• Nenhum resultado encontrado

Após refletirmos sobre as ações em âmbitos nacional e estadual para o uso das TIC nas escolas públicas, é importante contextualizarmos de que maneira os programas e diretrizes nacionais e estaduais têm sido acolhidos nos níveis regionais e locais de ação educacional. Nesse sentido, esta seção traz uma abordagem regional que contextualiza principalmente a inserção do NTE na SRE de Caratinga e a maneira com que esse Núcleo tem gerido as suas práticas com relação ao contexto do uso da tecnologia na educação.

Para isso, é preciso considerar que dentro da estrutura organizacional da SEEMG estão as Superintendências Regionais de Ensino, que, de acordo com o art. 70 do Decreto nº 45849, de 27 de dezembro de 2011 (MINAS GERAIS, 2011), estão subordinadas ao titular da Secretaria Adjunta e tem como finalidade exercer, em nível regional, as ações de supervisão técnico-pedagógica, de orientação normativa, de cooperação, de articulação e de integração do Estado e Município em consonância com as diretrizes e políticas educacionais (SEEMG, 2011).

Segundo o art. 3º do Decreto nº 45849, dentro da estrutura orgânica da SEE, as SRE podem ser classificadas em dois portes diferentes, estabelecidos com base no número de unidades:

XIII – Superintendências Regionais de Ensino de Porte I, até o limite de sete unidades:

1. Diretoria Administrativa e Financeira; 2. Diretoria Educacional (Área A); 3. Diretoria Educacional (Área B); e 4. Diretoria de Pessoal;

XIV – Superintendências Regionais de Ensino de Porte II, até o limite de quarenta e oito unidades:

1. Diretoria Administrativa e Financeira; 2. Diretoria Educacional; e

3. Diretoria de Pessoal. (SEEMG, 2011).

Ao todo, são 47 SRE no Estado de Minas Gerais, divididas por polos. Criada pelo Decreto 12880 de 04/08/1970 (MINAS GERAIS, 1970), a SRE de Caratinga é classificada como porte II e está inserida no Polo Regional do Vale do Aço, do qual também fazem parte as SRE de Almenara, Araçuaí, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Téofilo Otoni, Manhuaçu, Nova Era e Guanhães.

O quadro de pessoal da SRE de Caratinga é composto por 108 servidores, que exercem os cargos de técnicos e analistas educacionais, incluindo nesse

número servidores efetivos e designados, além dos cargos terceirizados e em comissão. A Tabela 4 demonstra o quantitativo de servidores da SRE de Caratinga no ano de 2016.

Tabela 4 – Servidores da SRE de Caratinga – 2016

Servidores

Efetivos Designados Servidores Terceirizados Servidores Servidores com Cargo de Provimento em

Comissão

Total

90 9 6 3 108

Fonte: Elaborada pelo autor com base no Quadro de Pessoal 2016.

Fazem parte da circunscrição da SRE de Caratinga 24 municípios (MINAS GERAIS, 2016). A regional atende a todas as redes de ensino, contando com escolas estaduais, municipais e particulares. A Tabela 5 apresenta o número de matrículas no ano de 2016 por rede de ensino.

Tabela 5 – Escolas das Redes e Número de Matrículas – 2016

Rede Escolas Alunos Matriculados

Estadual 89 39.974

Municipal 198 24.358

Particular 20 2.979

Total 307 67.311

Fonte: Elaborada pelo autor com base no Censo 2016.

Quanto à estrutura organizacional da SRE de Caratinga, destaca-se, no contexto desta pesquisa, a Diretoria Educacional (DIRE), que é responsável pelas orientações pedagógicas às escolas, interferindo diretamente nas ações desenvolvidas pelas instituições de ensino quanto à aprendizagem dos alunos.

De acordo com o art. 72 do Decreto nº 45849, de 27 de dezembro de 2011 (MINAS GERAIS, 2011), a Diretoria Educacional – Áreas A e B – tem por finalidade coordenar, no âmbito regional, o desenvolvimento das ações pedagógicas e de atendimento escolar, com a orientação, supervisão técnica e acompanhamento das Subsecretarias de Desenvolvimento da Educação Básica e de Informações e Tecnologias Educacionais. Dentre as suas competências está incluída a promoção

junto às escolas, do uso de recursos tecnológicos e materiais pedagógicos facilitadores da aprendizagem (MINAS GERAIS, 2011).

A atribuição de promover o uso de materiais pedagógicos que facilitem a aprendizagem dos alunos compete aos analistas educacionais da DIRE, que realizam ações de avaliação, capacitação, orientação e acompanhamento às escolas, no sentido de contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, além de incentivar e divulgar estratégias pedagógicas inovadoras.

Por também desenvolver um trabalho junto às escolas para promover a inserção das tecnologias do ponto de vista pedagógico, como um recurso capaz de favorecer a aprendizagem dos alunos, o NTE está inserido dentro da DIRE, cujo foco se pauta nos processos pedagógicos. Além de desenvolver ações de assessoramento e capacitações às escolas estaduais quanto à incorporação das tecnologias ao seu dia a dia, o NTE oferece também suporte técnico para o funcionamento dos equipamentos, deixando-os em condições de uso para professores e alunos.

