• Nenhum resultado encontrado

Nesta etapa, apresentam-se os resultados das respostas ao questionário estruturado aplicado à totalidade dos empregados da escola, por meio eletrônico, com o objetivo de aferir, de modo geral, os principais achados da primeira fase da pesquisa. Ao todo, foram sete questões fechadas, em que cada respondente deveria marcar apenas uma opção, conforme o Apêndice D. Do total de questões, uma referia-se à identificação do perfil profissional, duas versavam sobre compreensões sobre o tema e as demais apresentavam uma escala de satisfação relacionada a quatro blocos de informações examinadas em profundidade na primeira etapa. O questionário foi enviado ao endereço eletrônico corporativo de cada funcionário e ficou aberto para resposta durante 20 dias (11 a 30 de julho de 2018). Ou seja, foi remetido à totalidade de colaboradores, ou seja, os 353. Foram obtidos 175 retornos, o que corresponde a uma taxa de adesão de 49,53%.

Questão 1: “Eu me descrevo como:”

Gráfico 1 – Identificação do perfil profissional

Fonte: Elaborado pela autora, a partir de dados da pesquisa.

Dos profissionais que identificaram o seu perfil, conforme demonstrado no Gráfico 1, o grupo com maior participação foi o de professores, 40%. A área com o

maior número de respondentes foi a acadêmico-pedagógica, se somados os colaboradores docentes e suas lideranças: 65%. Os números não só demonstram o interesse dos grupos, mas também refletem a vontade/necessidade de expressar sua opinião sobre o tema. Todos os funcionários recebem um endereço de e-mail corporativo ao serem admitidos, mas nem todos têm como acessá-lo de dentro da escola, por não terem uma estação de trabalho pessoal. É o caso dos empregados dos setores administrativos de Limpeza, Manutenção e Segurança, que somam 70 colaboradores.

Questão 2: “Comunicação para mim é:”

Gráfico 2 – O que é comunicação

Fonte: Elaborado pela autora, a partir de dados da pesquisa.

De modo quase unânime, aqueles que responderam o questionário entendem a comunicação dentro da organização como algo complexo, que envolve processos, sistemas, informações e um saber técnico de domínio específico, mas também o relacionamento entre as pessoas. Foram apresentadas várias alternativas, destacando esses aspectos separadamente, mas também uma alternativa que reunia todos eles. Ela foi a mais escolhida.

As quatro questões seguintes foram verificadas por meio de uma escala de satisfação, variando entre 1 (pouco satisfatória) e 5 (muito satisfatória).

Questão 3: “A COMUNICAÇÃO DO COLÉGIO LOYOLA com os seus colaboradores é:”

Gráfico 3 – Comunicação do Colégio Loyola com os colaboradores

Fonte: Elaborado pela autora, a partir de dados da pesquisa.

No quesito COMUNICAÇÃO DO COLÉGIO LOYOLA com os empregados, melhor avaliado entre os demais, o nível 4, na escala de 1 a 5 entre pouco satisfatória e muito satisfatória, corresponde à percepção de 38% dos respondentes. Somados, os níveis 4 e 5 demonstram a percepção de 62% dos participantes. Juntos, os níveis 1, 2 e 3 representam a percepção de 38% dos respondentes.

Gráfico 4 – Comunicação dos colaboradores com o Colégio Loyola

Fonte: Elaborado pela autora, a partir de dados da pesquisa.

O gráfico reflete a percepção dos entrevistados da primeira fase da pesquisa. Guardadas as ressalvas apresentadas na análise dos dados da 1ª fase, o gráfico mostra que a visão dos entrevistados é de que a comunicação formal está em um nível mais satisfatório do que a comunicação no sentido inverso, a comunicação entre colegas e a comunicação entre áreas, como pode ser visto a seguir.

Sobre o aspecto COMUNICAÇÃO DO COLABORADOR com o Colégio Loyola, 39% dos inquiridos percebem-na no nível 3 da escala entre pouco (nível 1) e muito (nível 5) satisfatória. Somados os menores níveis da escala, 1, 2 e 3, o resultado representa a percepção de 49% dos participantes. Os níveis 4 e 5 representam a percepção de uma parcela ligeiramente maior: 51%. Esse item também reflete a percepção dos entrevistados capturada da 1ª fase, em relação à inexistência de canais formalizados de escuta e participação dos colaboradores, à dificuldade de acesso aos diretores, à insegurança para se expressar e à baixa incidência na tomada de decisões, tanto de caráter institucional quanto as específicas do próprio trabalho. Ela reflete de modo consideravelmente negativo na sua resposta às proposições institucionais na forma da motivação para o trabalho e de envolvimento com atividades.

Questão 5: “A COMUNICAÇÃO ENTRE COLEGAS DE TRABALHO no Colégio Loyola é:”

Gráfico 5 – Comunicação entre colaboradores do Colégio Loyola

Fonte: Elaborado pela autora, a partir de dados da pesquisa.

Em relação à COMUNICAÇÃO ENTRE COLEGAS DE TRABALHO no Colégio Loyola, o nível que representa a visão do maior número de respondentes é o 3, correspondendo à percepção de 45% dos arguidos. Juntando os menores níveis da escala, 1, 2 e 3, a soma revela a percepção de 55% deles, indicando que a maior parcela de entrevistados percebe esse quesito, referente à comunicação interpessoal, em um nível mais baixo da escala. Esse dado também ficou evidente na 1ª fase das pesquisas, em reflexões quanto ao compartilhamento de informações e à cooperação mútua relacionadas mais especificamente à execução das atividades do dia a dia. Está muito relacionada ao modelo de gestão e ao estilo de liderança.

Questão 6: “A COMUNICAÇÃO ENTRE AS ÁREAS ACADÊMICO- PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE FORMAÇÃO CRISTÃ no Colégio Loyola é:”

Gráfico 6 – Comunicação entre áreas do Colégio Loyola

Fonte: Elaborado pela autora, a partir de dados da pesquisa.

A percepção dos empregados sobre a relação entre áreas é a que se situa nos níveis mais baixos. Não havendo uma boa comunicação entre as pessoas, o reflexo na comunicação entre elas é inevitável. O nível 3 representa a visão de 41% dos respondentes. Juntos, os três primeiros níveis correspondem à percepção de 60% dos participantes, demonstrando onde se localiza a maior insatisfação dos respondentes, no contexto desse levantamento. Do total de respondentes, uma parcela mais baixa, 40% dos empregados, posicionou esse quesito nos dois níveis mais altos da escala.

Questão 7: “Na minha opinião, a responsabilidade pela comunicação no Colégio Loyola é:”

Gráfico 7 – Responsabilidade pela comunicação do Colégio Loyola

Fonte: Elaborado pela autora, a partir de dados da pesquisa.

Os resultados do questionário demonstram o grande potencial de crescimento para a comunicação interna do Colégio Loyola. Nesse aspecto, o resultado da “Questão 7” aponta um dado facilitador. Do total de empregados que responderam o questionário, a maioria (79%) entende que a comunicação interna no Colégio Loyola não é responsabilidade de uma única pessoa ou de um setor específico, mas é responsabilidade de toda a comunidade. O retorno demonstra não só o desejo e a predisposição dos empregados de participar e contribuir, mas também a decisão acertada na escolha da metodologia aplicada nesta pesquisa.