio para o superior, motivação para os estudos, gerenciamento pessoal do tempo de estudo, estratégias de aprendizagem, dentre outros. Também, desenvolvem-se ações de forma individualizada com os estudantes, a qual se busca a partir de suas demandas, orientá-los e assessorá-los no que diz respeito à vida acadêmica, especialmente no planejamento e gerenciamento da rotina de estudos, oportunizando-os ao desenvolvimento de maior autonomia e competência com as atividades acadêmicas.

Considerando que muitas vezes o estudante chega à universidade com certas fragilidades acadêmicas provindas de uma educação básica incipiente e que interferem negativamente no seu desempenho acadêmico é ofertado aulas de apoio. Esta atividade faz parte das ações do projeto: Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes- PIAPE. A participação do estudante é espontânea e objetiva-se com as aulas aprimorar habilidades e conteúdos necessários para o bom aproveitamento das disciplinas cursadas, mais especificamente conteúdos básicos de cálculo, de física, de química.

Outra ação de apoio ao discente efetivado pela UFSC Blumenau é o programa de Monitoria. Esta corresponde a uma ação pedagógica e didática, exercida por estudantes selecionados, conforme condições pré-estabelecidas, e supervisionadas por docentes respon- sáveis pelas disciplinas com oferecimento da monitoria. O Programa segue as orientações da Resolução Normativa 53/CUn/2015 e tem como objetivos:

I. Possibilitar aos estudantes da graduação experiências relacionadas à docência, por meio de sua inserção na mediação dos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos em disciplinas curriculares, sob a supervisão dos professores por elas responsáveis, fomentando seu inte- resse pela carreira docente; II. Contribuir para a melhoria do ensino de graduação, colaborando para o desenvolvimento de atividades didáticas, de experiências pedagógicas e novas práticas e metodologias de ensino, contribuindo também para o desenvolvimento de materiais de apoio que aprimorem o processo de ensino-aprendizagem dos discentes; III. Proporcionar ao monitor a possibilidade de aprofundamento teórico e prático dos conhecimentos relacionados à disciplina com monitoria, bem como o desenvolvimento de habilidades relacionadas à prática didática e pedagógica; IV. Dar suporte pedagógico aos estudantes da graduação que apresentem dificuldades nos seus processos de aprendizagem, contri- buindo para a redução dos índices de retenção e de evasão e melhorando o desempenho acadêmico discente (Resolução Normativa 53/CUn/2015, art. 3, p. 1).

Esta atividade requer planejamento, desenvolvimento e avaliação atingindo, simul- taneamente, objetivos de formação profissional do próprio discente. que se habilita ao

papel de monitor, e dos demais estudantes legalmente matriculados na disciplina a qual se vincula.

O Campus Blumenau esta em processo de efetivação do Núcleo Pedagógico (NuPe), composto por pedagogos, Psicólogo, professores das áreas de educação e ensino e técnicos administrativos, que se configura como um espaço institucional de consulta e orientação, de planejamento, desenvolvimento e avaliação de ações e atividades que qualifiquem as políticas, os processos e as trajetórias de ensino e de aprendizagem no âmbito do Campus Blumenau.

O NuPe tem como meta promover a cooperação entre os diversos segmentos e agentes da comunidade acadêmica, desenvolvendo ações e atividades ligadas à área da educação, do ensino e da aprendizagem, que potencialize a atuação dos professores e a formação integral dos estudantes.

A articulação do curso de Licenciatura em Matemática com o NuPe é de fundamen- tal importância para a consolidação do curso, para o auxílio no desenvolvimento acadêmico de discentes e docentes, e para a integração do curso com a instituição de um modo geral, e especificamente com os demais curso de graduação e pós-graduação da UFSC Blumenau.