A equipe do NTE de Caratinga é formada por cinco servidores do quadro efetivo da SEEMG, sendo um técnico pedagógico cuja função básica é promover capacitações aos servidores das escolas públicas para o uso pedagógico das TIC, e quatro técnicos de suporte, responsáveis pela manutenção dos equipamentos tecnológicos das escolas e SRE. Cabe esclarecer que a função de coordenador do NTE é acumulada por uma técnica de suporte.

Com base na minha atuação no NTE, percebo que, ainda assim, o número de profissionais é insuficiente, tendo em vista a grande demanda de trabalho relativa às 89 escolas estaduais da circunscrição, distribuídas em 24 municípios.

A estrutura de quatro técnicos de suporte e um pedagógico é semelhante aos demais NTE de Minas Gerais, sendo que em todo o Estado o número de técnicos de suporte e pedagógico soma 182 (GNTE/Escolas, 2016). Desse total, 47 exercem a função de coordenador; 76 são técnicos de suporte; 47 técnicos pedagógicos e 13 acumulam a função de técnico de suporte e pedagógico (GNTE/Escolas, 2016). É relevante esclarecer que alguns NTE ainda não conseguiram cumprir o que determina a Resolução nº 2972/2016 (MINAS GERAIS, 2016), cujo art. 8º define a composição de sua equipe:

I - Conforme a carta de Caracterização de Critérios para Criação e Implantação do NTE, a composição mínima de equipe do NTE é de 03 (três) servidores, sendo: 01 (um) Coordenador, 01 (um) Técnico de Suporte e 01 (um) Técnico Pedagógico.

II – A SRE deverá, gradativamente, adequar o quadro de servidores da equipe do NTE para, no mínimo, 05 (cinco) servidores, de acordo com as diversas frentes de trabalho, tais como: o Programa Agentes de Tecnologias Digitais “Jovem Aprendiz”, distribuição de equipamentos para a SRE e Escolas por meio de Pregões SEEMG e MEC, Projeto Censo Tecnológico, Projeto DescarTI Legal, alta demanda de suporte técnico e capacitações das Escolas e SRE e demais solicitações recorrentes em inovação tecnológica educacional.

III – Tanto para o quantitativo mínimo exigido pelo MEC (03 servidores) quanto para a ampliação organizacional mínima desta Resolução (05 servidores), os técnicos da Equipe NTE atuarão na execução de atividades específicas à sua área, devendo estar alocados, portanto, no Núcleo de Tecnologia Educacional. (MINAS GERAIS, 2016).

De qualquer forma, a presente Resolução representa um avanço no sentido de procurar alternativas para o aumento do número de técnicos que atuam no NTE, a fim de que as tarefas possam ser mais bem distribuídas e as demandas da SRE e escolas possam ser atendidas com maior presteza, qualidade e eficiência.

O número de escolas da SRE de Caratinga representa um grande desafio para o NTE, tendo em vista que faz parte de suas atribuições prestar atendimento também às escolas municipais, conforme art. 4º, inciso III, da Resolução 2972/2016, que estabelece as funções básicas dos Núcleos de Tecnologia Educacional:

Atender as Secretaria Municipais de Educação, no tocante ao uso das TDICs, quando e mediante demanda firmada por parcerias entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE- MG)/União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNIDME-MG)/ Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)/ Ministério da Educação (MEC). (MINAS GERAIS, 2016).

Apesar desta determinação, o NTE de Caratinga não consegue cumprir essa função, haja vista que conta com apenas quatro técnicos de suporte e um pedagógico para atender a demanda. Nesse sentido, o NTE prioriza o atendimento as escolas estaduais da regional.

No que concerne à solicitação de suporte técnico, o NTE de Caratinga desenvolveu um sistema de abertura de chamados para que a escola possa solicitar visita dos técnicos de suporte, para a realização de manutenção nos equipamentos tecnológicos ou atendimento a outras demandas da escola. Para isso, basta que o

gestor escolar realize o pedido, acessando o formulário específico disponível no site da SRE de Caratinga. A visita técnica pode também ser agendada por iniciativa do próprio NTE, se constatar que a escola necessita de atendimento ou para cumprir solicitação da SRE ou SEEMG. Este sistema está ativo desde 2012, quando o site da SRE foi lançado. Anteriormente, as escolas realizavam a abertura de chamados por telefone ou e-mail.

Apesar dessa organização, diante do número reduzido de técnicos em comparação à quantidade de escolas, a assistência nem sempre ocorre com a rapidez necessária; além disso, para a realização de visitas, devem ser observados os trâmites legais exigidos pelo setor financeiro. Outro fator que dificulta o acesso à escola é a dependência de veículo oficial para a realização das visitas, já que algumas localidades não contam com linha regular de ônibus. Além disso, a frota existente atende não apenas os técnicos do NTE, mas também os demais servidores da SRE de Caratinga.

É essencial reforçar que a principal função do NTE é a capacitação dos servidores das escolas, especialmente, os docentes, numa proposta de utilização pedagógica das TIC. Esse assunto é abordado na seção seguinte, que apresenta as principais capacitações realizadas pelo NTE, bem como as dificuldades para se realizar essa função.