• Nenhum resultado encontrado

Nesta seção são apresentados os critérios utilizados para a seleção das escolas estaduais pesquisadas, que foram pensados com o objetivo de definir uma amostra representativa do universo da pesquisa, e que vão ao encontro da sua temática, que é o uso de tecnologias. Essa amostra tem o objetivo de viabilizar uma pesquisa aprofundada nesse contexto das escolas selecionadas, ouvir os sujeitos envolvidos e se aproximar, da maneira mais sistemática possível, da realidade de pesquisa.

Inicialmente foi realizado um levantamento sobre a realidade de todas as escolas da circunscrição da SRE de Caratinga, englobando as 89 instituições de ensino dos 24 municípios atendidos pela regional, que contemplou dentre outras informações, os seguintes itens: (i) Ideb 2013, (ii) o número total de alunos, (iii) os níveis de ensino que oferta, (iv) se possui laboratório de informática com computadores funcionando, (v) os equipamentos tecnológicos disponíveis, (vi) se possui conexões de internet e (vii) se possui tempo integral.

O primeiro critério para seleção das escolas é a semelhança de contexto, o que nos levou a limitar a análise das escolas com localização em Caratinga, município sede do NTE, compreendendo um total de 25 escolas. Entendemos que o contexto de escolas estaduais atendidas pelo NTE de Caratinga, ao compreender um universo de 89 escolas, encerra cenários contextuais bastante diferenciados. Desta maneira, para propor ações posteriores advindas desta pesquisa, que contemplem um grupo de escolas, é preciso fazer uma análise em profundidade de um contexto em específico com algumas semelhanças mínimas. Dentre os aspectos analisados, considerou-se o contexto sócio-econômico em que as escolas estão inseridas que, em geral, atendem uma clientela de baixa renda. Além disso, o critério levou também em consideração a modalidade de ensino ofertada, optando pelas escolas que atendem alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Nesse sentido, havendo o interesse de uma pesquisa como essa se estender para as outras cidades atendidas pelo NTE de Caratinga é importante realçar que também seria necessário realizar um estudo semelhante nas cidades, considerando aspectos contextuais das escolas da região, para que, posteriormente, as proposições sejam capazes de representar o universo pesquisado.

O segundo e terceiro critérios de seleção da amostra buscaram levar em consideração selecionar escolas que teriam condições mínimas de infraestrutura e rede para desenvolver um trabalho com as TIC. Apresentamos anteriormente os investimentos vultosos feitos pelo Estado no custeio e distribuição de equipamentos de informática para as escolas, acompanhado da disponibilização de rede de internet às mesmas. Entretanto, convivemos com a realidade de um número significativo de instituições públicas de ensino que ainda não foram contempladas com esses investimentos mínimos de infraestrutura que, por si só, já inviabilizam qualquer uso das TIC no ambiente escolar. No contexto da SRE de Caratinga a realidade não é diferente: ainda contamos com escolas sem equipamentos de informática e condições de acesso à internet. Entendendo que esses fatores de infraestrutura são indispensáveis para a efetivação da prática pedagógica de uso das TIC na escola, consideramos inócuo ter como objeto de pesquisa escolas que não possuem essa estrutura mínima em funcionamento.

Nesse sentido, o segundo critério da seleção da amostra buscou contemplar escolas que possuem laboratório de informática em condições de uso, estruturado

com no mínimo 20 computadores advindos de projetos do governo federal ou estadual. Entendemos que a existência do laboratório em condição de uso é condição que viabiliza o trabalho das TIC como ferramenta educacional por professores e alunos.

Nesse mesmo caminho, o terceiro critério para seleção da amostra buscou contemplar as escolas que, além de atenderem aos critérios anteriores, possuíssem também duas conexões de internet, disponibilizadas pelo PBLE do governo federal e também pelo governo estadual, com a descentralização de recursos financeiros para que a própria escola fizesse o processo licitatório para a contratação do serviço. Esse critério também foi pensado entendendo que duas conexões de internet podem oferecer uma condição de maior qualidade ao trabalho com as tecnologias, uma vez que se trata de um recurso que pode ampliar as possibilidades de se trabalhar pedagogicamente as TIC.

Por fim, o último critério de seleção foi o de trabalhar com aquelas instituições que não são de Tempo Integral, uma vez que a intenção é pensarmos numa proposta de PAE que se encaixe ao padrão mais comum de escolas de Caratinga. Usando esses quatro critérios apresentados, chegou-se a um número de quatro escolas em Caratinga, denominadas nesta pesquisa como Escola Estadual A, Escola Estadual B, Escola Estadual C e Escola Estadual D.

Tendo sido selecionadas as escolas, a partir dos critérios descritos, procedeu- se à realização de uma pesquisa qualitativa, com abordagem de estudo de caso, para responder à seguinte questão de pesquisa: “Quais estratégias o NTE de Caratinga pode adotar para aprimorar o atendimento pedagógico às escolas estaduais da circunscrição da SRE?”.

Nesse sentido, as alternativas elencadas para responder a essa questão nos levam a reflexões acerca da necessidade de conhecer as condições estruturais e organizacionais das escolas, que podem revelar elementos facilitadores ou dificultadores para a utilização dos recursos tecnológicos pelo corpo docente. As evidências nos levam a debater também as condições de produção de conhecimento, a concepções que os atores têm sobre a tecnologia e seu uso pedagógico, além de questionar como o NTE pode propor às escolas formações coerentes com as necessidades e especificidades do contexto analisado.

2 PENSANDO A ATUAÇÃO DO NTE E SUAS CAPACITAÇÕES A PARTIR DAS