• Nenhum resultado encontrado

1.2 TIC no estado de Minas Gerais

1.2.3 Projeto Gestores, NTEs e Escolas

Dando sequência aos programas do Estado de Minas Gerais que contemplam o uso das TIC na Educação, desde 2015 a SEEMG trabalha com o Projeto Gestores, NTEs e Escolas, desenvolvendo ações específicas para os NTE e também para as escolas. Esse Projeto envolve todos os órgãos das SEEMG que lidam diretamente com as tecnologias, já apresentados anteriormente: SI, STE, DTEC, DACR e DTAE.

Uma de suas ações foi a institucionalização do NTE, por meio da Resolução SEE Nº 2972, de 16 de maio de 2016 (MINAS GERAIS, 2016), que

Estabelece as diretrizes, atribuições e vinculação dos Núcleos de Tecnologia Educacional dentro da estrutura organizacional das Superintendências Regionais de Ensino do Estado de Minas Gerais e as atribuições das funções de Técnicos dos Núcleos de Tecnologias Educacionais. (MINAS GERAIS, 2016).

A publicação desta Resolução veio ao encontro dos anseios dos técnicos dos NTE que sempre reivindicaram a institucionalização do Núcleo, que a partir desta formalização legal é reconhecido oficialmente como parte integrante da estrutura da SEEMG, “vinculado à Diretoria Educacional da Superintendência Regional de Ensino” (MINAS GERAIS, 2016).

O Projeto Gestores, NTEs e Escolas realiza ainda outras ações e investimentos em equipamentos, estrutura de rede, conectividade e capacitações para as escolas estaduais, que serão mencionadas na sequência.

Cabe esclarecer que o NTE é parte essencial para que esses projetos se realizem haja vista que todas as ações visam promover o uso das TIC pelas escolas estaduais, como forma de melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

Outra ação do Projeto refere-se a um esforço conjunto de toda a equipe do NTE para realizar a instalação dos computadores do Pregão 33/2013, distribuídos às escolas estaduais de Ensino Médio na gestão do governo anterior. Na circunscrição da SRE de Caratinga, 51 escolas receberam computadores, totalizando 612 máquinas (GNTE/Escolas, 2016). O NTE de Caratinga cumpriu essa ação alcançando a instalação em 48 escolas das 51 que receberam os equipamentos. Em apenas três escolas não foi possível efetuar a instalação, uma vez que os

computadores foram furtados em uma escola e nas outras duas o laboratório de informática se encontra desativado devido à reforma e ampliação do prédio escolar.

Continuando as ações do Projeto, a SEEMG realizou, por meio do Pregão 06/2015, a compra de equipamentos tanto para as SRE (computadores e projetores multimídia) quanto para as escolas estaduais (computadores para a área administrativa e para as salas de informática, projetores e impressoras), sendo que somente os laboratórios de informática das escolas de Ensino Fundamental foram contemplados, uma vez que as escolas de Ensino Médio já haviam sido beneficiadas por meio do Pregão 33/2013. Em Minas Gerais, foram adquiridos para as escolas estaduais 3.714 Projetores Multimídia, 3.717 Impressoras, 19.274 Computadores para a área administrativa, 13.777 computadores para as salas de informática (GNTE/Escolas, 2016).

A tabela 3 a seguir traz os dados de equipamentos adquiridos para as escolas estaduais da SRE de Caratinga.

Tabela 3 – Equipamentos do Pregão 06/2015 adquiridos para a SRE de Caratinga e Escolas Estaduais TIPO DE EQUIPAMENTO SRE DE CARATINGA ESCOLAS CONTEMPLADAS TOTAL DE EQUIPAMENTOS Projetor Mutimídia 05 89 89 Impressora - 89 89 Computador para o setor administrativo 120 89 452 Computador para a sala de informática - 31 335

Fonte: Elaborada pelo autor com base nos dados do GNTE/Escolas.

Ainda faz parte do Projeto a descentralização de recursos financeiros para as escolas visando atender às necessidades das instituições estaduais para contratação de conexão de internet, bem como para instalação e reestruturação das redes lógica e elétrica das escolas, requisito essencial para que os computadores sejam instalados.

Foram liberados também recursos do Fundo de Manutenção de Informática, sendo R$ 4.000,00 (quatro mil reais) para custeio, isto é, para a aquisição de peças de reposição e/ou contratação de serviços de mão de obra especializada em

informática e R$ 1.000,00 (um mil reais) para despesas de capital, isto é, para aquisição e bens permanentes para informática. Esses investimentos possibilitam às escolas gerenciar suas demandas relacionadas à área tecnológica, em observância às legislações vigentes e sempre com a orientação do NTE.

Foi criado também o Projeto Censo Tecnológico, que visa conhecer a realidade tecnológica das escolas, principalmente a quantidade e o estado de conservação dos computadores e impressoras, estrutura de rede e outras informações referentes à área tecnológica. O NTE foi o responsável pelo levantamento de todos os dados, por meio de uma planilha eletrônica, enviada às escolas estaduais, que foram orientadas a preencher os dados com fidedignidade levando em conta a sua realidade. Os dados coletados serviram de base para ações da SEEMG, tais como aquisição de computadores, projetores e impressoras para as escolas e investimento na melhoria de sua estrutura.

O Projeto DescarTI Legal faz parte também das ações do Projeto Gestores, NTEs e Escolas cujo objetivo é promover o descarte consciente e legal de bens patrimoniais na área tecnológica, considerados inservíveis, antieconômicos ou irrecuperáveis, que não estão sendo utilizados e ocupam desnecessariamente espaço nas unidades das SRE e escolas. Portanto, essa ação visa otimizar os espaços das instituições públicas, com inteira observância às legislações pertinentes e à questão ambiental. O NTE atua no sentido de orientar as escolas sobre o processo de desfazimento dos bens permanentes, emitindo laudo técnico de bens inservíveis, sem o qual a escola não poderá iniciar o processo de alienação desses bens.

Por fim, constitui uma ação do Projeto o repasse da Oficina Segurança, Ética e Cidadania na Internet, cujo objetivo é promover o uso consciente da internet, esclarecendo sobre os direitos e deveres dos usuários para que possam navegar com segurança e respeitando as regras da boa convivência, abordando ainda temas como a internet como espaço público, redes sociais e uso consciente, ciberbullying11

e sexting12, privacidade e aliciamento13. São temas de extrema relevância que devem ser observados na prática pelas escolas, especialmente realizando um

11 É uma forma de violência, humilhação e ameaças de colegas nas redes sociais ou pelo celular. 12 É quando adolescentes e jovens trocam imagens de si mesmos e mensagens de texto eróticas,

com convites e brincadeiras sensuais entre namorados(as), pretendentes e/ou amigos(as).

13 É quando uma pessoa adulta tenta seduzir, convencer e chantagear crianças ou adolescentes com

trabalho de conscientização dos seus alunos. Por isso, o NTE realizou o repasse dessas informações aos diretores, que serão os multiplicadores para toda a equipe escolar e alunos.