• Nenhum resultado encontrado

4. PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

4.1. Aprendizagem Significativa

As teorias cognitivo-construtivistas de aprendizagem de Ausubel e colaboradores imprimem caráter determinante às concepções prévias dos alunos, nas quais o foco está em aprender a pensar e o aprender a aprender. Duas dimensões do processo de aprendizagem são importantes na teoria de Ausubel: (i) o modo como o conhecimento a ser aprendido é tornado disponível ao aluno (por recepção ou por descoberta); (ii) o modo como os alunos incorporam essa informação em suas estruturas cognitivas já existentes (mecânica ou significativa) (54, 61).

Na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel na primeira fase, o aluno primeiro entra em contato com a informação e a aprendizagem se dá por recepção e/ou descoberta; na segunda fase, para reter a nova informação, o aluno busca relacioná-la com um conhecimento prévio adquirido anteriormente. Desta forma, a aprendizagem ganha significado, do contrário ocorre a aprendizagem mecânica (59, 61).

A ênfase da Aprendizagem Significativa está no processo no qual uma nova informação é relacionada a um aspecto relevante da estrutura cognitiva do aluno, e para que este relacionamento ocorra o novo conceito/informação deve ser estruturado de forma lógica e interagir com os conceitos relevantes e inclusivos claros e já disponíveis na estrutura cognitiva do aluno.

Como outros teóricos do cognitivismo, Ausubel parte da premissa de que existe na mente do indivíduo uma estrutura na qual a organização e a integração se processam: é a estrutura cognitiva, entendida como o conteúdo total de ideias de um indivíduo e sua organização, ou o conteúdo e a organização de suas ideias, em uma determinada área de conhecimento.

Novas ideias e informações podem ser aprendidas e retidas na medida em que conceitos, ideias ou proposições relevantes e inclusivos estejam adequadamente claros e disponíveis na estrutura cognitiva do indivíduo e funcionem, dessa forma, co o a co adou o para novas ideias, conceitos ou proposições Ausubel (1980) (61).

A promoção da aprendizagem significativa fundamenta-se em um modelo dinâmico, no qual o aluno está no papel central do processo, com todos os seus saberes e interconexões mentais. A aprendizagem se dá quando o aluno (re)constrói o conhecimento e forma conceitos sólidos sobre o que está sendo tratado, possibilitando-o agir e reagir diante da realidade (55, 62-64).

Para Ausubel, a aprendizagem significativa ocorre quando o aprendiz entra em contato com uma nova informação e processa em um novo

conhecimento à medida que essa se relaciona de modo não arbitrário e

substantivo (não literal) à sua estrutura cognitiva (65).

 Não arbitrariedade quer dizer que o material potencialmente significativo relaciona-se de modo não arbitrário com o conhecimento já existente na estrutura cognitiva do aprendiz. Ou seja, o relacionamento não é com qualquer aspecto da estrutura cognitiva mas, sim, com conhecimentos, especificamente, relevantes, denominados de subsunçorese.

 Substantividade significa que o que é incorporado à estrutura cognitiva é a substância do novo conhecimento, das novas ideias, não as palavras precisas usadas para expressá-las. O mesmo conceito ou a mesma proposição podem ser expressos de diferentes maneiras, por meio de distintos signos ou grupos de signos, equivalentes em termos de significados.

Para Ausubel, a estrutura cognitiva de um indivíduo tem um formato piramidal, sua base constitui-se de um sistema conceitual relevante altamente inclusivo, e o topo é formado por conceitos mais específicos. Este o st uto hipot ti o e pli a o o eito da Dife e iação P og essi a , ue quer dizer que há uma diferenciação feita com base nas regiões de maior para menor inclusividade, ou seja, é mais fácil para um indivíduo iniciar um processo de aprendizagem ancorando-se em conceitos mais gerais, menos específicos, e à medida que as novas ideias forem assimiladas a aprendizagem de conceitos mais específicos e detalhados é facilitada. De acordo com esta

e

Subsunçor – ideia, conceito ou proposição mais ampla, que funciona como subordinador de outros conceitos na estrutura cognitiva e como ancoradouro no processo de assimilação. SUBSUNÇÃO – Entendida como processo de inclusão de novo material (potencialmente significativo) na estrutura cognitiva do indivíduo, por meio do relacionamento desse material com algum elemento relevante, mais inclusivo, de sua estrutura.

premissa, ideias mais gerais e inclusivas devem ser apresentadas de início e, então, podem ser progressivamente diferenciadas em termos de detalhes e especificidade (66).

Outro conceito relevante da teoria de Ausubel refere-se aos organizadores prévios e seu valor para facilitar a aprendizagem. Estes funcionam como uma ponte cognitiva, já que podem servir de ancoradouro na estrutura cognitiva, para o novo conhecimento. Se conceitos relevantes não estiverem disponíveis na estrutura cognitiva de um aluno, os organizadores prévios servem para ancorar as novas aprendizagens e levar ao desenvolvimento de subsunçores que facilitam a aprendizagem subsequente (61, 67)

.

Organizadores prévios auxiliam a (i) - identificar o conteúdo relevante na estrutura cognitiva e explicar a relevância desse conteúdo para a aprendizagem do novo material; (ii) - dar uma visão geral do material em um nível mais alto de abstração, salientando as relações importantes; (iii) - prover elementos organizacionais inclusivos que levem em consideração, mais eficientemente, e ponham em melhor destaque o conteúdo específico do novo material, ou seja, prover um contexto ideacional que possa ser usado para assimilar significativamente novos conhecimentos (67).

O surgimento de novos significados (novos conhecimentos) reflete que um processo de aprendizagem significativa ocorreu. E para que a Aprendizagem Significativa ocorra são necessárias que algumas condições sejam satisfeitas:

 Intenção do aluno para aprender, ou seja, disponibilidade do aluno em estabelecer as pontes de correlação do novo com o já aprendido;

 Disponibilidade de elementos significantes, ou seja, é necessário que o aprendiz tenha conhecimentos prévios que possam ser acessados para que o processo ocorra;

 Que o material a ser aprendido seja potencialmente significativo para ele, isto é, relacionável de modo não arbitrário e substantivo aos elementos relevantes existentes em sua estrutura cognitiva.

A história natural da aprendizagem significativa não acaba com a aquisição de novos significados, ela deve ser seguida de uma retenção e/ou esquecimento, que constitui os próprios resultados e sequelas naturais do p o esso. A defi ição de Rete ção conforme Ausubel é:

...a manutenção da disponibilidade de uma réplica dos novos

significados adquiridos para a reprodução ou utilização futura e

a defi ição de Es ue i e to ...decréscimo progressivo da

disponibilidade dos novos significados adquiridos (66).